You are on page 1of 22

Tutorial Básico de Edição de Video e Elaboração de Menus.

Link para baixar versão em PDF Tutorial

Introdução Com a recente popularização dos chamados gravadores de mesa, muitos usuários desses equipamentos não querem ficar na dependência de ter que executar edições imprecisas de seus vídeos diretamente nesses aparelhos e muito menos ter que aceitar somente os menus ‘toscos” que eles oferecem. A solução ideal é efetuar as gravações em mídias regraváveis DVD -RW , +RW, DVD-RAM, que podem ser apagadas e reutilizadas inúmeras vezes e empregar posteriormente o computador para processar os trabalhos de edição, autoração e gravação final. Nosso trabalho compreende 4 etapas: 1- Utilização do gravador de mesa 2- Passar o vídeo gravado para o PC 3- Edição 4- Autoração e gravação do DVD Programas utilizados: VOB2MPG (Free) TMPGEnc DVD Author Womble Mpeg Vídeo Wizard (CUBO) Parte 1 – Utilizando seu gravador de mesa Como o objetivo é editar e autorar o DVD no PC, use mídia regravável de boa qualidade. Grave preferencialmente utilizando a configuração para 2hs, geralmente SP e com outros nomes dependendo do gravador. Evite utilizar a configuração de gravação para 1hr. Esse tipo de gravação utiliza um pico de bit rate acima dos 8000 Kbits/sec e pode não reproduzir em alguns DVD Players Alguns gravadores apresentam boa qualidade em gravações de até 4hs. Gravações acima de 4hs não apresentam boa qualidade e devem ser evitadas, mas isso é uma escolha individual.

Parte 2 – Passando seu vídeo gravado para o PC Temos dois tipos de mídias regraváveis a serem utilizadas: 1- Midias RW (+RW e -RW) Geram arquivos DVD-VIDEO em pastas Audio_TS (sempre vazia) e Video_TS onde encontramos os arquivos que nos interessam, os VOB's, embora existam outros tipos de arquivos dentro do DVD. 2- Midias DVD-RAM Geram arquivos DVD-VR. O arquivo que nos interessa é o VRO que se encontra dentro da pasta DVD-RTAV Verifique no manual de seu aparelho quais os tipos de mídias regraváveis podem podem ser utilizadas Existem diferentes formas de se passar o conteúdo do DVD gravado para o HD. Vou ensinar a utilizar uma para DVD-Video e outra para DVD-VR Parte 3 – Transferindo arquivos e Editando seu DVD Primeiro vamos passar os arquivos do DVD-Vídeo ou do DVD-VR* para MPEG 2, formando um só arquivo contínuo e sem perdas com o TMPGEnc DVD Author (TDA). Esse procedimento facilita o trabalho de edição pelo CUBO

Clique em Create New Project .

Clique em Add DVD vídeo .

do DVD no driver . No exemplo temos um DVD-RTAV e foi selecionado o arquivo a partir do drive ação.Selecione a pasta que contém seu vídeo. Se tivéssemos um DVD-vídeo selecionaríamos a pasta VIDEO-TS.

Clique em Next .

Marque o opção Copy The clip Vídeo data to the HDD. Clique em OK . Selecione o destino de seu arquivo MPEG2 a ser criado utilizando o Browse.

mpg.Nosso arquivo MPEG2 está sendo criado no exemplo com o nome de TDA-DVS-2006-01-23-001. .

. clicando nesse momento em OK..Clique em Cancel e em seguida em YES O TDA permite que se faça edição através dele.. entretanto é uma edição ruim. . pois não permite a inserção de efeitos que melhoram os cortes.

Não necessita de explicação Uma só janela para selecionar o VOB (Pasta Video_ TS) e o diretório para onde vai o MPEG2 Facin né? *OBS: Os arquivos VRO podem ser transportados diretamente para o HD pelo Explorer ou TDA ..displaylang=en Primeiro instale o Net Framework 2 Depois o instale o programa VOB2MPG O uso é brincadeira.com/downloads/details.Acima com tarja cinza temos o arquivo MPEG2 criado Utilizando o VOB2MPEG (programa free) para a mesma função em DVD-Video (mídias RW): Link para download: http://download.....videohelp.com/download/VOB2MPG25.microsoft.zip Será necessário o Net framework 2: http://www.

clique em Vídeo. . clique na pasta logo acima de Files e selecione o arquivo criado pelo TDA ou puxe o VRO do HD se vc usou o Explorer.Utizando o Womble Mpeg Vídeo Wizard na edição do MPEG2 Deprên Janela do programa: Selecione a Aba FILES.

entretanto o programa oferece outro método utilizando o monitor de entrada. utilizando a função mark IN e OUT. Muitos dos programas de edição trabalham com um só monitor. Como a maioria do colegas usa somente o monitor de saída e eles poderão responder eventuais perguntas . ajuda muito a fazer coletânea de trechos do video. Assim que aparecer. fica assim por . é só arratar do monitor para a timeline Mas deixem essa função para usar futuramente Uso outro programa para edição e não tenho condições de avaliar qual seria o melhor método. arraste-o para a timeline conforme a ilustração Imagem reduzida 90% do seu tamanho original [ 709 x 438 ] Aqui farei a explicação da edição utilizando somente o monitor de saída. que está detalhado no Tutorial do Programa feito pelo amigo Capeto e está em meu rodapé para download.Dependendo do tamanho do arquivo a importação demora um pouquinho. Após efetuar as marcações. O trabalho com o primeiro monitor.

.. Ao localizar o ponto exato do inicio do corte clique em Split Clip (Tesoura) também localizado no painel (2) o mesmo para o final da cena que deseja cortar. Para maior facilidade tecle use as ferramentas do canto inferior esquerdo (2). Lendo o tutorial do Capeto com atenção devemos decidir a respeito do modo a ser empregado Mova o cursor (1) até o ponto próximo de onde deseja iniciar o corte. ...enquanto.

movendo o cursor e reproduzindo no monitor . confira como ficou. clique sobre ele e em shift +delete Note que fica um espaço vazio entre os cortes se vc não apertar a tecla shift em conjunto com delete. Faça todas as edições necessárias e em cada uma delas convém inserir um efeito de transição para suavizar a passagem entre as cenas. escolha um efeito. arraste até o ponto do corte e solte. Para isso selecione a aba Effect.Definidos os pontos de corte.

Observe os atalhos do teclado correspondente a cada ação para agilizar seu trabalho. Efetuados os cortes. fades e tudo que se fizer necessário passamos a etapa de gerar o novo MPEG2 editado. arrastando o cursor para antes do efeito e clicando em play Muitas vezes é interessante e até fundamental usar o recurso Fade. inseridos os efeitos. arrastado as extremidades ou clicando com o mouse do lado esquerdo e definindo o tempo.Podemos clicar sobre o efeito e aumentar a duração dele.. Clique no botão vermelho (Export) do painel (2) .. que pode ser acionado clicando sobre o vídeo com o lado direito do mouse e selecionando Add Defaut fades ou estabelecendo valores para tempo de duração de vídeo e áudio utilizando a opção fade. Sempre conferindo no monitor como ficou.

deixe a marcação em automatic..Dê um nome ao seu vídeo e escolha onde salvá-lo. Clicando em Details podemos observar os trechos que serão re-encodados (v ermelho) Clique em Salvar e inicia o processo da confecção do MPEG2 editado .

. Colocando Áudio no Menu Programas Womble Mpeg Vídeo Wizard TMPGenc DVD Author ..utilizando todos os seus recursos é imprescindível ler o tutorial do programa feita pelo Capeto que pode ser encontrado em meu rodapé. Está tudo lá e muito bem feito. Para usar o programa com maior eficácia e qualidade .O objetivo dessa introdução ao Womble Mpeg Vídeo Wizard é somente dar o pontapé inicial..... Repeat São mais de 100 páginas e eu não poderia obviamente colocar muita informação aqui..

Background Audio em mp3: Pantera Cor de Rosa Abra o CUBO Selecione em IMAGE a figura desejada Arraste a imagem para a timeline .

Clicando no imagem transportada para timeline. podemos aumentar o tempo de duração da reprodução arrastando pela extremidade (1).5 seg. Selecione agora o áudio e arraste para a timeline . na figura corresponde a 5. mas definiremos esse tempo depois em função do corte no áudio Observe que na medida em que arrastamos a imagem o tempo em segundos vai sendo mostrado.

. Agora sim aumente o tempo de reprodução da imagem de modo que termine junto com o áudio editado. Split Clip. Ao achar esse ponto acione a “tesoura”.Imagem reduzida 86% do seu tamanho original [ 741 x 615 ] Antes de estabelecer o tempo de duração da reprodução. acione play e escolha o ponto ideal onde o áudio poderá ser cortado.

. Em Arquivos do Tipo. selecione o arquivo feito no Cubo Pronto! Imagem reduzida 81% do seu tamanho original [ 789 x 663 ] .. na aba Motion Menu. depois de clicar em edit menu theme. clique sobre o background..Clique com o mouse do lado direito sobre a imagem na timeline e acione Add Defaut Fades. que deve corresponder ao tempo do vídeo criado pelo CUBO.. Faça o mesmo com o áudio. configure o tempo de reprodução do menu. selecione MPEG file. Siga os mesmo procedimento de geração do MPEG2 explicado no tutorial Inserindo o menu com áudio no TDA Em Menu Display Settings. Quando da etapa de confecção do menu.

Duvidas e comentários .