A Transparência Brasil é uma organização brasileira, independente e autônoma.

Rua Francisco Leitão 339 cj 122 05414-025 São Paulo SP Brasil. Tel: 55 11 3062 3436. E-mail: tbrasil@transparencia.org.br.

9 de dezembro: Dia Internacional contra a Corrupção
Em 9 de dezembro de 2003, centenas de países assinaram a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. Por conta disso, a data foi instituída como o Dia Internacional contra a Corrupção A Transparência Brasil apresenta, nesta data, breve balanço das ações realizadas em 2010 sob o compromisso do combate à corrupção que norteia a entidade desde a sua criação em 2000.

Nova ferramenta
Em março deste ano, foi lançada uma nova ferramenta: o projeto Meritíssimos, que oferece um retrato do Supremo Tribunal Federal. O sítio do projeto reúne dados inéditos sobre os prazos de tramitação de processos no Tribunal e fornece denso material para análises a respeito de seu desempenho. Foram produzidos dois relatórios acerca da produção do STF: • • STF não cumpre meta de redução de processos encalhados Ministros mais lentos deterioram desempenho do STF

O projeto Excelências: eleições e nova funcionalidade
Para auxiliar os eleitores a selecionar seus candidatos no pleito de 2010, o projeto Excelências passou a exibir um quadro-resumo com informações completas a respeito dos parlamentares em exercício que eram candidatos: arrecadação eleitoral, declaração de bens, uso de verbas indenizatórias, ocorrências na Justiça e nos Tribunais de Contas. Uma nova funcionalidade, o “Envie mensagens aos parlamentares”, foi agregada ao projeto. Por meio dela, o cidadão pode enviar mensagens a todos os membros do Senado através de um formulário. O espaço também pode ser usado para enviar uma mensagem pronta, como o texto preparado pela Transparência Brasil que cobra agilidade na tramitação do projeto de lei de acesso a informação.

Acesso a informação pública
O combate à corrupção passa necessariamente pela transparência das informações públicas. Por esse motivo, a Transparência Brasil intensificou o acompanhamento do projeto de lei de acesso a informação (PLC 41/2010). O projeto é resultado de discussão iniciada em 2005 pela Transparência Brasil no Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU). No período pré-eleitoral, os principais candidatos ao Senado foram questionados sobre suas intenções a respeito do projeto, parado na Casa desde abril de 2010. Dezoito dos eleitos assumiram o compromisso de aprovar integralmente o projeto de lei (veja quem são aqui). Logo após a provocação da Transparência Brasil, houve movimentação na tramitação do projeto, com a designação, em meados de outubro, de relator na Comissão de Ciência e Tecnologia.

Relatórios

Ao longo do ano, foram produzidos dez relatórios a respeito da atividade parlamentar e relacionados às eleições, ampliando a contribuição para a escolha de candidatos pelos eleitores: • • • • • • • • • • Doações eleitorais de candidatos levantam dúvidas Senadores candidatos usam mais verba para divulgar mandatos Empresas doaram R$ 100 milhões para políticos com problemas na Justiça Parlamentares candidatos já arrecadaram 75% do total obtido em 2006 Partidos políticos atraem parlamentares com ocorrências na Justiça e em Tribunais de Contas 36 deputados federais faltaram a mais de 25% das sessões plenárias Perfil dos favoritos à Câmara dos Deputados Justiça Eleitoral autoriza candidatura de 93 políticos com contas julgadas irregulares 30 candidatos ao Senado se comprometem com projeto de lei de acesso a informação Reeleição favorece ruralistas e concessionários de rádio e televisão

De forma a cumprir sua missão, a Transparência Brasil continuará a priorizar ações como as realizadas em 2010, ajudando os cidadãos, as organizações civis e os governos de todos os níveis a desenvolver metodologias e atitudes voltadas ao combate à corrupção.

2

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful