You are on page 1of 2

Marcadores sociais (Social Bookmarking

)

Unidade 3 – Ficha de tarefas

Esta unidade tem por objectivos:
    Familiarizar-se com os conceitos de social bookmarking, tags, tagging e folksonomias; Compreender as potencialidades do social bookmarking na educação em geral e no trabalho da biblioteca em particular; Criar um sítio de social bookmarking com um mínimo de 20 recursos; Debater a qualidade/pertinência dos recursos seleccionados pelo grupo de formandos e a etiquetas utilizadas.

Para a realização das actividades deste módulo de formação aconselham‐se as seguintes leituras:

Leituras obrigatórias Texto introdutório - Marcadores sociais (Social Bookmarking) Social Bookmarking com o Diigo - Tutorial Leituras facultativas  Diigo V3: Highlight & Share the Web! Social Bookmarking 2.0  Social Bookmarking in Plain English  Information R/evolution  Seven Things you Should Know about Social Bookmarking  Diigo the Web for Education - From TeleGatherer to TelePlanter with Diigo  Integração de marcadores sociais no blogue

Tarefa 1 – A realizar entre 8 e 11 de Novembro
1 - Após a leitura do texto introdutório e do tutorial Social Bookmarking com o Diigo, deverá criar um sítio de social bookmarking com o serviço Diigo http://www.diigo.com e indexar um mínimo de 20 recursos (vinte páginas de Internet com comprovada utilidade para professores bibliotecários). Cada recurso deverá incluir uma breve descrição do seu conteúdo e as etiquetas que achar conveniente.

Marcadores sociais (Social Bookmarking)
2 – Após a realização da tarefa 1, deverá publicar uma mensagem no fórum 1 da sessão com a indicação do endereço do sítio de social bookmarking criado. O assunto da mensagem deverá ser «sítio de social bookmarking de <primeiro e último nome do formando>». Para evitar erros no endereço, deverá copiar o endereço da barra do navegador e colar na mensagem.

Tarefa 2 – A realizar entre 12 e 13 de Novembro
Seleccionar um dos sítios de social bookmarking indicados no Fórum 1, e comentar a selecção de recursos (pertinência do conteúdo, adequação ao público-alvo, adequação da etiquetagem e da descrição utilizadas). O comentário deverá ser feito sob a forma de mensagem de resposta ao sítio seleccionado.

Tarefa facultativa
Utilizando, se necessário, o guia «Integração de marcadores sociais no blogue» disponibilizado na secção de leituras facultativas, adicione ao seu blogue duas miniaplicações html/javascript: a) Uma com a nuvem de etiquetas do seu sítio de social bookmarking b) Outra com as últimas 10 adições do seu sítio de social bookmarking Indique no fórum 2 o endereço do blogue onde adicionou os marcadores sociais Nota: O guia refere-se aos blogues alojados na plataforma blogspot.

2