PNEUMÁTICA E MÁQUINAS HIDRÁULICAS

Nome: Renan Ferreira A. Pimenta R.A: 080996 Curso: Eng.ª Ind. Mecânica Turma: 11EPNA Prof. Albert

.  8 – Termos importantes.  7 – Instalação.  6 – Figuras.  10 – Fontes e Bibliografias.  4 – Classificação.  5 – Tipos.  9 – Tabela. 3 – Introdução “Bombas Centrífugas”.

Ela funciona da seguinte maneira: Uma fonte externa à bomba. como um motor elétrico. onde a pressão pode ser inferior à atmosférica ou superior. A diferença de pressão na sucção e no recalque da bomba é conhecido com altura manométrica total (Hman)e que determina a capacidade da bomba em transferir líquido. O local de saída do líquido da bomba é conhecido como de recalque. etc. .. movimentando o líquido e criando a força centrífuga que se transforma em energia de pressão. gira um ou mais rotores dentro do corpo da bomba. na irrigação de lavouras.Bomba centrífuga é o equipamento mais utilizado para bombear líquidos no saneamento básico. transferindo líquidos de um local para outro. expressa em energia de pressão. A entrada do líquido na bomba é chamada de sucção. motor a diesel. na indústria em geral. nos edifícios residenciais. em função das pressões que deverá vencer.

Bombas axiais: trabalha com grandes vazões a pequenas alturas. com predominância de força centrífuga.São três as classificações: Quanto à trajetória do fluido I. são as mais utilizadas atualmente. Bomba de sucção negativa ("afogada"): quando o eixo da bomba situa-se abaixo do nível do reservatório. Quanto à posição do eixo da bomba em relação ao nível da água I. sendo um tipo combinado das duas anteriores. II. Bombas diagonais ou de fluxo misto: caracterizam-se pelo recalque de médias vazões a médias alturas. Quanto ao posicionamento do eixo I. I. Bomba de eixo horizontal: é o tipo construtivo mais usado. . Bomba de sucção positiva: quando o eixo da bomba situa-se acima do nível do reservatório. II. Bomba de eixo vertical: utilizada em poços subterrâneos profundos. Bombas radiais ou centrífugas: sua característica básica é trabalhar com pequenas vazões a grandes alturas. III.

 Bombas axiais. .  Bombas diagonais ou de fluxo misto.Tipos  Bombas radiais ou centrífugas.

.

Reservatório .Joelhos 5 .Registro VPC .Curva de 90 B – Bomba 4 .Válvula de retenção 3 – Linha de Sucção R .Casa de Bombas RE .Válvula de pé com crivo C .Redução Excêntrica M – Motor de acionamento CL .Instalação Padrão Legenda: 1.Linha de Recalque 2 – Poço (fonte) VR .

NPSH: O NPSH (Net Positive Succion Head) disponível refere-se à "carga energética líquida e disponível na instalação" para permitir a sucção do fluido. As curvas de bomba proveem a janela operacional dentro da qual estes parâmetros podem ser variados para operação satisfatória da bomba satisfatória. Essa perda de energia é provocada por atritos entre a água e as paredes da tubulação. 2. 1. Carga Líquida Positiva de Sucção Requerida NPS Hr Carga Líquida Positiva de Sucção Disponível NPS Hd 4.E. B.H.P) 5.Potência (Potência de Freio.Termos Importantes Os parâmetros chaves de desempenho de bombas centrífugas são capacidade. 3. BHP(potência de freio). devido à rugosidade da mesma. BEP (ponto de melhor eficiência) e velocidade específica.Leis de afinidade. carga.Perda de Carga no sistema: Perdas de carga referem-se à energia perdida pela água no seu deslocamento por alguma tubulação. ou seja. B. .P) e Eficiência (Melhor Ponto de Eficiência.Capacidade: Capacidade significa a taxa de fluxo (vazão volumétrica) com que o líquido é movido ou é empurrado pela bomba ao ponto desejado no processo.Velocidade específica(Ns) 6. diz respeito às grandezas físicas associadas à instalação e ao fluido.

. Práticas de manutenção ineficientes. 2. Erros de projeto.Tabela para Escolha de Uma Bomba Em geral. há principalmente três tipos de problemas com as bombas centrífugas: 1. Má operação. 3.

br/mecfluquimica/analise_dimensional.pdf • http://www.org/wiki/Bomba_centr%C3%ADfuga • http://www.html • http://www.b2babimaq.ufla.com.br/site/_adm/upload/boletim/bol_29.br/partesepecas_empresas.asp?cod_empresa=89 • http://www.wikipedia.br/~lair/Pagina-OPUNIT/bombascentrifugas-1.Fontes e Bibliografia • http://pt.htm • http://www.editora.eng.com/centrifugas.htm .rsbsuministrosyreparaciones.escoladavida.ufrnet.