Anidridos são compostos resultantes da desidratação de ácidos.

Índice
y

y

y

y y y y y y

1 Classificação o 1.1 Inorgânicos ou Minerais  1.1.1 Exemplo o 1.2 Orgânicos  1.2.1 Anidridos comuns  1.2.1.1 Exemplo  1.2.2 Anidridos Mistos  1.2.2.1 Exemplo 2 Propriedades o 2.1 Físicas o 2.2 Químicas 3 Tipos de Anidrido o 3.1 Anidrido com álcool o 3.2 Anidrido com amoníaco 4 Reação de Friedel-Crafts 5 Condensação de Perkin 6 Reações de anidridos cíclicos o 6.1 Exemplos 7 Anidrido Succínico 8 Anidrido Ftálico 9 Ver também

Classificação
Existem duas grandes classes: Inorgânicos ou Minerais e Orgânicos. Vejamos suas diferenças.

Inorgânicos ou Minerais
Exemplo

Ácido sulfúrico

água + anidrido sulfúrico

Para se obter o anidrido sulfúrico basta aquecer o ácido até seu ponto de ebulição e recolher seus vapores.

Orgânicos Ver artigo principal: Anidrido de ácido carboxílico São aqueles que possuem cadeia carbônica e que podem se subdividir em: Anidridos comuns São aqueles em que as cadeias carbônicas são iguais nos anidridos (C=C). Exemplo Anidridos Mistos São aqueles cuja cadeia carbônica tem diferente número deátomos de carbono ou seja (C C). O gás carbônico também é conhecido como anidrido carbônico. como o ácido carbônico.Equação química Alguns ácidos. se decompõem em temperatura ambiente. Exemplo Podemos ver a seguir como se forma um anidrido orgânico: .

Veja as reações: Tipos de Anidrido Anidrido com álcool Anidrido acético + álcool </math> acetato de etila + ácido acético . Exemplo: e Anidridos cíclicos (de diácidos). sendo no entanto mais solúveis em solventes orgânicos. São mais densos que a água e pouco solúveis nela.Anidridos acíclicos (de monoácidos).Exemplo: Propriedades Físicas As moléculas dos anidridos são polares mas não fazem ligações ponte dehidrogênio. Os anidridos de baixo peso molecular são líquidos de cheiro irritante e forte. assim sendo possuem ponto de fusão e ponto de ebulição mais baixos que os dos álcoois e dos ácidos carboxílicos correspondentes. Químicas Os anidridos acíclicos reagem com álcoois formando ésteres e o ácido correspondente e com amoníaco formando amida e sal orgânico de amônio.

originando cetonas. sendo que metade da molécula forma a acila e a outra metade resulta no ácido carboxílico. por terem uma cadeia cíclica carbono-carbono o composto acilo e ácido carboxílico estarão na mesma molécula. reagem com anidridos formando ácidos insaturados . benzeno) reagem com o anidrido acético na famosa reação de Friedel-Crafts.Anidrido com amoníaco Anidrido acético + amoníaco acetamida + acetato de amônio Reação de Friedel-Crafts Os compostos de anéis aromáticos (no caso. contendo ao mesmo tempo estes grupos funcionais. . Anidrido acético + benzeno acetofenona + ácido acético Condensação de Perkin Os aldeídos aromáticos. Reações de anidridos cíclicos Reagem com álcoois formando éster-ácido. Exemplos Os anidridos Succínico e o-Ftálico reagem da mesma forma. em presença de hidróxidos. no entanto.

Ani i Succínico Ani i o Ftálico .