Direcção Regional de Educação do Alentejo AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE MOURA ANO LECTIVO DE 2010/2011

Critérios de Avaliação para o 1º Ciclo
1. ÁREAS CURRICULARES DISCIPLINARES

1º ANO
DOMÍNIO COGNITIVO LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral
     Expressa-se com clareza; Retém informações a partir de um enunciado oral; Lê mensagens expressas em diversos tipos de linguagem; Coordena e sequencia ideias; Lê com expressividade.

Comunicação Escrita
 Produz pequenos textos;  Escreve com correcção ortográfica.

Capacidades e Competências
 Copiar do quadro ou do livro;  Atenção e concentração.

MATEMÁTICA Números e operações
Números naturais     Realiza contagens; Compõe e decompõe números; Representa números na recta numérica; Resolve problemas envolvendo relações numéricas.

Operações com números naturais  Adiciona e subtrai utilizando a representação horizontal;  Resolve problemas envolvendo adições e subtracções. Regularidades  Elabora sequências de números.

1

Geometria
Orientação espacial  Realiza, representa e compara diferentes itinerários. Figuras no plano e sólidos geométricos  Compara e descreve sólidos geométricos;  Distingui entre exterior, interior e fronteira;  Reconhece propriedades de figuras no plano. Dinheiro  Conhece e relaciona as moedas e as notas do euro e realiza contagens de dinheiro. Comprimento  Compara e ordena comprimentos. Tempo  Estabelece relações entre factos e acções que envolvam noções temporais.

Competências transversais
Resolução de problemas  Compreensão do problema;  Concepção, aplicação e justificação de estratégias. Raciocínio matemático  Justificação;  Formulação e teste de conjecturas. Comunicação matemática  Interpretação, representação, expressão e discussão.

ESTUDO DO MEIO
 Identifica elementos básicos do Meio (Físico e Social).

Capacidades e Competências
 Observação/ Pesquisa/Experimentação.

2

2º ANO
DOMÍNIO COGNITIVO LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral
     Expressa-se com clareza; Retém informações a partir de um enunciado oral; Lê mensagens expressas em diversos tipos de linguagem; Coordena e sequencia ideias; Lê com expressividade.

Comunicação Escrita
 Domina a técnica da escrita.  Tem conhecimento de procedimentos de organização de textos.

Capacidades e Competências
 Transcreve do quadro ou do livro;  Atenção e concentração.

MATEMÁTICA Números e operações
Números naturais      Realiza contagens; Compõe e decompõe números; Representa números na recta numérica; Resolve problemas envolvendo relações numéricas; Compreende o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal.

Operações com números naturais     Adiciona e subtrai utilizando a representação horizontal; Resolve problemas envolvendo adições e subtracções; Estima somas, diferenças e produtos; Compreende e constrói as tabuadas da multiplicação.

Regularidades  Elabora sequências de números e investiga regularidades em sequências e em tabelas de números. 3

Números racionais não negativos  Identifica partes simples da unidade e usa operadores.

Geometria
Orientação espacial  Realiza, representa e compara diferentes itinerários;  Lê e desenha plantas simples. Figuras no plano e sólidos geométricos     Compara e descreve sólidos geométricos; Distingui entre exterior, interior e fronteira; Reconhece propriedades de figuras no plano; Identifica linhas rectas e curvas.

Dinheiro  Conhece e relaciona as moedas e as notas do euro e realiza contagens de dinheiro;  Realiza estimativas e resolve problemas envolvendo dinheiro. Comprimento, massa, capacidade e área      Compara e ordena comprimentos; Compreende o que é uma unidade de medida; Realiza medições, utilizando uma unidade de medida; Determina o perímetro de figuras; Estima comprimentos, massas, capacidades e áreas.

Tempo     Estabelece relações entre factos e acções que envolvam noções temporais; Relaciona entre si, hora, dia, semana, mês e ano; Identifica a hora, a meia hora e o quarto de hora; Resolver problemas envolvendo situações temporais.

Organização e tratamento de dados
Representação e interpretação de dados  Lê e interpreta informação apresentada em tabelas e gráficos.

Competências transversais
Resolução de problemas  Compreensão do problema;  Concepção, aplicação e justificação de estratégias. 4

Raciocínio matemático  Justificação;  Formulação e teste de conjecturas. Comunicação matemática  Interpretação, representação, expressão e discussão.

ESTUDO DO MEIO
 Identifica elementos básicos do Meio (Físico e Social);  Estrutura o conhecimento de si próprio.

Capacidades e Competências
 Observação/ Pesquisa/Experimentação.

3º ANO
DOMÍNIO COGNITIVO LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral
 Lê com correcção e expressão;  Interpreta o que lê;  Compreende e aplica noções do Conhecimento Explícito.

Comunicação Escrita
 Escreve com correcção a nível ortográfico e semântico;  Escreve com criatividade.

Capacidades e Competências
 Domínio progressivo da escrita;  Auto e hetero-avaliação.

5

MATEMÁTICA Números e operações
Números naturais     Realiza contagens progressivas e regressivas a partir de números dados; Lê e representa números; Compreende o sistema de numeração decimal; Identifica e dá exemplos de múltiplos e de divisores de um número natural.

Operações com números naturais  Utiliza estratégias de cálculo mental e escrito para as quatro operações usando as suas propriedades;  Compreende e realiza algoritmos;  Resolve problemas que envolvam as operações em contextos diversos;  Compreende, constrói e memoriza as tabuadas da multiplicação;  Compreende e usa a regra para calcular o produto e o quociente de um número por 10, 100 e 1000. Regularidades  Investiga regularidades numéricas; Números racionais não negativos      Compreende fracções com os significados quociente, parte-todo e operador; Reconstrói a unidade a partir das suas partes; Resolve problemas envolvendo números na sua representação decimal; Lê e escreve números na representação decimal; Compara e ordena números representados na forma decimal.

Geometria
Orientação espacial  Identifica, numa grelha quadriculada, pontos equidistantes dum dado ponto;  Lê e utiliza mapas e plantas, e constrói maquetas simples. Figuras no plano e sólidos geométricos  Compara e descreve propriedades de sólidos geométricos e classifica-los;  Constrói sólidos geométricos analisando as propriedades;  Investiga as várias planificações do cubo.

6

Comprimento e área       Realiza medições de grandeza em unidades de medida SI; Compara e ordena medidas de diversas grandezas; Calcula o perímetro de polígonos; Estima a área de uma figura por enquadramento; Resolve problemas relacionando perímetros e áreas; Realiza estimativas de medidas de grandezas.

Tempo  Lê e representa medidas de tempo e estabelece relações entre hora, minuto e segundo;  Lê e interpreta calendários e horários;  Realiza estimativas relativas à duração de acontecimentos;  Resolve problemas envolvendo situações temporais.

Organização e tratamento de dados
Representação e interpretação de dados  Lê e interpreta informação apresentada em tabelas e gráficos;  Constrói e interpreta gráficos de barras;  Explora situações aleatórias que envolvam o conceito de acaso e utiliza o vocabulário próprio para as descrever.

Competências transversais
Resolução de problemas  Compreensão do problema;  Concepção, aplicação e justificação de estratégias. Raciocínio matemático  Justificação;  Formulação e teste de conjecturas. Comunicação matemática  Interpretação, representação, expressão e discussão.

ESTUDO DO MEIO
    Conhece a realidade natural e social; Compreende as noções essenciais; Domina as técnicas simples de recolha e tratamento de dados; Realiza experiências com materiais e objectos.

7

Capacidades e Competências
 Domina técnicas simples de recolha e tratamento de dados;  Problematiza situações concretas do seu meio;  Auto e hetero-avaliação.

4º ANO
DOMÍNIO COGNITIVO LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral
 Lê com correcção e expressão;  Interpreta o que lê;  Compreende e aplica noções do conhecimento explícito.

Comunicação Escrita
 Escreve com correcção a nível ortográfico e semântico;  Escreve com criatividade.

Capacidades e Competências
 Domínio progressivo da escrita;  Auto e hetero-avaliação.

Capacidades e Competências
    Lê e interpreta textos narrativos e poéticos; Resume textos; Escreve livremente; Consulta dicionário e prontuário.

MATEMÁTICA Números e operações
Números naturais      Realiza contagens progressivas e regressivas a partir de números dados; Lê e representa números; Compreende o sistema de numeração decimal; Identifica e dá exemplos de múltiplos e de divisores de um número natural; Compreende que os divisores de um número são divisores dos seus múltiplos.

8

Operações com números naturais  Utiliza estratégias de cálculo mental e escrito para as quatro operações usando as suas propriedades;  Compreende e realiza algoritmos;  Resolve problemas que envolvam as operações em contextos diversos;  Compreende, constrói e memoriza as tabuadas da multiplicação;  Compreende e usa a regra para calcular o produto e o quociente de um número por 10, 100 e 1000;  Realiza estimativas e avalia a razoabilidade de um dado resultado em situações de cálculo. Regularidades  Investiga regularidades numéricas envolvendo números racionais. Números racionais não negativos  Estima e calcula mentalmente com números racionais não negativos representados na forma decimal;  Lê e escreve números na representação decimal e relaciona diferentes representações dos números racionais não negativos.

Geometria
Figuras no plano e sólidos geométricos      Distingue círculo de circunferência e relaciona o raio e o diâmetro; Compreende a noção de ângulo; Compara e classifica ângulos e identifica ângulos em figuras geométricas; Identifica rectas paralelas e perpendiculares; Resolve problemas envolvendo a visualização e a compreensão de relações espaciais.

Comprimento, massa, capacidade, área e volume  Determina o volume do cubo de uma forma experimental;  Realiza medições de grandezas em unidades SI, usando instrumentos adequados às situações;  Realiza estimativas de medidas de grandezas;  Resolve problemas relacionando perímetro e área.

Organização e tratamento de dados
Representação e interpretação de dados  Lê e interpreta informação apresentada em tabelas e gráficos;  Constrói e interpreta gráficos de barras;  Explora situações aleatórias que envolvam o conceito de acaso e utiliza o vocabulário próprio para as descrever;  Identifica a moda num conjunto de dados e usa-a quando oportuno para interpretar ou comparar informação. 9

Competências transversais
Resolução de problemas  Compreensão do problema;  Concepção, aplicação e justificação de estratégias. Raciocínio matemático  Justificação;  Formulação e teste de conjecturas. Comunicação matemática  Interpretação, representação, expressão e discussão.

ESTUDO DO MEIO
    Domina procedimentos e técnicas de observação e pesquisa; Problematiza e relaciona os temas explorados; Compreende as noções essenciais; Realiza experiências com materiais e objectos.

Capacidade de Observação e Pesquisa
    Pesquisa em manuais e outros documentos; Investiga sobre temas variados; Tira conclusões das experiências realizadas; Manuseia correctamente objectos.

Capacidade de Problematizar e Relacionar
 Realiza experiências;  Discute ideias e problematiza situações.

LÍNGUA PORTUGUESA,/ MATEMÁTICA/ ESTUDO DO MEIO

Capacidades e Competências
   Capacidade de retenção e aplicação de conhecimentos; Capacidade de atenção e de concentração; Capacidade de auto e hetero-avaliação

10

CRITÉRIOS COMUNS A TODOS OS ANOS
LÍNGUA PORTUGUESA,/ MATEMÁTICA/ ESTUDO DO MEIO

DOMÍNIO SOCIO-AFECTIVO

      

Pontualidade; Comportamento; Interesse/ Empenho; Responsabilidade; Participação /Cooperação; Cooperação no trabalho de grupo; Autonomia.

DOMÍNIO PSICOMOTOR
     Imitação; Manipulação; Precisão; Estruturação; Naturalização.

Imitação (tendência espontânea para a imitação; repetição de uma acção observada) Manipulação (seguir instruções, selecção) Precisão (reproduzir com exactidão; reproduzir uma acção na ausência de modelos) Estruturação da acção (sequência; coordenação de uma série de acções) Naturalização (automatização e interiorização)

11

CRITÉRIOS COMUNS A TODOS OS ANOS ÁREA DAS EXPRESSÕES DOMÍNIO COGNITIVO Capacidades e Competências
    Atenção e concentração; Análise, raciocínio e comunicação; Retenção e aplicação de conhecimentos; Auto e hetero-avaliação.

DOMÍNIO SOCIO-AFECTIVO
       Pontualidade; Comportamento; Interesse/ Empenho; Responsabilidade; Participação /Cooperação; Cooperação no trabalho de grupo; Autonomia.

DOMÍNIO PSICOMOTOR EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA
       

Capacidades motoras e destreza manual; Interpreta e representa o meio envolvente; Domina técnicas de pintura, recorte, colagem, dobragem; Utiliza diferentes formas de expressão (pintura, modelagem...); Manifesta criatividade e expressividade; Envolvimento nas actividades propostas; Manuseia adequadamente o material necessário à aula; Comportamento.

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL
        

Reproduz músicas e sons: canções, rimas e lengalengas; Domina progressivamente a voz e o corpo; Identifica sons; Compreende e reproduz sons, gestos e ritmos; Acompanha e improvisa ritmos e batimentos; Domina progressivamente a expressividade do corpo; Constrói fontes sonoras elementares; Envolvimento nas actividades propostas; Comportamento. 12

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA
     

Capacidade para reproduzir/criar personagens, histórias e jogos de imaginação; Domina progressivamente a expressividade do corpo; Compreende instruções de jogos de comunicação; Conhece diferentes papéis em exercícios de comunicação; Envolvimento nas actividades propostas; Sentido de responsabilidade.

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICO/MOTORA
       

Orientação espacial; Coordenação geral: andar, correr, trepar... Equilíbrio; Exploração das relações corpo/objecto; Conhece e aplica regras; Participa e coopera com respeito e cordialidade nas tarefas propostas; Comportamento; Sentido de responsabilidade.

1. AVALIAÇÃO DAS ÁREAS CURRICULARES DISCIPLINARES

Domínios L. Portuguesa Matemática E. do Meio 70 % 75% 70% Cognitivo 15% 10% 20% Sócio-Afectivo 15% 15% 10% Psicomotor

Áreas de Expressão E. P. E. M. E. D. E. F. 30% 30% 20% 20% 20% 20% 40% 30% 50% 50% 40% 50%

13

2. ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES
Elementos a considerar na avaliação: Métodos e técnicas de estudo Pesquisa; Apresentação do trabalho; Organização de materiais; Observação/leitura de mapas/gráficos/imagens/esquemas/quadros. Estratégias Cognitivas Memorização; Raciocínio; Criatividade; Interesse e empenho nas tarefas/concentração. Comunicação Verbal oral/escrita; Não verbal. Relacionamento interpessoal e de grupo Auto-estima; Integração/relacionamento no grupo.

20%

20%

30%

30%

3. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE AVALIAÇÃO
3.1Alunos abrangidos pela modalidade de Educação Especial: Os alunos abrangidos pela modalidade de Educação Especial serão avaliados de acordo com o regime de avaliação definido no Decreto-lei 3/2008. 3.2. Ter idade cronológica superior à idade normal de frequência. 3.3. Atender às realidades culturais específicas (minorias, outra nacionalidade).

Nota Final
A avaliação final será o resultado das seguintes percentagens:
Áreas de Expressão e L. Portuguesa Matemática E. do Meio Áreas Curriculares Não Disciplinares 32 % 28% 20% 20%

Terminologia a utilizar nas Fichas de Avaliação
Fraco NÍVEL 1 0% a 20% Não Satisfaz NÍVEL 2 21% a 49% Satisfaz NÍVEL 3 50% a 69% Satisfaz Bastante NÍVEL 4 70% a 89% Excelente NÍVEL 5 90% a 100%

14

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful