INSTRUÇÃO DE TRABALHO

DEQUI ITR Nº 14/LET Rev. 00-OUT/2005 Procedimento Recomendado e/ou Pontos Principais

Compressor Marca Wayne UW9/480L
Seqüência das Etapas de Trabalho Potencial de Perdas e Acidentes

OPERAÇÃO
1.Solicitar treinamento inicial, caso não o tenha. 1.Falhas ou danos ao equipamento. 1.Procurar técnico da área.

2.Verificar o nível do óleo e com- 2. Danos ao equipamento. plete-o se necessário, antes de ligar o compressor (quando lubrificado). O nível deve estar no centro do visor de nível. 3.Ligar o compressor. 3. _________

2.Completar o nível de óleo, utilizando óleo WAYNOIL através do orifício de alojamento do bujão, que encontra-se na parte frontal do carter. 3.Operar a chave liga/desliga no painel de controle. 4.Manter aberta até escoar toda a água, fechando-a em seguida.

4.Abrir diariamente a purga loca- 4.Acúmulo de água, diminuindo lizada embaixo do compressor o rendimento do equipamento. para permitir a drenagem da água. 5.Deixar o compressor funcionando, até atingir a quantidade de ar comprimido necessário pressão de 11,8 kgf/cm2. 6.Desligar o compresor.

5.Diminuição da vida útil do equi- 5.O compressor desliga (através pamento. do pressostato) automaticamente, quando o manômetro indicar uma pressão de 11,8 kgf/cm2. 6. _________ 6.Ver procedimento 3. _________

7.Anotar diariamente a hora inici- 7.O não preenchimento impossi- 7. al e final de trabalho do compres- bilita a manutenção periódica do sor na ficha de controle de horas. equipamento.

MANUTENÇÃO SEMANAL
1.Limpar semanalmente a parte externa do compressor. 1.Danos ao equipamento. 1.Fazer a limpeza com um pano úmido em toda a superfície externa do compressor.

2.Verificar o funcionamento da válvula de segurança.

2.Danos ao equipamento e às 2.Fazer a verificação abrindo a pessoas que se encontrarem na válvula e observar se o compresproximidade do compressor. sor depressuriza o reservatório. 3.Diminuição da vida útil do equi- 3.Fazer a limpeza aspirando ou pamento. espirando com ar.O elemento filtrante não deve ser lavado. 01/03

3.Limpar o filtro de ar.

fechar o registro e o compressor ligará (através do pressostato) automaticamente. do orifício de alojamento do bu(o que ocorrer primeiro).Verificar o funcionamento do pressostato das válvulas piloto/ descarga. 3.Verificar a tensão das correias. mento do filtro de ar por um nomeiro) o elemento do filtro de ar. 2. 2. te estão alinhados.Utilizar uma solução de água e sabão e elimine-os se for o caso.Retirar o filtro e substituir o elecada 200 hs ( o que ocorrer pri. caso não esteja alinha-los usando chaves específicas para desapertar e apertar as porcas da polia e do volante. 3.Diminuição da vida útil do equi. 1. O compressor desliga (através do pressostato) automaticamente quando o manômetro indicar a pressão máxima.Verificar se existem vazamen. Abrir o registro para liberar o ar comprimido do interior do reservatório. 4. para que o compressor encha o reservatório.Fazer esforço manual no ponto médio da correia cedendo de 9 a 13 mm.Utilizar óleo WAYNOIL através cada 2 meses ou a cada 200 hs pamento.Perda de rendimento do equipamento.1. MANUTENÇÃO TRIMESTRAL 1. 02/03 . fazendo com que sua pressão diminua.pamento.3.Diminuição da vida útil do equi. pamento. 3.Ver potencial 1.Mensalmente reapertar todos os parafusos e porcas. 2.ITR Nº 14/LET Seqüência das Etapas de Trabalho Potencial de Perdas e Acidentes Procedimento Recomendado e/ou Pontos Principais MANUTENÇÃO MENSAL 1. Em seguida.Perda de pressão do ar na tutos na tubulação. que se encontra na parte frontal do carter.Observar se a polia e o volana com o volante .Trocar a cada 2 meses ou a 2.1.Fazer o reaperto usando chaves específicas para cada parafuso e porca.Diminuição da vida útil do equi. bulação. jão. MANUTENÇÃO BIMESTRAL 1. vo.Fechar totalmente o registro pamento.Diminuição da vida útil do equi.Trocar o óleo do compressor a 1. 2.3. Cedendo além do estabelecido reapertar as correias.1. 1.2.Verificar o alinhamento da poli.

Lubrificar o rolamento da(s) biela(s).Diminuição da vida útil do equi. válvula de segurança. 2.Fazer exame externo do compressor a cada 7 anos. 3.Ver procedimento 1. 2.Inspecionar e limpar as válvulas a cada 1000(mil) horas de serviço.Ver potencial 3. 1. 1. 4.Sujeito a multa do órgão de inspeção.b)Ver procedimento 1.Ver procedimento 1. ficante.Ver potencial 3.Ver potencial 1.Fazer esta operação através da Comissão de Manutenção de Vasos de Pressão. espalhando na superfície de contato do rolamento.Fazer teste hidrostático do 5. 4. 5. compressor (controle a cargo da Comissão de Manutenção de Vasos de Pressão). 3. da Comissão de Manutenção de Vasos de pressão.b)Fazer esta operação através da Comissão de Manutenção de Vasos de Pressão. manômetro e tectado. 4. 5.Ver procedimento 1.Excesso de pressão não dedo pressostato. MANUTENÇÃO GERAL 1. 3. 1. 03/03 .a)Retirar a tampa superior das válvulas (situada entre a parte superior do cilindro e a tampa do mesmo) e limpar com um pano seco.Fazer exame interno do compressor (controle a cargo da Comissão de Manutenção de Vasos de Pressão).1.ITR Nº 14/LET Seqüência das Etapas de Trabalho Potencial de Perdas e Acidentes Procedimento Recomendado e/ou Pontos Principais MANUTENÇÃO SEMESTRAL 1.1.Fazer esta operação através da útil do equipamento. 2.Manter o funcionamento e a vi. 2. MANUTENÇÃO ANUAL 1.a)Lubrificar usando graxa lubripamento.Realizar anualmente a aferição 1.Substituir o rolamento inferior da(s) biela(s) a cada 1000(mil) horas de serviço. 1.