You are on page 1of 5

A Importância da Educação Física escolar

Todos nós sabemos da importância de fazer uma atividade física e de se manter ativo. Mas isto deve ser trabalhado já na infância, aliando a educação física à educação moral e intelectual, formando o indivíduo como um todo. Infelizmente muitos professores ainda desperdiçam o tempo da aula, dando uma bola aos alunos para que eles joguem futebol, vôlei, enfim, ou o que acharem melhor. Há muitos profissionais que não se preocupam em motivar os alunos. Não planejam as aulas e não tem um objetivo ou finalidade prédeterminada da aula. A educação física não se resume a correr, brincar, jogar bola, fazer ginástica...

A educação física deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre várias

modalidades do mundo dos esportes e do fitness, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, mas nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos no programa.

Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano. Mas, para que estes benefícios sejam notados é essencial manter uma regularidade nas atividades e desta forma, a meu ver, a aula de educação física deveria ocorrer pelo menos 3x por semana.

As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada série acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. Precisa existir uma relação teórica-prática na metodologia de ensino.

O professor tem de inovar e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como jogos, competições, dança, música, teatro, expressão corporal, práticas de aptidão física, jogos de mímica, gincanas, leituras de textos, trabalhos escritos e práticos, dinâmica em grupo, uso de tv, dvd, etc. O campo é muito amplo. Basta o professor ser responsável, ter seriedade e muita criatividade. Um trabalho bem feito deve estimular a longevidade com qualidade.

Por: Valéria Alvin Igayara de Souza CREF 7075/ GSP .Muito se tem falado sobre reeducação alimentar. mas será que não caberia melhor educação alimentar ou educação nutricional? (leia mais) y A Importância da Educação Física escolar Todos nós sabemos da importância de fazer uma atividade física e de se manter ativo Mas isto deve ser trabalhado já na infância aliando a educação física à educação moral e intelectual formando o indivíduo como um todo Infelizmente muitos professores .Especialista em treinamento. TAGS: y y y y y y y y y y y y y fitness educação crianças música dança jogos expressão corporal teatro competições cultura corporal mímica gincanas Resultados para " educacao " y Educação Alimentar: aprenda a comer bem Educação Alimentar .

10 MIL CRIANÇAS! (leia mais) y Falta de apetite em crianças.(leia mais) y Comer para viver A luta contra a obesidade deve atingir a todos e a melhor maneira é através da educação Somente a oferta dos conhecimentos corretos pode diminuir o crescimento da população obesa e oferecer aos jovens opções de alimentação saudável com a consciência (leia mais) y Pais que não educam Se quem ama educa os hábitos alimentares também devem ser educados com disciplina Lembrando que disciplina é saber se comportar em qualquer ambiente querendo aprender As crianças precisam ser educadas quanto à alimentação para promoverem a saúde prev (leia mais) Resultados para "criancas" y Crianças brasileiras têm doenças de adultos De tempos para cá doenças só vistas em adultos tornaram-se comuns em crianças e adolescentes Diabetes hipertensão colesterol alto e obesidade por exemplo têm atingido a população brasileira desde cedo em níveis perigosos A prevenção e o diagnóstico p (leia mais) y 10 ANOS. mais de 110 MIL PARTICIPANTES... o que fazer? A queixa de muitas mães aos seus pediatras e nutricionistas é rotineira e muitas vezes as causas podem estar nas próprias atitudes dos pais Saiba um pouquinho mais sobre como deve ser a alimentação infantil e quais as causas da falta de apetite n (leia mais) y Atividades física para crianças . mais de 110 MIL PARTICIPANTES. 10 MIL CRIANÇAS! 10 ANOS.

Vários são os tipos dessas doenças. . crianças com doenças respiratórias. sem dó. falta de ar.Vivemos num mundo conturbado e moderno onde os jogos eletrônicos ocuparam o lugar das longas horas de conversa com nossos avós que contavam suas histórias das brincadeiras na rua de roda pega-pega esconde-esconde onde o correr o brincar o viver eram (leia mais) y Atividade física para crianças e adolescentes Hoje em dia a maioria dos pais se preocupa em oferecer uma atividade física aos seus filhos Cada vez mais têm se falado na necessidade de ter um estilo de vida saudável e na importância de seguir uma dieta balanceada e praticar atividade física para (leia mais) y O risco do sal O sal é e sempre foi uma das preocupações dos médicos em relação à saúde Segundo a história o sal começou a ser utilizado na culinária para aproveitar seu poder esterilizador pois conservaa comida impedindo a reprodução de bactérias e conseqüentement (leia mais) y Criança com agenda de adulto As férias escolares já terminaram para grande parte das crianças e dos adolescentes Recomeça o corre-corre e pais e filhos ficam com as agendas totalmente tomadas O ensino regular constitui a base da aprendizagem mas as atividades extracurri (leia mais) y É de pequenino que se torce o pepino Quando se fala em melhorar a qualidade de vida sempre nos perguntamos o quê fazer e principalmente como fazer Em linhas gerais qualidade de vida é igual a hábitos saudáveis Devemos desde cedo adquirir bons hábitos para que no futurotenhamos um padrão (leia mais) y Doenças respiratórias na infância Peito chiando. Mas o mais importante é saber que é possível preveni-las e tratá-las. tosse e aumento do cansaço são apenas alguns dos sintomas que acometem.

(leia mais) y Lanches saudáveis na volta às aulas. Fim de férias os pequenos retornam à escola e as dúvidas na hora de montar uma lancheira saborosa e saudável ainda persistem (leia mais) Resultados para " criancas" y Auto-estima Auto-estima pode ser definida como a avaliação que o indivíduo faz de suas experiências interpessoais atribuindo juízo de valor a si mesmo As crianças formam sua auto-estima a partir da maneira como são tratadas por pessoas importantes para ela tais (leia mais) y Como cuidar da alimentação dos seus filhos Ter uma alimentação saudável é importante em qualquer fase da vida por isso consumir todos os nutrientes essenciais na quantidade certa é o segredo para ter uma vida com saúde Se você se preocupa com a (leia mais) y A Importância da Educação Física escolar Todos nós sabemos da importância de fazer uma atividade física e de se manter ativo Mas isto deve ser trabalhado já na infância aliando a educação física à educação moral e intelectual formando o indivíduo como um todo Infelizmente muitos professores (leia mais) .