You are on page 1of 13

LINGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS Medos e fobias

Bloco de Conteúdo
Língua Estrangeira

Conteúdo
Compreensão e Produção Oral

Objetivos
Integrar as habilidades de produção escrita e desempenho oral em inglês

Conteúdos
Expressões utilizadas para falar sobre sentimentos de medo, fobias e discussões sobre certos hábitos/ atitudes; collocations e expressões idiomáticas. Entender o uso do simple present (para descrever ações rotineiras) e simple past (para relatar experiências passadas). Leitura e compreensão auditiva; reconhecer e relacionar itens lexicais, expressões e palavras cognatas; localizar, selecionar e analisar informações específicas do texto; contrastar diferentes hábitos sociais em culturas diversas.

Anos
9º ano

Tempo estimado
Três aulas

Materiais necessários
Ilustrações de revistas; textos em língua inglesa que explorem os temas: medos, fobias e situações desagradáveis observadas no cotidiano. (Veja sugestões de sites para baixar os textos ao final desta sequência didática).

Desenvolvimento
1ª. aula Para começar, discuta com a turma hábitos e atitudes que eles repudiam. Devem surgir questões como: falar alto no celular em público, fumar ao lado de quem não fuma, entre outros. Comente com os alunos o que são fobias e medos, discuta a diferença entre ambos, dando alguns exemplos. Peça que os alunos façam um trabalho de brainstorm, listando as fobias mais comuns e atitudes/atos indesejáveis, geralmente não aceitos socialmente e repudiados por muitas pessoas. Apresente à classe um texto em inglês ou áudio sobre o assunto (Veja sugestões ao final da página). Discuta o conteúdo com turma e peça que dêem opiniões e sugestões para resolver problemas de medos e fobias. Explore as ideias principais e secundárias, discuta os problemas

faça críticas e sugira possíveis soluções.html .Textos.org/learnenglish-central-themes-creepy-crawlies.Texto e material de áudio referente a uma consulta dentária: http://www.breakingnewsenglish. pronúncia.html e http://www.scribd.org/Search01. Utilize a apresentação para avaliar o aprendizado da moçada. Internet .Textos sobre atitudes diferentes em culturas diferentes.) http://www. 3ª. na qual relatem situações semelhantes às discutidas na aula. especialmente.dailyesl.jsp . peça que os alunos escrevam uma pequena dissertação em inglês. o uso adequado do tempo planejado para cada relato (por volta de 2 minutos por aluno). questões e igualdades e diferenças culturais citadas. tempos verbais etc. hábitos. discuta expressões coloquiais.htm . Em seguida. Discuta com os alunos os aspectos que caracterizam cada um desses tipos de texto e peça que analisem cada um deles e levantem suas características: maneira como as frases estão construídas. Apresente à turma uma situação e peça que discutam qual seria a reação de cada um perante os problemas.britishcouncil. Por fim. o uso do repertório lexical explorado nas aulas anteriores e também uso de estruturas gramaticais compatíveis com o nível pré-intermediário e. entonação e espontaneidade ao se expressar. introduza guidelines para a realização da produção escrita em língua inglesa. etc.htm .breakingnewsenglish.Textos curtos que tratam de temas relacionados a ansiedades e medos típicos de adolescentes: http://kidshealth. 2ª aula Comece a aula solicitando a leitura da atividade proposta no dia anterior.citados. abandonar animais de estimação etc. quando se fala sobre hábitos sociais indesejáveis. Peça que a turma procure interferências de ordem prática e sugira novas leis e possíveis punições. hábitos cotidianos. Separe a moçada em duplas e promova uma discussão (role-play) entre cidadãos comuns e políticos a respeito de atos e hábitos indesejáveis como jogar lixo na rua.com/valentine. Feito o debate e a análise. seguidos de diversificadas e ricas atividades: http://www. jogos e outras atividades relacionadas a um medo / fobia específicos de certos animais: http://www.Perguntas relacionadas a amusement & entertainment (as quais podem gerar conversas sobre medos.com/dental-cleaning. usadas no dia-a-dia. Aula e Avaliação Proponha que a turma apresente oralmente as produções escritas feitas em casa. Use como critérios o respeito ao tema proposto. individual ou em pares. que deve ser feita em casa e apresentada na aula seguinte.com/doc/21489136/Efl-ConversationsSocial-Talks .com/0506/050611-classbomb.

Utilizar verbos no imperativo e verbos modais nas expressões de permissão. 3ª etapa Relembre as expressões construídas com os verbos no imperativo para debater as regras da aula .Verbos no imperativo. onde ocorre e por que acontece). . canetas coloridas. can. passe a vez para que todos participem. must).. quando ocorre. apresente aos estudantes o jogo Simon Says. raise your hands" e "Simon says. no qual os participantes devem fazer tudo o que Simon (o professor ou outro estudante) disser.o permitido representado por um círculo vazio e o proibido por um círculo cortado na transversal. quem participa dela. Mr. Holland e a série Harry Potter. Tempo estimado Seis aulas.. Conforme a turma fala. Inicie o jogo propondo ações de permissão e proibição. Material necessário Cartolinas. Utilize como título de cada coluna o símbolo das placas de trânsito . . need. don't touch the floor". A Corrente do Bem. Anos 5º e 6º.. TV e aparelho de DVD.. Depois de algumas ordens.. registre no quadro as expressões utilizadas em duas colunas . como "Simon says.. Faça perguntas para levar a garotada a entender os elementos básicos de cada cena e refletir sobre os aspectos que as unem: What is the scene about? Who is involved? What are they doing? Where does the scene take place? When does the scene take place? Why are these people involved in the scene? How are these scenes related? 2ª etapa Para introduzir os verbos no imperativo.algumas sugestões são Sociedade dos Poetas Mortos. apresente trechos de diferentes filmes que mostrem aulas .. Conteúdos . Desenvolvimento 1ª etapa Para apresentar à turma o contexto de produção dos combinados (o que acontece na atividade social.uma para permissões e outra para proibições.Verbos modais (may.Regras nas aulas de Inglês Bloco de Conteúdo Língua Estrangeira Conteúdo Compreensão e Produção Oral Objetivos .Definir e seguir combinados. shall.

Se essa dificuldade aparecer. Avaliação Analise se os alunos expressam permissões e proibições em Inglês. colocando-o em local visível para consulta. can't. 4ª etapa Se a turma já tiver um domínio razoável das construções básicas em Inglês. peça sugestões para construir uma lista similar à das ações do jogo. Peça que os estudantes separem as ações em grupos que expressem possibilidades. você deve se expressar em Inglês. oriente os alunos a registrar as regras num cartaz. torne a lista de combinados mais sofisticada. Uma dúvida frequente é a confusão entre verbos de permissão (may. don't need to. usando corretamente os verbos no imperativo e os modais. must). No fim. usando colunas com os seguintes verbos: can. necessidades e obrigações. Continue utilizando os símbolos de trânsito e escreva always para permissões e never para proibições. Em seguida. need to. enfatize a gradação entre os verbos por meio de exemplos baseados nas regras do combinado . Inicie discutindo a necessidade de realizar combinados para a participação em aula ainda que a turma use o Português. can) e ordem (need. mustn't e don't forget to.de Inglês. recorrendo a gestos e imagens para resolver as principais dúvidas de compreensão. com permissões e proibições para o convívio em sala.

Solicite que os alunos identifiquem o trecho do texto que os ajudou a compreender o motivo pelo qual a carta é escrita. corpo do texto.Analise a progressão temática. . Comente. . como o remetente desenvolve o assunto. . saudação.Discuta o uso dos tempos verbais e marque a diferença entre o uso do presente simples e do presente contínuo. para quem escreve. Durante a leitura .Peça que os alunos identifiquem os elementos que compõem o texto (endereço. . O exercício trabalha a compreensão dos alunos sobre a organização geral da carta. explicando que se trata de ler para aprender inglês.Pergunte aos alunos o que esperam encontrar em uma carta informal. .Contextualize a leitura do texto. conclusão e assinatura). as conclusões da discussão. com que intenção e por meio de que gênero textual. . data. Chame a atenção dos alunos para a a divisão do assunto em parágrafos e para a indicação dos mesmos. . comente e peça que anotem. ou seja.Levante o conhecimento prévio dos alunos sobre o texto carta. . . Pergunte se os alunos conhecem outras expressões em inglês para os mesmos propósitos. Escreva na lousa o que os alunos disserem.Pergunte quem é o remetente e o destinatário. .Peça que os alunos identifiquem os advérbios utilizados pelo autor do texto e sua relação com o uso dos tempos verbais. no caderno.Peça que os alunos leiam a carta para identificar o motivo que leva o remetente a escrevê-la.Solicite que os alunos identifiquem no texto as expressões utilizadas pelo remetente para introduzir a carta e para finalizá-la. quem escreve. .Comente sobre a situação de produção discursiva. ou seja. .Leitura de carta informal em inglês Bloco de Conteúdo Língua Estrangeira Conteúdo Leitura Introdução O objetivo da atividade é que alunos que têm pouco domínio da língua inglesa possam ler uma carta informal em inglês Ano 6º e 9º anos Tempo estimado Uma aula Desenvolvimento da atividade Antes da leitura .Peça que os alunos façam o exercício 1.

Tempo estimado O ano todo (pelo menos duas aulas por mês). .Avaliação . Anos 6º e 7º. .oldyearbooks. Material necessário Fotos produzidas pelos alunos.Antecipar o entedimento de textos em inglês por meio da leitura de imagens. Comente as diferenças observadas pelos alunos. Discuta se esses registros podem ser considerados instrumentos de documentação histórica. .Presente simples. peça que a classe vá registrando em fotos .Passado simples.com.e-yearbook. Conteúdos .Sistematize os conteúdos discutidos com essa atividade Anuário fotográfico online Bloco de Conteúdo Língua Estrangeira Conteúdo Produção de textos Objetivos . dizendo que a ideia é produzir um semelhante para a classe. Desenvolvimento 1ª etapa Para apresentar o gênero álbum de fotos. Solicite. Alguns sites úteis são en. www.Peça que os alunos escrevam uma carta para um colega de outra classe ou escola. títulos e legendas. ainda. peça que os alunos tragam fotografias antigas e atuais. .wikipedia.Peça que os alunos reescrevam a carta da melhor forma para que ela seja enviada por e-mail (exercício 2). 2ª etapa Com base nos dados coletados na pesquisa.com.org/wiki/yearbook.Advérbios.Planejar e escrever textos para o álbum da classe. conectivos e adjetivos. convidando-o para participar de um projeto de troca de correspondência eletrônica.Amplie o conhecimento dos alunos sobre a linguagem utilizada para escrever uma carta tradicional e uma mensagem enviada pela Internet. e www. . uma pesquisa na internet sobre as características dos anuários produzidos por escolas. .

Ressalte. Para imagens de eventos com data definida. . 5ª etapa Hora de publicar as fotos na internet. Produto final Álbum fotográfico coletivo com títulos e legendas. Para fazer a turma avançar. 4ª etapa Preveja diversos momentos de produção de textos em que os alunos devem escolher as fotos mais representativas. passado simples para o ocorrido ao longo do ano e adjetivos. conectivos e advérbios para enriquecer as descrições)? Com base nesses critérios. Em seguida. que as fotos do anuário possuem título e uma legenda. Para fotos de ações habituais. Com a participação da turma. eleja um conteúdo a ser enfatizado. trabalhe o presente simples.com) e defina a sequência em que as imagens serão apresentadas por meio da opção "criar slideshow".wordpress. o passado simples.blogspot. Para cada uma dessas categorias. pedindo que a turma ligue o texto à foto correspondente. Selecione exemplos de legendas que se encaixem nessas categorias para que a classe se familiarize com os elementos de cada uma. Avaliação Analise a adequação gráfica e textual do álbum: títulos cumprem a função de apresentar a foto? Legendas apresentam descrições claras e coerentes de pessoas e eventos? Os conteúdos curriculares foram usados corretamente (presente simples para ações cotidianas. ainda.momentos significativos do ano. o ideal é que cada aula de produção seja seguida de atividades de revisão. mantenha uma ficha de cada aluno para identificar quais pontos necessitam ser mais bem trabalhados nas atividades de revisão coletiva. 3ª etapa Organize com a turma as categorias em que as imagens produzidas ao longo do ano serão classificadas. mostre outras imagens e legendas soltas.org e www. encaixá-las em uma categoria e escrever títulos e legendas para cada uma. abra um blog (existem serviços gratuitos em www.

Fabrícios) e deixe-os exercitar com outros.Estrangeirismos no dia a dia Bloco de Conteúdo Língua Estrangeira Conteúdo Produção de textos Objetivos Identificar o uso de expressões estrangeiras usadas no cotidiano. ao Bob ou ao McDonald.. food.. que palavras surgem? Peça que os alunos façam uma lista de estrangeirismos do dia-a-dia. como hambuguer is food. escolha algumas terminadas em -s: Habibs. lojas. Peça à classe que cite lojas locais que levam o nome do dono: Toninho Bar. Pizzaria Fabrício. 3ª Etapa Entre as palavras sugeridas. others (tecnologia. Como ficariam se seguissem a regra dos nomes de estabelecimentos em inglês? Transforme alguns exemplos com os alunos (Toninhos. Apresente à turma um painel de cartolina com as seguintes divisões: technology. Bobs. Escreva no quadro os termos e pronuncie-os com a classe. Explique o significado das categorias sem traduzi-las: use gestos e exemplos simples. 2ª Etapa Hora de classificar as palavras escolhidas. Pergunte o que os três nomes têm em comum.. 4ª Etapa Para finalizar. desenhem um logotipo (símbolo que o identifica) e dêem a ele seus nomes usando o caso genitivo. Os alunos devem colá-las no painel embaixo da coluna correta. Divida a turma em grupos e proponha que cada um organize as expressões relativas a uma categoria. Pergunte se eles vão ao shopping. stores. que a lanchonete pertence ao Habib. . Conscientizar os alunos do que eles já sabem Conteúdos Estrangeirismos Caso genitivo (genitive case ou -s) Ano 6º ano Tempo estimado Cinco aulas Desenvolvimento 1ª Etapa Verifique as expressões que os alunos conhecem em inglês. Entregue tiras de cartolina em branco e peça que escrevam nelas as palavras selecionadas. outros). sugira que os alunos criem um estabelecimento.. McDonalds. comida. Leve-os a perceber o uso do -s (o caso genitivo) e explique que a terminação indica posse ou seja. O que significa essa palavra? E. no computador.

O conhecimento ortográfico tem sentido para si. serve para que os alunos consigam utilizá-lo quando escrevem ou quando revisam seus textos. ou seja. A segunda carta. 3ª pessoa do presente simples de alguns verbos Bloco de Conteúdo Língua Estrangeira Conteúdo Ortografia Introdução: O tratamento didático da ortografia está associado à produção e revisão de textos. pode ter como intenção apresentar o melhor amigo. uma 3ª pessoa. Objetivos: Trabalhar a ortografia em sala de aula lançando mão da escrita e leitura de cartas Ano: 6º e 7º Desenvolvimento das atividades: Etapa 1 Criar uma situação comunicativa real em que seus alunos escrevam cartas para outros alunos. de onde estudam. Assim. Claro que o professor pode e deve antecipar que erros ortográficos seus alunos vão cometer com base em experiências pssadas e em estudos sobre a qualidade do erro que os alunos aprendizes de língua inglesa mais cometem. de preferência. Contudo. A primeira carta é uma carta de apresentação. na montagem do painel e na pronúncia. objeto de nossa relexão nesta seqüência didática. são as situações de escrita que revelarão que regras ortográficas devem ser abordadas e quando isso deve acontecer. em que os alunos devem falar de si mesmos. Essa proposta . do que gostam ou não gostam de fazer em seu tempo livre. obervando a participação na pesquisa das palavras. isso não significa que a exploração do tema deva ocorrer antes que os alunos produzam seus textos. quantos anos têm. um primo. Trata-se de um conhecimento que se mostra e tem seu valor na medida em que os alunos produzem textos escritos. Os alunos podem escolher sobre os temas que querem abordar. Confira se os que já estudam inglês seguem motivados. Etapa 2 Pedir que os alunos planejem seus textos.Avaliação Registre a evolução de cada aluno. escolhendo de quem querem falar e fazendo um perfil dessa pessoa (em tópicos) a partir dos temas acordados coletivamente. ou seja. de outra escola cidade ou país. onde moram. Os temas devem ser acordados coletivamente para que orientem a produção do texto. um dos irmãos. Isto porque o conhecimento ortográfico em si não tem sentido.

o professor solicita que os alunos tenham a atenção voltada para a ortografia de alguns verbos utilizados. Etapa 3 Pedir que os alunos textualizem o que planejaram. temos PLAYS e em STUDY. Na maioria dos casos. de outra cidade ou de outro país com base nas discussões realizadas e nas regras ortográficas acordadas coletivamente depois dessas discussões. relativos à adequação à situação de produção discursiva: quem escreve. O processo de revisão deve ser iniciado a partir de elementos de caráter mais macro. Etapa 4 Trabalhados os aspectos de cunho mais estrutural do texto. Entregar a carta original (completa) e pedir que os alunos comparem suas respostas com o texto original. Pede que os alunos sublinhem os verbos usados para descrever a rotina da pessoa escolhida. ou seja. Essa generalização só aparece quando os alunos já estão familiarizados com o uso do S na 3ª pessoa do presente. studys em vez de studies. mas outras alterações. em duplas. com que finalidade. Etapa 5 Alguns alunos podem observar as variações que ocorrem no caso de alguns verbos. Caso os alunos já demonstrem algum conhecimento sobre o tema. Ouvir as hipóteses elaboradas pelos alunos sobre a flexão dos verbos darem-se de um determinado jeito. temos STUDIES. Pergunta de que tempo verbal tratam e como esses verbos deveriam ser escritos para que estivessem flexionados na 3ª pessoa do singular. por meio de que gênero. por exemplo. é a falta do S que surge como primeiro erro. A intenção é obter como resposta o acréscimo do S como expressão da flexão de verbos na 3ª pessoa do singular do presente simples. Escrevem . O objetivo é que os alunos possam elaborar hipóteses sobre os motivos pelos quais em PLAY.didática exige dos alunos o uso do presente simples e da 3ª pessoa. Etapa 6 Solicitar que. gos em vez de goes porque generalizam o uso do S que aprenderam a colocar na 3ª pessoa do presente simples de outros verbos. pedir que elaborem regras sobre as mudanças ocorrinas na flexão de alguns verbos na 3ª pessoa do singular do presente simples na carta que escreveram. para que reflitam sobre o uso do tempo verbal adequado à situação de produção discursiva. cuja grafia na 3ª pessoa do singular do presente simples não exige apenas o acréscimo do S. completem uma carta com os verbos flexionados adequadamente. Oferecer outros exercícios sobre o tema. Assim. por exemplo. Verificar se a revisão foi bem feita. tendo textos já lidos e explorados em classe como referência. Avaliação: Pedir que revisem a carta elaborada para o colega de outra escola. para quem escreve. . o professor deve analisar os textos dos alunos para levantar os erros mais comuns que cometeram. Ao terminarem. Muitos alunos cometem erros em relação à flexão de alguns verbos em situações como essa. Sistematizar esse conhecimento com a construção de quadros explicativos e sintéticos que os alunos devem ajudar a elaborar e copiar. Procurar propor atividades em que os alunos sejam convidados a trabalhar com textos e não apenas com palavras. deve-se tratar da coerência a esses propósitos antes de iniciarmos um trabalho voltado à questão da ortografia.

. Why is it important for teenagers to read magazines? 5.com/top-10-teen-magazines. Em grupo. What kind of magazines do you know? 3.allyoucanread.Wh-questions. Ano 6º. Conteúdos .Reconhecer as razões para ler capas de revista e os leitores mais prováveis de algumas publicações. local e preço. . data.Vocabulário específico para cada tipo de revista. When and where do you read magazines? 4. Desenvolvimento 2ª etapa Deixe revistas ou reproduções de capas à disposição dos alunos. . Material necessário Revistas brasileiras e em inglês ou capas de revistas disponíveis em sites como www.Compreender questões em inglês e respondê-las no presente e no passado.Contexto de produção de capa de revista Bloco de Conteúdo Língua Estrangeira Conteúdo Aspectos Gramaticais Deficiência intelectual Flexibilizações: Conteúdos e Tempo Objetivos . Tempo estimado Duas aulas. proponha que eles discutam sobre elas e respondam: 1.Expressões referentes a títulos. What are the contributions of this type of reading to your personal life? .

leitura com compreensão de diálogo em inglês. A idéia é de algo que vai acontecer no futuro. Prática de Ensino da Língua Inglesa Plano de Aula Objetivos o Aprender a utilizar de forma correta o dicionário de inglês. números cardinais e ordinais. o Identificar classes gramaticais. 14th.Flexibilização de conteúdo Prepare para o aluno com deficiência perguntas mais objetivas ou com respostas de múltipla escolha (veja abaixo). 2.. de acordo com as competências dele. My grandfather will come back from Germany. 3. I'll have to ask my mother. Desdobramentos: elaboração de parágrafo. I'm older than you! I'll be twelve on August. 1. Conteúdo As formas verbais going to e will (formas afirmativa. A diferença está entre o que se planeja fazer no futuro (uso de going to) e algo que decididamente acontecerá (uso de will). 28th.. 1) O tema desta aula é a escolha entre o emprego de will e going to e a compreensão de que contexto deve ser usada uma ou outra forma. Projete o diálogo no quadro ou tenha-o bem legível num cartaz. Procedimentos Birthdays Patty: Susan: Patty: Susan: Patty: Susan: How old are you? Eleven. 2) A leitura e a compreensão do diálogo sugerido (Birthdays) poderá ajudar bastante. And what about you? Probably. o Tradução de palavras. o Derivações. o Gêneros. Conteúdos o Ampliação de vocabulário. o Perceber que o inglês está inserido em palavras do nosso cotidiano. 4. But I'll be twelve on August. o Sinônimos. Metodologia 01 o Aula expositiva e prática sobre o manuseio correto do dicionário de inglês pelos alunos. Objetivos específicos Empregar as formas verbais going to e will em discursos do cotidiano. Are you going to have a birthday party? Maybe. o Classes Gramaticais. ampliação de vocabulário. Inglês The future Rozeli Alves* Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação Objetivo geral Empregar corretamente as formas verbais going to e will. interrogativa e negativa). .

O título da exposição poderá ser: Talking about the Future. 11) Mais uma tarefa: pedir aos alunos que escrevam pelo menos um parágrafo sobre seus planos futuros (uso de going to): study. peça para que gravem seus diálogos utilizando Acessórios/gravador de som. 28th). 12) Organize uma exposição dos textos escritos pelos alunos. em duplas. uso de maybe. substituindo os nomes das personagens pelos nomes dos elementos da dupla. coisas que desejam que aconteçam. movies. falar sobre as datas. Não se esqueça de chamar a atenção para will = 'll e para a intenção de quem diz a frase e escolhe going to ou will. . A apresentação das gravações é uma alternativa. 7) Peça para que. probably etc. Se for possível utilizar o computador. aproveite para relembrar os números. e um parágrafo com algumas previsões sobre o futuro de suas vidas (uso de will). perhaps. 9) Outra tarefa: pedir aos alunos que elaborem respostas para questões como: y y y y y y What are you going to do after shool today? Where are you going to travel on your next vacation? What do you think will happen next Saturday? What do you think you'll do if you don't understand the lesson? Are you going to a party next Sunday? Are you going to buy a birthday gift for your friend? 10) Circule entre a turma para acompanhar o exercício e depois corrija-o oralmente. hobbies. parties. 4) Faça uma leitura do diálogo com a classe. 5) Faça algumas perguntas para verificar o entendimento: y y y y y y y y How old is Susan? And Patty? When will Patty be 12? When will Susan be 12? Who will always be the oldest? Is Susan going to have a birthday party? Is Patty going to have a party? Who will have to ask her mother? Who will come back from Germany? 6) Se possível e necessário. dating. reading. façam uma leitura expressiva do diálogo.3) Ilumine ou faça com cores diferentes as expressões com going to e will que aparecem no diálogo. 8) Organize uma apresentação das duplas. chamar a atenção para o emprego da preposição on antes do dia (on August.