Artigo criado por Felipe Aron (www.felipearon.com.

br) Todos os direitos reservados ©

1

SILVER SPRITE Jogos desenvolvidos em XNA para a Internet

Introdução Para aqueles que ainda não conhecem, XNA é um Framework gratuito da Microsoft para o desenvolvimento de jogos, que utiliza o Visual Studio (Professional/Express) como IDE de desenvolvimento. Por meio do XNA, é possível desenvolver jogos 2D/3D para PC, X-Box 360 e Zune (Ipod da Microsoft com sistema operacional Windows). Para maiores informações acesse o site oficial do XNA: http://msdn.microsoft.com/pt-br/xna/default(en-us).aspx. Num desenvolvimento de um jogo de duas dimensões (2D), o uso de Sprites são de suma importância. Um Sprite é uma imagem de algo que será usado no cenário do jogo, seja uma imagem de um personagem, de uma pedra, de uma árvore, uma imagem de fundo (background), etc. Por meio de técnicas, é possível utilizar vários Sprites para criar uma animação, por exemplo, a de um personagem andando pelo cenário, trocando o movimento das pernas conforme ele se move. Hoje em dia, quando falamos sobre desenvolvimento de jogos para Internet, logo pensamos em Flash, que é uma ferramenta fantástica para criação de web-sites e também para desenvolvimento de jogos. Porém, ela tem limitações e, em razão disso, nem sempre possibilita que o usuário atinja facilmente um resultado esperado. Com a utilização do Framework XNA, o trabalho de desenvolvimento de um jogo se torna simples pelo fato do XNA já possuir muitos métodos e recursos prontos, cabendo somente ao usuário valer-se da criatividade e de linhas de código para criar jogos interessantes. A Microsoft criou o SilverLight (http://silverlight.net/), uma ferramenta que lembra o famoso Flash, cujos recursos vão muito além deste, podendo criar páginas ricas, mais interativas, mais leves, pois inúmeros recursos são processados pelo cliente e não diretamente no servidor. Uma das grandes vantagens dessa ferramenta é a utilização do Stream sem haver comprometimento do servidor, por exemplo, a visualização de vídeos sendo transmitidos ao vivo para milhares de pessoas. Após o surgimento do SilverLight, apesar de muitos questionaram a possibilidade de criar jogos valendo-se dessa tecnologia, cabe ressaltar que e possível sim, porém é necessário um conhecimento da ferramenta (SilverLight, XAML, etc.). Pelo fato de cada vez mais pessoas usarem o Framework XNA para o desenvolvimento de jogos para plataforma Windows, Zune e X-Box, pensando em unir SilverLight com XNA, surgiu, então, uma nova API, o SilverSprite... O que é SilverSprite?

carregue um sprite com uma Textura 2D qualquer e faça o Sprite se movimentar na tela. na qual iremos colocar um Sprite (figura) e fazer com que ele se movimente pela tela. utilizando-se um projeto em SilverLight.br) Todos os direitos reservados © SilverSprite é uma API capaz de integrar seus jogos criados com o Framework XNA e aplicações “Web ricas” por meio do SilverLight. 2 Criando um exemplo simples em XNA Vamos criar um projeto simples em XNA para plataforma Windows. Esse projeto foi criado por Bill Reiss e está sendo mantido por José Antonio Farias (http://www. Para exemplificar o uso dessa API (SilverSprite). Para exemplar o acima exposto.sharpgames. o que já é uma evolução em termos de tecnologia e mercado. e depois. Não entraremos em detalhes sobre os conceitos de desenvolvimento. Por enquanto.com. os quais podem ser jogados em qualquer programa de navegação na Internet (Browser).Artigo criado por Felipe Aron (www. iremos executar nosso game por meio de uma página web. pois o enfoque é fazer o projeto XNA ser executado com o SilverSprite. inicie um novo projeto. Para usar essa API. Para mais detalhes sobre o projeto SilverSprite acesse: http://www.com/silversprite.codeplex. o SilverSprite está disponível apenas para jogos de duas dimensões (2D). você não irá precisar ter plenos conhecimentos em SilverLight e o melhor: você praticamente não irá precisar de quase nenhum código do seu jogo. iremos criar um simples projeto em XNA.net) e Kevin Wolf. Veja o resultado do jogo em execução: .felipearon.

o SilverLight 2. extraia numa pasta qualquer de sua escolha.felipearon.Artigo criado por Felipe Aron (www.codeplex. você poderá baixá-lo em: http://silverlight. ainda. Adicionando nosso exemplo numa aplicação SilverLight Antes de criarmos o aplicativo usando o SilverLight. Em seguida. .net. primeiro baixe as DLLs da API SilverSprite no link: http://www. Entretanto. inicie um novo projeto SilverLight Application no Visual Studio e escolha um Web Application para rodar o site. Após baixar o arquivo.br) Todos os direitos reservados © 3 Salve o projeto feito em XNA.com. caso não tenha instalado.com/silversprite. será carregado a tela principal do projeto SilverLight. Agora vamos criar a aplicação SilverLight. Uma vez feito isso.

Clique com o botão direito. a primeira coisa que precisamos fazer é adicionar a referência à DLL do SilverSprite.Artigo criado por Felipe Aron (www.. selecione a opção Add  Existing Item. escolha a aba “Browse” e encontre a pasta que descompactamos as DLLs do SilverSprite. vamos adicionar nosso game na aplicação. Será nessa pasta que iremos jogar os fontes do nosso game.felipearon. Primeiro adicione uma nova pasta chamada “Game” na aplicação.SilverSprite.. Para isso. e escolha a opção “Add Reference. selecione Add  New Folder.br) Todos os direitos reservados © 4 Após esse procedimento. Encontre os fontes do seu game. Selecione a DLL “SilverArcade. clique com o botão direito sobre a aplicação SilverLight no Solution Explorer. Agora que fizemos a referência ao SilverSprite.com. Criada a pasta. Você irá perceber que foram adicionados ao projeto todos os fontes do jogo.. como mostra a imagem abaixo: .. selecione tudo (Ctrl+A) e clique em “Add”.dll”. Ao abrir a tela.”. clique com o botão direito sobre ela.

exclua esse arquivo do projeto.Page" xmlns="http://schemas. Altere o código XMAL do Pagem. utilizado no projeto XNA.com/winfx/2006/xaml/presentation" xmlns:x="http://schemas. que está no arquivo “Game1.Artigo criado por Felipe Aron (www. Quando criamos um projeto XNA.br) Todos os direitos reservados © 5 Aqui existe um “DETALHE IMPORTANTE”.com/winfx/2006/xaml" Width="400" Height="300" xmlns:game="clrnamespace:GameSilverSprite"> <Grid x:Name="LayoutRoot" Background="White"> <game:Game1 x:Name="game"/> </Grid> </UserControl> A primeira informação xmlns:game="clr-namespace:GameSilverSprite" diz respeito ao Namespace utilizado pelo jogo XNA. e outra. portando não iremos precisar do “Program. de modo que ele fique igual ao descrito abaixo: <UserControl x:Class="SilverlightGameApplication. a chama da classe principal do game. Já falando sobre a Page. .cs”. <game:Game1 x:Name="game"/> ao arquivo que conta a [ou “que se refere à”?] classe principal do jogo.xaml.cs”.felipearon.xaml.xaml. então. Assim sendo.microsoft.com. vamos.cs.microsoft. o método principal que executa o jogo está no arquivo Program. Precisamos adicionar duas informações: uma é o NameSpace. Porém. adicionar o código que fará a chamada no nosso game. nesse caso quem irá chamar o jogo será o Page. e a segunda.

xnb”. É aí que entra o SilverSprite. Feito isso. Aqui existe outro pequeno “Detalhe” pelo fato de o SilverSprite utilizar o arquivo . porém irá dar erro ao tentar carregar a Textura./bin/x86/Debug/Content/<Nome_Do_Arquivo>. Criada a pasta. precisamos alterar a propriedade “Build Action” desse arquivo para “CONTENT” para que ele seja compilado junto com o projeto SilverLight. verá que aparecerá uma mensagem de erro dizendo que não foi encontrado o Namespace “XNA”.br) Todos os direitos reservados © Se você der um “Build” na aplicação. No meu exemplo o arquivo se chama “MainStone. abra o “Game1.xnb correspondendo a compilado do projeto XNA. crie a pasta “Content”.felipearon. Para tanto. vamos trocar toda referência “Microsoft. Feita as alterações.Xna. adicione o arquivo . pois ele se utiliza do arquivo compilado . selecione o arquivo. Será nessa pasta que iremos adicionar o arquivo .xnb da textura localizado na pasta do projeto XNA por meio do caminho: “.SilverSprite”. Assim. irá abrir o Brownser e carregar o graphics do XNA.xnb compilado para carregar nossa textura. Clique com o botão direito sobre a aplicação SilverLight e.Framework” por “SilverArcade. Além disso.xnb”. Em seguida. execute a aplicação utilizando a tecla F5. esse é um “Detalhe” do SilverSprite. e altere sua propriedade como dito acima. Como disse. .Artigo criado por Felipe Aron (www. Então precisamos adicionar esse arquivo e carregá-lo.com.cs” e faça essa alteração. Assim. o resultado deverá ficar igual à imagem abaixo: 6 Agora falta pouco pra fazer nosso game rodar. da mesma forma que criamos a pasta “Game”. já em “Properties”.xnb.

felipearon. sem dúvida. Espero que tenham gostado. Ele é um projeto recémchegado no mercado. porém podemos perceber que essa API. promete. é só compilar o projeto e executar. .com.com. abra o “Game1.LoadXnb<>. // TODO: use this. Veja a imagem abaixo: Essa foi apenas uma introdução da utilização do SilverSprite. Entre no site oficial do projeto e obtenha mais detalhes sobre essa API.Artigo criado por Felipe Aron (www. O código fonte desse tutorial pode ser encontrado em meu web-site: http://www. O Brownser irá se abrir e carregar o nosso game.Load<> para Content.cs” no método LoadContent(). que é o qual carrega a textura [Não inicia com maiúscula? Acima você iniciou]. É só mandar um e-Mail para: falecom@felipearon.Content to load your game content here ball = Content.LoadXnb<Texture2D>("MainStone").br. 0).br/downloads/zip/silversprite. como mostra o código abaixo: 7 protected override void LoadContent() { spriteBatch = new SpriteBatch(GraphicsDevice).zip.felipearon. } Feito isso. caso queira entrar em contato. position = new Vector2(0. Estou à sua disposição. mude o método Content.br) Todos os direitos reservados © Para finalizar.com.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful