You are on page 1of 18

REQUISITOS MINIMOS DE SEGURANÇA

Segurança na montagem, uso e desmontagem do andaime tubular

Segurança na montagem.INDICE Normalização específica sobre o andaime tubular. Avaliação de riscos. Prevenção. Implantação em obra. . Protecções colectivas e individuais.

.Normalização especifica sobre o andaime tubular. HD-1000 HD-1039 HD-1004 – Torres de acesso e torres de trabalho móveis construídas com elementos pré fabricados.

PREVENÇÃO A segurança deve ser um requisito existente em obra. que deve ter o mesmo tratamento que qualquer outro existente no projecto de execução da mesma. Avaliar os possíveis riscos que poderão ocorrer durante os trabalhos e que poderão meter em causa a execução da obra. Um trabalho é seguro quando é devidamente planificado a partir do ponto de vista da prevenção. . A planificação dos trabalhos a executar é fundamental para que não haja interferências entre eles.

Planificação Entrada e saída de material Acessos à obra Sinalização Avaliação dos espaços Vedação da obra (protecção) Existência de riscos para os trabalhadores e terceiros Manipulação de cargas e descargas Criação de zonas de apoio Possíveis interferências com outro trabalhos .PREVENÇÃO Implantação em obra .

PREVENÇÃO Trabalhos de montagem e desmontagem Conhecimento das entidades afectadas Condicionantes eléctricas Acessos e zona de passagem dos peões Estes factores têm que ter em conta as obras novas assim como obras de remodelação em pleno centro urbano Avaliar e inspeccionar previamente as estruturas existentes do edifício e intervir e dos edifícios vizinhos Medidas de protecção de materiais e pessoas Protecções colectivas Protecções individuais .

Determinar os riscos existentes e avaliar os riscos associados a eles. . Seleccionar as equipas de trabalho mais adequadas ao trabalho. Certificar-se que as medidas preventivas e métodos de trabalho utilizados resultam numa protecção eficaz e se isso não acontecer aplicar imediatamente novas medidas correctoras. Identificar as pessoas intervenientes.AVALIAÇÃO DE RISCOS Objectivo da Avaliação: Determinar os riscos.

AVALIAÇÃO DE RISCOS Riscos mais comuns nos andaimes tubulares: Quedas em altura desde o nível de trabalho. Contacto eléctrico por proximidade das linhas eléctricas. . Queda do andaime. Queda de objectos do andaime. Queda de materiais no transporte através de gruas ou guinchos. Quedas nos acessos aos níveis de trabalho.

AVALIAÇÃO DE RISCOS Quedas em altura desde o nível de trabalho Dupla protecção Em função da distancia do andaime á parede de trabalho terá que se adoptar as seguintes medidas: Se a d é < 30 cm não é necessária protecção interior Se é 30<d<50 cm coloca-se uma barra de protecção a 1m de altura. Se d>50 cm coloca-se dupla protecção interior Os acessos pelo interior do andaime A larguras mínimas das plataformas de trabalho são as seguintes: 60 cm em zonas de trabalho 50cm em zonas de passagem Circulação livre obstáculos Ordem e limpeza .

AVALIAÇÃO DE RISCOS Queda do andaime: Apoios instáveis Amarrações insuficientes Dimensionamento inadequado do andaime. .

AVALIAÇÃO DE RISCOS .

AVALIAÇÃO DE RISCOS .

Botas de segurança com biqueira de aço. Luvas de protecção. Tampões de ouvidos. Cinto (colete) de segurança com duplo cabo. . Óculos de protecção. Mascara de proteccão.PROTECÕES INDIVIDUAIS Os elementos básicos de protecção individual na montagem do andaime são as seguintes: Capacete de segurança .

Redes de protecção contra queda de objectos.PROTECÕES COLECTIVAS Prevalecer as protecções colectivas antes das protecções individuais. Rodapé. Largura mínima da plataforma de trabalho de 60 cm. Exemplos de protecções colectivas: Dupla protecção a 0. Vedação e sinalização da zona de trabalho. Resguardos para peões e trabalhadores da própria obra. Equipamentos auxiliares de elevação de materiais.0 m.50 e 1. As protecções individuais devem ser um complemento das protecções colectivas. .

SEGURANÇA NA MONTAGEM PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM Regras fundamentais a ter em conta .

SEGURANÇA NA MONTAGEM Elaborar um estudo prévio para o envio de materiais. se são resistentes à pressão que sobre elas vai exercer. Verificar as zonas de apoio do andaime. Quando são torres auto estáveis verificar sempre se o cumprimento da auto-estabilidade: a altura tem que ser menor ou igual a 3 vezes o lado menor da base para torres montadas no exterior e 4 vezes o lado menor para interiores. .

Verificar a colocação das amarrações. . Verificar a correcta montagem das diagonais.SEGURANÇA NA MONTAGEM Fazer a distribuição dos niveladores base com os inicializadores e antes de apertar as cunhas e colocar os prumos verticais. Proceder á montagem segundo as instruções do fabricante. Verificar a distancia entre níveis de plataformas 2. proceder ao nivelamento da estrutura.0 m.

Verificar sempre o cumprimento de todas as normas de segurança assim como todos os equipamentos de segurança. A subida do material na zona de montagem é realizada com equipamento específico e o seu manuseamento em altura é realizado com o máximo cuidado. Qualquer modificação na estrutura de andaime só pode ser efectuada por pessoal qualificado. é motivo suficiente para suspender os trabalhos de montagem. até que um técnico competente resolva o problema. Qualquer duvida em relação às zonas de apoio do andaime. . Verificar a carga.SEGURANÇA NA MONTAGEM A colocação de lonas ou redes de protecção em alguns casos requer estudos concretos. descarga e armazenamento de materiais (sinalizar as zonas e paletizar os materiais).

Related Interests