Guião Orientador

Procedimentos de realização
À DESCOBERTA DO PASSADO – EXPANSÃO MARÍTIMA PORTUGUESA Objectivos do trabalho
Este trabalho vai permitir:  rever e consolidar alguns assuntos estudados na unidade referente à expansão marítima portuguesa, mais propriamente, Tema B – Do Século XIII à União Ibérica e Restauração (século XVIII), Subtema 3 – Portugal nos séculos XV e XVI de História e Geografia de Portugal; satisfazer o gosto de aprender mais a partir do estudo dos assuntos apresentados na unidade acima mencionada;  responder a várias questões sobre a expansão marítima portuguesa;  trabalhar de forma autónoma, criativa e cooperativa (responsabilizar-se por um projecto comum);  recolher, seleccionar, organizar e interpretar informação a partir de várias fontes de conhecimento:  utilizar vários recursos: livros, ficheiros dos programas Word e PowerPoint, blogue;  comunicar de forma adequada e criativa;  produzir um texto escrito com determinadas características;  produzir um trabalho com elementos multimédia: imagens, sons…

Identificação dos alunos
Todos os alunos do 5.º Ano de Escolaridade.

Identificação do módulo/tema /unidade/conteúdo sobre o qual o projecto será desenvolvido
Tema B – Do Século XIII à União Ibérica e Restauração (século XVIII) Subtema 3 – Portugal nos séculos XV e XVI 3.1. A expansão marítima portuguesa 3.2. O Império Português no século XVI 3.3. A vida urbana no século XVI – Lisboa quinhentista 3.4. A nova imagem do Mundo

Material necessário ao aluno para a realização dos trabalhos
Pendrive, apontamentos de aula, livro de estudo, CDROM com informação.

Tarefa a desenvolver / Produto final a apresentar
O trabalho será realizado nas aulas de História e Geografia de Portugal e de Língua Portuguesa. Consistirá na recolha, selecção e organização de informação, na produção de um determinado tipo de texto e do seu aperfeiçoamento e na produção de elementos multimédia como: imagens, sons… É recomendável a utilização de ficheiros dos programas Word e PowerPoint.

Parâmetros / Critérios de avaliação
O trabalho será avaliado tendo em conta:  o interesse, a responsabilidade, o empenho e a autonomia demonstrados;  a capacidade de organização e de cooperação;  a capacidade de redigir um texto respeitando a tipologia, o tema, a coerência, a estrutura e a coesão, usando um vocabulário adequado e variado e revelando correcção morfossintáctica e ortográfica;  a pertinência das imagens;  a clareza e lógica dos elementos multimédia.

Procedimentos a seguir /discriminação de tarefas a realizar
Procedimentos Após termos estudado a unidade sobre a Expansão Portuguesa de História e Geografia de Portugal, vamos rever alguns dos seus assuntos e realizar um pequeno projecto de trabalho, nas próximas aulas de História e Geografia de Portugal e nas aulas de Língua Portuguesa, usando programas do computador, Internet, atlas e enciclopédias. Mãos à obra! A - A turma será dividida em 5 grupos de 5 elementos e 1 grupo de 4 elementos. Escolhe o teu grupo. B – Sigam as etapas que vos propomos: 1. Escolher um nome para o grupo, relacionado com a Expansão Marítima. 2. Ir ao blogue, escrevendo o endereço: http://descobertadopassadoexpansaoportuguesa.blogspot.com 3. Procurar o guião orientador do projecto À Descoberta do Passado – Expansão Marítima. 4. Explorar a informação contida no blogue. 5. Visualizar os vídeos “Descobrimentos Portugueses” e “Mar Português” (Texto de Fernando Pessoa). 6. Dividir o grupo de trabalho em dois subgrupos e resolver a ficha n.º 1 do Caderno de Actividades de História e Geografia de Portugal. Após a conclusão da tarefa, cada subgrupo troca de ficha, devendo corrigi-la consultando as soluções que se encontram na página 60 do Caderno de Actividades.

7. Os grupos voltam à sua formação inicial. 8. Ir ao blogue e procurar as seguintes fichas de trabalho: «A Caravela», «A Carreira da Índia», «As Rotas Comerciais», «Descobrimentos», «Mosteiro dos Jerónimos», «Padrão dos Descobrimentos», «Portugal nos Séculos XV e XVI», «Portugal no Século XV». Cada grupo combina como vai resolvê-las. O grupo tem três (3) dias para as enviar, por correio electrónico, à professora, devidamente resolvidas. 9. Onde pesquisar?  Livros e Enciclopédias:  Aventuras na Lisboa Quinhentista, 1529-1574, do Castelo à Rua Nova, col. O Aprender da História, Texto Editora.  História dos Barcos Portugueses, A. do Carmo Reis e José Ruy, col. Saber Quem Somos, Edições Asa.  Infante D. Henrique, Margarida Brandão e Baptista Mendes, col. Navegadores Portugueses, Edições Asa.  Os Descobrimentos Portugueses, A. do Carmo Reis, col. História Júnior, edições Asa.  Um Dia na Lisboa dos Descobrimentos, Glória Bastos, Editorial Caminho.  Atlas dos Descobrimentos, Porto Editora – BECRE.  Colecção “ Crista da Onda” – BECRE.  Internet: Podem iniciar a pesquisa escrevendo expansão marítima ou descobrimentos portugueses no local de procura dos seguintes motores de busca: www.google.pt www.sapo.pt Podem consultar os seguintes endereços: http://pt.wikipedia.org DESCOBRIMENTOS
http://descobrimentos.no.sapo.pt/ http://descobrimentos.no.sapo.pt/navegadores.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Descobrimentos http://www.tg3.com.br/descobrimentos/

AS DESCOBERTAS DO SECULO XV
http://members.tripod.com/descobrimentos/indexhtm

NAVEGADORES- A VIAGEM DE BARTOLOMEU DIAS
http://descobrimentos.nosapo.pt www.ribatejo.com/hp./historias

10. Abrir a pasta documentos partilhados. Criar uma pasta nova para o trabalho com os primeiros nomes de todos os elementos do grupo. Atenção: todos os ficheiros criados e toda a documentação deve ser guardada nesta pasta.

Cada grupo pode guardar numa pendrive a informação digitalizada que achar necessária para o seu trabalho. 11. Seleccionar as informações mais importantes e adequadas (aquelas que respondem às questões). Guardá-las, assim como às imagens a usar, na apresentação do trabalho. 12. Nas duas primeiras aulas de Língua Portuguesa que se seguirem às aulas de História e Geografia de Portugal, destinadas a esta pesquisa, redigir um texto para transmitir as informações recolhidas e interpretadas. Escolher apenas um destes três tipos de texto:  texto informativo (onde se transmitem as informações relativas ao tema);  texto narrativo (através do qual um símbolo dos descobrimentos ou um instrumento de navegação poderá aparecer personificado - usar a personificação; fazer a sua apresentação e escrever o texto narrado na 1ª pessoa);  diálogo (entre instrumentos de navegação personificados - usar a personificação -, e outra(s) personagen(s), criada(s) por vós, através do qual se vão apresentando as informações e características dos elementos que escolherem). Em qualquer uma das opções, redigir um rascunho para entregar à professora de Língua Portuguesa, no final da aula. 13. Nas aulas seguintes de Língua Portuguesa, leiam com atenção as correcções e sugestões que se encontram no rascunho do vosso texto. Sigam-nas e aperfeiçoem-no. De seguida, copiem-no para o programa Word e depois guardem-no num ficheiro da pasta dos documentos partilhados e na pendrive. Por fim, vão ao blogue http://descobertadopassadoexpansaoportuguesa.blogspot.com e copiem o texto em Word e o PowerPoint. 14. Na aula seguinte de História e Geografia de Portugal, terminem a produção de materiais em formato digital que podem englobar ficheiros de imagem, de texto (o texto redigido na aula de Língua Portuguesa) e de som, recorrendo a ferramentas à vossa escolha (Word, PowerPoint). 15. Apresentem os vossos trabalhos à turma. Sejam criativos! Surpreendam-nos! Nota: Ao longo da realização deste trabalho, sempre que consideres necessário, deves ir tirando dúvidas junto das tuas professoras.

Ajudas cognitivas
 Consultar todos os vídeos, textos, PowerPoints e sites inseridos no blogue;  Realizar as fichas de trabalho que aí se encontram, para consolidação de conhecimentos. Endereço do blogue: http://descobertadopassadoexpansaoportuguesa.blogspot.com

Data de entrega /apresentação do trabalho
19 de Maio de 2011 (Quinta-feira).

Cronograma das tarefas a realizar
Cinco blocos de noventa minutos de História e Geografia de Portugal:

1.º bloco de 90 minutos:  Visualização de toda a informação inserida no blogue;  Esclarecimento de dúvidas. 2.º bloco de 90 minutos:  Continuação da visualização da informação do blogue;  Esclarecimento de dúvidas; 3.º bloco de 90 minutos:  Selecção da informação para realização de trabalhos em Word e Powerpoint;  Início do trabalho a apresentar pelos alunos nos formatos acima mencionados. 4.º bloco de 90 minutos:  Finalização do trabalho a apresentar pelos alunos. 5.º bloco de 90 minutos:  Apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos. Dois blocos de noventa minutos de Língua Portuguesa: 1.º bloco de 90 minutos:  Elaboração de textos a incluir no trabalho.  Esclarecimento de dúvidas / aperfeiçoamento de texto. 2.º bloco de 90 minutos:  Continuação da elaboração de textos;  Esclarecimento de dúvidas / aperfeiçoamento de texto.