You are on page 1of 25

Psicofisiologia

Sistema Endócrino

ÍNDICE Índice 

Sistema Endócrino

. as glândulas endócrinas utilizam as hormonas que lançam directamente no fluxo sanguíneo. interagindo com o sistema nervoso. Enquanto o sistema nervoso envia as mensagens para todo o corpo através de sinais eléctricos. Estes mensageiros químicos são conduzidos pelo sangue às mais diversas parte do corpo.Sistema endócrino Este sistema tem um papel fundamental no comportamento.

Assim. do qual o sistema endócrino também faz parte e. a sua condição física. o estado de espírito de um indivíduo. em função do qual. responde. ou melhor ainda.O sistema endócrino. são um todo. como todas as células de um organismo vivo. a sua condição psico-fisiológica. . não é também um sistema isolado. dando respostas em função de sinais vindos tanto do meio exterior como do meio interno no próprio organismo.

fechando-se o ciclo e garantindo-se o equilíbrio. pois assim atingir-se-ia a situação de ruptura que conduziria à morte. Então. o chamado retrocontrolo. no que se refere ao sistema hormonal. .Para que um ser se mantenha vivo é necessário que permaneça em equilíbrio. irá inibir a secreção da primeira. A segregação de uma determinada hormona no sangue faz-se sempre de uma maneira controlada. Para que não se criem situações de ruptura irreversíveis desequilíbrio existem mecanismos de auto-regulação. ou seja. induzirá directa ou indirectamente a libertação de outra substância que. não se verifica indefinidamente. dentro de determinados parâmetros. por sua vez. nomeadamente. a libertação dessa substância.

sabe-se que existe uma troca de informação. Hipófise Hipotálamo Tiróide Córtex supra-renal Pâncreas Medula supra-renal Ovários Testículos . sob influência do hipotálamo. que interactuam funcionando de uma forma integrada. uma acção concertada entre o sistema endócrino e o SNA.Durante muito tempo pensou-se que o sistema endócrino e o sistema nervoso funcionavam independentemente. Hoje.

. a emotividade etc. daí a importância do seu estudo em psicologia. as supra-renais. a tiróide. o pâncreas.O sistema endócrino afecta o crescimento. a sexualidade. as glândulas sexuais. Algumas glândulas endócrinas que afectam o comportamento humano são: a hipófise. Coração Glândula suprarenal Glândula pineal Tiróide Rim .

É considerada a glândula-mestra . o cérebro endócrino . controla a actividade da tiróide. encontrando-se ligada ao hipotálamo através do pedúnculo hipofisário. porque.Hipófise A hipófise. das suprarenais dos testículos e dos ovários. Medula espinal Cerebelo Bulbo . É constituída por 2 lóbulos. encontra-se situada na base do cérebro. através de estimulinas. produzidas pelo lobo anterior. A hipófise actua em ligação com o hipotálamo na regulação das concentrações de grande parte das hormonas. pesando cerca de 600 mg. ou glândula pituitária.

Anomalia que caracteriza os anões. O seu hiperfuncionamento provoca o Gigantismo. Perturbação patológica que se manifesta no crescimento para além do normal. do crânio e dos maxilares.A insuficiência do funcionamento da hipófise. durante a infância. das mãos. Se o hiperfuncionamento se dá após a adolescência provoca a Acromegalia Crescimento exagerado dos pés. . é responsável pelo Nanismo.

a sede. através da variedade dos seus dispositivos de regulação. Hipófise . a actividade sexual e a reprodução. a temperatura. assegura comportamentos indispensáveis à vida: a fome.O hipotálamo e a hipófise constituem um sistema coordenado que.

baixando-o.Pâncreas A insulina é a hormona produzida pelo pâncreas que aumenta a transformação de comida digerida ou de alimentos em gordura distribuída pelas células do corpo e que regula o metabolismo do açúcar. Duodeno . Pâncreas A hipofunção desta glândula provoca a diabetes.

Uma das hormonas produzidas pela tiróide é a tiroxina. que regula o metabolismo celular. interagindo com o sistema nervoso simpático e com outras glândulas. .Tiróide A tiróide encontra-se localizada à frente da parte superior da traqueia.

aumento de peso. letargia e sensação permanente de fadiga hipotiroidismo. As pessoa que segregam grandes quantidades de tiroxina apresentam sintomas de hiperexcitabilidade. O hipofuncionamento da tiróide pode provocar. Tiróide . o Cretinismo.Uma carência de tiroxina pode provocar. insónias e perda de peso hipertiroidismo. irritabilidade. Caracterizado por um crescimento raquítico e atraso mental. nos adultos. nas crianças.

Esta última aumenta a tensão arterial e a age como neurotransmissor no sistema nervoso. a adrenalina e a noradrenalina. entre outras.SupraSupra-Renais Glândulas supra-renais As glândulas supra-renais estão localizadas na parte superior dos rins e segregam. .

. A energia necessária é suprida pela glicose libertada pelo fígado. ansiedade e angústia. produzindo efeitos semelhantes aos do sistema nervoso simpático: a tensão arterial sobe. a adrenalina lançada no sangue mobiliza as energias. As glândulas supra-renais desempenham um importante papel quando experimentamos as sensações de medo.Em situações de stress ou de perigo. aumenta a tensão nos músculos. modifica-se a distribuição do sangue.

. os testículos . Existem dois tipos de glândulas sexuais: os ovários .produzem a progesterona e os estrogénios que activam o sistema reprodutivo da mulher. É no decurso da puberdade que as glândulas sexuais ou gónadas desencadeiam grandes transformações.Glândulas sexuais As glândulas sexuais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e no comportamento humano.produzem as testosterona que activa o sistema reprodutivo do homem.

mudança de voz. da barba. isto é.Testosterona Esta hormona favorece o crescimento muscular e ósseo. etc. ocorre o desenvolvimento de caracteres sexuais secundários: o crescimento dos órgãos sexuais. os traços físicos que distinguem os sexos. concretamente a produção de espermatozóides pelos testículos. crescimento dos pêlos axilares e púbicos. Paralelamente. Testículo . bem como o desenvolvimento dos caracteres sexuais primários. é directamente responsável pela reprodução.

o crescimento das mamas. o crescimento dos pêlos axilares e púbicos. O termo estrogénio designa as hormonas sexuais femininas que provocam as mudanças pubertárias (menstruação) e a capacidade de reprodução.Progesterona e Estrogénio A progesterona estimula o desenvolvimento dos órgãos sexuais e permite o prosseguimento da gravidez. . É esta hormona que desencadeia o aparecimento dos caracteres sexuais secundários: o alargamento das ancas. etc.

 impulsionam o comportamento sexual.  coordena. a actividade sexual e a reprodução. com o hipotálamo a fome. das suprasuprarenais e das glândulas sexuais. o medo ou angústia.    Hipófise _______ Pâncreas Tiróide Insulina Tiroxina regula o nível de açúcar no sangue.  proporcionam a ovulação/produção de esperma. actuam na activação das energias corporais: aumento da pressão do sangue e Adrenalina da tensão muscular. SupraSupra-renais Noradrenalina  dominam nas situações de ansiedade. a sede.Glândulas endócrinas Hormonas  Funções controla a actividade da tiróide.  influência o crescimento.  Sexuais Comportamento Sexual . regula o metabolismo celular. Testosterona Progesterona Estrogénio são responsáveis pelas características sexuais secundárias.

o hipotálamo e o comportamento sexual Existe uma relação entre o comportamento sexual. .As hormonas. o hipotálamo e as hormonas sexuais. quer nos seres humanos quer nos animais.

Hipotálamo A estimulação de determinadas zonas do hipotálamo desperta. Glândulas sexuais As glândulas sexuais têm uma influência decisiva no comportamento. a ablação destas glândulas em animais domésticos altera completamente o seu comportamento. o impulso sexual. entre outras respostas. Por exemplo. o hipotálamo exerce a sua actividade de dois modos: controla a secreção das hormonas da glândula pituitária e regula o fluxo dos impulsos nervosos dos centros excitadores sexuais. . No comportamento sexual.

Ao administrar-se hormonas em indivíduos com lesões no hipotálamo anterior.Importância do Hipotálamo Nas primeiras experimentações em que se seccionou por completo o tronco do encéfalo de animais inferiores. não se conseguiu restaurar o seu comportamento copular. Ao separar-se o hipotálamo do resto do tronco do encéfalo desaparece o comportamento de copulação. Hipotálamo . Isto prova que esta área do sistema nervoso é necessária para o comportamento sexual. concluiu-se que o hipotálamo é uma área importante no regulamento do comportamento sexual.

Dentro destas destacam-se as seguintes: não ocorrem os caracteres sexuais secundários. tem tanto consequências psicológicas como físicas. nos animais superiores por exemplo. o impulso sexual desaparece. nos macacos este processo é complexo e indirecto. . Enquanto que existe uma relação directa entre o funcionamento hormonal e o comportamento sexual nos animais inferiores. praticada antes da puberdade.Importância das Glândulas Sexuais A castração no homem (ablação das gónadas).

Estes exemplos vêm demonstrar que. os testículos continuam a ter um desempenho sexual normal durante muitos anos.Concretamente. os factores psicológicos se sobrepõem aos factores biológicos. no ser humano não existe uma relação mecânica de causa-efeito. . por razões medicas. Por exemplo: a resposta sexual da mulher é independente do controlo hormonal mulheres que se submetam a uma ablação dos ovários continuam a ter um comportamento sexual normal. Por outro lado o desejo sexual não desaparece após a menopausa. na expressão da sexualidade humana. muitos homens a quem foram removidos.

Testosterona Progesterona . A sexualidade do adulto depende fundamentalmente das suas vivências. É por isso que as disfunções sexuais só raramente têm origem em disfunções hormonais. da sua história de vida e da influência social.A sexualidade humana não se reduz à testosterona. à progesterona e aos estrogénios.