ACELERAÇÃO MÉDIA

Prof: EVERTON LIMA 1. INTRODUÇÃO Os movimentos de velocidade escalar variável são mais comuns na Natureza. Em geral, uma pessoa andando, um carro em deslocamento, um carro fazendo uma curva, etc. tem velocidades escalares variáveis no tempo. 2. ACELERAÇÃO MÉDIA Em movimentos nos quais as velocidades dos móveis variam com o decurso do tempo, introduz-se o conceito de uma grandeza cinemática denominada aceleração. Frente: 03 o Aula: 05

A aceleração de queda de um corpo nas proximidades da superfície da Terra, desprezada a resistência do ar, 2 é de aproximadamente 10 m/s . Então, numa queda de apenas 3 s, um corpo atinge o solo a 30 m/s, equivalente a 108 Km/h.

o

Em 2 s a velocidade do guepardo varia de 0 a 72 Km/h, correspondendo a uma aceleração média de 36 2 Km/h/s ou 10 m/s .

o

Os veículos terrestres de maior aceleração são os dragsters. Numa corrida de apenas 402 m, em 8 s a velocidade varia de 0 a 500 Km/h, o que corresponde a uma aceleração média de aproximadamente, 17,4 2 m/s .

A aceleração é uma grandeza que indica como a velocidade de um corpo varia ao longo do tempo.

Unidade (SI): ____________________________________________________ ____________________________________________________ Observação: ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ Comparando acelerações:

o

A Ferrari F40 faz de 0 a 100 km/h em 4,5 s, correspondendo a uma aceleração média de 2 aproximadamente 6,2 m/s .

o

Numa montanha-russa, o passageiro na posição mais baixa chega a ficar sujeito a uma aceleração de 40 2 m/s , mas por breve tempo.

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

Durante a travessia. 03.0m/s2 equivale a se afirmar que: a) a cada segundo sua velocidade aumenta de 3. e) a velocidade é constante e igual a 5 m/s. um automóvel de dimensões desprezíveis movimenta-se com velocidade de 25 m/s. O gráfico abaixo representa a velocidade de um corpo ao longo de uma reta. (PUC – RS) Dizer que um movimento se realiza com 2 aceleração escalar constante de 5 m/s significa que: a) em cada segundo o móvel se desloca 5 m. (PUC-SP) Ao iniciar a travessia de um túnel retilíneo de 200 metros de comprimento.5 m/s 2 b) 1. (UFMT) Partindo do repouso.6 km/h.6 km/h. (PUC-MG) Dizer que um automóvel tem aceleração igual a 1. Qual o valor da 2 aceleração em m/s ? Fale conosco www.EXERCÍCIOS SOLUÇÃO 01. e) a cada segundo sua velocidade diminui de 60 km/h.0 m/s. b) a cada hora sua velocidade aumenta de 1. b) em cada segundo a velocidade do móvel aumenta de 5 m/s.5 m/s 2 d) 2. d) a cada segundo sua velocidade diminui de 1/3.portalimpacto.0 m/s 2 e) 2.0 m/s 2 c) 1. a velocidade de um carro passa de 8 m/s para 18 m/s. d) em cada 5 s a velocidade aumenta de 1 m/s. foi de 02.br .5 m/s SOLUÇÃO 2 a) 6 m/s 2 b) 3 m/s 2 c) 2 m/s 2 d) –2 m/s 2 e) –6 m/s SOLUÇÃO 2 05.5 segundos. c) em cada segundo a aceleração do móvel aumenta de 5 m/s. um avião percorre a pista de decolagem com aceleração constante e atinge a velocidade de 360 km/h em 25 segundos. em função do tempo. nesse percurso. Qual a sua aceleração? SOLUÇÃO 04. Podemos afirmar que a aceleração do corpo é de: a) 0. c) a cada hora sua velocidade aumenta de 60 km/h. desacelera uniformemente. Em 2. O módulo de sua aceleração escalar.com. 06. saindo do túnel com velocidade de 5 m/s.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful