You are on page 1of 19

Condutor Manobrador de Equipamentos de Movimentação de Terras

Eduardo Pereira

as variações de energia e as forças que atuam sobre um corpo.Mecânica: Definição: A Mecânica Clássica é a parte da Física que analisa o movimento. Mecânica e Electricidade 2 .

Se a carga se desloca. Quando uma carga se encontra em repouso. Mecânica e Electricidade 3 .Electridade: Definição: A electricidade é um fenómeno físico originado por cargas eléctricas estáticas ou em movimento e por sua interacção. produz forças sobre outras situadas à sua volta. produz também campos magnéticos.

Mecânica básica: Unidades Força Momento de uma força Equilibrio dos corpos Atrito e inércia Dinâmica e estática Transmissões de movimento Potência e energia Máquinas simples Roldanas Mecânica e Electricidade 4 .

Unidades: Na ciência. Unidades de comprimento: km hm dam metro dm cm mm Unidades de capacidade: kl hl dal litro dl cl ml Unidades de massa: kg hg dag grama dg cg mg Mecânica e Electricidade 5 . unidade de medida é uma medida (ou quantidade) específica de determinada grandeza física usada para servir de padrão para outras medidas.

5 m2 1 m2 0.Unidades(cont.): Área: km2 hm2 dam2 m2 dm2 cm2 mm2 1m 1m 0.5 m 1m Mecânica e Electricidade 6 .

): Volume: km3 hm3 dam3 m3 dm3 cm3 mm3 1 dm3 = 1litro ( l ) Mecânica e Electricidade 7 .Unidades(cont.

Em outros termos. potência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Um watt é igual a 1 Newton-metro por segundo (Nm/s) Mecânica e Electricidade 8 . No Sistema Internacional de Unidades. a unidade de potência é o W (watt).): Potência Em física. Em sistemas motorizados é também frequente a especificação de potências na unidade cavalo-vapor (cv). potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada.Unidades(cont.

Exemplos: Mecânica e Electricidade 9 .

Conversões: Regra dos 3 simples 1 ton 120 ton 1000 kg x x = 120x1000 1 x = 120.3596 cv 1 kgf = 9.49875 w.54 cm 1 galão = 3.000 kg 1 pol = 2.80665 newton Mecânica e Electricidade 10 .78541178 litros 1 cv = 735. 1 kw = 1.

massa (kg) Força (N) aceleração (m/s2) Mecânica e Electricidade 11 .Força: Em física clássica. força (F) é o único agente do Universo capaz de alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo. ou de deformá-lo. Para um corpo de massa constante. a força resultante sobre ele possui módulo igual ao produto entre massa e aceleração .

em relação a um ponto de um eixo.Momento de uma Força: O momento de uma força . o momento da força exercida por uma mão num ponto de uma porta em relação ao eixo de rotação da porta). exercida num ponto (por eixo exemplo. é uma grandeza vectorial que se obtém através do produto vectorial entre o vector posição e o vector força: M=r x F (Nm) Mecânica e Electricidade 12 . cuja posição é descrita por um vector posição .

): As unidades de torque têm duas componentes: força e distância. é preciso apenas multiplicar a força aplicada pela distância medida entre o ponto de aplicação e o centro do eixo de rotação. Para calcular o torque.m Mecânica e Electricidade 13 .Momento de uma Força(cont.50 cm de comprimento e se Força – 80 kg M=LxF (Nm) L=0.5 m F=800 N M=400 N. tome-se como exemplo: Chave de rodas . No caso das porcas de uma roda.

Binário de um motor a 4 tempos: Cilindro de um motor a 4 tempos Mecânica e Electricidade 14 .

Equilibrio dos corpos: Mecânica e Electricidade 15 .

Equilibrio dos corpos(cont.): video Mecânica e Electricidade 16 .

Atrito: O atrito é uma força natural que atua apenas quando um objecto está em contacto com outro e sofre a ação de outra força que tende a colocá-lo em movimento. Embora se oponham ao sentido do deslizamento entre as superfícies de contato. Passar um dedo pelo tampo de uma mesa pode ser usado como exemplo prático: Se se pressionar com força o dedo. todas as formas de transporte que se deslocam sobre rodas não poderiam mover-se sem o atrito: É o atrito entre as rodas e o solo que permite às primeiras agarrarem-se ao solo. quanto maior for a Força Normal maior será o atrito. o atrito aumenta e o dedo pára. O atrito com uma superfície depende da Força Normal entre o objeto e a superfície. produzindo movimento pela troca de forças. Veículo a travar Mecânica e Electricidade 17 .

Transmissão por engrenagens Transmissão por correias Mecânica e Electricidade 18 . Quando isso ocorre. transmissão de movimento e transformação de movimento Transmissão de movimento: É a passagem de movimento de um órgão da máquina para outro órgão da mesma máquina. No estudo do movimento em máquinas é necessário diferenciar as expressões movimento. torna-se necessário empregar mecanismos de transformação de movimento. podendo ou não haver alteração na velocidade.Transmissão de Movimento: O motor que aciona uma máquina nem sempre produz o movimento apropriado ao trabalho que se deseja realizar.

Transmissão de Movimento(cont. Mecânica e Electricidade 19 . O came é outro tipo de mecanismo que transforma movimento circular em movimento retilíneo O mecanismo biela-manivela transforma movimento retilíneo em movimento circular e vice-versa.): Transformação de movimento: Há transformação de movimento quando o tipo do movimento sofre alterações num mecanismo de transmissão.