You are on page 1of 3

Gabinete dos Vereadores do Partido Socialista da Câmara Municipal do Barreiro

DECLARAÇÃO DE VOTO1 “ADAPTAÇÃO DA ESTRUTURA DA C.M.B.”

O processo de reestruturação dos serviços, para cumprimento da Lei, conforme é referido na proposta apresentada, prima pela demora na sua disponibilização, próxima do final do prazo para o efeito, sem que o documento apresentado tenha sido previamente discutido, pelo menos, com os Vereadores da Oposição. O documento apresentado não inclui qualquer quadro comparativo entre a Estrutura actual e a que é proposta, o que dificulta a sua análise, bem como a identificação das eventuais melhorias organizativas e orçamentais que se esperam e desejam. Há alguns meses atrás os Vereadores do Partido Socialista questionaram o Presidente da Câmara sobre o andamento deste processo, tendo-lhes sido dito que estava em estudo e elaboração. Desconhecem os Vereadores do PS quais as conclusões e propostas que esse estudo aponta.

Desconhecem também os Vereadores do PS quantas reuniões foram feitas com os Trabalhadores da Câmara, qual foi o seu parecer, bem como ignoram as posições que as Estruturas Sindicais manifestaram, em reuniões onde eventualmente tenham participado. Ainda que há três anos tenha sido feita uma reestruturação de serviços, a qual, de acordo com a proposta apresentada pareceria quase perfeita, sentiu a maioria deste

1

Referente à proposta nº 06/10 da Reunião Ordinária Privada de 06/12.
-1/3 Secretariado do Gabinete da Vereação Socialista

Câmara Municipal do Barreiro

Edif. Paços do Concelho

R. Miguel Bombarda

2830-355 Barreiro

212 068 221 Ext. 8221

monica.oliveira@cm.barreiro.pt

Gabinete dos Vereadores do Partido Socialista da Câmara Municipal do Barreiro

Executivo necessidade de a alterar, não resultando claro da proposta apresentada as razões que determinaram tais alterações, nem os benefícios que daí advêm. Importa não perder de vista que a composição deste Executivo Municipal é diferente daquela que trabalhou e aprovou o modelo anterior, o que significa que também por essa razão deveria ter existido um maior envolvimento de todos os Eleitos, o qual não pode existir sem que haja acesso aos documentos de trabalho e só se tendo conhecimento menos de uma semana antes da votação. Só por estas razões a proposta não poderia merecer a nossa aprovação. Não seria uma votação consciente, antes sim de desconhecimento. De modo geral, o modelo misto proposto, merece a nossa concordância. Contudo, as soluções encontradas, nomeadamente alguma divisão tendencialmente artificial de áreas de intervenção, colocam-nos muitas reservas quanto à sua real eficácia. A excessiva departamentalização, com a criação de cargos dirigentes que geram legítimas expectativas de carreiras, a par da permanente manutenção de assessorias externas e contratações especializadas – conforme os números expressos no orçamento de 2010 e proposta de orçamento 2011, sobre a qual nos pronunciamos em sede própria – não traduzem uma gestão de recursos humanos tão optimizadora e de racionalização de meios e de recursos, como é defendido e se pretende. Analisando em particular alguns casos, de referir que a reestruturação profunda que se verifica no antigo DASC actual… não é uma alteração “ de pormenor, pontual” como caracterizada no documento em apreço. É uma clara opção de Organização de recursos humanos e de áreas, que não nos merece a certeza de ser a mais eficaz e adequada à realidade dos Serviços e da Comunidade.
-2/3 Secretariado do Gabinete da Vereação Socialista

Câmara Municipal do Barreiro

Edif. Paços do Concelho

R. Miguel Bombarda

2830-355 Barreiro

212 068 221 Ext. 8221

monica.oliveira@cm.barreiro.pt

Gabinete dos Vereadores do Partido Socialista da Câmara Municipal do Barreiro

Tendo em conta tudo o que referimos e porque “compete a quem gere efectuar a reestruturação de acordo com aquilo que acha que é a melhor solução”, entendem os Vereadores do Partido Socialista que a proposta não reúne condições para ser votada favoravelmente e reiteram a apreciação inicial: os processos desta envergadura e com este alcance pelos impactos que daí decorrem, têm de ser amplamente debatidos com todos, Funcionários e Eleitos, com ou sem pelouro. O actual quadro de governação local assim o exige.

Barreiro, 06 de Dezembro de 2010 Os Vereadores do Partido Socialista

_________________________ (Amílcar Romano)

_________________________ (Zélia Silva)

-3/3 Secretariado do Gabinete da Vereação Socialista

Câmara Municipal do Barreiro

Edif. Paços do Concelho

R. Miguel Bombarda

2830-355 Barreiro

212 068 221 Ext. 8221

monica.oliveira@cm.barreiro.pt