Neste sábado, dia 11 de dezembro, a partir das 15h, teremos a apresentação do tradicional Auto de Natal no Amorim Lima.

Participe!

Grupo CEACA convida pais, alunos, professores, funcionários e membros da comunidade para o 10º Batizado e troca dos cordões de Capoeira dos alunos. O evento ocorrerá domingo, 12 de outubro às 10h.
OS

UBATUBA - ESTUDO DO MEIO DOS 8 ANOS

NÚCLEO PICINGUABA – UBATUBA - No dia em que chegamos, deixamos nossos pertences no dormitório e fomos fazer a primeira trilha, onde passamos pela restinga e pelo manguezal, que são meios bem diferentes. Após a caminhada e o almoço fomos para a praia da Fazenda, que era só nossa! Nos segundo dia conhecemos a Casa de Farinha e tivemos uma ótima conversa com o senhor Zé Pedro, morador do Quilombo Sertão da Fazenda. Conhecemos a floresta tropical, que em um metro quadrado possui mais biodiversidade que a Alemanha inteira! Divertimo-nos muito e curtimos com os nossos amigos todos os lugares que visitamos. A ida à praia do Camburi foi uma maravilhosa aventura. Vimos na caminhada de ida uma casca de Jararaca! Depois que curtimos a praia e o rio do local, pegamos uma tremenda chuva e com ela enfrentamos uma tremenda trilha de volta, a mais cansativa de todas. Agradecemos a todos que foram, alunos, professores, cozinheiras e responsáveis, que fizeram da nossa viagem um momento inesquecível. Ynaê Bomfim – 8º ano tarde.

PARATY - Chegamos em Paraty e fomos para o forte da cidade. Lá vimos muitas coisas que eram da história da cidade. Aprendemos um pouco da história e da Festa do Divino. Depois fomos para a Casa da Cultura. Vimos muitos objetos de Paraty, ouvimos histórias sobre os escravos. Logo em seguida fomos para um ótimo restaurante almoçar e depois ficamos livres para dar uma volta na cidade. Posso falar que fiquei emocionado com a beleza de Paraty, ela é muito bonita, tem uma beleza rústica, as casinhas, as ruas de pedra. A cidade é MARAVILHOSA! Adorei essa viagem. Lucas Luz - 8º ano da tarde .

OS

ALUNOS JÁ TÊM

GRÊMIO!

No último dia 26 os estudantes do Amorim Lima foram às urnas. No dia anterior as chapas participaram de debates, nos períodos da manhã e da tarde. Das 8 chapas inscritas, 6 participaram efetivamente do pleito. Em segundo lugar ficou a Chapa Haus, com pouco mais de 90 votos, que mostrou maturidade ao firmar apoio à chapa vencedora. A chapa vitoriosa foi a DDE - Defensores dos Direitos Estudantis, com cerca de 220 votos. Ela conta com 22 alunos membros, do primeiro e segundo ciclo e dos dois turnos.

Na avaliação feita após a saída cultural, discutimos sobre algumas obras vistas na bienal e de como as linguagens artísticas se apresentavam e se mesclavam: fotografia, música, escultura, pintura, instalação, vídeo etc. Para finalizar o ano, estamos criando algumas animações que, poderão ser vistas nas reuniões de tutoria. Esperamos por vocês! Marose

MUSEU DE GEOCIÊNCIAS USP
Alunos do Amorim visitaram o Museu de Geociências da USP neste último bimestre. Os tutorandos da Solange, mais alguns estudantes da Joana Portugal e da Regina do ciclo 2 da tarde visitaram o museu no dia 4/11/10, enquanto o Grupo dos Vigilantes da Natureza participou no dia 1/12/10. A riqueza de observação foi imensa: inúmeras amostras de rochas, minerais na forma bruta e lapidados para confecções de joias. Também viram fósseis de peixes e árvores petrificados.

A Presidente Larissa e a Vice Ariane agradecem os votos e pedem para que os alunos tenham paciência, uma vez que a refundação do grêmio está apenas se iniciando. Segundo elas as cobranças já começaram, e os eleitores se mostram impacientes.

AMORIM

NA

29ª BIENAL

‘Se a arte é essencial à vida, por que não seria também à educação?’ Noemia Varela Desde o início do 2º. semestre de 2010, provocamos os estudantes do 7º. e 8º. ano com inúmeras discussões nas aulas de artes: - O que é arte? - Que objetos podem ser considerados arte? - Uma obra de arte inserida numa cultura pode deixar de sê-lo dentro de outra cultura? - Uma obra de arte pode perder esse estatuto em diferentes períodos históricos? - Por que dentro de uma mesma cultura alguns objetos artísticos são mais valorizados do que outros? - Quem determina o que é arte? As provocações fizeram parte de um aquecimento para nossa saída cultural à 29ª Bienal de arte de São Paulo, no parque do Ibirapuera. Utilizando a poesia do escritor alagoano Jorge de Lima – ‘Há sempre um copo de mar para um homem navegar’, a bienal trouxe ao público, questões aproximando arte e política. Foi preciso um olhar curioso, atento e sensível dos estudantes para perceber nas obras da bienal uma ação artística e política. Encantaram-se com os geôdos, meteorítos e réplicas de dinossauros, em especial uma réplica de esqueleto do dinossauro alossauro, com 12 metros de comprimento e três metros e meio de altura, bem como painéis explicativos, além de um cenário que reproduz a vegetação da época.

MUTIRÃO FESTIVO NA ESCOLA
Depoimento de Arianne do Instituto Romã

O projeto “A percepção da vida” encerrou suas atividades neste ano no evento “Encontro com a comunidade” com o tema MUTIRÃO que aconteceu dia 28/11. Neste dia equipes foram formadas para desenvolver atividades de plantio, pintura da quadra, coleta do lixo e educomunicação. O projeto continuará no ano que vem com mais dois módulos de trabalho com os jovens do Ensino Fundamental II, e mais 2 Encontros com a Comunidade.

A importância da nossa Carta de Princípios foi discutida numa intervenção dentro de uma reunião do Conselho de Escola. Os educadores também foram estimulados a refletir com uma intervenção em uma reunião de professores.

Participantes: Gabriela Tonetti, Naíma Rocha, Victor Alexandre, Pedro Chaves, Isabelli Lua Oliveira, Kauê Oliveira, Igor Alves e Izabela Lopes. Teatro de Ruínas: Dri Escher, Fábio Figueiredo, Paula Becla Guarda, Uirá Freitas e Vivi Marques.

O trabalho se encerrou no mês de novembro, com a participação de algumas crianças em uma oficina promovida pelo Teatro de Ruínas, que finalizou com uma apresentação para a comunidade.

TSURUS DO AMORIM NO JAPÃO
Estamos muito contentes com o envolvimento dos jovens e dos educadores do Amorim Lima, que se mostraram sempre abertos as nossas atividades. A participação dos pais também foi fundamental para que os encontros com a comunidade pudessem acontecer de maneira tranquila e produtiva. Muito obrigada a todos os envolvidos, e esperamos continuar com a mesma parceria e entusiasmo nas atividade de 2011. Este projeto é financiado pelo edital FEMA 7, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo. Na Festa da Cultura deste ano, as tutorias das professoras Renata Cortese e Joana Silva montaram uma árvore dos desejos e fizeram uma oficina de TSURUS, um origami que na tradição japonesa simboliza saúde e paz. As tutorias decidiram enviá-los para ornamentar um monumento no Japão, com os desejos de paz e saúde mundial do grupo. Em breve eles nos enviarão uma foto com os nossos tsurus pendurados no monumento.

TEATRO DE RUÍNAS
Ao longo do ano de 2010, o Teatro de Ruínas realizou diversas intervenções na Escola Amorim Lima. Essas ações tinham o intuito de levantar questões para a reflexão dos estudantes da escola sobre diversos assuntos que atingem a todos os que vivem em nossa sociedade. A questão da liberdade e da segurança foi discutida com a chegada dos Homens de Preto na escola. Os sonhos de todos nós e a sua realização foi abordado por um homem pendurado no meio da quadra, que queria ser astronauta, mas virou pedreiro. Por que os sonhos não se realizaram?

A APM PRESTANDO CONTAS
DATA de entrada 1ª-MARÇO 2ª-ABRIL 3ª-MAIO 4ª-MAIO 5ª-MAIO/JUNHO 6ª-10/06 7ª-16/06 8ª-04/08 9ª-05/08 10ª-27/08 11ª-02/09 12ª-13/09 13ª-27/09 14ª-29/09 SUBTOTAL Camisetas bazar Papel do Jornal - doação festa APM - comida Festa Junina CDs Bazar na Festa da Cultura Total de entradas Gastos Gastos-passeio tutoria Cecília Entrada 1 a 4 serie SESC Tarifas Bancárias Festa da Cultura? Ajuda às Famílias que não puderam pagar Total Saldo em 06/12 -40,00 -210,00 -180,00 -717,00 -4277,31 -5424,31 1830,51 VALOR 765,36 135,55 145,00 166,00 29,50 340,30 156,10 112,00 300,00 5,00 42,00 30,00 100,00 50,00 2376,81 199,00 1221,00 312,00 300,00 1732,00 70,00 1044,00 7254,81

- realização da festa da APM - em maio - com oficina de confecção de prendas para a festa junina, bazar, torneio de futebol, e atividades culturais como apresentação de música. - idealização e mobilização para transformar todas as prendas da festa em objetos criados pelos alunos, pais e professores à partir de sucatas e recicláveis. - realização de um café da manhã de boas vindas aos pais de alunos novos, em agosto. - realização de pesquisa buscando entender a participação dos pais nas reuniões promovidas pela escola. - distribuição, na rematrícula, das carteirinhas de estudantes com fotos dos alunos e do último número do jornal de 2010. - reuniões mensais durante todo ano.

1° ANO DO CORREIO AMORIM!
Desde abril deste ano o jornal da APM da EMEF Des. Amorim Lima passou a circular mensalmente. Foram nove edições deste novo canal de comunicação entre os pais, responsáveis, educadores e estudantes da escola, permitindo o acompanhamento das atividades desenvolvidas, incentivando e possibilitando a participação de todos. A participação aumentou a cada número, de tal forma que, nesta edição não conseguimos dar conta de todo o material enviado pela a comunidade.

ATUAÇÃO DA APM EM 2010
- criação e distribuição do jornal da APM nos meses de abril a dezembro com matérias referentes às atividades desenvolvidas pelos alunos, divulgação do calendário escolar, dicas culturais e de interesse da comunidade. - melhoria da comunicação da escola com a comunidade, distribuindo panfletos para os alunos levarem para casa e colocação de cartazes na escola divulgando reuniões, calendário escolar mensal e assuntos de interesse da comunidade. - colaboração junto às famílias com o objetivo de viabilizar a participação de todos os alunos nos passeios e viagens regulares da escola.

BOAS FÉRIAS E BOAS FESTAS!
e até o 1° dia de aula: 7 de fevereiro de 2011!
Colaboraram nesta edição: Ariane, Arianne, Clarissa, Cleide Portis, Douglas, Fernanda Hauke, Kim, Joana Silva, Larissa, Marcelo da Silva, Marcelo Goberstein, Marose, Mônica Teixeira, Nilce Tonetti, Renata Camargo, Solange Martins. Ilustração: Fernando Rodrigues. Edição: Lúcio Ferreira e Luiz de Campos.

PARTICIPE

COM SUGESTÕES!

fone 3726.1119 | www.amorimlima.org.br | apmdoamorim@ymail.com

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful