WO R K S H O P

C A L DA S M O O D L E 2 0 0 7
MOODLE E MULTIMÉDIA

HUGO DOMINGOS JOÃO FERNANDES
EQUIPA MOODLE

A B R I L

D E

2 0 0 7

M O O D L E E M U LT I M É D I A
ESTRATÉGIAS E ACTIVIDADES DE INTEGRAÇÃO DOS MULTIMÉDIA ATRAVÉS DO MOODLE

INTRODUÇÃO

Este guião de trabalho é dirigido aos participantes do workshop “Criando Comunidades e promovendo as tecnologias na educação”, a decorrer no evento Caldas Moodle 2007. Nota: Aconselha-se a leitura do documento “Moodle e Multimédia”, no qual sã descritas com maior pormenor as estratégias e actividades que a equipa Moodle-FCT propõe para professores e alunos, relativamente à integração do áudio e vídeo na plataforma Moodle. O Worshop será coordenado por Hugo Domingos e João Fernandes, elementos da equipa Moodle FCT, convidados para o evento. Durante o workshop irão ser realizadas actividades que se baseiam na criação de ficheiros áudio e vídeo e a sua integração na plataforma Moodle, de forma a exemplificar as vantagens de utilização destes materiais em comunidades educativas on-line, assim como na criação de recursos educativos com alunos. O início do workshop será dedicado à apresentação do Projecto Ciência na Escola (http://moodle.fct.unl.pt/ciencianaescola) e as razões para a escolha do tema do workshop.

RECURSOS PARA A RECURSOS:
1.

REALIZAÇÃO

DESTE

WORKSHOP

SERÃO

UTILIZADOS

OS

SEGUINTE

Ferramentas para captura áudio e vídeo: Áudio: microfone e leitor mp3 Vídeo: webcam e máquina digital

2.

Software e aplicações on-line: Free Mp3 Recorder (www.filesforfree.com/freeware/free_mp3_recorder.htm)

2

Windows Movie maker Camstudio (www.camstudio.org/) Super converter (http://www.erightsoft.com/SUPER.html) YouTube (www.youtube.com)
3.

Computadores portáteis pessoais

Aconselha-se ao participantes do workshop a levarem, se possível, as suas próprias ferramentas para captura de áudio e vídeo e os seus computadores pessoais. Ainda se sugere que instalem os softwares apresentados. O seu download pode ser realizado através dos links associados a cada software. No caso do YouTube, aconselha-se a criação de uma conta de utilizador.

A C T I V I DA D E S

O workshop consiste em três actividades, nas quais serão realizadas tarefas propostas pelos moderadores. O grupo de participantes será dividido por duas equipas de trabalho, que serão acompanhadas por cada um dos moderadores. O objectivo de cada actividade consiste em simular situações de comunicação on-line com necessidades específicas, onde cada equipa terá que criar recursos áudio e vídeo para comunicar com a outra equipa através da plataforma Moodle.

ACTIVIDADES

OBJECTIVOS

APLICAÇÕES E FERRAMENTAS

TEMPO

Apresentação das equipas.

Utilização do áudio para captar o contributo de todos os elementos. Utilização do Fórum Moodle. Utilização da webcam para demonstrar dúvida sobre Moodle (monitor) ou outro recurso (livro). Criação de um vídeo explicativo e sua integração em actividades Moodle

Free MP3 Recorder Microfone

10 min.

Apresentação de dúvidas.

Super Webcam

20 min.

Criação de recursos

CamStudio MovieMaker Máquina digital

30 min.

3

Cada participante terá acesso à intranet criada para o evento, através da qual terão acesso a uma plataforma Moodle. Será nessa plataforma que irão ser desenvolvidas algumas actividades e apresentados as tarefas propostas ao longo do workshop. Os moderadores terão acesso externo à Internet. Aproveitando esse facto, os moderadores irão demonstrar algumas aplicações on-line que correspondem a alternativas ao software off-line.

O workshop terá a duração de 1 hora e quarenta cinco minutos (1h45). As actividades são de fácil concretização, pois pretendesse que sejam acessíveis a todos os participantes (com ou sem conhecimento em multimédia), para além de serem bons exemplos a serem utilizados por professores e alunos. Todas as actividades serão sujeitas a reflexão por parte dos participantes, de forma a promover novos contextos de utilização.

4