Mind Mapping® Uma técnica alternativa para acelerar a aquisição de conhecimentos

por Paulo Roberto Suzuki

Em tempos de globalização e acirrada competitividade, reter informações e basicamente aprender, não são suficientes para enfrentar as situações emergentes na escola e no trabalho. Saber o que é fácil, o básico; memorizar e aplicar receitas de bolo; saber o que todos sabem, não constitui diferencial e contribuirá somente para alongar as filas de espera da vida. A era do Conhecimento em que vivemos, requer a capacidade de digerir grande volume de informações; não somente aprender novos assuntos mas aprender com rapidez pois em uma sociedade tecno-urbana-industrial, o tempo é muito escasso e se convivemos pelo menos parcialmente em espaços cibernéticos (como a Internet), o tempo é mais rápido que o regular. Subsequentemente, precisamos aprender significativamente, ou seja, os assuntos precisam ser absorvidos e terem um significado, uma importância singela dentro de nossas mentes, lapidando personalidades, permitindo reflexões e problematizações sob diferentes pontos de vista: matéria-prima para construir, gerar e reciclar conhecimentos próprios.

Não obstante, técnicas não-cartesianas, oriundas de princípios modernos como a programação neurolinguística, neurociência, pensamento visual, inteligências múltiplas e emocional, por exemplo, podem favorecer e conferir dinamismo às questões apresentadas. Conheça uma dessas técnicas: Mind Mapping® (ou Mapeamento Mental).

O que é e para que serve o Mind Mapping®?
Trata-se de uma técnica gráfica (ou diagramática) muito simples, utilizada para registrar fatos, idéias e quaisquer tipos de conteúdos. Assim, presta para diversas finalidades, por exemplo: alunos podem utilizar mind mapping para tomar notas de aula, organizar idéias, preparar trabalhos, estudar para provas, resumir livros; professores podem confeccionar planejamentos e projetos pedagógicos, desenvolver planos de aula, estratégias didático-pedagógicas, preparar roteiros e seminários; executivos podem planejar reuniões e registrar "brainstormings". A essência do Mind Mapping é favorecer o significado do conteúdo em pesquisa; portanto, não se trata de técnica de memorização mas de aprendizagem. O significado é o elemento essencial ou matéria-prima do conhecimento. Então, a capacidade de retenção é muito maior, pois ao invés de utilizar a memória, que é de curta duração, consolida o conteúdo na mente (longa duração ou duração indeterminada).

1

processamos múltiplos eventos. palavras-chave pertinentes ao contexto. de cima para baixo (cadernos. Portanto. A estrutura de Mind Maps é radial. sem preocuparmos com a organização das informações. com ramificações a partir do centro. comprometendo o processo de aquisição ou construção de conhecimentos. generalizamos e selecionamos idéias. O cérebro humano tem um potencial ilimitado para gerar idéias. lógicos. consequentemente. quando organizamos sistematicamente e aplicamos a lógica como resultado de raciocínio. relacionamentos (links). visual e colorido. Quando uma pessoa. atende o emocional. ou seja. estamos usando mais o 2 . o esquerdo e o direito. trabalha melhor se deixarmos elas fluírem livremente. associações. o intuitivo. livros. determinísticos. Mind Mapping® e os dois hemisférios do cérebro O cérebro humano é divido em dois hemisférios (ou lados). O esquerdo. através de anotações e escrita corrida. Ao pensar sobre determinado assunto. A mente mais parece um fantástico "caos" organizado do que conjuntos de textos alinhados e dispostos sequencialmente como em livros e cadernos. lineares. previsíveis e racionais. multisensorial e não-linear. com o intuito de estudar/aprender utiliza o formato linear. 1960) revelam que cada hemisfério possui qualidades distintas. exatamente ao contrário dos processos usuais que são lineares . Pesquisas do psicólogo experimental Roger Sperry (California Institute of Technology. usa a mente prioritariamente para organizar as informações exigida por ocasião do desenvolvimento do texto. abrange o todo. isto significa que pensamos diversas e diferentes coisas ao mesmo tempo. um método de documentação que respeita a natureza da mente é mais favorável ao aprendizado. por sua vez.Características principais do Mind Mapping® Mind Mapping® não utiliza textos formatados em frases para o registro de conteúdos. sinestésico e musical. O significado é resgatado (recall) através da interação da mente do autor do Mind Map com as teias de seu mapa. Outro aspecto importante da técnica de Mind Mapping® é que implementa uma estrutura NÃO-LINEAR. todos integrados em uma única estrutura ramificada (teia). imagens (ícones) e cores. perde o foco no significado e criatividade.o texto corrido. armazena modelos. Respeitando a natureza da mente Ninguém nega que a mente humana é multisensorial. organização da lousa de um professor). sem condicionamentos. linhas. fazemos comparações. da esquerda para a direita. atende os processos verbais. Portanto. Adota componentes. tais como. O direito. de sequenciamento.

diz a lenda. essa constatação foi primeiramente suscitada pelo hemisfério direito e subsequentemente sistematizada. são quase que exclusivamente atendidos pelo hemisfério esquerdo. deixe a mente fluir livremente. "Aprender é fazer conexões". pois o esquerdo confere o foco e os caminhos para a organização e subsequente materialização de resultados. As idéias primárias que surgem randomicamente são registradas através de palavraschave sobre linhas de ramificações partindo sempre do centro (tema principal).hemisfério esquerdo. como a escrita linear. A sensação de "coisa chata" é devida ao uso concentrado do hemisfério esquerdo. Arquimedes encontrava-se dentro de uma banheira e "vivenciando" o transbordo da água para fora. outros atributos ou propriedades correlacionadas surgirão.. não deverá preocupar-se com a estética. • • • Mapas bonitos serão naturalmente produzidos na medida em que o mapeador ganhe experiência e hábito. Inicialmente. branca) na posição horizontal. Dicas e orientações gerais • Um Mind Map® tem significado somente para o próprio autor. Processos convencionais. O hemisfério esquerdo é o dominante. O assunto ou tema principal é escrito no centro da folha.. gritou. Não tente organizar ou pensar excessivamente. com desenhos bem feitos ou diagramação bem distribuída. Conforme o enfoque dos dois hemisférios. • • Cada nível de ramificação poderá ser diferenciado por cores distintas. Imagens. estamos usando mais o hemisfério direito. entendi!!!. Mind Mapping® usa os dois lados do cérebro. o essencial é o cumprimento das regras básicas. Quando ouvimos uma música e somos sensibilizados por resgatar algo triste ou alegre. gerando sub-tópicos ou sub-ramificações e assim sucessivamente. portanto. "Eureka!" (. Sempre algum ramo irá chamar a atenção e naturalmente.. reconhecida e descrita pelo hemisfério esquerdo. completo e holístico.. Sinta-se confortável e relaxado. . Ao constatar o "princípio da gravidade específica". Evite o hábito ou vício dos processos 3 . para fazer as anotações. símbolos ou ícones com significados pertinentes poderão ser desenhados nas imediações das ramificações para reforçar o resgate de contexto (recall). o uso concentrado do hemisfério direito pode causar divagações e sensação de não realização. tipo hidrocor. Os elementos e regras básicas para fazer um Mind Map® • • • • • O mapa é desenvolvido sobre uma única folha de papel (A4. Utiliza-se canetas coloridas. favorecendo um enfoque mais integrado. caiu a ficha!). No entanto.

mas como toda técnica. Nos primeiros mapas. Maior poder e qualidade de interpretação. Ferramenta alternativa e adequada para conduzir estudos auto-didata. • • Deixe prevalecer a criatividade. nome do professor. ideal para preparatório para provas e concursos. Comece com temas fáceis como: agenda de compromissos. livros adotados. • Para os primeiros mapas. a técnica não demonstra ser milagrosa e poderá gerar frustrações. Redução do tempo de aprendizagem ou maior velocidade de aprendizagem. Resultados e benefícios do Mind Mapping® • • • • • Absorção de grande volume de informações tendo em vista favorecer a aquisição de novos conhecimentos. 4 . as disciplinas que atualmente está cursando na escola e seus devidos atributos (horário. estrutura de índice de um determinado livro. evite assuntos demasiadamente complexos.).lineares. portanto. etc. passará a ser milagrosa na medida em que se pratica. Favorece a aprendizagem significativa. datas de provas e entrega de trabalhos. currículo profissional.

Concluindo Mind Mapping® é mais uma alternativa para pessoas que desejam e necessitam lapidar seus processos de produção intelectual. visita à museus e exposições de arte. não atingem a realidade dos alunos. cada vez mais. fornecer aos alunos materiais de apoio. estabelecer corretamente os objetivos pedagógicos. da paixão. da reflexão. sua capacitadade criativa. Disciplinas como Filosofia. Cidadania previstas em muitos currículos deveriam endereçar tais questões. Não queremos aqui denunciar a incompetência dos professores. Sociologia. Muitas escolas e professores dedicam-se em produzir aulas adequadas. o enfoque de temas transversais. são ministradas de forma tradicional. atividades complementares e extra-curriculares incluindo sessões de teatro. no entanto. da aquisição e lapidação de conhecimentos. A educação e a pedagogia são áreas de abrangência científicas louváveis. enfim. Lapidação do processo cognitivo individual (modelos e estratégias de aquisição de conhecimentos). cinema. Cultura Brasileira. reduzindo o seu investimento intelectual e consequentemente compromentendo o seu desempenho? Não constatamos disciplinas e conteúdos destinados ao ensino e prática do pensar. o ser humano em si. Registrar fatos e recuperá-los com maior eficácia. enriquecer apresentações através de projeções e aulas eletrônicas. Estão tapando o sol com a peneira aqueles que posicionam a origem desses problemas no ensino Fundamental e Médio. seus infindáveis potenciais. cópias de transparências e resumos disponibilizados na Internet. criam e propõe métodos que procuram nortear as dificuldades dos aprendizes colocando-os como elementos importantes e centrais no cenário acadêmico. não passando de "perfumarias" quando deveriam constituir os conteúdos mais importantes dos cursos. "facilitando a vida do aluno e deixando as coisas mais fáceis". O Fundamental cumpre o seu papel é o segmento onde podemos mais constatar a prática pedagógica com resultados mensuráveis. Nas instituições de ensino. embora exista. não atingindo os objetivos pedagógicos originais devido a ausência de foco e acompanhamento.• • • Preparar apresentações e seminários em questão de minutos. do aprender. Tem o outro lado da moeda: estudar e aprender é tudo o que a grande maioria dos alunos dessa geração Net 5 . os demais níveis acabam pervertendo os alunos ensinando-os a repetir fórmulas e frases como papagaios. mas. e sem dúvida existem também os bons. levando-nos a uma reflexão: será que estamos fazendo parte do trabalho mental do aluno. tem conotado mais como entretenimento aos alunos. com linguagem inadequada. Pesquisas incessantes. Essas condutas não têm demonstrado eficiência e produtividade na questão da aprendizagem significativa considerando a grande massa estudantil do Brasil. estando acima de tudo.

New York (NY). Neste cenário. MARGULIES. Além de praticante. com resultados a longo prazo. WYCOFF. Tucson. A técnica de Mind Mapping® é pouco divulgada no Brasil. Informações Mind Mapping® foi criado por Tony Buzan (Inglaterra. New York (NY). com destaque ao trabalho de Nancy Margulies. Mind Mapping® é marca registrada de Tony Buzan. contudo.Apostila Mind Mapping Básico. 6 . Simon & Schuster Audio. Raymond . A obra de Paulo Roberto Suzuki. é possível constatar praticantes. podemos destacar a facilitadora Liz Narumi Kimura (S. Bibliografia BUZAN. ##### Sobre o autor Paulo Roberto Suzuki (suzuki@pobox.Paulo.Paulo. 2001. · eAprender. encontra-se em · desenvolvimento. 1999. denominada "Mind Sketching". Stanley Paul (London). SP).com) é graduado em Computação pela Universidade Mackenzie. S. atacar com rigor técnico e mais frontalmente essas questões críticas . S. Zephyr Press. Michael J. Berkley Books. ministra capacitações de Mind Mapping® para estudantes. .Mind Mapping: How to Liberate Your Natural Genius. denominado Mindscape. cursos e seminários. Paulo Roberto .Buzan's Book of Genius. deveriamos então. certificada e licenciada pelo Buzan Centre. Atua como consultor e facilitador na Voice Technology.Mindmapping Your Personal Guide to Exploring Creativity and ProblemSolving. sem data prevista para publicação.Apostila Mind Sketching: Favorecendo a Cognição e a Síntese.Ansiedade de Informação.("Copiar/Colar") não querem.The Mind Map Book. KIMURA. GELB. Richard Saul . paradidática. Existem outras interpretações e extensões da mesma técnica. professores. no Portal de Educação eAprender e no Centro Universitário FMU. RM International. SUZUKI. facilitadores. SP. Tony . Tony e KEENE. construtivista e educação centrada no aluno. BUZAN. Joyce . SP.Paulo. Nancy . WURMAN. Plume/Penguin. AZ (USA). Alguns livros básicos sobre Mind Mapping® encontram-se relacionados na bibliografia abaixo. anos 70). com mais de 20 anos na área de tecnologia de informação e magistério superior. Liz Narumi . Cultura Editores Associados.e não de forma indireta. empresas e público em geral.Mapping Inner Space. Na expectativa que a moderna pedagogia tem se preocupado com enfoques humanistas.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful