Exames Teóricos - 1a Parte

São 3 as provas teóricas cobradas para a qualificação de Inspetor de Soldagem Nível 1. Vamos começar falando das 2 primeiras: Teórica e Documentos Técnicos. TEÓRICA Ela é constituída de 50 questões de múltipla escolha, geralmente com 5 opções para marcar somente uma, ou a certa ou a errada, com a duração determinada de 120 minutos (2h). O conteúdo da prova abrange todo o conhecimento passado nas escolas de treinamento, como: Atribuições do Inspetor de Soldagem N1, Terminologia, Simbologia, Processos de Soldagem, Metalurgia, Consumíveis, etc... Terminologia, Simbologia e Descontinuidades da Soldagem, em algumas questões, são mostrados o croqui de uma peça e solicitado a identificação do tipo de junta, ou definições tipo: garganta, perna, chanfro, bisel, etc; e também as descontinuidades de face e de raiz, fiquem atentos aos tipos de trincas e porosidades, normalmente cai a questão pedindo pra identificar cada uma delas. O candidato deverá errar no máximo 15 questões para ter sucesso na prova. Está disponível na área de Downloads uma apostila contendo centenas de questões e mais uma apresentação de slides no estilo show do milhão com mais de 600 questões sobre o assunto. DOCUMENTOS TÉCNICOS A prova de Documentos Técnicos é uma prova basicamente de atenção e matemática básica. Normalmente a prova é em torno de 2 sinetes (soldadores) pré-definidos. Ela é constituída de 2 partes: Análise do Soldador, comparando sua qualificação na Relação de Soldadores e Operadores de Soldagem Qualificados (RSQ) com um estudo de caso de uma solda a ser executada; A outra parte o candidato deverá preencher o Controle de Desempenho de Sold adores e Operadores de Soldagem de uma determinada semana, coletando os dados, dos sinetes pedidos na prova, em vários Relatórios de Inspeção (RAD ou US). Os cuidados a serem tomados: Em ambas as partes, como já disse antes, deve-se ter muita atenção. Todos os dados estão em tabelas, e as provas ficam em pastas que normalmente já contem riscos e marcas, cuidado! Na primeira parte atenção ao preenchimento, sejam claros e objetivos, ex: Conclusão: Sinete 013 está apto a executar a solda; Sinete 017 não está apto a executar a solda. Justificativa: (só em caso de reprovação) Sinete 017 não solda Material com P number 5.

apenas 60 minutos. eles estão sempre por dentro das ultimas novidades do CEQUAL. nesse caso devem ser analisados separadamente. dos Examinadores e dos critérios cobrados nos Exames. . portanto seja rápido e preciso! ATENÇÃO: Não deixe de separar um tempo e uma grana para fazer um Treinamento para as provas de Qualificação com Pessoal Qualificado. conforme figura abaixo: Tomado todos os cuidados na coleta dos dados. basta preencher o Controle de Desempenho. Outra atenção é quando na tabela são analisados 2 Sinetes ao mesmo tempo. Eles sempre vêm fora de ordem de datas. e os sinetes se modificam em cada um desses relatórios.Documentos Aplicados: RQS: 005/09 Data: 21/10/09 Na segunda parte a atenção é na coleta de dados entre os vários relatórios. Figura abaixo demonstra a forma correta de preenchimento: O Exame de Documentos Técnicos é o que tem o menor tempo de execução. incluindo a forma que o CEQUAL cobra as formas de Conclusão e Justificativa dos relatórios.

agradeço a compreenção. is-n1.. vale mais a pena pecar por excesso que reprovar em algum Exame. até terça.Tratamento Térmico 1-Analisa corretamente a velocidade de aquecimento? 2-Analisa corretamente a temperatura de tratamento? 3-Analisa corretamente o tempo de tratamento? 4-Analisa corretamente a velocidade de resfriamento? 5-Analisa corretamente as diferenças de temperatura entre termopares? . inspeção. Obrigado pelos comentários e sugestões.1. Estejam certos de cumprir cada um dos critérios abaixo para obterem sucesso nas provas. isn1. soldagem quinta-feira.. portanto. Grande abraço aos amigos do CQ. portanto TT será postado até o fim de semana. solda. Fábio Hoffmann Postado por Fábio Hoffmann às 10:45 6 comentários Marcadores: critérios..3.Se formos contabilizar. portanto pensem que tudo é investimento.Documentos Técnicos 1-Identifica corretamente os documentos técnicos a serem utilizados? 2-Verifica se os soldadores estão qualificados para a situação apresentada? 3-Elabora corretamente o documento Controle de Desempenho de Soldadores/Operadores de Soldagem ? 4-Executa a prova em tempo determinado? P. 24 de setembro de 2009 Critérios cobrados nas Provas de Qualificação Serão listados todos os critérios de avaliação cobrados pelos examinadores nas provas de Qualificação para Inspetor de Soldagem N1. e é!!! Disponibilizei na área de Downloads um Exame de Documentos Técnicos completa. PROVAS TEÓRICAS (1a ETAPA) P. A pior parte pra quem está precisando se Qualificar é o tempo de espera para análise dos documentos e marcação das provas. com o temido Tratamento Térmico! * O assunto é muito extenso. qualificação.2.. Fim de semana não postarei. inspetor.Teórica 1-Atinge o mínimo de 70 % de acerto das questões? 2-Executa a prova em tempo determinado? P.

6-Analisa e determina corretamente a quantidade e localização de termopares? 7-Executa a prova no tempo determinado? PROVAS PRÁTICAS (2a ETAPA) P.Consumíveis/Estufas 1-Detecta e avalia corretamente as irregularidades existentes no consumível? 2-Analisa corretamente a identificação dos consumíveis conforme procedimento? 3-Verifica corretamente se as características das estufas e as situações apresentadas atendem aos requisitos do procedimento apresentado? 4-Executa a prova no tempo determinado? P.Dureza 1-Prepara corretamente a superfície da peça para a execução do ensaio ? 2-Executa corretamente as impressões? 3-Mede corretamente as impressões? 4-Determina corretamente o valor da dureza a partir das dimensões encontradas? 5-Executa a prova no tempo determinado? P.4. a abertura da raiz. o desalinhamento e prédeformação da junta preparada para soldagem? 2-Mede e avalia corretamente as pernas de soldagem em ângulo? 3-Examina as soldas com limpeza e iluminação adequada? .6.5.7.Ensaio Visual e Dimensional 1-Mede e avalia corretamente o ângulo dos biseis.Acompanhamento de Soldagem 1-Verifica corretamente as condições ambientais e de segurança? 2-Verifica se os equipamentos de soldagem e os instrumentos de medição e teste atendem ao procedimento? 3-Verifica e avalia corretamente se a junta preparada para soldagem atende ao procedimento? 4-Verifica e avalia corretamente a posição a ser soldada? 5-Verifica se a soldagem é executada por soldador qualificado? 6-Escolhe adequadamente os lápis térmicos? 7-Mede e avalia corretamente as temperaturas de pré-aquecimento e interpasses? 8-Verifica e avalia se os consumíveis de soldagem a serem utilizados atendem ao procedimento? 9-Verifica e avalia corretamente a polaridade? 10-Utiliza corretamente os medidores de tensão e corrente? 11-Mede e avalia corretamente a corrente? 12-Mede e avalia corretamente a tensão? 13-Técnica de Deposição Mede e avalia corretamente a largura dos passes? 14-Identifica e avalia corretamente a progressão de soldagem? 15-Verifica e avalia corretamente a limpeza interpasses? 16-Representa e descreve corretamente a seqüência de passes? 17-Executa a prova no tempo determinado? P.

Coletar os valores. Ridículo! Portanto. . PROCEDIMENTO Serão utilizados os dados do Procedimento 0109 (ANEXO A). DADOS DA JUNTA Serão utilizados os parâmetros dos Dados da Junta 0109. poucos.Fazer uma boa leitura do PROCEDIMENTO (ANEXO A). diâmetro. Para executar com sucesso o exame. conhecimentos pra quem quiser aprender/contribuir. você deverá: 1º . Fábio Hoffmann Exames Teóricos . disponível na seção de Downloads. É o mais complexo e com um tempo bem curto. 75 minutos. 3º . dos parâmetros a serem avaliados. Desculpa por não concordar com alguns ³profissionais´ que acreditam que é melhor que exista apenas uma receita de bolo. vou continuar a passar os meus. metal de base. os cuidados que se deve tomar e o passo a passo das provas. Eu não concordo. acredito que abertura de mercado só contribui para o crescimento de todos. dando dicas. identifica e avalia corretamente as descontinuidades detectadas? 5-Executa o exame no tempo determinado? Na próxima postagem irei descrever com mais detalhes cada uma das provas. mesmo que o bolo não seja ³la´ grandes coisas. nas tabelas referentes aos DADOS DA JUNTA (dimensões. posição do eixo do tubo e termopares utilizados).4-Registra. Odeio aquele tipo de ³Gerente´ que não explica muita coisa pro recém chegado com medo de amanhã ele perder a vaga. O Exame de Tratamento Térmico é o que possui o maior índice de reprovação. disponível na seção de Downloads. 2º .2a Parte Primeiramente DESCULPA. 4º .Verificar.Laudar todos os parâmetros no RELATÓRIO DE TRATAMENTO TÉRMICO (ANEXO B). Vamos ao Tratamento Térmico. analisar e identificar os dados no GRÁFICO... Abraços. Desculpa por não cumprir o primeiro prazo que havia estipulado e. PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO DE TRATAMENTO TÉRMICO Relatório de TT (ANEXO B). disponível na seção de Downloads.

No nosso caso.1: 200C.*Tenho o gabarito.2. não sendo necessário começar em 0Û C). Analisando o Gráfico: Para analisar a taxa de aquecimento no gráfico. pois ela pode começar em qualquer temperatura.2. No nosso procedimento. o candidato deverá construir o ³Triangulo de Taxa´. somente laudo reprovado! ex: Item 2.2 TAXA DE AQUECIMENTO Identificar e coletar o valor da taxa de aquecimento referente ao P-number coletado.2: =< 300C/h. postem seus resultados. o triângulo terá medida relativa a taxa de 150 º C por 1 hora. a taxa de aquecimento deve ser menor ou igual a 150 graus centígrados por hora.1 INÍCIO DO CONTROLE DE TEMPERATURA Deve-se observar qual o valor de início da taxa (Observar a escala do gráfico. Azul. 08:00 Item 2.2. Estará reprovado se começar com temperatura maior que a especificada. O Termopar Green estaria reprovado. Verde. Pegue um recorte da folha de acetato (transparência) e coloca em cima do gráfico de tratamento térmico para fazer o triângulo relativo ao valor.7: 8 TP. Todos os termopares a serem analisados devem começar antes ou na temperatura solicitada pelo procedimento. Verde e Azul 2. 00:15 a 00:50 Item 2.5. No exemplo a seguir o procedimento pede para iniciar em 150 Û C. Exemplo de Preenchimento: 2. .

Exemplo de preenchimento: * Verde continua. Postado por Fábio Hoffmann às 12:59 . A análise de taxa de aquecimento ocorre do início do controle da temperatura e vai até a temperatura de tratamento (patamar). COMO UTILIZAR O TRIÂNGULO NO TERMOPAR: Deve-se observar que o traço que representa o termopar em questão deve ser acompanhado pela ponta do triângulo... DEVE-SE PRESTAR ATENÇÃO NAS TOLERÂNCIAS QUE O PROCEDIMENTO DÁ PARA QUE O TERMOPAR FIQUE FORA DO TRIÂNGULO (GERALMENTE SÃO PERÍODOS CONTÍNUOS DE ATÉ 15 MINUTOS ± ESSES PERÍODOS PODEM SE REPETIR SEM REPROVAR O TERMOPAR DESDE QUE NÃO ULTRAPASSEM OS 15 MINUTOS). como no exemplo acima que a temperatura inicia em 100 º C e a hora inicia em 13:30 (da direita para a esquerda). Será considerado aprovado se o termopar estiver entrando no triângulo ou se estiver paralelo com o mesmo.Nota: observar que o gráfico pode começar sua temperatura e horários fora dos zeros.

à não ser que tenha sido apenas um exemplo... 6 de outubro de 2009 03:05 Fábio Hoffmann disse. Fabio.. Muito Bom o Blog vai ser de grande valia p/ quem está tentando se qualificar Parabéns pela atitude 2 de dezembro de 2009 06:40 Danielle disse. pelo grafico. De qualque maneira. No exemplo anterior. pretendo um dia também poder acrescentar algo ao trabalho realizado aqui por você e os demais colaboradores do seu blog. falha minha. Foi um exemplo... alguem já tem a resposta? 30 de março de 2010 16:48 ... Mas certamente deveria ter colocado verde... o termopar azul esá dentro da tolerancia.6 comentários: augusto disse. o termopar reprovado seria o VERDE. se levar em consideração a imagem ilustrando a forma de analisar o termopar. Obrigado Augusto. 2 de março de 2010 04:16 Raul disse.. 12 de março de 2010 12:08 carlospessanha disse. o assunto está ótimo.. Sou mais um a lhe parabenizar sua atitude. Estou achando muito bom este Blog e a sua iniciativa. e não o AZUL como está no exemplo. ai pessoal. * Amigos: No ultimo exemplo de preenchimento. e gostaria de saber se esta parte de relatório de tratamento térmico terá continuidade. 6 de outubro de 2009 06:59 Alberto disse.. estou acompanhando e gostando do material.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful