You are on page 1of 4

PROJETO: BOLSA CARTEIRA Material Necessário: - um retângulo de 30cmx25cm de papel paraná ou papelão; -um retângulo de 31cmx 25cm de papel paraná

ou papelão; - um retângulo de 30cm x 25cm de náilon esponjado; - em retângulo de 31cm x25cm de náilon esponjado; - um retângulo de 36x31cm de tecido de algodão estampado para o interior da bolsa; -um retângulo de 37cmx31cm de tecido de algodão para a parte externa da bolsa e dois retângulos de 14cm X 28cm para as suas laterais; - dois botões imantados; - cola contato; -estilete; - pedaços de feltro; -fita métrica; - linhas para bordar nas tonalidade do feltro a ser utilizado; - agulha para bordado; - moldes para aplicações de feltro; - prendedores de roupa. Passo a passo: 1. Transfira os moldes da aplicação desejada para os pedaços de feltro. No caso da aplicação proposta, escolhemos o motivo de flor com uma folha, cujos moldes encontram-se em anexo; 2. Sobreponha os pedaços de feltro um sobre os outros de modo que estes formem a figura desejada; 3. Comece a bordar os pedaços de feltro com pontos para bordado (sugerimos o ponto atrás, ponto caseado, pesponto), começando a costurar pelas partes centrais e deixando a margem mais externa livre para que possamos costurá-la diretamente no tecido da parte externa da bolsa;

de náilon esponjado e de papelão ou papel paraná na seguinte forma: a) o pedaço de papelão de 30cm X 25cm. 7. pegue a cola contato e passe ao longo de todo o contorno das laterais fazendo movimentos circulares semelhantes a espirais.4. 6. abra novamente os tecidos das laterais da bolsa e estenda-os sobre uma superfície plana com o lado avesso para cima. 8. Comece a trabalhar pelas partes laterais: dobre os retângulos que medem 14cm x 28cm ao meio formando um quadrado de 14cmx14cm. para que não haja equívocos no momento de montagem da bolsa reserve os pedaços de tecido. Aconselhamos a cortar os cantos com as duas laterais sobrepostas de modo que os seus contornos se asemelhem. Lembrar que o papel deverá ser deslizado no sentido dos lados mais largos. Cuidado para não deixar a cola atingir o centro do tecido . sobre ela deverá ser colocado o pedaço de náilon esponjado de 30cm X 25cm de modo que as laterais fiquem exatamente sobre as laterais do papelão. tal como as laterais da mesa. Repita este procedimento 3 a 4 vezes. 5. Pegue os dois retângulos de papelão e deslize-os sobre as laterais de uma superfície plana. . e sobre o náilon coloque o tecido escolhido para a parte interna da bolsa. deverá ser posicionado com as pontas viradas para cima. b) o pedaço de papelão de 31cm X 25cm deverá ser posicionado com as pontas viradas para baixo. de modo que o papelão ou papel paraná forme uma leve curvatura. de modo que sobre uma margem de aproximadamente 3cm para cada lado. dobre o quadrado ao meio novamente e corte as pontas soltas de forma que estas façam uma curvatura. sobre ele deverá ser colocado o pedaço de náilon esponjado de igual tamanho de modo que as laterais fiquem exatamente sobre as laterais de papelão. sobre o náilon coloque o pedaço de tecido escolhido para a parte externa da bolsa de modo que sobre uma margem de 3cm para cada lado.

13. Reserve. 15. reserve e deixe secar por um ou dois minutos 12. Não esquecer que deverá haver uma sobra de tecido de aproximadamente 3cm para cada lado. tendo o cuidado de garantir que o tecido fique suficientemente esticado. coloque as travas e baixe as suas abas. 18. .9. começando pelos cantos e depois as laterais. Faça o mesmo com a parte externa da bolsa. 17. Depois de dois minutos aproximadamente. coloque as travas dos botões sobre o local desejado e marque com caneta por apenas um lado da bolsa. Passe cola por toda a margem de sobra do tecido. depois dobre novamente de modo que as laterais do tecido sejam coladas. Pegue a parte interna e prenda-a com grampos de roupa no formato da bolsa. fazendo movimentos circulares e depois faça o mesmo nas beiradas do papelão. Pegue a fita métrica e meça 5cm de cala lado para o posicionamento dos botões. o náilon e o tecido que foram reservados para a parte interna da bolsa e vire-os de forma que seja respeitada a seguinte ordem de cima para baixo: papelão. Pegue um estilete ou uma tesoura de ponta fina. comece a colar as margens do tecido no papelão. Coloque os botões nas perfurações feitas pelo lado de dentro da bolsa. 14. náilon e tecido. Reserve e deixe a cola secar um pouco (1 a 2 minutos já é suficiente). 10. 11. Pegue o papelão. 16. e fure nos espaços marcados de modo que o outro lado do papelão também seja perfurada. Ainda com a parte interna presa por grampos. tendo apenas o cuidado de que estes irão manter a mesma simetria.

espere secar por apenas 2 minutos. 24.19. b) se não tiver habilidade no bordado para esconder os arremates. Aconselhamos que os grampos apenas sejam retirados após algumas horas. 23. e fixe-o com pontos de bordado. 25. Deixe secar por um ou dois minutos e cole-os nas laterais da bolsa. Sua bolsa está pronta para ser utilizada. Após um pequeno período de secagem da cola una a parte externa a interna de modo que as suas margens fiquem rentes. sejam mantidos por 24h. Aplique o motivo de feltro no local desejado na parte externa da bolsa. e passe cola nos cantos retos conforme a foto ao lado. . 22. Pegue os tecidos das laterais que foram coladas no início do projeto. 20. Porém deve ter cuidado para que a aplicação não fique torta em razão da falta de tensão no tecido. Agora é só arrazar! Dicas: a) use a sua criatividade para compor novas estampas e trabalhar com outros motivos e outras espécies de aplicação. e faça o mesmo procedimento na superfície do papelão da parte interna. 26. 21. e depois utilize suas mãos para pressionar e fixar as bordas das laterais no papelão.Pegue a parte externa da bolsa já com a etapa 12 e 13 concluídas e coloque-o sobre a mesa com a parte do papelão disposta para cima. passe novamente cola contato por toda a sua lateral. Passe a cola contato na parte da curvatura da parte interna. O bastidor lhe ajudará a colocar a aplicação de modo que ela fique bem esticada. tente fazer a aplicação antes de fazer a colagem da bolsa escondendo o início do bordado e o seu arremate pelo lado avesso do tecido externo. e se houver disponibilidade de tempo. prenda todas as bordas com grampos de modo que estes permitam uma colagem firme até a secagem completa da cola.