You are on page 1of 14

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS Exame de Seleção - 2008 1

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE –
CEFET-RN
Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do
Norte – FUNCERN
Núcleo Permanente de Processos Seletivos – NUPPS

EXAME DE SELEÇÃO

2 0 0 8

Considere as seguintes instruções:

1. Verifique se este caderno contém cinco textos, 40 questões e uma proposta de
produção escrita;
2. Leia atentamente os textos contidos neste caderno para responder às questões
de Língua Portuguesa e Matemática;
3. Leia com atenção cada questão antes de responder;
4. Para cada questão, existe apenas uma resposta certa;
5. Transfira suas respostas para a Folha de Respostas somente quando não for
mais modificá-las.

Inscrição Nome

BOA PROVA!

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS Exame de Seleção .2008 2 TEXTO 1 .

A água distribuída para consumo humano em Natal é potável? NÃO. . conhecida como síndrome do bebê azul.natalvoluntarios.br/tempo/tempo13/cartilha_educativa_aguapotavel_13tempo. Disponível em <http://www. Acesso em: 10 out. Muitos locais da cidade estão recebendo água contaminada por NITRATO! Pela Portaria 518/04 do Ministério da Saúde. Como podemos ter certeza se uma água é ou não potável? Apenas por meio de análises de laboratório.org. A filtragem ou a fervura eliminam o nitrato? NÃO. O 13º Tempo foi uma campanha de mobilização pela água potável. O nitrato é associado ao risco de duas doenças graves: a metemoglobinemia. disseminar e valorizar o exercício da cidadania e da solidariedade e estimular a articulação entre os diversos setores da sociedade. realizada em junho 2007. Você sabe o que é água potável? É a água que pode ser consumida sem oferecer perigo à saúde do ser humano.pdf>. 2007. O nitrato faz mal à saúde? SIM. a água precisa obedecer aos padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. nem sabor. Nem a filtragem nem a fervura são capazes de eliminar o nitrato. nem cor. O nitrato é muito persistente e avança rapidamente pelo aqüífero. SAÚDE E TECNOLOGIA: pelo direito à água potável Natal Voluntários é uma organização não- governamental. porque não apresenta nem cheiro. O que é nitrato? O nitrato é um composto químico decorrente da biodegradação de excrementos humanos (principalmente da urina) liberados pelas fossas existentes na nossa cidade. A única solução indicada é INGERIR APENAS ÁGUA MINERAL. a água pode estar contaminada. o teor máximo de NITRATO permitido para a água ser considerada potável é de 10mg/L.CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS Exame de Seleção . Mesmo assim. Para ser potável. sem fins lucrativos e apartidária. e o câncer gástrico. Muitas vezes. que tem a função de promover. a água aparentemente é potável.2008 3 TEXTO 2 ÁGUA.

açudes. qualidade da água bruta. nas Estações de pH e a fluoretação. acessados em 11 de out. http://www. estão a como sais dissolvidos. reduzindo em tratamento e que. de 2007) . passou a ser utilizada. a coagulação. a Todos esses processos de fim de garantir que a água fornecida à tratamento e o uso de produtos químicos população seja potável. Vários são os processos que permitem que a água em contato e das substâncias captada torne-se potável. presentes no meio ambiente. a filtração.CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS Exame de Seleção . 4 2008 TEXTO 3 A Tecnologia a Serviço da Saúde Pública agentes Conhecida como solvente universal. tecnologia para eliminar controlar o aspecto e o gosto.wikipedia. neve sua saída.br/sistemas/trat_agua_etapas.br/website/default.uniagua.asp. dependendo da Mesmo essa água doce da natureza. causar doenças. http://pt. a correção do Por isso. lagos. potável. represas.) ou de águas meteóricas (chuva. a partir das informações contidas nos sites http://www. por exemplo... de abastecimento público pode ser captada em mananciais subterrâneos Entre a (lençol freático ou lençol artesiano).htm. além de todos os poluentes e destruir microorganismos que podem Você sabia que . a decantação. partículas em suspensão e a floculação. desinfecção. microorganismos. Tratamento de Água (ETA). lagos e lençóis manancial e do tipo de tratamento subterrâneos.org/wiki/%C3%81gua_pot%C3%A1vel. desde que mais da metade os casos de cárie.org. retém algum resíduo dos materiais com os quais entra adotado. tem relação uma das técnicas mais antigas de direta com a saúde bucal. barragens na ETA até etc. decorrem cerca de alguns segundos a 60 minutos. o que garante qualidade à água fornecida à população.corsan. Entre eles. entrada da mananciais superficiais (como córregos. utiliza-se alta auxiliares servem para retirar impurezas. a ameaçadores água passível de aproveitamento para fins à saúde.com. já ou granizo). O processo • a desinfecção da água com cloro é de fluoretação. de seu presente nos rios. água bruta rios. houve queda no índice de mortalidade infantil e redução das doenças provocadas pelo consumo de água contaminada? • essa técnica é muito utilizada para desinfecção de caixas d’água residenciais? (Texto produzido para esta avaliação.

será possível a invenção de dispositivos ultrapequenos que. manipular ou imitar os sistemas biológicos. tecidos. Nanodispositivos poderiam funcionar como kits de reparo de neurônios para pessoas com Mal de Parkinson ou Alzheimer. Essas características explicam o interesse industrial pelos nanomateriais que já são fabricados em toneladas para emprego em cosméticos. usando conhecimentos da biologia e da engenharia.2008 5 TEXTO 5 Nanobiotecnologia e Saúde Zulmira Lacava e Paulo Morais A nanotecnologia está ligada à manipulação da matéria em escala nanométrica. Quando aplicada às ciências da vida. uma escala tão pequena quanto a de um bilionésimo do metro. catalisadores ou para proporcionar mais resistência aos materiais. certos dispositivos minúsculos seriam . recebe o nome de nanobiotecnologia. podem examinar. ou seja. No fantástico mundo da nanobiotecnologia. condutividade elétrica ou mesmo exibir força de intensidade extraordinária. nanorrobôs poderiam ser usados para desobstruir vasos sangüíneos. muitas vezes. podendo apresentar tolerância à temperatura. revestimentos. os átomos revelam características peculiares. As proposições da nanobiotecnologia são inúmeras. tintas. Na escala nanométrica. e falar delas pode. parecer que se está descrevendo cenas de um filme de ficção científica. cores. reatividade química.CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED Exame de Seleção .

Além disso.2008 6 capazes de percorrer todo o organismo para encontrar e destruir vírus ou células cancerosas.comciencia. Acesso em 10 out. as partículas poderiam vir a fazer parte de cadeias alimentares. Q U E S T Õ E S LÍNGUA PORTUGUESA 1) O Texto 1 tem como objetivo 2) A leitura dessa fatura de água principal permite afirmar que a) informar que as etapas de a) o pH encontra-se no intervalo padrão tratamento da água estão sendo recomendado. como é bastante recente. penetrando em bactérias. A nanobiotecnologia tem levado à produção de novos materiais e. precisarão também cruzar barreiras. 2007. c) o consumo de água aumentou entre c) mostrar a qualidade da água os meses de maio e agosto. envolvendo várias áreas do saber – biologia. sua fatura. É uma forma de se obter a maximização do efeito da droga. Biossensores para poluentes. os riscos para a saúde humana e o ambiente ainda não estão suficientemente avaliados. . encontrar melhores formas de detectar baixos níveis de toxinas ou proporcionar diagnósticos laboratoriais mais rápidos.htm>. farmácia. b) o consumo de água referente ao b) informar ao consumidor o valor a mês de setembro foi maior do que o do ser pago e a data de vencimento de mês de agosto. Texto adaptado para esta avaliação a partir do artigo Nanobiotecnologia e Saúde. respeitadas. poderiam levar à detecção de contaminantes bacterianos em água e alimentos. sem que essas drogas afetassem os tecidos normais. outros poderiam transportar de forma ultraespecífica drogas diretamente para a área de um tumor cancerígeno. minimizando seus efeitos colaterais. engenharia etc –. disponível em <http://www. as partículas podem atravessar poros e se acumular em determinadas células. química. Aplicados à saúde pública.CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED Exame de Seleção . ainda não possíveis com a tecnologia vigente. constituem um outro alvo da nanobiotecnologia. oferecida ao consumidor. É preciso ainda desenvolver estudos para melhor conhecer o comportamento biológico desses novos materiais.br/reportagens/nanotecnologia/nano15. usar as habilidades e as linguagens dessas ciências para fazer os sistemas vivos e os artificiais trabalharem lado a lado. uma residência nos últimos 6 meses. d) o valor de cloro residual obtido é d) mostrar o consumo de água de maior do que o recomendado. Pertencendo a uma escala nanométrica. Não se tem idéia dos efeitos de uma longa permanência de partículas magnéticas dentro do organismo. os nanobiotecnologistas precisarão trabalhar de forma multidisciplinar. Para concretizar todo o potencial da biotecnologia. física.

pois apresentam. resposta do Texto 2. o aspecto e o gosto. utilizados no tratamento da água. cada uma. O termo rapidamente. da água..]. em negrito no a) apresentar as etapas do tratamento trecho. compostas. microorganismos que podem causar doenças [. é um advérbio que para responder às questões 7. deve ser usado b) está fora dos padrões estabelecidos para responder à questão 3. portanto. controlar b) apenas os itens I e IV. pelo Ministério da Saúde. está no masculino plural. c) apenas os itens I. sendo. O adjetivo persistente. decorrente da biodegradação de d) apresenta o valor máximo de nitrato excrementos humanos (principalmente permitido pelo Ministério da Saúde. em negrito O trecho a seguir deve ser utilizado no trecho. referente à quarta tornar potável. consumidor c) processos de tratamento. 8 e 9. pode-se afirmar a) doenças. I. CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED Exame de Seleção . IV. As palavras biodegradação e d) descreve os processos tecnológicos aqüífero. refere-se ao substantivo utilizados no tratamento da água. são utilizados para tratar a água. O nitrato é 5) O Texto 3 muito persistente e avança a) defende que se use a tecnologia no rapidamente pelo aqüífero. além de destruir d) apenas os itens II. nitrato. da urina) liberados pelas fossas existentes na nossa cidade. no tratamento da água. núcleo do d) mostrar os produtos químicos predicativo do sujeito. porque concorda com o substantivo b) determinar a seqüência das etapas excrementos ao qual se refere. c) apresenta o valor mínimo de nitrato. Todos esses processos de tratamento e Estão corretos o uso de produtos químicos auxiliares a) apenas os itens I e II. do tratamento da água. . II e III. servem para retirar impurezas. 6) As figuras do Texto 3 têm como função II. O nitrato é um composto químico para ser considerada potável. III e IV. d) produtos químicos auxiliares. b) mostra que a tecnologia é utilizada 3) Considere os itens a seguir. c) narra os processos que permitem que a água captada torne-se potável. III. sublinhadas no trecho.. dois radicais. que a água fornecida a esse b) microorganismos. intensifica o sentido do substantivo aqüífero. O adjetivo liberados. tratamento da água. em negrito c) representar aparatos tecnológicos no trecho. 4) Considerando-se as informações do Texto 2 sobre o nitrato e o teor 7) A expressão sublinhada e em desse composto químico encontrado negrito retoma na fatura (Texto 1).2008 7 a) precisa ser filtrada e fervida para se O seguinte trecho. referentes ao trecho destacado acima.

. b) Conhecida como solvente b) Os riscos do uso da universal. c) A tecnologia vigente já é capaz de produzir biossensores para identificar 11) Assinale a opção que indica os bactérias presentes na água e nos elementos não-verbais que melhor alimentos. afetando os da tecnologia no tratamento de tecidos normais. a) A nanobiotecnologia já é uma a) Desculpe a minha ignorância. que. destruir. a palavra ignorância. d) insensibilidade. assinale a opção correta. oferece riscos para a saúde. d) Para. (OMS). criação de mecanismos ultrapequenos b) mostrar a importância do uso da que poderão interagir com os sistemas tecnologia no tratamento de pacientes. bacterianos na água. c) Natal Voluntários é uma c) O uso da nanobiotecnologia já organização não-governamental. a água sempre retém algum nanobiotecnologia para a saúde resíduo dos materiais com os quais humana ainda não são suficientemente entra em contato. b) brutalidade. confirmam o objetivo do Texto 4.2008 8 8) Assinale a opção cujas palavras são empregadas no trecho destacado 12) Considerando-se sua inserção no com o mesmo valor gramatical.CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED Exame de Seleção . conhecidos. servir. c) A presença de apenas um médico cuidando do paciente. nanobiotecnologia atingirão a área de d) comprovar a necessidade do uso um tumor cancerígeno. d) A presença excessiva de fios e máquinas ao redor do paciente. c) criticar o uso excessivo da alta b) Os dispositivos minúsculos da tecnologia no tratamento de pacientes. d) Para ser potável. biológicos. mas realidade e está sendo aplicada no você é o médico ou o eletricista? tratamento do Mal de Parkinson. a) defender o uso da tecnologia no a) A nanobiotecnologia permitirá a tratamento de pacientes terminais. Texto 4. c) Uso. compreendida como b) Gosto. sem permite a detecção de contaminantes fins lucrativos e apartidária. 14) Tendo em vista o sentido global do 10) O Texto 4 tem como objetivo Texto 5. pacientes. b) O sorriso assustador do médico. auxiliares. a água precisa d) As partículas magnéticas penetram obedecer aos padrões estabelecidos nas células e começam a fazer parte da pela Organização Mundial de Saúde cadeia alimentar. pode ser a) Químicos. c) ingenuidade. 9) Assinale a opção em que o uso das vírgulas ocorreu pelo mesmo motivo 13) A leitura do Texto 5 permite afirmar que justifica sua presença no trecho que destacado. d) O uso dos novos materiais produzidos pela nanobiotecnologia não a) O aspecto físico do paciente. a) indecisão.

c) a produção de novos materiais e o c) Nanomateriais. d) saúde pública e a potabilidade da 16) Considerando-se a sua inserção água.CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED Exame de Seleção . os estudos Texto 5. 19) Os textos 3. d) sujeito e adjunto adnominal. possibilidades da nanobiotecnologia. para responder às questões 16. c) objeto direto e objeto direto. presente no b) esses novos materiais têm segundo parágrafo. 4 e 5 desta avaliação É preciso ainda desenvolver estudos apresentam como tema comum a para melhor conhecer o a) tecnologia a serviço da saúde. 18) Considerando-se sua inserção no c) Apenas III e IV estão corretas. correto afirmar c) Partículas magnéticas. respectivamente as funções sintáticas III. O Texto 1 é predominantemente b) objeto direto e predicativo. é: comportamento biológico que põe em a) Nanobiotecnologia. . d) esses novos materiais se comportam Observe o trecho a seguir. relativo ao período de março a) 22. a) Apenas I e II estão corretas. a expressão novos materiais refere-se a a) Células. novos materiais.2008 9 15) Considerando-se sua inserção no a) até o momento. retirado do biologicamente de forma estranha. 20) Sobre os textos desta avaliação é b) Nanotecnologias. IV. descritivo. risco a saúde humana. no Texto 5. a agosto de 2007. O Texto 5 descreve algumas d) Biossensores para poluentes. sexto parágrafo do Texto 5. nesse consumo apresentado na fatura do período. o sujeito do verbo receber no existentes não permitem conhecer o período Quando aplicada às comportamento biológico desses ciências da vida. a) sujeito e objeto direto. I. b) Nanotecnologia. II. ocorrem de forma paralela. nanobiotecnologia. o trecho significa que d) Apenas I e IV estão corretas. 17 e 18. O Texto 2 defende a importância do de tratamento da água. MATEMÁTICA 21) De acordo com o histórico de residência em metros cúbicos. d) 46. que o consumo médio mensal dessa c) 37. O Texto 4 é predominantemente 17) Os termos sublinhados assumem descritivo. Texto 5. foi de Texto 1. podemos afirmar b) 26. estudo de seu comportamento biológico d) Nanométrica. recebe o nome de materiais. c) saúde pública e o tratamento de água. b) Apenas II e III estão corretas. comportamento biológico desses b) tecnologia no tratamento da água.

nos últim os 40 meses m eses. III e IV estão corretas. 5 IV. concluir que meses I. a) I. 50 c) Apenas II e III estão corretas. Assim. 20 III. A soma do consumo dos meses 35 de março/2007 e abril/2007 30 equivale à metade do consumo do 25 mês de junho/2007. foram consumidos 46 m3 25 de água em setembro de 2007 e que 20 por esse consumo foram pagos R$ 15 114. melhor representa os Consum o de gua .95. II. O consumo do mês de 15 junho/2007 excedeu o consumo do 10 mês de maio/2007 em 15 m3. na 30 residência. 35 30 3 25 m 50 20 15 40 10 30 5 0 20 jul jun ago abr mai mar set 10 0 23) Os dados relativos ao histórico jul jun ago abr mai mar set de consumo de água. A soma do consumo nos meses 0 de março/2007 e abril/2007 foi maior do que o consumo no mês de jul jun ago abr mai mar set c) junho/2007. 45 40 II. CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED Exame de Seleção . podemos afirmar 10 5 0 jul jun ago abr mai mar set .2008 10 22) Assinale a opção que. b) Apenas I e II estão corretas. presentes na b) fatura do Texto 1.nos n osúltimos últim os m e se s. de acordo d) Consumo de áágua com o Texto 1. Consumo Consum o dedeá água nos gua . O consumo do mês de maio/2007 equivale a 1/7 do consumo do mês m3 50 de agosto de 2007. 45 40 35 24) O Texto 1 mostra que. no últimos s últim os mmeses e se s. (em m3) no período de março a setembro. permite-nos Consu m o dde Consumo e áágua g ua . m3 d) Apenas III e IV estão corretas. nos nosúltimos últim os dados relativos ao consumo de água meses m e se s. m3 50 45 a) Consumo de água nos últimos Cons um o de água.

0. 2 b) 10 g/m3. d) 4 000 litros. comprimento. c) R$ 3. arestas medindo 2 m. c) 3 . c) 289 g. O volume do d) 0. a) R$ 1. 0.2008 11 que o valor pago. 400 cm de largura. de água foi aproximadamente b) 4 litros de água sanitária. o padrão de cloro possui formato de um cubo com residual livre. Podemos concluir que o total reservatório estiver ocupado com 1 desse elemento presente nos 46 m3 495 000 litros de água.0. por 1 m3 a) 2 litros de água sanitária.3 hm de água fornecida à residência foi de 12 largura. d) R$ 4. 28) Considere que. o 3 teor máximo de nitrato para a água a) 2 . do Texto 1. 0. seriam necessários levará para ser esvaziada é .15 dam de altura e c) 0. 30) Em uma Estação de Tratamento 26) De acordo com o quadro de Água (ETA) existem dois Qualidade da água distribuída no reservatórios de análise.2 ≤ x ≤ 5. d) 96 g. 3 d) 4 . b) R$ 2. ser considerada potável é 10 mg/L.49. 29) Considere um reservatório de uma Estação de Tratamento de Água 25) O Texto 1 informa que a (ETA). primeiro reservatório em relação ao segundo é 27) De acordo com os textos 1 e 2. Utilizando.0. a) 7 000 litros. c) 100 g/m3. b) 350 g. d) 1 000 g/m3. o segundo tem pode ser descrito pela inequação formato de paralelepípedo retângulo a) x > 2. de limpeza. a quantidade de água consumidos no mês de de água necessária para enchê-lo setembro foi completamente é a) 552 g. aresta de 30 dm. d) 8 litros de água sanitária. o tempo que a caixa d’água cheia.0. com as seguintes dimensões: 6 m de b) x ≤ 5. representado por x. c) 6 litros de água sanitária. a) 1 g/m3. Sabendo-se que sua válvula formato cúbico com aresta medindo 2 de saída extrai 50 litros de água por metros. b) 6 000 litros.8 m se essa proporção para desinfectar a está cheia e será esvaziada para água de uma caixa d’água.51. que está completamente minuto. O primeiro setor.5 < x ≤ 2. 4 Esse valor equivale a b) 3 . com as seguintes dimensões: quantidade de nitrato presente na 2 dam de comprimento. e 2.CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED Exame de Seleção . para a desinfecção de água.66. em média. Se esse mg/L.03. utiliza-se água 31) Uma caixa d’água com formato sanitária na proporção de 1 litro para de paralelepípedo retângulo com cada 1 000 litros de água. 3 m e 1. c) 5 000 litros.5 m de altura.

c) 4. capacidade de 120 000 kL e que suas podemos afirmar que a altura. possui a capacidade de b) 2.5 s e o segundo lança uma b) 5 ⋅ 10-10. então. foi visualizado com b) 6. foi instalada uma rede de irrigação 33) Para fazer a análise da água de conforme representado na Figura 1. b) ocupará só a metade do frasco. que deverão ser dutos utilizados para construir essa depositados em um frasco de coleta. começaram a gotejar ao mesmo tempo. rede foi de em formato de cilindro. c) 5 ⋅ 10-9. respectivamente. sua largura e reservatórios de uma Estação de sua altura são proporcionais aos Tratamento de Água (ETA) têm números 15. b) 35 000 kL. d) 3 h 49 min. sem transbordar. cada 0. observado através de a) 0. gota de flúor a cada 1. água coletada d) 78 m. d) 6. como 3 metros. c) 45 000 kL. de diâmetro a) 113 m. um de cloro e desse valor. a) transbordará. a próxima vez que eles voltarão a gotejar no mesmo instante 38) Um nanocristal de comprimento será dentro de 5 ⋅ 10-9 metro.2 s. 35) Sabendo-se que um reservatório. d) 55 000 kL. em capacidades estão entre si. O primeiro dosador científica. Após ser depositada no frasco. c) ocupará apenas um quarto da capacidade do frasco.5 centímetros de comprimento. a 34) Um equipamento para nanotecnologia trabalha na escala de tratamento de água de poços conta um bilionésimo do metro. que a escala . desse reservatório é está para 5. 1. d) ocupará exatamente a capacidade Figura 1 total do frasco. c) 60 segundos. a) 25 000 kL. a c) 88 m.6 segundos. possui volume de 2 400 m3 32) Considerando-se que juntos dois e que seu comprimento. b) 2 h 54 min.CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED Exame de Seleção .0 segundos. Podemos dizer. serão coletados 2 medida total do comprimento dos litros de água. escrita em notação outro de flúor. b) 93 m. c) 3 h 36 min. A metade com dois dosadores. Considerando-se que os dois d) 5 ⋅ 10-8. A um reservatório. igual a 10 cm e altura igual a 20 cm. d) 600 segundos. um nanoscópio. 36) Numa plantação de melancia. 10 e 2.2008 12 a) 2 h 16 min. cujo formato é um paralelepípedo retângulo. 37) De acordo com o Texto 5. é igual a lança na água uma gota de cloro a a) 5 ⋅ 10-11. o menor reservatório a) 1.

em kWh. pessoas. b) 300:1. com fator Rh é de 15%.CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED Exame de Seleção . Fator Rh c) 30 000:1. que podem ser classificados de d) a probabilidade de ela ter sangue + acordo com o tipo sanguíneo e o fator tipo AB. o seu consumo. tipo O. + - Fator Rh Fator Rh d) 3 000 000:1. + tipo A. com fator Rh é de 10%. Considere o quadro a seguir que apresenta as características . a) 30:1. 40) A tecnologia aplicada à ciência permitiu identificar os diferentes c) a probabilidade de ela ter sangue - grupos sangüíneos do ser humano. b) a probabilidade de ela ter sangue - tipo B. ao Tipo AB 06 04 final de 5 dias ininterruptos de monitoramento a um paciente será de Escolhendo-se ao acaso uma dessas a) 5. a) a probabilidade de ela ter sangue c) 10. Rh. pode-se afirmar que b) 8. com fator Rh é de 20%.2008 13 de ampliação utilizada nesse sangüíneas de um grupo de 80 aparelho foi de pessoas. Tipo sangue Tipo A 08 10 39) Se o monitor cardíaco mostrado Tipo B 06 10 no Texto 4 possui uma potência de Tipo O 20 16 100 W. d) 12. com fator Rh é de 5%.

responda às questões propostas por Cefetine. que nanobiotecnologia? processos tornam a água potável? Filtrino: . Imagine que você é Filtrino Só Silva e foi entrevistado por Cefetine Potiguar sobre esse assunto para a Revista Ong Natal Voluntários. Cefetine: O que é o nitrato e o que ele Filtrino: pode causar ao ser humano? Filtrino: Cefetine: As faturas da CAERN mostram o valor de cloro residual no Cefetine: Como o nitrato chega ao quadro a qualidade de água aqüífero? distribuída pela CAERN. Com base nas informações dos cinco textos desta prova e utilizando suas palavras. O Sr.2008 14 PRODUÇÃO TEXTUAL Os textos 1 e 2 informam que existem residências em Natal recebendo água contaminada por nitrato. ENTREVISTA Filtrino Só Silva é pesquisador na área da nanobiotecnologia e recentemente escreveu um artigo em que alerta sobre o alto nível de nitrato presente na água distribuída à população local.CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED Exame de Seleção . a potabilidade da água de Natal e se a nanobiotecnologia já pode ser utilizada para detectar contaminantes bacterianos na água. é possível construir biossensores para a detecção de contaminantes bacterianos na água? E que riscos pode trazer à saúde humana o uso da Cefetine: Falando em potabilidade. Ao redigir suas respostas. poderia Filtrino: explicar qual é o valor padrão? Filtrino: Cefetine: A partir de que valor a água é considerada contaminada por nitrato e Cefetine: Sabemos que o Sr. é que organismos estabelecem os pesquisador na área da padrões de potabilidade da água? nanobiotecnologia. ele nos esclarece algumas dúvidas sobre o nitrato. os riscos de seu consumo para a saúde humana. Nesta entrevista. evite a simples transcrição de passagens do texto. No estágio atual Filtrino: em que se encontram as pesquisas.

Related Interests