You are on page 1of 26

Administração ³Marketiing´ ³Market ng´

Professor (a) Orientador (a): LUIZ ANTONIO ARAUJO MATTOS

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

PRODUTO: NESCAU

DARIANY VIEIRA PRATES DOUGLAS BORGES JEFFERSON MORISH JOSIANE SANTOS SIMONE ARAUJO NUNES THAIS FERNANDA NOGUEIRA LIMA

RA. 2210104854 RA. 2210107399 RA. 2210102397 RA. 2210105338 RA. 2210103524 RA. 2210105210

O PRODUTO:

NESCAU

Dizem que ³o que é bom dura pouco´, mas no caso do NESCAU esse ditado decididamente não funciona. Quer ver só? Pergunte a uma pessoa de mais de 50 anos ³o que é gostoso como uma tarde no circo´ , e ela vai responder prontamente: NESCAU, um produto que atend e as necessidades diárias da galera que leva uma vida radicalmente ativa e precisa de muita força e energia, como diz o inconfundível slogan ³energia que dá gosto´. Seus fãs - jovens cinqüentões, seus filhos, seus netos de corpinhos sarados - agradecem o empenho da Nestlé em manter viva neles a lembrança do melhor tempo de suas vidas. A história A história de NESCAU, primeiro achocolatado do mercado nacional, começou no ano de 1932, quando o produto foi desenvolvido, totalmente no Brasil, e lançado no mercado pela Nestlé, praticamente sem nenhum apoio publicitário e sob o nome de Nescáo (síntese de Nestlé com cacao, matéria -prima do produt o, como se costumava grafar as palavras que atualmente terminam em au), sendo recomendado pela empresa às mães preocupadas com a nutrição dos seus filhos. Com esse mesmo nome o alimento à base de chocolate foi lançado na Itália, na Espanha, na Argentina e na França. A embalagem original era uma lata de aço. -

Em 1936 o produto já era apresentado como um super alimento em suas propagandas. A mudança do nome do produto para Nescau ocorreu em 1954, pois as pessoas passaram a ler equivocadamente o acento a gudo de Nescáo, como Nescão.

professores.. datam desta época as mudanças ortográficas na língua portuguesa que. baseada no tema do circo. patrocínios de programas de televisão. etc. em 1961. entre outras. e destacava sua característica de dissolução instantânea. fortifica. Já nessa época começaram a ser utilizados vários meios de comunicação com o consumidor de forma combi nada. entraram na moda as ³vitaminas´. futuros médicos. NESCAU começou a se firmar no mercado brasilei ro. propaganda em revistas. alimenta e engorda´ . substituíram o registro do áo por au. Ela destacava o papel do achocolatado no crescimento saudável das crianças. Mas por pouco tempo. estandes de degustação em feiras e exposições. bem geladinho. A partir de então foram desenvolvidas campanhas baseadas nos temas das festas infantis. como comerciais em TV e cinema. com sorteios de brindes. com uma série expressiva de comerciais. Nessa ocasião o slogan utilizado era ³Nescau. Os pesquisadores da Nestlé aproveitaram a onda e apresentaram. e ancorada na assinatura: gostoso como uma tarde no circo.Além disso. com a popularização de eletrodomésticos como o liqüidificador. - As atividades promocionais. passaram a ser uma constante. o produto ganhou ainda uma melhor . painéis exteriores. E ele fez o maior sucesso nas xícaras fumegantes e nos copos altos. e os achocolatados perderam cartaz. Na década de 60. - A partir deste momento. o NESCAU com uma nova e exclusiva fórmula: vitaminada e instantânea. de frutas batidas com leite ou água. engenheiros. Em 1972. Nessa época surgiu também a primeira campanha publicitária em favor da marca intitulada ³futuros profissionais´. Logo em seguida surgiu uma outra forte campanha publicitária.

1996 Lançamento do NESCAU CEREAL . energia que dá gosto. . já no primeiro ano. A força da marca NESCAU migrou para outras categorias de produtos. Lançamento do NESCAU BISCOITO RECHEADO. sob um novo slogan: Super Nescau. O sucesso da campanha foi tanto que. uma saborosa combinação de biscoito crocante de chocolate com recheio cremoso feito com o próprio NESCAU. versão do tradicional achocolatado pronto para beber. Lançamento do NESCAU OVO DE PÁSCOA . 1999 Lançamento do NESCAU BALL . as constantes inovações da marca em formulação e embalagem aproximaram ainda mais o produto ao público jovem. chocolates e biscoitos. Os comerciais passaram a descrever diferentes aventuras vividas pel os pequenos consumidores de NESCAU. tornando sua formulação mais saborosa. É o caso dos cereais matinais. um cereal crocante de milho com chocolate. utilizando os esportes radicais. Nesse ano. - A linha do tempo 1986 Lançamento do NESCAU PRONTINHO. - Desde então. agora chamado SUPER NESCAU. primeira extensão da marca para outros segmentos de mercado. é seu. NESCAU atingia a liderança do mercado. foi desenvolvida uma forte campanha de relançamento do produto. a marca lidera com destaque a categoria dos achocolatados. aumentando ainda mais a linha de produtos da marca. que se identificavam perfeitamente com os valores de NESCAU. Graças à constante inovação e principalmente por sua capacidade de falar a linguagem dos jovens. pequenas bolinas de chocolates com casca dura e sabor do famoso achocolatado. também com grande sucesso. até hoje. Já nos anos 90 surge uma nova oportunidade de se comunicar.solubilidade e composto vitamínico. posto que.

contendo Actigen -E ± combinação de vitaminas e minerais desenvolvida especialmente pelo Centro de Nutrição Nestlé na Suíça. Lançamento para estabelecimentos comerciais da máquina de NESCAU Pronto para Beber. uma vez que o produto está pronto para beber e não requer ne nhum tipo de preparo: basta instalar e servir. bebida láctea pronta para beber em uma embalagem com tampa de rosca para ser consumida à qualquer hora. cinemas. e mais recentemente. mas é diferente. uma vez que esse consumidor nasceu em um mundo digital de games e softwares que evoluem de forma rápida e sempre apresentam novidades e melhorias sugeridas pelo próprio usuário. o novo produto. Lançamento do NESCAU GUARANÁ. aveia. A campanha de lançam ento contava com o slogan ³É irado igual. 2006 Lançamento do NESCAU LIGHT na versão pronto para beber. e embalagem que imitava um tornado. . Resultado de três anos de pesquisa e trabalho intenso. magnésio e zinco.0. - A evolução da embalagem A embalagem de NESCAU mudou muito d esde seu lançamento: a primeira em cor amarela. Ideal para escolas. aeroportos. único achocolatado em pó com um toque refrescante de guaraná. além de vitaminas e minerais como ferro. uma linguagem familiar a quem a marca quer atingir. para atender às necessidades das crianças de 4 a 7 anos. 2008 Lançamento do NESCAU NUTRI. 2010 Lançamento do NESCAU FAST. com formulação contendo o dobro de ferro. ajudando o consumi dor a ter mais disposição e energia.2001 Lançamento do NESCAU LIGHT (com redução do valor calórico). resultado de uma exclusiva combinação do NESCAU tradicional com um toque de café para ser consumido quente ou gelad o. 2007 Lançamento do NESCAU 2. 2005 Lançamento do NESCAU POWER. produto com nova fórmula. lanchonetes entre outros. Provando você entende´ . depois as latas com as cores típicas da marca. cevada e arroz. com fórmula balanceada e mais nutritiva com 25% de redução de açúcar e cereais como trigo. cálcio. uma embalagem mais radical. nova embalagem e também por conta do código 2. tinha como objetivo se manter conectado ao seu público por meio de novo sabor.0 . Lançamento do NESCAU ao CAFÉ em pó . o lançamento traz praticidade e agilidade no atendimento.

com. chocolates. que saiu do rótulo e se transformou na própria lata litografada com grafismos exclusivos e modernos.br A marca no mundo Atualmente a marca existe apenas no Brasil e na Argentina. É o caso de cereais matinais. ovos de Páscoa. sinônimo do movimento e da energia da marca. ícone ligado ao aprendizado e à bri ncadeira de crianças menores.nescau. pela força de sua marca. acontecida recentemente. cereais. todas levando agora a marca NESCAU em algum produto de suas linhas.- A última mudança. migrado para outras categorias de produtos. Nas embalagens direcionadas para o público infantil. NESCAU é líder destacado em sua categoria no Brasil tendo. biscoitos. deu um formato de tornado a lata. Suíça Proprietário da marca: Nestlé SA Capital aberto: Não Chairman: Peter Brabeck-Letmathe Presidente: Ivan Zurita (Brasil) Faturamento: R$ 750 milhões (estimado) Lucro: Não divulgado Presença global: 2 países Presença no Brasil: Sim Segmento: Alimentos Principais produtos: Achocolatados. também com grande sucesso. Desde 1972. - . Já a versão NESCAU Light ficou com a embalagem metalizada e a NESCAU Power com rótulo em cores mais fortes nos tons de vermelho e marrom. chocolates Ícones: Suas embalagens Slogan: Energia que dá gosto. - Dados corporativos Origem: Brasil Lançamento: 1932 Criador: Nestlé Sede mundial: Vevey. inclusive. NESCAU produziu o grafismo de um quebra cabeça. Website: www.

A história A história de uma das marcas de achocolatados mais conhecidas e consumidas no Brasil começou em 1916. . creme de leite. Veja e Isto é Dinheiro). sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing). imigrou para os Estados Unidos. como uma bebida reconfortante. O produto fo i assim batizado em alusão à idéia original de tomá-lo quente. Atualmente. depois que a família do imigrante espanhol Pedro Santiago perdeu toda a plantação de cacau em Porto Rico por causa de um furacão que varreu a ilha. Pedro então. O Brasil foi o quarto país do mundo a re ceber o produto. feita com melaço de cana. com leite ou misturado com outras bebidas. dependendo da ocasião e do gosto do consumidor. muito apreciada no inverno. e em pouco menos de quinze anos. e Wikipedia (informações devidamente checadas). O nome TODDY provém do inglês e significa bebida quente e adocicada. passou de lavador de banheiros a próspero empresário do ramo alimentício. e a caribenha Rum Toddy. o produto é consumido tanto quente quanto gelado. criando assim um produto que tinha as características de duas beb idas: a escocesa Toddy. o produto agrada aos mais variados gostos. PRODUTOS SUBSTITUTOS: TODDY TODDY é reconhecido pelo seu sabor autêntico de chocolate e também por sua imagem divertida e irreverente. revistas (Exame. ávido por novidades e diferentes experiências. rum e cacau. feita à base de mel. tornando-se um produto popular em qualquer armário de cozinha de milhões de brasileiros. entretanto. Podendo ser bebido quente ou gelado. A marca está sempre inovando e acompanhando o estilo dinâmico e jovem do seu consumidor. gema de ovo e uísque. lançando o achocolatado em pó TODDY em 1930.As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas).

pela forma divertida de tomar leitinho e pelo amigo imaginário que as levam para um mundo de aventuras.- -Pedro Santiago recebeu em 15 de março de 1933 a permissão do Governo Provisório de Getúlio Vargas para comercializar o produto. Também realizou ações publicitárias inovadoras com marchinhas de Carnaval e utilizou até aviões para grafar com fumaça o nome do produto nos céus do Rio de Janeiro. pronto para beber. As mães adoram. pois têm a certeza de estarem oferecendo para seus filhos um produto com um alto valor nutricional e que realmente alimenta. o produto é conhecido pelo sabor característico de chocolate. sendo distribuída em embalagens de 200ml. Para as crianças. que logo se transformou em sucesso absoluto junto ao público infantil. em embalagem Tetra Brik. A lata de aço que acondicionava o achocolatado aparecia nos anúncios da época. que introduziu no ano seguinte o TODDYNHO o primeiro leite flavorizado sabor chocolate do Brasil. - -Em 1981 a TODDY foi vendida para a americana Quaker Oats. O produto ficou popularmente conhecido pelo seu famoso slogan ³O seu companheiro de aventuras´ . que destacavam o apelo à saúde. - . Atualmente TODDYNHO é o produto da marca mais conhecido.

como ocorreu em 2006 com a lin ha TODDYNHO. entre outros produto s. A linha de produtos da marca foi aumentada consideravelmente nos últimos anos. 2002 Lançamento do TODDY Pronto na versão 250ml. direcionado para um público adolescente. O produto era uma adaptação do TODDYNHO sem canudo e com 50ml a mais. E você?´ era a assinatura da campanha que chamava a atenção para o imediatismo do consumo e a necessidade de conveniência do produto. - A linha do tempo 1996 Lançamento TODDY Pronto em embalagem longa -vida de um litro. ³Toddy está pronto. principalmente após a compra da Quaker Oats pela PepsiCo. A marca TODDY hoje se modernizou. ac ompanhando seus consumidores. que passou a contar em sua composição com o complexo vitamínico T -Nutre. combinação das vitaminas A. o TODDY MAIS. a versão light. 2005 . C e ácido fólico com os minerais ferro e zinco e com a quantidade de cálcio presente em um copo de leite. com 47% menos calorias. sem a perda do sabor original. em 2001. podendo ser encontrado na versão pronto para beber em embalagem de 1L e de 250ml. com o delicioso recheio de mouse de chocolate. com 35% menos açúcar em sua formulação. além do Alfajor TODDY.Nos últimos anos a marca vem se modernizando. inclusive com mudança de fórmula. 2004 Lançamento dos novos sabores da linha TODDY MAIS: Chocolate ao Leite. 2003 Lançamento do TODDY LIGHT. o que reduz em até 47% as calorias (se preparado com leite desnatado). Caramelo Toffee e Floresta Negra.

A inovação não está apenas no sabor. ideal para acompanhar o dia -a-dia agitado do jovem. mas ta mbém na embalagem: uma caixa tetra prisma de 200ml. A produção orgânica e os ingredientes são certificados pelo IBD (Instituto Biodinâmico) e o rótulo do produto é reciclado . Lançamento do TODDY 3 em 1. Muitas crianças sofrem com a intolerância à lactose e até 2006 tinham que se conten tar com alimentos voltados para um público adulto. com o delicioso sabor de chocola te de TODDYNHO. e o TODDY Tipo Suíço. tem apenas 130 kcal. um achocolatado pronto para beber que gela a garganta já no primeiro gole. Lançamento do TODDYNHO FIT. composta pelo TODDY Tipo Italiano. O lançamento representou uma grande mudança no mercado de bebidas à base de soja em geral. 2010 Lançamento do TODDY Orgânico. Com este lançamento. por ser o primeiro voltado especialmente para o público infantil. transformando o achocolatado em um alimen to nutritivo e vitaminado. que dissolve mais rápido no leite que o produto original. com sabor cara cterístico dos chocolates dos Alpes Suíços. prática e fácil de carregar. 2006 Lançamento do TODDYNHO SOJA. adoçado com Splenda. em edição limitada. região conhecida como uma das melhores do mundo na produção de chocolate. trazendo os benefícios do leite de soja. O novo produto chegou ao mercado em caixas com cinco saches de 30g. sal e lecitina de soja. com uma nova embalagem amarela. 2009 Lançamento do TODDYFERENTE. Em dois sabores inusitados. um produto que conta somente com cinco ingredientes: cacau e açúcar orgânicos. a versão tradicional do achocolatado passou a se chamar TODDY ORIGINAL. substituição parcial de açúcar e redução de 27% em calorias. uma perfeita combinação de TODDY + Aveia + Frutas. e o bolinho de TODDYNHO de brigadeiro e napolitano. Lançamento do TODDY Tentações. que traz a irresistível combinação do chocolate cremoso com toque de sabor avelã. Uma ótima opção para crianças e adole scentes que enfrentam o desafio do controle de peso e não precisam mais abrir mão do prazer. 2007 Lançamento do TODDY ICE. Lançamento do TODDY Instantâneo Chocolate ao Leite . 0% de gordura.Lançamento do TODDYNHO cremoso nos sabores chocol ate e baunilha. o novo produto trazia uma experiência única de sabor e prazer: beber TODDY e mastigar pedaços crocantes e saborosos ao mesmo tempo. que combina a bebida achocolatada com pedaços de cookies ou confeitos. 2008 Lançamento da linha TODDY Chocolates do Mundo . achocolatado de sabor mais suave que dissolve mais rapidamente em contato com o leite. leite flavorizado. extrato de malte.

as vacas logo foram parar também nas embalagens do produto. o termo ³boiada´ significa algo fácil e que vem em grande quantidade. ³Toddy. lançou em 2002 campanhas que vinculavam a marca à imagem de hilariantes vacas. Outra ação agressiva é o Ônibus TODDY. apresentando o novo posicionamento e assi natura da marca. ora em animações. Seguindo a estratégia da marca de se associar à música. é sinônimo de fazer uma promoção em que seus consumidores concorrem a prêmios instantâneos como celulares. O chocolate que liga´. a marca lançou a promoção ³Boiada Toddy´. camiseta e caneca). aprendendo a mixar suas mús icas para compartilhar com os amigos). - Em 2008. continham simpáticas vacas providas de um espírito jovem. Cyber Toddy e a Toddy Store (contendo itens exclusivos inspirados na estampa malhada das vacas. como Toddy DJ Set (oficina de DJ. que inclui R$ 30 mil para comprar duas vacas de verdade. como gorro. reconhecida pela autenticidade e irreverência de sua comunicação. - . Para os jovens. Ora em versões de pessoas fantasiadas. e prêmios por sorteio. onde consumidor é o artista. também pelo achocolatado. iPods. as vacas pareciam ter diferentes preferências musicais: Vaca metaleira. que customizado vira uma verdadeira estação de atividades. loucas por música e claro. cachecol. Para TODDY. as campanhas publicitárias. as vacas ganharam dezenas de representantes na Internet e se tornaram um grande sucesso.- A comunicação A marca TODDY. Em 2004.s. etc. Com o sucesso das comunidades virtuais como o Orkut. criadas pela agência Almap BBDO. mochilas. capas de celulares. vaca funkeira.

Toddy. Sabor que alimenta. O chocolate que liga.br A marca no mundo A marca é uma das líderes do mercado brasileiros de achocolatado. (TODDYNHO) - -Dados corporativos Origem: Estados Unidos Lançamento: 1930 Criador: Pedro Santiago Sede Brasil: São Paulo Proprietário da marca: Quaker Oats Capital aberto: Não Presidente: Otto Von Sothen (divisão alimentos) Faturamento: Não divulgado Lucro: Não divulgado Presença global: ? Presença no Brasil: Sim Segmento: Alimentos Principais produtos: Achocolatados Ícones publicitários: As vaquinhas Slogan: O sabor da verdade. Só TODDY é TODDY. travando um feroz disputa com o Nescau.Os slogans O sabor da verdade.toddy. TODDY tem praticamente a mesma penetração em todas as classes sociais: classes A e B correspondem a 34% dos consumidores. Website: www. Já tomou seu Toddy hoje? (1958) O seu companheiro de aventuras. a classe C .com.

E a marca NESQUIK. o produto foi introduzido no mercado europeu com o nome de NESQUIK (junção das três primeiras letras da palavra NESTLÉ com QUIK). NESQUIK O achocolatado é uma excelente opção para ajudar no consumo do leite. proteínas e vitaminas que as crianças precisam para se desenvolver. Veja. Logo se tornou uma das marcas pref eridas das famílias americanas e em meados dos anos 50. Isto é Dinheiro). como diz seu slogan. um simpático coelho.outros 34% e as classes D e E com 32%. A escolha desse nome na língua inglesa ocorreu pelo significado da palavra ³quick´. com seu inconfundível e popular mascote . no sabor de chocolate. sugerindo a instantanedade de preparo do produto em contato com o leite. vem fazendo do leite uma alegria. pois tem cálcio. A história O achocolatado em pó NESQUIK. veloz´ . sites especializados em Marketing e Branding e Wikipedia (informações devidamente checadas). Época. que acabou sendo adotado nos Estados Unidos somente em 1999. As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa. alimento que é essencial para a fase de desenvolvimento. - - . foi desenvolvido pela Nestlé e lançado no mercado americano em 1948 com o nome de Nestlé Quik. sendo o primeiro produto em seu segmento no mundo. revistas (Exame. que significa ³rápido. Em 74% dos lares que consomem TODDY existem crianças.

em parceria com a empresa GENERAL MILLS. O sabor morango seria adicionado a linha em 1989. No ano de 2000 a fórmula do produto foi totalmente reformulada e fortificada com a adição de Cálcio. uma combinação de arroz. - A linha do tempo 1959 Lançamento no mercado do QUIK sabor de morango. focado no público infantil e oferecendo opções de sabor ao consumidor. 2002 Lançamento do sabor reforçado de chocolate (Double Chocolate). desco ntinuado em 1995. 1998 Lançamento do NESQUIK Read -to-Drink sem gordura. 1989 Lançamento do sabor de banana. chocolates. como: c hocolate. 1983 Lançamento do NESQUIK em pó sem açúcar que continha adoçantes artificiais. cereais. morango.Na década de 70 o produto ganhou enorme popularidade em virtude de um simpático e sapeca coelhinho chamado QUICKY. 1994 Lançamento do cereal NESQUIK. Desde sua introdução. bebida com sabor de chocolate pronta para ser consumida. caramelo. como coberturas. baunilha e chocolate cremoso. NESQUIK lançou vários sabores. . 1981 Lançamento da calda de chocolate da marca NESQUIK. 1984 Lançamento do NESQUIK Read-to-Drink. Outros sabores foram introduzidos no decorrer dos anos: Morango (1987). chocorango (combinação de chocolate com morango). mascote da marca. 2003 Lançamento do sabor de baunilha (vanilla). a marca se estendeu para outras categorias de produtos. Lançamento do sabor em pó Honeycomb (com mel). banana. milho e achocolatado em pó. 1997 Lançamento do NESQUIK em pó sabor Cookies 'n Cream. O produto foi lançado no mercado brasileiro em 1980 sob o nome Quik. sorvetes. Além da versão pronta para beber. Banana (1990). entre outros. e vendido atualmente somente no Reino Unido. Vitamina C e outros minerais essenciais para um crescimento forte e saudável.

desenvolvido especialmente pela área de Nutrição da Nestlé Brasil. . - Não demorou muito para o personagem se tornar um dos preferidos das crianças. veloz. a marca renovou o visual das embalagens com um coelhinho mais atual e com mais atitude. quanto as características do coelhinho que é o símbolo da marca. sendo extremamente popular nos dias de hoje. para contribuir com as necessidades do crescimento das crianças mais novas. que significa ³rápido.2005 O produto foi fortificado c om um novo bloco de vitaminas e minerais essenciais. como tal. - O porta-voz No ano de 1973 surgiu o personagem Quicky Bunny (um simpático coelho com um enorme colar azul na forma da letra Q) que foi escolhido para representar a marca e tornar o ato de ³beber leite´ mais divertido e único para as crianças. A letra em seu tradicional colar azul também foi trocada: saiu o Q entrou o N. sugerindo tanto a instantaneidade de preparo do produto. ágil. A antiga fórmula foi retirada totalmente de mercado no final deste ano. Em 1989. a Nestlé decidiu. que em prol do desenvolvimento mundial da marca. Em 2005. ativo´. 2007 Lançamento da nova fórmula de NESQUIK em pó com 33% m enos de açúcar sem a utilização de adoçantes artificiais. seria necessária uma abordagem uniforme e consistente e que. todos os mercados deveriam adotar o personagem como porta-voz (spokesman) da marca. O personagem foi introduzido e apresentado ao público em comerciais de televisão com o popular jingle ³It's so rich and thick and choco -lick! But you can't drink it slow if it's Quik!´. A escolha desse nome na língua inglesa ocorreu pela proximidade com o so m da palavra ³quick´. Nos estados Unidos a mudança ocorreu em 1999. quando o personagem passou a se chamar NESQUIK BUNNY.

Newsweek. bebida prontas para beber a base de leite. Website: www. Forbes. sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand). Suíça Proprietário da marca: Nestlé Capital aberto: Não Chairman & CEO: Peter Brabeck-Letmathe Faturamento: Não divulgado Lucro: Não divulgado Presença global: + 100 países Presença no Brasil: Sim Maiores mercados: Estados Unidos e Europa Segmento: Alimentação Principais produtos: Achocolatados em pó. um monstro gordo e amarelo. revistas (Fortune. sendo um dos líderes em sua categoria.nesquik. em Portugal o porta -voz era um saltitante canguru chamado Kangurik. Todos foram substituídos pelo coelho. - .com A marca no mundo Os produtos da marca NESQUIK são vendidos em mais de 100 países em todo o mundo. A cada minuto. Brasil) Dados corporativos Origem: Estados Unidos Lançamento: 1948 Criador: Nestlé Sede mundial: Vevey. as crianças de todo mundo consomem nada menos que 15 mil copos de NESQUIK. Na França e Grécia a marca era representada por Groquik. sorvetes Ícones: O personagem Nesquik Bunny Slogan: Faz do leite uma alegria. Yahoo Finance e Hoovers). BusinessWeek e Time). As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas). cereais. Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance. Você sabia? A marca já teve outros mascote antes do surgimento do simpático coelho.Os slogans CHOCOLATE MILK? THINK QUIK! Faz do leite uma alegria! (Brasil) Nesquik faz o leite ainda melhor! (2007.

obtido da cevada. ao sorvete para fazer um delicioso milk -shake. quer seja misturado ao leite. Foi então que o doutor desenvolveu a fórmula de um suplemen to alimentar. continuasse as pesquisas. pois a principal matéria prima é extrato de malte). ovos. Mel e cacau f oram acrescentados e a mistura foi batizada de OVO -MALTINE (antigamente escrito assim com hífen). Peça a qualquer brasileiro para citar as marcas d e achocolatados que ele conhece. A fórmula continha extrato de malte de cevada. e interessou -se pelo extrato de malte. a desnutrição infantil alcançava padrões alarmantes. - Para entusiasmar as crianças a consumi -lo. Seus fãs. no cantão suíço de Berna. Albert. leite integral. fizeram da marca OVOMALTINE um verdadeiro ícone em seu segmento. Nessa época. para reforçar a primeira refeição do dia.OVOMALTINE Ele caiu no gosto popular. o Dr. Sua morte fez com que seu filho médico. era preciso que o preparado fosse gostoso. em sundaes ou até mesmo para fazer uma torta. A história A história do tradicional OVOMALTINE começou quando o químico suíço Georges Wander pesquisava um complemento alimentar nutritivo e forte. O nome surgiu da combinação das palavras . vitaminas e sais minerais. certamente aparecerá o nome OVOMALTINE (a rigor nem é achocolatado. Ao lado dos obrigatórios Nescau e Toddy. muitos deles juram de pés juntos que não vivem sem e le.

No ano de 2000. a marca OVOMALTINE. Pouco depois. expandin do a distribuição do produto pelo mundo. Em 1904 começou a produzi -lo na cidade de Berna. Nos anos seguintes. devido ao seu incrível sabor e valor nutricional o produto se tornou extremamente popular em toda a Europa. a marca se expandiu para muitos outros países. Quando veio a Primeira Guerra Mundial. e no ano de 1913 foi aberta uma fábrica em Hertfordshire. Foi aí. Porém. a marca passou por uma modernização visual. dois anos depois. extremam ente reconhecida na Suíça. Esse marcou també a primeira campanha da marca na televisão. O slogan pelo qual o produto ficou famoso foi introduzido em 1959 com os dizeres ³Ovomaltine Strengthens also you!´. para atender a alta demanda. Em 1967 a Wander. foi incorporada pela Sandoz. América e Ásia. uma das maiores empresas alimentícias da Europa. foi adquirida pelo laboratório Novartis. as vendas caíram. No final desta década. Porém. No ano de 1931 o produto ganhou uma outra opção de embalagem além da lata. que surgiu a grande idéia de adicionar chocolate na fórmula do produto. sem muito apoio na Suíça. é comprada pela inglesa ABF (associated British Foods). - . em 1909 o produto já era exportado para Inglaterra. OVOMALTINE também podia ser encontrado em sa cos. produtora e proprietária do OVOMALTINE. ganhando nova grafia em seu logotipo e novas embalagens. passando a ser chamado de OVALTINE na Inglaterra. Em seguida. - Em 1906 abriu escritórios na Itália e na Inglaterra. devido a estagnação da economia no velho continente. - Depois da Segunda Guerra Mundial a marca iniciou uma grande diversificação de produtos com o lançamento de ch ocolates e biscoitos feitos com OVOMALTINE. a marca começou a buscar mão de obra capacitada para produzir o OVOMALTINE em outros países da Europa.³Ovum´ (ovo em latim) e ³Malt´ (malte em francês). na Inglaterra. esta fábrica passou a exportá -lo para os Estados Unidos. voltado totalment e para crianças e como um produto medicinal. Porém. Em 1991. dois anos mais tarde passou a fabricar o produto na cidade de Villa Park. no mês de outubro. estado americano de Illinois.

- - . 1991 Lançamento do OVOMALTINE YOUGOURT. um cereal extremamente nutritivo feito a base de fibras e OVOMALTINE. pequenos chocolates ao leite feitos com OVOMALTINE. versão do produto original pronta para beber.A linha do tempo 1937 Lançamento do OVO SPORT. 1990 Lançamento do OVOMALTINE LINE . 2005 Lançamento do OVOMALTINE CRUNCHY ICE. a versão do produto original na forma de iogurte. 1978 Lançamento do OVOMALTINE no sabor de chocolate. uma espécie de snack (barras de chocolate) feita com OVOMALTINE. a versão original com menos calorias. sorvete com casca crocante feito de OVOMALTINE. 1965 Lançamento do OVO DRINK. 2000 Lançamento do OVOMALTINE CRISP MÜESLI . 2004 Lançamento do OVOMALTINE NAPOLITAINS .

- A comunicação A marca sempre teve uma ligação muito forte com os esportes.O nome O produto não tem esse nome em todo o mundo. Por exemplo. Quando foi exportado para a Inglaterra em 1909. houve um erro no registro da marca. - Dados corporativos Origem: Suíça Lançamento: 1904 Criador: Albert Wander Sede mundial: Berna. na Itáli a é conhecido por OVOMALTINA. Depois vieram Pelé e muitos astros de esportes de inverno com praticantes de ski e snowboard. Esta associação ganhou força em 1971 quando o pugilista Muhammad Ali começou a promover o produto. Suíça Proprietário da marca: ABF (Associated British Foods) Capital aberto: Não Chairman: Martin Adamson CEO: George Weston Faturamento: Não divulgado Lucro: Não divulgado Presença global: 100 países . que o levou a ser registrado como OVALTINE. principalmente os esportes de inverno. como o produto é conhecido até hoje. A associação com os esportes começou em 1932 com o apoio a esportes e atletas de ski e atingiu o ápice em 1953 quando a marca patrocinou a histórica escalada de Sir Edmund Hillary ao monte Everest. Em todas essas ações o OVOMALTINE era promovido como um grande suplemento nutricional.

biscoitos. além da versão tradicional em pó. O produto se tornou extremamente popular devido a uma estratégia bem sucedida da empresa. após ser incluído. empresa proprietária da marca. - . em 1958. sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand). o milk -shake de OVOMALTINE.Presença no Brasil: Sim Segmento: Alimentos Principais produtos: Achocolatados e barras de cereais Ícones: A tradicional lata cilíndrica envolta num rótulo alaranjado Slogan: Ovomaltine Strengthens also you! Website: www. existem diferentes fórmulas para o produto vendido em diferentes partes do mundo. Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finan ce.ovomaltine. Forbes. Newsweek. em barras energéticas.- A marca no mundo Atualmente a marca OVOMALTINE. e começou a produção nacional. a Wander. como ingrediente de um dos produtos da rede de lanchonetes Bob's. Você sabia? A sua fórmula do OVOMALTINE foi alterada no decorrer dos anos. BusinessWeek e Time). inaugurou sua fábrica em Resende. -As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas). OVOMALTINE está entre as 5 marcas mais valiosas da Suíça. na Suíça. pode ser encontrado. Naquela época. que pertence aos laboratórios Novartis e está presente em 100 países do mundo.ch A marca no Brasil No Brasil o produto chegou somente em 1930 com o nome de OVOMALTINE tipo suíço. era importado da matriz. Hoje. estado do Rio de Janeiro. devido a diferentes normas e regulamentos. revistas (Fortune. Em 1956. Yahoo Finance e Hoovers). sorvetes e cereais matinais.

Nutril. Palate. Muky. Choko. Newchoco. Marcas como: y y y y y y y y y y y y y y y y y y Itambynho. Yupi. Qualimax. Os citados acima foram somente ³alguns´ dos novos entrantes encontrados em nossa pesquisa. Powercau. Chocótimo. Choco Leco. Maxcau. Mágico. Like.NOVOS ENTRANTES: Uma infinidade de marcas despontaram no mercado nacional. Baldaracci. . Chocopronto. Barra. poré m nenhuma com a mesma força que o velho conhecido por todos NESCAU. Gold.

.

mas devemos levar em consideração os motivos pelos quais ele foi escolhido: O Fator que mais leva o cliente aos supermercados é também o preço. investir em pontos de venda onde haja uma proposta diferente desta. provavelmente não traria resultados relevantes. .FORNECEDORES: CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO: O principal ponto de venda utilizado pelo consumidor deste produto é o supermercado. Ou seja. pois o ponto de venda começa a perder a condição de ³variável´ e passando a assumir valores ³constantes´ em termos de comportamento do consumidor. A estratégia começa a tomar um rumo mais focado no produto.

As supermarcas brasileiras apresentam uma peculiaridade: são. há muito tempo o NESCAU d eixou de ser um produto somente destinado as crianças. o Nescau .net). que às vez es nem seja pelo sabor ou pelo produto em si. Porém. Toddy. várias marcas estão na disputa no mercado de achocolatados (líquidos e em pó). Os principais consumidores da categoria são crianças de 4 a 10 anos. com destaque para as vendas do quadrimestre junho ± setembro. principalmente aquelas vinculadas a grandes marcas como Nestlé e Pepsico. no Brasil. a empresa lançou o Nescau Light.seu desempenho de vendas é tímido se comparado com o poderoso Nescau. a Nestlé investiu na alteração da fórmula do Nescau. São elas: Nescau. mas pelo gosto de ³infância´ que os fazem ter. Mágico. são um ótimo exemplo do poder do instinto sobre o desejo de consumir. entre outras. Nesquik. BARGANHA: O mercado de achocolatados brasileiro movimenta aproximadamente R$700 milhões por ano. A marca investiu mais de R$ 8 milhões em 2006 em desenvolvimento de novas embalagens.CONSUMIDORES: As crianças. que são praticamente iguais a soma dos oito meses restantes do ano. uma marca local. Pois por sua jornada extensa de quase 80 anos deve -se levar em consideração que mesmo que seus consumidores mais velhos tenham esse hábito. Choco Milk. em sua maioria. lançamento de produtos e campanhas publicitári as. porém o produto também tem grande apelo entre jovens e adultos até 25 anos. que detém cerca de 50% do mercado (segundo o site laticínios. Milkybar. Alguns supermercados lançaram recentemente suas marcas próprias. que representam boa parte dos consumidores de NESCAU.60 anos. Danette. A Nestlé possuí um dos achocolatados de maior destaque no País.e caminham na contramão da globalização. que recebeu nove vitaminas. Hoje. e esse segmento mais popular já representa 13% do mercado. Hoje seus consumidores vão de 4 anos a 50. de acordo com dados do site Universia. E para atender aos consumidores preocupados com a boa forma. . mesmo que não o comprem diretamente. Parmalat. No entanto. um fenômeno restrito ao mercado nacional -. Líder no segmento do produto em pó. Por exemplo: o Nesquik é a marca mundial de achocolatado da Nestlé. O mercado de achocolatados vem crescendo no Brasil a um ritmo de 15% ao ano. que o consomem preferencialmente no café -da-manhã. além de ferro e zinco.

blogspot.com .pdf  Mundo das Marcas http://www.BIBLIOGRAFIA  Análise do mercado consumidor brasileiro de achocolatados baseado em pesquisa de campo e estratégias de Marketing http://www.eng.uerj.mundodasmarcas.br/research/2008/rm081 -01.rij.