HISTÓRIA DA ARTE III – 3º. C – Professor Felipe Ronner 1. Sobre o Barroco e suas características fundamentais, marque o item correto: a.

foi estilo pomposo e extravagante, cujo rebuscamento cuidadoso visava manter uma filiação direta com a arte renascentista b. foi grifado por um lirismo profundo e um tratamento raso dos dilemas humanos, constituindo na arte a tradução de concepções de mundo tranqüilas e serenas, porque dotadas da certeza em uma vida terrena de atribulações que garantiria um lugar no paraíso celestial. c. tinha por características primordiais a teatralidade, o apego aos apelos sensoriais, o ilusionismo das formas, a fusão de múltiplos pormenores das várias manifestações artísticas, a expressividade que reunia num todo orgânico valores contrastantes d. foi o estilo de mestres, tais como um Borromini, na arquitetura e escultura, e um Ticiano, na pintura. 2. Caravaggio e Carracci na pintura, Bernini e Borromini, na arquitetura, foram nomes que se destacaram no estilo Barroco. Sobre os mesmos, marque o item correto. a. Caravaggio era de um realismo premente, embora não descuidasse do simbolismo, que, em Carracci era inexistente e substituído por ilusionismos capazes apenas de integrar afrescos à arquitetura do qual faziam parte. b. tendo sido responsável pelo projeto e execução das colunatas que se projetam da fachada e envolvem a praça defronte à Igreja de São Pedro, Bernini explicou o simbolismo dessa nova experiência arquitetônica, como metáfora dos braços maternais da igreja que tudo abarcam em seu abraço. c. Borromini foi arquiteto italiano de relevo, responsável pelo projeto da igreja de San Carlo Alle Quatro Fontane, cuja arte responde plenamente aos anseios acadêmicos de manutenção das regras de reflexão das proporções humanas na arquitetura, vigentes desde o Renascimento. d. Carracci, assim como Caravaggio, fugia do estilo mais idealizado e retórico das imagens religiosas. Neste sentido foi um revolucionário como Caravaggio. 3. Sobre o contexto em que foi gestado o Barroco é correto afirmar que: a. foi um momento histórico marcado pela ausência de conflitos b. a fé católica havia caído em desuso c. o absolutismo e a Contra-reforma, reação católica à Reforma Protestante, respectivamente nos planos político e espiritual, marcaram profundamente a mentalidade no século VXII. d. A Europa vivia um momento instável e revolucionário, reconhecido como Revolução Burguesa. 4. Sobre o Rococó, é correto afirmar: a. foi o estilo predominante na França do século XVIII, caracterizado pela utilização maciça de frisos curvados em C e pela acumulação de assimetrias, ornamentos e cores, buscando um intimismo gracioso, requintado, que traduzia bem a visão de mundo hedonista da corte francesa. b. não aspirava a uma persistência tranqüila, conclusa em si mesma, mas a um perpétuo vir-a-ser, para dar ênfase à idéia de movimento.

c. na decoração de interiores ou de igrejas utilizava-se principalmente de cores esmaecidas. d. estilo marcado pelo rigor moral da Contra-Reforma. 5. Ainda sobre o Rococó, marque a asserção correta: a. o hedonismo, definido como dedicação ao prazer como estilo de vida afastava-se significativamente dos motivos artísticos mais usuais entre os pintores do Rococó b. Tiepolo e Fragonard são geralmente excluídos pelos historiadores da arte do que chamamos de estilo Rococó c. culto à delicadeza feminina, erotismo e um claro tom intimista são características das representações do estilo. d. poder-se-ia apresentar a Revolução Francesa como marco inicial do estilo Rococó