NURBS

NON UNIFORM RATIONAL BASIS SPLINE Modelo matemático usado regularmente em programas gráficos para gerar e representar curvas e superficies. 01

INDICE
1. Definições de CAD | CAM | CNC 2. Startup Template 3. Linha de Comando 4. Gerenciadores de Arquivos 5. Gerenciadores das Viewports 6. Gerenciadores dos objetos 7. Configurações 8. Visualização e Rendering 9. Ferramentas de Curvas 10. Ferramentas de transformação 11. Ferramentas de superfícies e solidos 12. Polyline 13. Retângulo 14. Trim e Split 15. Move 16. Mirror 17. Scale 1D 18. Copy 19. Painel de opções 20. Grid Extents 21. Objeto Snap | Snap | Ortho 22. Propriedades do objeto 03 05 06 06 06 06 06 06 07 07 07 08 08 09 10 11 12 12 13 13 14 15 23. Command Help 24. Layer 25. Tipo de linha 26. Largura de linha 27. Viewport TOP 28. Coordenadas 29. Utilização de coordenadas 30. Vistas Ortográficas 31. Diedros 32. Dimensões 33. Propriedades das dimensões 34. Dimensão Linear 35. Dimensão em ângulo 36. Dimensão do Raio 37. Join e Explode 38. Arco 39. Edit Point 40. Leader e Propriedades 41. Hachuras 42. Textos 15 16 16 17 18 18 18 22 23 24 24 25 25 26 27 28 29 30 31 32

02

CAD (Computer Aided Desing - Projeto Assistido por Computador)
O termo CAD pode ser definido como: Processo de projeto que se utiliza de técnicas gráficas computadorizadas, através de programas (software) de apoio, auxiliando na resolução dos problemas associados ao projeto.

03

CAM (Computer Aided Manufacturing . fresamento.C. 04 . tais como. Assim sendo. o termo CAM é empregado para todas estas disciplinas e para qualquer outra que possa surgir. corte a Laser.Fabricação Assistida por Computador) Refere-se a todo e qualquer processo de fabricação controlado por computador. torneamento.N. (Centro de Controle Numérico) Atualmente a sigla (CNC) engloba diversos processos automáticos de fabricação. oxicorte. entre outros. C.

05 . Para cada situação de trabalho você deverá optar por uma opção que mais se adéqüe. A melhor opção para os nossos exercícios é a indicada no exemplo acima .Millimeters.Startup Template Ao iniciar o programa uma janela de opções de modelo será exibida.Large Objects .

exportar. imprimir e etc. Configurações Grupo de ferramentas utilizadas no gerenciamento das propriedades e configurações. invisibilidade. 06 . importar. propriedades do objeto. Visualização RENDERING Grupo de ferramentas utilizadas para visualização do objeto nas viewports. zoom out. redo e etc. rotacionar. travamento. Gerenciadores dos Objetos Grupo de ferramentas utilizadas no gerenciamento dos objetos como: objeto snap. undo. Gerenciadores das Viewports Grupo de ferramentas utilizadas no gerenciamento das viewports como: movimentar. sugere ou questiona os próximos passos para se utilizar determinadas ferramentas. Indica. Gerenciadores de Arquivos Grupo de ferramentas utilizadas no gerenciamento de arquivos como: salvar.Linha de Comando Um dos itens mais importantes no momento do modelamento. camadas. seleções de curvas e objetos. zoom in.

Ferramentas de Transformação Grupo de ferramentas utilizadas para transformação de objetos construídos em curvas. Ferramentas de Superfícies e Solidos Ferramentas utilizadas para construção e edição de superfícies e sólidos (objetos 3D). 07 . superfícies e sólidos.Ferramentas CURVAS Ferramentas utilizadas para criação e edição de curvas.

08 . finalizando com o ENTER ou botão direito do mouse.Polyline Ferramenta para construção de uma sequência de linhas. Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando. Retângulo Ferramenta para construção de um retângulo. Continuar clicando até finalizar a construção do objeto. Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando. em seguida posicionar o cursor no ponto inicial ou introduzir as coordenadas. Clicar com o botão esquerdo do mouse no segundo ponto para finalizar a construção do objeto. em seguida posicionar o cursor no ponto inicial ou introduzir as coordenadas.

Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando. Selecionar com o botão esquerdo do mouse a parte do objeto que deverá ser removida e na sequência finalizar com o botão direito. Primeiro selecionar o objeto que representará o elemento cortante. Na sequência observar as novas instruções na linha de comando. Selecionar com o botão esquerdo do mouse o objeto que representará o elemento cortante e na sequência finalizar o comando com com o botão direito. Na sequência observar as novas instruções na linha de comando.Trim Ferramenta utilizada para cortar um objeto. 09 . Primeiro selecionar o objeto que será dividido. em seguida clicar no botão direito do mouse para aceitar a escolha. Split Ferramenta utilizada para dividir um objeto. em seguida clicar no botão direito do mouse para aceitar a escolha. em seguida observar as instruções na linha de comando. em seguida observar as instruções na linha de comando. Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando.

Na sequência observar as novas instruções na linha de comando. Selecionar com o botão esquerdo do mouse o ponto do objeto que deverá ser movido e arrastá-lo até o ponto desejado (ou introduzir as coordenadas) clicando o botão esquerdo novamente para finalizar o comando.MOVE Ferramenta utilizada para cortar um objeto. em seguida observar as instruções na linha de comando. Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando. em seguida clicar o botão direito do mouse para aceitar a escolha. Primeiro selecionar o objeto que será movido. 10 .

Primeiro selecionar o objeto que será espelhado. Na sequência observar as novas instruções na linha de comando. B Linha do ESPELHO objeto a ser espelhado A 11 . Pronto.Mirror Ferramenta utilizada para espelhar um objeto. em seguida clicar no botão direito do mouse para aceitar a escolha. o objeto já se colocou na posição espelhada. Selecionar com o botão esquerdo do mouse o primeiro ponto (A) da linha do espelho selecionando o ponto (B) logo em seguida. em seguida observar as instruções na linha de comando. Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando.

Observe as novas instruções na linha de comando. em seguida observar as instruções na linha de comando. Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando. Pressione o botão direito ou tecle enter para finalizar a cópia. Primeiro selecionar o objeto que será transformado. Selecionar com o botão esquerdo do mouse o primeiro ponto do objeto e logo em seguida o segundo ponto. 12 . Selecione o objeto que será copiado e em seguida clicar no botão direito do mouse para aceitar a escolha. Copy Ferramenta utilizada para copiar um objeto. Arraste o mouse até o ponto desejado e clique o botão esquerdo. Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando. em seguida observar as instruções na linha de comando. o objeto já está com a nova dimensão. Na sequência observar as novas instruções na linha de comando. Pronto. em seguida clicar no botão direito do mouse para aceitar a escolha. Selecione com o botão esquerdo do mouse o primeiro ponto do objeto e arraste até o local desejado.Scale 1D Ferramenta utilizada para transformar a dimensão de um objeto em um único eixo.

Grid Extents Configura o tamanho do grid nas viewports Painel de Opções Ferramenta utilizada para configuração do software 13 .

Objeto Snap Ferramenta utilizada para criar pontos magnéticos com os objetos. End Near Point Mid Cen Int Perp Tan Quad Knot ponto final do objeto qualquer ponto na extensão da curva do objeto ponto do objeto ponto médio da curva do objeto ponto central do objeto intersecção das curvas dos objetos ponto perpendicular a curva do objeto ponto tangente a curva do objeto pontos quadrantes curva do objeto pontos knots da curva do objeto Snap Ferramenta utilizada para criar pontos magnéticos com o grid. Ortho Ferramenta utilizada para criar alinhamentos ortogonais dos objetos com o plano. 14 .

Command Help Ferramenta utilizada para auxiliar o usuário em situações de dúvidas no momento da utilização de um determinado comando. 15 .Proriedades do objeto Ferramenta utilizada para configurar as propriedades do objeto selecionado.

Layer Ferramenta utilizada para colocar o objeto selecionado em camadas.Proriedades do objeto Ferramenta utilizada para configurar as propriedades do objeto selecionado. linha contínua Tipo de Linha Ferramenta utilizada para configurar o tipo de linha no objeto selecionado. 16 .

17 .Proriedades do objeto Ferramenta utilizada para configurar as propriedades do objeto selecionado. linha traço e ponto linha tracejada Largura da linha Ferramenta utilizada para configurar a largura da linha no objeto selecionado.

y. Nos quadrantes I e III os sinas de x.+) e (-. Para retornar. Utilização de Coordenadas X.-).Viewport TOP Duplo clique com botão esquerdo do mouse sobre o nome da viewport para ativar a janela em toda a área de trabalho. respectivamente.y são os mesmos (+. A localização de um ponto P no plano cartesiano é feita pelas coordenadas do plano x.y são opostos (-. Viewport TOP Utilizaremos durante todo o 1o. repetir o duplo clique.+) e (+.20 X=10 Y=20 Separar as coordenadas utilizando a vírgula 18 .Y 10. bimestre a viewport top para construção dos desenhos 2D.-). já nos quadrantes II e IV os sinas de x. Coordenadas O plano cartesiano contém dois eixos perpendiculares entre si.

X=0 Y=0 Utilização de Coordenadas X=100 Y=0 X.Y Separar as coordenadas utilizando a vírgula X=100 Y=100 X=0 Y=100 19 .

Y Separar as coordenadas utilizando a vírgula X=250 Y=0 X=250 Y=100 X=150 Y=100 20 .X=0 Y=0 Utilização de Coordenadas X=150 Y=0 X.

X=150 Y=0 Utilização de Coordenadas X=0 Y=-150 X.Y Separar as coordenadas utilizando a vírgula X=0 Y=-250 X=100 Y=-250 X=100 Y=-150 21 .

Vistas Ortográficas Vista Inferior Vista Posterior Vista Lateral Direita Vista Frontal Vista Lateral Esquerda Vista Superior Vistas Ortográficas A projeção ortogonal é a representação bidimensional de um objeto tridimensional. Vista Frontal Vista Lateral Direita Vista Lateral Esquerda Vista Superior Vista Inferior Vista Posterior 22 .

Diedro X X Y Y 3o.Eixo Y 1o. Diedro Eixo X Y X X Y 23 .

Propriedades das Dimensões Selecionar a pasta Defaut para acessar as propriedades das dimensões Ajustar as seguintes opções: Number Format: Precision (precisão da cota .Dimensões Ferramenta utilizada para colocar dimensões em um objeto.número de dígitos depois do ponto) Sizes: Text Height (altura do texto) Sizes: Text Gap (distância entre o texto e a linha de cota) Dimensions arrows: Length (tamanho das setas da linha de cota) 24 .

clicar com o botão esquerdo do mouse em um dos segmentos do objeto a ser medido e em seguida no outro segmento localizado em ângulo.Dimensões As dimensões devem estar distribuídas em todas as vistas do desenho. Posicionar a medida no local desejado finalizando o comando com o botão esquerdo. 25 . Não repeti-las em outras vistas. Colocar somente uma vez o valor da medida. Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando. Dimensão linear Ferramenta utilizada para indicar as dimensões dos segmentos no desenho. em seguida selecionar o objeto a ser cotado. clicar com o botão esquerdo do mouse em uma das extremidades do objeto a ser medido e em seguida na outra ponta. Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando. em seguida selecionar o objeto a ser cotado. Dimensão em ângulo Ferramenta utilizada para indicar as dimensões dos ângulos no desenho. Posicionar a medida no local desejado finalizando o comando com o botão esquerdo.

em seguida selecionar o objeto a ser cotado. clicar com o botão esquerdo do mouse e posicionar a medida no local desejado. Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando. em seguida finalizar o comando com o botão esquerdo.Dimensão do raio Ferramenta utilizada para indicar as dimensões dos raios no desenho. 26 .

Join Ferramenta utilizada para unir (costurar) as curvas separadas de um objeto. 27 . Explode Ferramenta utilizada para separar as curvas unidas de um objeto. Selecionar as linhas que deverão ser unidas e em seguida clicar na ferramenta JOIN. Selecionar o objeto que deverá ser separado e em seguida clicar na ferramenta EXPLODE.

Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando. 28 . Clicar com o botão esquerdo do mouse no primeiro ponto do arco e em seguida no segundo ponto para finalizar a construção. em seguida posicionar o cursor no ponto inicial ou introduzir as coordenadas.Arco Ferramenta utilizada para criar arcos.

em seguida clicar novamente com o botão esquerdo do mouse. em seguida selecionar o ponto da linha que será modificado. 29 .. Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando.Ponto editável do objeto Edit Point Ferramenta utilizada para mover os pontos da linha.

em seguida arrastar o mouse para construir a linha e clicar novamente com o botão esquerdo do mouse no ponto desejado.Propriedades Configurar as dimensões das setas do leader e dimensões dos textos Leader Ferramenta utilizada para criar setas e linhas informativas. Finalizar o comando com um clique no botão direito. Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando. em seguida aparecerá uma janela para digitação do texto. Seta indicando sentido da face do corte 30 . em seguida clicar no ponto desejado.

e Pattern Rotation 45 graus. Clicar OK para finalizar o comando.Hachuras Ferramenta utilizada para criar representações hachuradas no desenho Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando. em seguida clicar o botão direito para aceitar o objeto. Uma nova janela aparecerá para configuração da hachura. A configuração do Pattern Scale irá variar dependendo da escala do desenho. 31 . Configure a hachura uilizando o padrão . em seguida clicar no objeto desejado.Hatch1.

Clicar com o botão esquerdo do mouse para ativar o comando. 32 . digitar e configurar as informações. em seguida clicar no ponto onde deseja colocar o texto.Text Ferramenta utilizada para introduzir textos ao desenho. Clicar OK.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful