Ponto Marketing

As mídias sociais precisam de profissionais de comunicação
2010- 11- 08 10:11:28 Gabriel Galvão

Por Gabriel Galvão

Boa not ícia: cada vez mais as empresas est ão usando as mídias sociais para se comunicarem com seus client es. Má not ícia: cada vez mais as empresas est ão colocando pessoas que não entendem nada de comunicação para comandarem essas mídias. O uso das mídias sociais no âmbit o empresarial ainda é nebuloso e mist erioso para muit os empresários, especialment e para os que nunca ant es deram import ância à comunicação da empresa. Em minhas pesquisas no Twitter, Facebook e, algumas vezes, no Orkut, vejo que exist e a int enção de t ent ar compensar anos de descaso com relação ao consumidor com a criação desesperada de perf is em várias redes sociais e a cont rat ação de alguém para "gerir" elas. A gest ão, nesse caso, se resume a f alar que Fulano, da diret oria, est á em reunião e que mês que vem talvez eles est ejam part icipando de uma f eira da qual ninguém nunca ouviu f alar. Só. É a clássica dif erença ent re estar na Int ernet e ser alguém dent ro dela. Os gest ores de empresas devem compreender que não bast a reservar cadast ros em mídias sociais e at ualizá-los de t empos em t empos. E mesmo quando a at ualização t em cert a const ância, isso não signif ica ef iciência no t rat o com o client e. É preciso se comunicar, não apenas f alar. Disparar t weet s, recados ou post s com a ment alidade ret rógrada de um canal unilateral de comunicação é um monólogo egoíst a e at é narcisist a.

Coisas que muitas empresas estreantes nas mídias sociais fazem de errado:
Falar somente o que se passa na empresa: isso int eressa exclusivament e ao dono ou dona dela. Como client e, não quero saber o que f oi servido no ref eit ório na hora do almoço da empresa; quero sim saber o que ela pode f azer para melhorar minha vida; Atualiz ar com grandes intervalos de tempo: como t er presença na Int ernet sem dar as caras t odo dia, várias vezes? Post ar uma ou duas vezes na semana é t ão ef icaz quant o não post ar nada; Misturar notícias e links que nada tem a ver com a empresa: esse é um erro muit o comum. Ao cont rat ar um pós-adolescent e que é f issurado em mídias sociais, mas nada ent ende de comunicação, muit as vezes ele post a cont eúdo que o int eressa, mas que dif ere da missão e objet ivos da empresa, provocando conf usão na cabeça do client e. Ant es de colocar qualquer pessoa para at ualizar as mídias sociais da sua empresa, pense nas consequências de deixar de cont rat ar um prof issional de comunicação devidamente

. muit o maior e melhor. Pode ser que o preço cobrado por eles seja maior. mas o result ado eu t enho cert eza que será muit o.capacitado.