0

Sumário Lições Bíblicas Dedicatória _______________________________________________________ 2 Como ter sucesso e ser Feliz__________________________________________ 3 O Perigo da falta de fé na palavra _____________________________________ 7 A Decisão ________________________________________________________ 10 Aos pés de Cristo __________________________________________________ 13 Santidade e Unção _________________________________________________ 15 1 .

meu bem maior.Dedicatória Ao meu amado Senhor e Salvador Jesus Cristo. que são uma benção de Deus. meu tudo. 2 . as minhas filhas Cássia e Kethleen. e pela inspiração para escrever estas mensagens. razão do meu viver. e a todos os meus amigos que de uma forma ou de outra ajudaram nessa obra.·. Por sua infinita misericórdia. A minha esposa. Socorro carvalho pela paciência e companheirismo.

considerar. levar a considerar. sendo assim guardar e conservar. assumir e praticar o que ela diz. concordancia strong. que são: I. o que guarda o entendimento prosperará. meditar e praticar aquilo que aprendeu observando a palavra. (Pv 16:20a). é a boca de Deus na terra. dar atenção a. discernir. O salmista nos dar aqui uma receita de sermos prosperos e felizes. para verdadeiramente prosperarmos. Mas afinal tudo dependem disto. aqueles estavam em companheirismo pessoal com Deus por meio de fé A palavra de Deus é viva e eficaz. 3 . ponderar. olhar para. precisamos não apenas atentar prudentemente. é espirito e vida. Podemos perceber que Atentar prudentemente está intimamente ligado a guardar o entendimento. e feliz é aquele que confia no Senhor. O texto diz o que atenta prudentemente para palavra prosperará. Vemos aqui dois pontos importantes. Quando ouvimos ou lemos a palavra de Deus. contemplar O que atenta prudentemente para a palavra prosperará. vamos examinar detalhadamente. Mas quando a contemplamos ela gera fé em nossos corações tornandonos sábios. (Prv 16:20). Dar atenção à palavra de Deus é o modo para retificar prosperidade... mas também guardar. Prv 19:8 O que adquire a sabedoria é amigo de si mesmo. e seguimos sua direção ela será para nos uma lampada para clarear nossos passos(Sl 119:105). (Prv 16:20). significa: 07919 ‫ שכל‬sakal 1) compreender sabiamente. quando prestamos atenção aquilo que ela diz. meditar. A palavra atentar no original grego.Como ter sucesso e ser Feliz O que atenta prudentemente para a palavra prosperará. precisamos estar atentos para compreender. compreensão. PRESTAR ATENÇÃO NO QUE É ENSINADO. ou seja. e feliz é aquele que confia no Senhor. desta forma. Quando não damos a atenção devida à palavra corremos o risco dela ser roubada dos nossos corações pelo inimigo.

no primeiro dia do sétimo mês. devido seus pecados. ouvindo as palavras da lei. Nee 8:1 Então todo o povo se ajuntou como um só homem. e. e Esdras. que trouxesse o livro da lei de Moisés. disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus. Receberam o juízo de Deus. e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. tanto de homens como de mulheres. e dos que podiam entender. (Prv 16:20). inclinando-se. da desobediência deles. por falta de frequência nos cultos. todo o povo se pôs em pé. Nee 8:9 E Neemias. não pranteeis nem choreis. não. na presença dos homens e das mulheres. na lei de Deus. Nee 8:6 Então Esdras bendisse ao Senhor. e todo povo. Em Oseias a bíblia diz que o povo de Deus foi destruído não. e os levitas que ensinavam o povo. O que atenta prudentemente para a palavra prosperará. porque não estão atentos às minhas palavras. e disseram a Esdras. pois TODOS ESTAVAM ATENTOS AO LIVRO DA LEI. a bíblia diz que após ouvirem e entenderem choraram arrependidos e tocados pela palavra. sacerdote e escriba. prestamos a atenção devida à palavra assim gerando Fé em nossos corações! (Oseias 4:6). de modo que se entendesse a leitura. estamos rejeitando sua santa lei. PERIGO DA FALTA DE ATENÇÃO A PALAVRA DE DEUS. desde a alva até o meio-dia. distintamente. o escriba. o entendimento vem quando. dai o surgimentos de todos os pecados. e sua maldade (Jer 6:7). ó terra! Eis que eu trarei o mal sobre este povo. Quando não prestamos atenção naquilo que Deus fala conosco. dai Esdras o escriba leu o livro da lei.. Nee 8:8 Assim leram no livro. mesmo diante das advertências do Senhor eles não se arrependiam (Jer 6:13-15). Nee 8:5 E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo). 4 . esta foi uma atitude que levou a restauração do povo de Israel. o grande Deus.. O povo de Israel devido aos seu pecados de violência. após passar por um cativeiro. levantando as mãos. e deram o sentido. por falta de oração. dai a queda é certa. pois até os sacerdotes e profetas se davam a avareza e engana o povo. que o Senhor tinha ordenado a Israel. mas por falta de entendimento. abrindo-o ele. tiveram as muralhas de sua cidade reconstruídas. Como vimos à palavra atentar também tem o sentido de meditar. respondeu: Amém! Amém! E. com os rostos em terra. a reação do povo foi surpreendente. mas faltava reconstruir suas muralhas espirituais. o próprio fruto dos seus pensamentos. trouxe a lei perante a congregação. Jer 6:19 Ouve tu. O maior problema era exatamente porque eles não ATENTARAM AS PALAVRAS DO SENHOR. que era o governador. rejeitaram-na. e quanto à minha lei. o sacerdote.O POVO DE ISRAEL. Nee 8:2 E Esdras. na praça diante da porta das águas. Pois todo o povo chorava. Nee 8:3 E leu nela diante da praça que está fronteira à porta das águas. e de todos os que podiam ouvir com entendimento. de seus pecados de rebelião contra o Senhor. adoraram ao Senhor.

Deus dar a chave para esta confiança e fortaleza no senhor. no casamento. não confia no SENHOR. e preocupado.. precisamos os renovar na palavra de Deus que é vida. e não ver que tudo que tem foi Deus que permitiu. Assim como a confiança no Senhor traz à felicidade a paz a alegria. por que o Senhor me sustenta e me guarda. O SUCESSO NA VIDA DE JOSUÉ Josué foi o propulso de Moises após. mas a sua folha fica verde. e passamos a realmente entender a vontade de Deus para nossas vidas. não se afadiga nem deixa de dar fruto. daí nossa fé é aumentada. a pós receber a grande missão de fazer o povo de Israel herdar a terra prometida. família. só assim ele faria prosperar seu caminho e obteria sucesso. 8 Porque ele será como a árvore plantada junto às águas. 5 . e cuja esperança é o SENHOR. morará nos lugares secos do deserto. Jeremias 17:7-8 Bendito o varão que confia no SENHOR.Quando meditamos. CONFIAR NO SENHOR (Pv 16:20b). na terra salgada e inabitável. finanças etc. é não viver ansioso. e. pois sabe que Deus estar no controle de tudo. problemas de saúde. e faz da 6 carne o seu braço. que é: II. mas o interessante é notar que mais na frente no verso 8 do capitulo 1. onde ele pisasse Deus o daria ninguém poderia o resistir. nem se aproximou do seu Deus. (prestar atenção na lei) e meditar dia e noite. o Senhor falou a Josué. e que Ele fosse forte e corajoso. não aceita o castigo. gerada exatamente pela observância e obediência a Palavra de Deus. e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como a tamargueira no deserto e não sentirá quando vem o bem. vemos aqui que na nossa jornada para não desanimamos e enfraquecermos. que Ele existe. não é apenas crer. O segundo ponto importante a considerarmos diz respeito à confiança no Senhor. diplomas. Deus levantou Josué para o substituir. 7 Muitas pessoas hoje não temem nem confiam ao Senhor sua vidas seus planos. Confiar no Senhor. (Sofonias 3:2) 2 5 O motivo de tantos cristão viverem a ponto de atacar os nervos. no ano de sequidão. com a mente e a vida conturbados e sem paz é a falta de confiança a falta de Fé. (Jos 1:1-8). passamos a entendê-la. a incredulidade ocasiona o oposto! Não ouve a voz. que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor. experiências. que seria não se apartar o livro da lei. cheios de dívidas. estudamos a palavra. mas confiam na sua força nos seus conhecimentos. Jeremias 17:5-6 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem. mas sim ter uma forte convicção que não serei abalado. antes.

e também diante de ti. um verdadeiro divisor de águas. e nela persevera. a da liberdade. a confiança de Daniel foi algo decisivo no livramento Dele. Tgo 1:25 Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita. mas executor da obra. porque foi achada em mim inocência diante dele. PRATICAR A PALAVRA. Dan 6:22 O meu Deus enviou o seu anjo.Isa 26:3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti. e não se achou nele lesão alguma. onde trouxeram paz. e fechou a boca dos leões. Vemos aqui que a Fé. porque ele havia confiado em seu Deus. NECESSITAMOS: 1ª. PERSEVERAR 2ª. Vemos aqui alguns detalhes importantes SOBRE ATENTAR PARA A LEI. primeiro precisa confiar de todo o coração Nele. este será bem-aventurado no que fizer. não tenho cometido delito algum. em toda a bíblia vemos que para o homem receber o milagre se Jesus. ó rei. alegria e livramentos. Dan 6:23 Então o rei muito se alegrou. que irão nos fazer entender como ter sucesso e ser feliz: ALÉM DE PRESTARMOS ATENÇÃO. Poderíamos citar vários exemplos de confiança e Fé no Senhor. porque ele confia em ti. Isa 26:4 Confiai sempre no Senhor. não sendo ouvinte esquecido. e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova. porque o Senhor Deus é uma rocha eterna. e eles não me fizeram mal algum. da cova dos Leões. 6 .

etc. o êxito que vamos ter. onde ele tinha morado. automotivação. psicólogos. pessoal. galiléia e outras.. ministerial.. talvez em si mesma. que desenvolveremos.. 7 . se uma pessoa credita que pode então ela fará o possível. e os que o ouviam ficavam admirados e perguntavam: .O Perigo da Falta de Fé na Palavra! MT 13: 53-58. ou seja. porque o que faz não provém da fé. No entanto Existem aquelas que são levadas pelos pensamentos negativos. ou seja. Jesus não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé. etc. existe o desejo positivo. Mat (13:53-58) INTRODUÇÃO: Nossa vida em regida por aquilo que acreditamos. como: Cafarnaum. e o que muitas vezes há levará a Vitoria ao sucesso! . saiu dali. Na vida cristã é a mesma coisa. e ainda não tem a mente de Cristo. O Senhor Jesus operou muitos milagres extraordinários. José. dentro desta pessoa. status etc. Pois são pessoas que ainda não passaram pelo novo nascimento. não dá. se come está condenado.. Ou seja. comigo é diferente. onde muitos foram desobediência e incrédulos. para conseguir algo. sumária. que com certeza ha levará a derrota ao fracasso. A A bíblia diz que Jesus veio para os seus e os seus O rejeitaram. e voltou para a cidade de Nazaré. títulos. é uma fé negativa. Quando Jesus acabou de contar essas parábolas. o Plano divino inicial era para Israel. menos na sua terra e na sua casa. ex: eu não posso. não consigo. depende da nossa FÉ. Simão e Judas? Todas as suas irmãs não moram aqui? De onde é que ele consegue tudo isso? Por isso ficaram desiludidos com ele. em muitas cidades. para vivermos uma vida santa e abençoado depende da fé. profissional. em suas habilidades. O Perigo da Falta de Fé. familiar. que na verdade é uma fé.Um profeta é respeitado em toda parte. na vida. Que podem ajudar um pouco a aliviar a falta de sabedoria divina. A bíblia diz que aquilo que não é de FÉ é pecado. para todo aquele que Creem em Jesus como único e suficiente salvador. Mat 13:58 Jesus não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé. Rom 14:23 Mas aquele que tem dúvidas. Estas pessoas se apoiam em autoajudas. e tudo o que não provém da fé é pecado. (Ico 2:16). Mas Jesus disse: . espiritual.De onde vêm à sabedoria dele e o poder que ele tem para fazer milagres? Por acaso ele não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria? Ele não é irmão de Tiago. depois passou para os gentios. Ele ensinava na sinagoga. conjugal.

pois a fé sem obras é morta (Tg 2:17). E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco. NÃO PODE FAZER MUITAS MARAVILHAS E MILAGRES. e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite. Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E Não pode fazer muitos milagres. . uma casa. Como pode isso? É fácil entendermos. Ams 3:3 Acaso andarão dois juntos. e estende a mão sobre o mar e fende-o. 21. e as águas foram divididas. não pode fazer muitas coisas. o que me chama atenção nesta passagem é que Jesus sendo Deus. para operar milagres? A resposta é sim. Muitas vezes estamos clamando ao Senhor.Mas em Nazaré (sua terra natal). Deus não podia abrir o mar se Moises não agisse sobre a palavra do Senhor. e estando na sua terra.. Um exemplo desta parceria é Moises. senão o que vir o Pai fazer. o Filho o faz igualmente (Jo 5:19). novamente aqui entra a questão da Fé.. Jesus vivia na dependência pela Fé em Deus. mas vivia em intimidade e agia sempre em cooperação com o Pai. é preciso um acordo. Jesus: Em verdade.. não usou os atributos de Deus. levanta a tua vara. para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. me de um emprego. precisa do homem. um casamento. se não estiverem de acordo? Ou seja. um namorado. ENTENDENDO A PARCERIA E COPERAÇÃO MÚTUA. Poderíamos também citar. Gideão. tem que existe uma unidade entre ambas as partes. porque tudo quanto ele faz. Deus não opera sozinho! Porque não? Ele por acaso. os apostos e o maior exemplo de o Senhor Jesus. Sansão. Em toda historia do povo de Deus sempre vemos o Senhor operando em conjunto com sua criação. quando relacionamos a FÉ. 22). E tu. Disse-lhes. Então Moisés estendeu a mão sobre o mar. Abraão. e as águas foram-lhes qual muro à sua direita e à sua esquerda.. abençoe minha família etc.. pois. POR QUE EM NAZARÉ? Como vimos a FÉ vem acompanhada da obediência da ação. por causa da falta de fé deles. 8 . (Ex: 14:15-16. e esquecemo-nos de agir. pois como sendo Deus. e fez do mar terra seca. em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer. ficamos esperando cair do Céu na nossa cabeça! Deus não fará NADA que eu possa fazer.

. faltava-lhes a fé. E não fez muitos milagres. 1º Receber como sendo de Deus e não de homens. sendo que a duvida e o oposto da Fé. Reflexão: De fato. não diz não fez nenhum e sim não fez muitos. mas sim assumir e praticar o que ela diz. O segredo estar em crer... (1tess 2: 13). depois sairmos e nada acontecer. examinando-a na atmosfera do Espírito Santo. FORMAS DE RECERMOS A PALAVRA. 2º Ouvir e Aceitar. O problema não era a Cidade. Ou seja. (Heb 11:6). enquanto a fé gera milagres. pois a bíblia diz. Às vezes O Senhor esta usando uma pessoa. logo alguns creram e receberam o milagre em suas vidas e em suas famílias. a falta de honra de um profeta na sua terra e casa. Devemos ouvir a palavra com temor e tremor.. 58 e que a causa Deles não terem recebido muitos milagres foi: A FALTA DE FÉ DELES. e estareis seguros. precisamos aceitar. o meu justo viverá pela fé. porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. destruição. na leitura. 3º Preparar o coração Mat 13:8 Preparar o coração e não deixar a palavra de Deus se tornar infrutífera. Não basta apenas ouvir. Precisamos ser sensíveis ao Espírito.. (Mat 13:57). crede nos seus profetas. e nós achamos que é simplesmente argumentos humanos. . etc. acreditar ou então duvidar.. certo que nem todos de Nazaré foram incrédulos. e sereis bem sucedidos. (2Cr 20:20). ou seja. a ausência de muitas maravilhas. a duvida gera medo.. O que vemos também no versículo. nas orações. os irmão e familiares e vizinhos não entenderam a palavra e autoridade de Jesus. em cristo como filho de Deus. 9 .. para ela produzir Efeito.. pois La no intimo saberemos discernir a voz de Deus e a do homem. nenhuma mudança de vida de atitude..( Heb 10:38). Crede no Senhor vosso Deus. praticar a palavra. na santificação.Embora Jesus tenha atribuído. produzindo frutos seja na evangelização. vida. mas sim a incredulidade deles. todavia. foi mais ou menos o que aconteceu em Nazaré. (1tss 5:19-20). sem fé é impossível agradar a Deus. (1tess 2: 13).

motivações internas. da comida instantânea dos cartões de creditos celulares modernos etc. Nossas escolhas. mas sim de acordo com a vontade de Deus. pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição.. na era tecnologia. Quantas pessoas. se esforçando para viver uma vida agradável a Deus. daí a importância de uma decisão correta! Elas ditam como viveremos hoje e amanha. (Jo 15:5). dia após dia requer uma escolha. tem que ser planejadas. INTRODUÇÃO: O homem está a cada dia. muitos tem levado este pensamento para a área espiritual. de sua família e de sua sociedade. renunciando seus desejos carnais e pecaminosos. embora estas coisas sejam boas e benéficas. pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.muitos estão fazendo escolhas mais fáceis que não exigem esforço e renuncia. pelas quais irão influenciar direta e indiretamente sua vida. se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo. morrerão. vivendo guiado pelo espírito. não esperam a resposta do Senhor. (Rm 8:13). viverão. de andar Segundo o Espírito santo. constantemente tomando decisões. (Rm 8:14) Escolhas Erradas O ser humano tem a inclinação a ser imediatistas. dentre outros fatores imediatistas. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. vocês são os ramos”. Aquele que quer tomar decisões certas precisa passar pela porta estreita. tomam decisões precipitadas que vai afetar suas vidas até muitas vezes para sempre. e são muitos os que entram por ela. não simplesmente de acordo com as nossas vontades. e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram" (Mt 7:13-14). mas. oram 10 a 15 minutos só leem a bíblia no domingo.A Decisão Pois se vocês viverem de acordo com a carne. "Entrem pela porta estreita. 10 . Na vida dos filhos de Deus. se enveredam por caminhos errados. por não seguirem os conselhos do criador. esse dá muito fruto. oram hoje e querem receber. andando segundo a carne. Como é estreita a porta. Se alguém permanecer em mim e eu nele. “Eu sou a videira. logo.

muitas vezes pecaminosos. os abençoado. CONDIÇÕES: 1ª. o mundo e o diabo. sempre antes de nossas escolhas Ele nos adverte. existe desde o primeiro casal. As misericórdias do Senhor se renovam a cada manha. 6:8) Embora vivamos em corpo de carne somos um espírito andando em um corpo de carne. como a grande maioria dos que vivem sem sabedoria. mas graças a Deus por Jesus Cristo. tomando decisões por impulsos. se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo (Resultado= viverá). o Senhor adverte sobre as bênçãos e as maldiçoes que poderiam vir sobre o povo dependendo apenas da escolha em ouvir e obedecer a sua voz ou não. mantendo comunhão. se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo. ou seja. toda tarde os visitava. e as misericórdias do Senhor ajudam-nos a mortifica-lo. que com sua morte e ressurreição nos reconciliou com o Pai e nos deu vida Eterna. ou seja. o segundo Adão. a escolha era deles. O Versículo diz: “mas”. duas escolhas e uma decisão. É importante salientar que não estaremos sozinhos lutando contra o pecado. Deus é um pai honesto e transparente. Deus da mostra uma condição. embora não pareça para 11 . porque é pela manha que também o velho homem quer renascer. Em Rm 8:13. nos guiar. a velha natureza. nosso papel e ceder à voz de Deus. é claro se correspondermos ao espírito.mas.Do contrario estaremos sempre errando. Adão e Eva podiam escolher entre comer e não comer o fruto proibido. a fazer a vontade de Deus. para termos a vida ou a morte. NÃO É DE HOJE O principio do livre arbítrio da livre escolha. embora Deus os tenha criado. Segundo as suas próprias vontades. (Andar no Espírito). temos a ajuda do espírito santo para nos fortalecer. já sabemos qual foi o resultado. (Gn 3: 1-13) Devido à desobediência do homem a morte entrou no mundo. (Livre Arbítrio) OBRAS DA CARNE X FRUTOS DO ESPIRITO Carne Espírito Inimizade com Deus União com Deus Desagrada a Deus Agrada a Deus Não tem prazer em Orar Tem prazer de buscar a presença de Deus Gera a Morte Gera a vida Eterna (Gálatas 5:13-24. pois a o Espírito Santo não nos obrigará a Obedecer.Se viver segundo a natureza pecaminosa (Resultado= Morrerá) 2ª. devemos treinar nosso espírito pela: Oração. Em Dt 28. meditação e pratica da palavra de Deus. pela sua palavra e nos mostra o melhor caminho.

(Tg 4:7). 12 . não ter ido. Vocês terão bênção. Deus após mostrar tudo de bom põe novamente diante do povo de Israel duas escolhas. nos dando a oportunidade de escolha. mas tomou a decisão de obedecer e não duvidou. se desobedecerem aos mandamentos do Senhor. obedeceu saiu do meio do meio da sua parentela e foi para um lugar sem saber o paradeiro. mesmo sem entender. (Dt 11:26-28). parte dela caiu à beira do caminho. a Benção e a maldição. que hoje lhes estou dando. sua voz interior falando ao nosso intimo. precisamos ouvir o Senhor. diz que as aves queriam atrapalhar o sacrifício de Abrão ao senhor.nós. e se afastarem do caminho que hoje lhes ordeno. seja feita a tua vontade. propulsou dos filhos na fé. ao ouvirmos a voz de Deus. Se Abrão não tiver-se obdecido Ele não seria um herói na Fé. para seguir deuses desconhecidos. no nosso espírito. santificado seja o teu nome. não teria seu nome escrito no rol nos heróis da fé. Enquanto lançava a semente. orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus. (Mt 13:4) Mas assim como Abrão. Decida sempre obedecer à voz do Criador. Em (Gn: 15:11). Pois graças a sua escolha em obedecer às bênçãos de Abrão passou para nos. fracassos e derrotas. aleluia. pois se entregou aos cuidados do Senhor (Abrão tomara a decisão certa) Ele poderia ter se questionado. devemos enxotá-los em nome de Jesus. alguém que foi chamado amigo de Deus. logo após ele ter ouvido a voz de Deus para sua vida. (Lc 22:42) Portanto. mas terão maldição. pois quando Deus nos chama Ele tem um propósito maior para nossas vidas nos levará a galgar lugares mais altos. Ele era um homem bem sucedido. A DECISÃO CERTA Quando Deus chamou Abrão. e as aves vieram e a comeram. se queres afasta de mim este cálice. DUAS ESCOLHAS Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição. (Mt 6:9-10). só tome decisões conforme a vontade. onde determinaria um pacto com o Senhor. medo. de duvidas. mas a tua. Você entende? É uma questão de escolha. mas obedeceu. quando o inimigo vier com pensamentos contrários. o seu Deus. suas promessas. REFLEXÃO: Dizendo: Pai. se obedecerem aos mandamentos do Senhor. o seu Deus. venha o teu reino. assim na terra como no céu. todavia não se faça a minha vontade. o inimigo tentar tirar nosso foco daquela decisão. para ver se voltamos atrás. PERSEVERE NA VONTADE DE DEUS Agora saiba que quando tomamos decisões certas. palavra do Senhor.

no seu quarto.. Logo vemos que não podemos esperar o problema a dificuldade aparecer. em oração. 13 . muito grande. porém. quando soube que a escritura estava assinada.32). Neste momento tão difícil Maria se lança aos pés de Jesus. não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”. para estar aos pés do Senhor. se punha de joelhos. e a Deu animo novamente. Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus. sua irmã.. ela chega a afirmar. três vezes por dia. onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.38-42). ouvindo-lhe a palavra. e orava. (Dn 6. chegaram a um povoado. para assim resistirmos ao dia Mal. acerca de seu irmão. mas por que era seu costume diário.AOS PÉS DE CRISTO Para podemos ser levantados no tempo certo (Jo 11. Maria escolheu a boa parte. leitura da palavra. Podemos observa que ele não fez isto só porque soube da assinatura do decreto. dizendo: Senhor se estiveras aqui. lançouse-lhe aos pés. estava ocupada com muito serviço. diante do seu Deus. seus mandamentos. e dava graças. Diante de uma grande aflição. onde Jesus ao entrar em sua casa. foi relatado nos capítulos anteriores. buscando comunhão com Deus. ficou sentada aos pés do Senhor. pois. em cima. algo que ele sabia que era uma investida do inimigo contra sua vida. e orou e deu graças a Deus. aproximando-se dele. Aplicação: Observamos que o que confortou Maria. ao vê-lo. Temos que cultivar uma vida de busca diária. onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém. VEMOS ISTO TAMBÉM NA VIDA DE DANIEL Daniel. Caminhando Jesus e os seus discípulos. E. a dor. a tristeza era grande. entrou em sua casa. entrou em sua casa e. Marta. Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas. pois Jesus teria o curado. como costumava fazer. jejum. na provisão de Jesus. meu irmão não teria morrido. perguntou: "Senhor. aprendendo. e esta não lhe será tirada". Maria era a única que estava aos pés de Jesus ouvindo sua voz. apoiando sua fé. gastando tempo com o Senhor. (Lc 10. Maria. que se Jesus estivesse ali seu irmão não teria morrido. todavia apenas uma é necessária.10). Daniel quando sobre da assinatura do Decreto.

mas se esquecem de que Em Primeiro lugar devemos estar na dependência de Deus. disse: João 12:5 Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? João 12:6 Isto disse ele. A diferença não estar em andar ao lado de Jesus. e ele fugirá de vós. O SECREDO É NOS SUBMETER A DEUS... vencer as tentações à carne.O tempo que passamos orando. com a avareza. pois neste momento Deus esta nos fortalecendo para suportar as dificuldades e fechando a boca dos leões que queiram nos devorar. que é ouvir e praticar aquilo que Jesus disse. mas a mim nem sempre me tendes. e amor ao Senhor. a Deus. Maria.. CONTRASTE Judas por sua fez. tendo a bolsa.. ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. mui precioso. portanto. um dos seus discípulos. João 12:4 Mas Judas Iscariotes. João 12:3 Então. mas. E UM MAIOR NIVEL DE AMOR A JESUS. A diferença estar em escolher a melhor parte. SUJEIÇÃO: Dependência. intercedendo e agradecendo a Deus faz toda a diferença em nossas vidas. Mas Judas estava preocupado com sua própria vida. Assim obteremos vitória sobre toda e qualquer situação. não porque tivesse cuidado dos pobres. Muitos querem resistir ao diabo. Tgo 4:7 Sujeitai-vos.. INVESTIR TEMPO NA SUA PRESENÇA. 14 . entretanto. mesmo andando com Jesus não experimentou este nível de fé. Aos pés do senhor em sinceridade de coração. mas porque era ladrão e. e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.. o que estava para traí-lo. tirava o que nela se lançava. disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem. tomando uma libra de bálsamo de nardo puro. submissão. Este ato dia Maria expressa sua devoção e amor profundo a Jesus. João 12:8 porque os pobres. mas resisti ao diabo. João 12:7 Jesus. O TEMPO GASTO AOS PÉS DO SENHOR IRA NOS TRAZER LIVRAMENTOS. sempre os tendes convosco. obediência.

(Deus). vocês serão felizes. por ser pessoas íntegras.23. sofrem descriminação. os despojou. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade. Mat 6:33 Portanto. Deus.9).11. Pecado que consiste em não reconhecer igualmente o direito de cada um. sendo vitorioso. se vocês forem zelosos na prática do bem? 1Pe 3:14 Todavia. em não ser correto. e reina pra sempre. . Mat 5:10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça.11. mas sempre fez a vontade de Deus. por muitos. por isso. Amar o Reino de Deus (Mt 6:33). Veja que o versículo diz: 1ª. Fazer a Vontade de Deus. obedecendo em tudo. Mt 7. e ele lhes dará todas essas coisas. acima nos céus. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. e triunfou contra os principados e potestades. Jesus foi discriminado. pois deles é o Reino dos céus. Fazer a vontade de Deus é ser guiado por sua palavra. Viver a causa de Cristo e o Evangelho . pelo Espírito Santo. A justiça estar ligada a fazer sua Vontade! Quando a bíblia nos diz pra ter fome e sede de justiça. 1Pe 3:13 Quem há de maltratá-los. (Hb 1:9) Este passagem refere-se a Jesus. por se separar do mundo.” 1Pe 3:15 Antes.5. AMAR A JUSTIÇA REPRESENTA: I. prisões e em alguns lugares são Martirizados. o teu Deus. Hb 1. santifiquem Cristo como Senhor no coração. mas tem uma aplicação para nós hoje. 51. Amar a Justiça: Cumprimento das exigências de um relacionamento correto com Ele. te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros. calunias. ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer. mesmo que venham a sofrer porque pratica a justiça. Os cristãos são perseguidos pela causa de Cristo. não fiquem amedrontados. "Não temam aquilo que eles temem. e foi exaltado. que isto nos fará nos afastar do pecado e nos aproximar de Deus! Assim Deus promete que nossa fome será saciada.Santidade e unção. é porque precisamos ter uma vontade um amor tão grande pela vontade do Senhor. 2ª Odiar a Iniquidade. em ser perverso (Sl 25. 15 II. desacreditado. são alvos de agressões verbais e até físicas. (Mt 5:6). Is 13.

e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós. não gostar no pecado. se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus. santidade. suas visões da natureza de retidão. Isa 59:1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida. a verdade. temperança. A Justiça dos escribas e Fariseus .Quer dizer. eram negligenciadas. ou abunda mais. Jesus não pediu que Deus nos tirasse no mundo. vós que praticais a iniquidade. pureza. dava dízimos. Toda iniquidade é pecado. A menos que você seja mais santo que eles são. para que não possa ouvir. orava muito. a retidão deles consistiu em observâncias externas da lei cerimonial e tradicional. Isto prova 16 . pois não somos daqui. (I ARC jo 2:29). de modo que não vos ouça. Jesus explica que a menos que eles tivessem mais real santidade e caráter que os escribas e fariseus. Eu nunca o conheci .Veja as notas a Mat 3:7. e santidade de coração. odiar a iniquidade é se afastar de toda aparência do mal. nem surdo o seu ouvido. (1jo 5:17). e seremos vitoriosos sobre toda e qualquer situação! III. Pois o pecado nos separa de Deus. A retidão dos verdadeiros cristãos está sentada no coração. sofremos perseguições. e detestar. apartai-vos de mim. o temor de Deus. você não será liberto dele.Às vezes é normal na vida cristã. mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus. de modo que nossas orações são impedidas. ODIAR A INIQUIDADE SIGNIFICA: A iniquidade é o pecado. e sua conduta e vidas. você não pode ser salvado. 2Ti_2:19. eu nunca aprovei sua conduta. Sua Justiça . Veja Psa_1: 6. e o amor ao próximo. honestidade.Sua santidade. nunca o considerado como meus amigos. das obras da carne. sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. e é então genuíno.superará. mas que nos guardasse do mundo. Se sabeis que ele é justo. jejuavam frequentemente. de modo nenhum entrareis no reino dos céus. (1jo 3:4). Excederá . Mat 7:23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci. Viver em verdadeira retidão. A retidão que Jesus requereu no reino dele era pureza. Qualquer que comete o pecado também comete iniquidade. mas justiça. Isa 59:2. não importa o que aconteça representaremos nosso Deus. porque o pecado é iniquidade. para que não possa salvar. Precisará aprender a odiar o pecado como Deus odeia(Jonh Bevere). Enquanto você gostar de seu pecado. eles não puderam ser salvados. Nós somos a luz e sal deste mundo. 1Co_8:3. e há pecado que não é para morte. em santidade! Mat 5:20 Pois eu vos digo que. Eles ofereceram sacrifícios.

dar mais pra um menos pra outros. veja que através da pratica destes DOIS PRINCÍPIOS o Senhor nos dará o óleo de Alegria mais do que nossos companheiros. o Espírito Santo. Todo cristão precisa do óleo da unção. na parábola dos talentos. ou seja. pra quem mais foi dado. pois Ele cuida de Nós. Qual o seu talento? Coloque-o há disposição do Senhor. não é que Deus faça acepção de pessoas. Um depende do outro. pra um. vemos aqui novamente alguns símbolos VESTES= representa nossa condição diante de Deus. eles nunca tinham sido verdadeiros seguidores de Cristo. Ele deseja que o amemos a ponto de colocar nosso serviço ao seu dispor. o versículo 8 do capitulo de salmos diz: todas as tuas vestes cheiram a mirra a aloes e a cássia. mais do que a teus companheiros. com todas suas pretensões. Ele espera que este talento venha multiplicar. vestes sujas pecado. o teu Deus. assim como outros. mas quem recebe mais é o que busca mais. Slm 45:8 Todas as tuas vestes cheiram a mirra a aloés e a cássia. por isso Deus. Deus deu menos pra outros mais. santidade. Vemos que pra o perfume de cristo exalar sobre nós precisamos estar com as vestes brancas e limpas.que. Figuras simbólicas: Slm 45:7 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade. pra poder ter poder pra testemunhar e viver uma vida de santidade (atos 1:8). te ungiu com óleo de alegria. precisam estar limpas alvas. vestes limpas santidade. então o que acontece. dos palácios de marfim os instrumentos de cordas e te alegram. não ser enterrado. nem todos estão dispostos a mar a justiça e aborrecer a iniquidade. o senhor dividiu pra todos os talentos conforme suas capacidades. é que nem todos estão dispostos a se colocarem a disposição de Deus a ponto de receber mais. pois ele quer nos usar pra sua gloria. sua presença. pra que nossas vestes cheirem óleos. 17 . mas aqueles que Deus deu 1 talento. mas foi cobrado. aumentar. Deus quer que estejamos limpos puros para derramar mais e mais sua unção. O óleo= a unção de Deus.

se ele tivesse solicitado isto. Isto faz a conduta deste homem mais indesculpável. NUNCA FALTE O ÓLEO sobre a tua cabeça. veja parábola das 10 virgens. O verbo estar no presente “SEJAM”. em santidade sem impurezas! O Azeite óleo= também influencia. não apenas na igreja ou no meio dos irmãos. Isto representa a conduta do hipócrita formosamente na igreja. ou seja. meditação. que não se encontrarem limpos. como ele foi levado da rodovia: e. na presença do Senhor. em pentecostes foi derramado sobre os 120 no cenáculo e sobre todos aqueles que creem. guiado por Deus. viver sempre em santidade. O não fazer isto dele era expressivo do desrespeito mais alto para o rei. na nossa eternidade. Os artigos de vestuários usados em ocasiões festivas eram roupões brancos principalmente longos. Mat 7:23: apartai-vos de mim vos que praticais a iniquidade Logo quando não amamos a justiça passamos a amar a iniquidade. O óleo pode faltar quando não vigiamos. através da oração. e sim. contudo a pessoa tinha sido provida para ele.Aqueles que não lavarem suas veste no sangue do cordeiro. Que Deus nos ajude a viver sempre em santidade e na sua santa Unção! 18 . (Mt 25:1-13). Ele entrou no vestido comum e ordinário dele. Só entrarão nas bodas do cordeiro santo que é Jesus aqueles que se encontrar com as vestes limpas no seu sangue. Dependendo das nossas vestes podemos entrar ou ficar fora do céu. e era o costume da pessoa que fez o banquete para preparar tal veste para ser usado pelos convidados. (Mt 22:2-14). em um estado continuo sempre. precisamos sempre buscar ser cheios desta unção de Deus. jejum e pratica da palavra. NA PARÁBOLA DOS CONVIDADOS PARA AS BODAS Aquele que foi encontrado com as veste erradas foi lançado fora. entretanto ele não teve um artigo de vestuário do próprio dele satisfatório para a ocasião. aquelas que deixaram faltar o aceite o óleo da unção foram decepcionadas na vinda do noivo. “temos que viver cada dia como se Jesus fosse voltar hoje" Ecl 9:8 Sejam sempre alvas as tuas vestes. e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. e não buscamos o senhor como deveríamos. mas tiver em suas vidas a iniquidade o pecado ficara fora do céu. o óleo era usado para ungir os reis concedendo-os autoridade e capacidade para reinar.