Programa Capoeiras e o Meu Brasil

APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA Atualmente a Capoeira é uma das manifestações culturais que mais identificam o povo brasileiro e o Brasil. Sua característica peculiar de ARTELUTA a coloca em um patamar único de existência. Neste sentido ela mostra inúmeras faces de trabalho. Como arte, por exemplo, tem musicalidade forte, expressão corporal fantástica, artesanato próprio, poesia, ritmo e música, tradição, ancestralidade. Como luta apresentase como defesa pessoal eficiente e historicamente comprovada. Como instrumento educativo possibilita uma gama imensurável de possibilidades na área da educação e como área do trabalho a profissionalização de seus atores sociais está em constante aprofundamento. Sua principal fonte de criação sempre veio da periferia.Num sentido filosófico se a capoeira é luta de libertação toda a manifestação cultural que caminha neste rumo, de libertação (seja social, econômica, física ou psicológica), é capoeira. Sua facilidade de se metamorfosear abriu as portas do Brasil e do mundo. A capoeira é um sucesso onde ela acontece. Sua interface com outras manifestações também acontece de maneira bem espontânea. O Samba de Roda, Maculelê, o Hip-Hop são provas disso, onde contribuí fortemente para aprimoramento e/ou o fomento dessas manifestações. Uma das dificuldades ainda presentes nos trabalhos com capoeira é a sua pouca aceitação pelos não praticantes, sobretudo os mais velhos. Onde durante tempos foi massificada uma idéia negativa de capoeira. Atrapalhando inclusive o desenvolvimento dos trabalhos com os jovens, dificultando inclusive a união familiar em suas perspectivas à prática da capoeira. Ainda como fator contribuinte dessa realidade o capoeirista não é bem visto pelas autoridades (policiais, sobretudo) e pela família nas comunidades carentes, ainda estigmatizado como arruaceiro, violento, sem futuro. Embora existam bons projetos coordenados pelo Estado que utilizam a Capoeira como instrumento de aproximação junto a comunidades carentes. Esta realidade precisa ser melhor trabalhada. Entretanto usando a face de arte da capoeira criam-se conexões entre esses agentes sociais (família, autoridades, sociedade em geral, o capoeirista) e suas gerações que possibilitam quebrar preconceitos, amadurecer o diálogo, desenvolver essa cultura para a paz e unir o núcleo familiar. Essas conexões podem ser através da interface com a dança, com a produção literária, com a música, com a harmonia estabelecida no ambiente. Isso tudo também presente na capoeira. Este projeto vai trabalhar a capoeira e outras manifestações em prol da família, da periferia, da cultura, do Estado, da cidadania e da qualidade de vida.
Projeto ABÁ – Coordenador Geral Raul Corrêa Tel.: 61-8515-2261 Email: raulaba@gmail.com Coordenadora de eventos: Stefany Rodrigues Tel.: 61-8454-7462 Email: stefanyrs@gmail.com

Haverá grande divulgação das oficinas em toda comunidade. da arte. desenvolvendo uma metodologia de arte-educação própria e reproduzível em qualquer outra comunidade carente. Projeto ABÁ – Coordenador Geral Raul Corrêa Tel.com Coordenadora de eventos: Stefany Rodrigues Tel. com ampla história em seus respectivos nichos culturais. . como São Sebastião-DF.Trabalhar a economia da cultura local.Fomentar a melhora do núcleo familiar por meio da pratica da capoeira. com qualidade e em um ambiente seguro.: 61-8454-7462 Email: stefanyrs@gmail. de melhora. da dança e do lazer de maneira espontânea. OBJETIVOS Objetivos Gerais: . Vivenciar as manifestações culturais pelo lazer é um direito e um indicador de sucesso no desenvolvimento social da comunidade. A Comunidade de São Sebastião vive esta realidade. mas está ávida por um novo caminho. ocupando os espaços apropriados e minimizando os aspectos da violência na periferia. Objetivos Específicos: . Utilizando as novas tecnologias para tornar mais real a ponte entre o passado. . . da dança. violência.Promover um ambiente de discussão permanente sobre cidadania.com . o Projeto ABÁ. um caminho de sucesso.Serão quatro oficinas interligadas por uma equipe multiprofissional.: 61-8515-2261 Email: raulaba@gmail. E isto acontece de fato quando a família permite-se vivenciá-la unida e em sua comunidade. lazer. entre outros. As aulas se realizarão na sede da ASASS e numa escola pública (a definir) da comunidade. trabalho. como cidadania. Temos como parceiros a Associação dos Artistas de São Sebastião ASASS. Auxiliando na formação cultural e artística da comunidade de São Sebastião-DF. saúde. cultura da paz e qualidade de vida por meio da cultura. . da dança e do entretenimento de qualidade.Promover a pratica da capoeira. Serão trabalhados temas transversais importantes para o saudável desenvolvimento familiar. Logo fazer da Cultura um caminho para o seu desenvolvimento social é um dever. em especial àquelas próximas aos pontos de aula.Desenvolver a cultura da capoeira e outras manifestações em comunidades carentes.Dar acesso a população em geral à cultura e o lazer por meio de oficinas culturais. Até porque seu potencial cultural vem se manifestando muito nesses últimos anos. o presente e os cenários futuros da capoeira.

honestidade à comunidade por meio da cultura.Oficina de Dança de Salão: abordando tipos de dança como o samba de gafieira.Oficina de Capoeira: abordando toda a cultura da Capoeira.Produção do Projeto/Realização das atividades As atividades contemplarão: 04 (quatro) oficinas culturais.Atuar junto aos jovens em situação de risco social e suas famílias em busca do exercício da cidadania e seu desenvolvimento cognitivo.Treinamento dos profissionais envolvidos Do 2° ao 6°mês . .Promover um ambiente de discussão e planejamento de ações que levem a profissionalização dos agentes culturais da comunidade de São Sebastião. bolero. entre outras dentro de uma perspectiva de inclusão social. .ênfase no trabalho de musicalidade e ritmos na capoeira. responsabilidade.Divulgar e disponibilizar para os artistas e professores de capoeira locais metodologias e informações para aprimoramento dos seus trabalhos em arteeducação.: 61-8515-2261 Email: raulaba@gmail. Aulas sobre História da capoeira e perspectivas de futuro para a Capoeira.Inscrições . salsa.. emocioanl e profissional.Agregar valores como ética. Ongs e grupos organizados da comunidade de São Sebastião-DF.Divulgação .Elaboração/Captação de Recursos .com .: 61-8454-7462 Email: stefanyrs@gmail. METAS E DESDOBRAMENTOS – Detalhamento do Projeto Ao longo de 6 meses de atuação serão realizadas: No 1° mês Pré produção: .com Coordenadora de eventos: Stefany Rodrigues Tel. social. .Oficina de Hip-Hop: abordando os quatro elementos formadores do hip-hop. . com treinos de Capoeira Regional. . Capoeira Angola.Promover parcerias com Escolas públicas. puxada de rede e outros. saúde. samba de roda. . . e manifestações culturais como maculelê. Projeto ABÁ – Coordenador Geral Raul Corrêa Tel. novas vertentes.Inscrições .

Raul Corrêa Coordenador Geral do Programa Capoeiras e o Meu Brasil Coordenador Geral do Projeto ABÁ Projeto ABÁ – Coordenador Geral Raul Corrêa Tel.com . . arte educadores e professores de capoeira.: 61-8515-2261 Email: raulaba@gmail.com Coordenadora de eventos: Stefany Rodrigues Tel.: 61-8454-7462 Email: stefanyrs@gmail.01 (uma) Exposição dos Trabalhos artísticos dos participantes Público alvo: Comunidade de São Sebastião. contos.05(cinco) Passeios . textos livres. poesias.Oficina de Criatividade Literária: abordando as temáticas abordadas nas demais oficinas em conjunto com a produção literária em suas várias formas.. em especial jovens e crianças em situação de risco social e suas famílias.