Índice

:
• Introdução…………………………………………………………….pág.3 • Entradas……………………………………………………………....pág.4 • Carne…………………………………………………………………....pág.17 • Peixe……………………………………………………………………..pág.30 • Vegetariano…………………………………………………………..pág.40 • Sobremesas…………………………………………………………..pág.47

2

Introdução
Ligado à crise económica que vivemos, torna-se pertinente acordar consciências para a necessidade de diminuir desperdício nas

nossas casas, mais precisamente, na cozinha de cada habitação. É aqui o “centro de negócios”, onde começa a verdadeira sustentabilidade pessoal. Saber gerir inteligentemente, a parte do orçamento mensal destinado à alimentação, é o princípio fundamental do equilíbrio financeiro familiar. Tão importante quanto balancear as refeições em carne, peixe, hidratos de carbono, vegetais e frutas, é, valorizar as sobras e recriar pratos inclusivos dos ditos restos alimentares. A arte de esticar uma refeição em várias tem sido transmitida de geração em geração, embora por vezes perdida ao longo dos tempos, mas que tal e qual como outras tradições culturais, tem de ser resgatada para a actualidade como forma de ultrapassar momentos difíceis de poucos recursos monetários. Lembramos que muito se pode fazer com sobras de pão, de bolo, de arroz cozido, de massas cozidas, de legumes estufados, de carne assada ou grelhada, de peixe frito ou cozido, de batatas fritas, de claras de ovo…nada se perde, tudo se transforma! Portanto, não deite nada fora. Aguarde pelas páginas seguintes, repletas de sugestões que vão despoletar na sua mente, a evolução da vertente economicista. Enquanto isto, a ecologia agradece o seu empenho em reduzir o lixo e em diminuir o consumo, pelo que, poupa na carteira mas também poupa o ambiente. É muito importante respeitar os alimentos. A abundância que inundou a nossa existência gerou a indiferença em relação à comida. Deitar fora comida tornou-se trivial e já ninguém dá beijinho no pão antes do desperdiçar. Cozinhar encerra um propósito mais nobre do que contentar o apetite e o sentido do paladar. Permita-se ser criativo, pois até de trapos se fazem flores. Vamos cozinhar com consciência de que pertencemos a um sistema maior que o nosso circulo familiar e que todas as nossas escolhas têm impacto e consequência no todo. Um agradecimento a todos pela espantosa colaboração nesta notável iniciativa que teve lugar no blog http://deliciasetalentos.blogspot.com/ entre 15-NOV e 11-DEZ-2010. Vamos então ao desfile das 47 participações, oriundas dos 3 mais diversos pontos do globo.

Entradas
4

Panadinhos de Massa e Legumes
Não só é uma reciclagem de sobras como é uma receita vegetariana, bem amiga do ambiente.
Ingredientes: Sobra de massa (esparguete) estufado com legumes Sobras de quinoa 4 cogumelos branco frescos 1 cenoura média 1 colher de sopa de sésamo Pão ralado q.b. noz-moscada e orégões q.b Modo de Preparação: Deitei na bimby a cenoura e dei uns toques no turbo, acrescentei as sementes os cogumelos e os outros ingredientes mais uns toque turbo. Como a massa estava mole deitei 6 bolachas cream craker mais uns toques no turbo. Deitei na T-bar pão ralado o preparado anterior e novamente pão ralado pressionei, virei e já está, partiram um bocadinho foi a 1ª vez que usei esta forma. (quem não tem a t-bar faz bolinhas e passa por pão ralado). Coloquei na actifry e deitei azeite em cada douradinho (usei um frasco spray).

Receita da Conceição do blog: http://eueostachos.blogspot.com/
5

Quiche de vegetais, frango assado e queijo da ilha
A querida Sandra, traz-nos uma riquissima quiche recheada de vegetais e sobras de frango assado, com queijo da ilha. Quem é que consegue resistir a uma fatia destas?
Ingredientes: 1 placa de massa quebrada sal pimenta noz moscada 200ml de creme de soja 1 gema de ovo 1c de sopa de farinha 50ml de leite mangericão seco 1 embalagem de verdura para juliana 1 peito de frango assado e desfiado 1 cebola 1 dente de alho azeite q.b 100gr de queijo da ilha

Preparação: Coza os legumes ao vapor. Entretanto pique a cebola, o alho.Num recipiente de ir ao lume deite o azeite, quando estiver quente junte a cebola e o alho e deixe refogar até a cebola estar translucida. Junte os vegetais já cozidos, tempere com sal, pimenta e o mangerição.Deixe cozinhar por uns 7 a 8m. Enquanto isso num recipiente, junte o creme de soja, a gema de ovo, a farinha, o leite, o queijo da ilha tempere com pimenta e noz moscada. Adicione o frango aos vegetais e deite a mistura do creme de soja e envolva tudo. Forre uma tarteira com a massa folhada pique esta com um garfo, deite a mistura de vegetais e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30m ou até a massa estar dourada.

Receita da Sandra do blog: http://chocolateecaju.blogspot.com/

6

Bolo Salgado de Milho e Queijo
O que fazer a bagaço (polpa) de milho coado? Ou polpa de qualquer feijão incluindo de soja, ou aveia... Bolo salgado, pois então, é a sugestão da Rachel :)
Ingredientes: - 4 colheres (sopa) de bagaço de milho - 1 1/2 xícara de farinha de trigo - 1 ovo - 1 xícara de leite - 1/4 de xícara de óleo - pitadinha de sal - pitadinha de açúcar - 2 colheres (chá) de fermento em pó Recheio:

- 1/2 xícara (chá) de queijo ralado - 1/2 linguiça calabresa picada - bacon picadinho a gosto (somente a parte da carne) - 1/2 xícara de azeitonas verdes recheadas picadas - cebolinha verde a gosto - sal (apenas se necessário, pois a linguiça já é salgada)
Modo de Preparo:

Em uma tigela coloque os ingredientes secos, em outra misture todos os líquidos; misture bem e junte os dois, misturando levemente. Junte todos os ingredientes do recheio e o misture à massa, agregando tudo com um garfo, delicadamente. Transfira a massa para uma assadeira untada, ou forminhas de muffins. Pré aqueça o forno a 180ºC e asse por 30 minutos, ou até o teste do palito. Retire do forno, espere esfriar e corte em losangos.

Receita da Rachel do blog: http://nabiroskinha.blogspot.com/

7

Queques de frango - Reciclar
Com as sobras de frango assado a Cinha encantou-nos com estes queques tão apetitosos e fofinhos. Bom aspecto por dentro e por fora!
Ingredientes: Restos de Frango 250 gr. de leite 50 gr. de óleo 20 gr. de Manteiga 2 ovos 250 gr. de Farinha 1 colher (sopa) fermento Sal q.b. Preparação: Começar por desfiar o frango (reservar). Colocar no copo da Bimby todos os ingredientes para a massa e Prog. 30 seg. Vel. 3. Deite um pouco de massa em cada forma de queques untada (uso spray desmoldante) recheando com o frango e terminar cobrindo com a massa. Levar ao forno pré-aquecido a 180 °C durante 20 minutos.

Receita da Cinha do blog: http://ritualdossabores.blogspot.com/

8

Tosta de frango com bacon e ananás
Tanta coisa se pode fazer com sobras, aqui está a prova, a Ana Jesus, transformou frango assado numa tosta gourmet.
Ingredientes para 2 pessoas:

4 fatias de pão saloio ou alentejano sobras de frango assado ou cozido sal 1/4 knorr maionese ketchup 2 rodelas de ananás manteiga 4 fatias de queijo oregãos bacon 2 folhas de alface 4 rodelas de tomate
Preparação: Coza o peito de frango com uma pitada de sal e 1/4 de knorr. Depois de cozido desfie-o. Sobre a fatia de pão coloque duas fatia de queijo, o frango desfiado e o ananás cortado em pedaços e as tiras de bacon. Coloque maionese e ketchup a gosto e polvilhe com oregãos. Adicione a alface e as rodelas de tomate. Coloque as fatias de queijo por cima e volte a adicionar uma pitada de oregãos. Una as duas fatias de pão e leve à tosteira, pré-aquecida.Deixe as fatias de pão ficarem lourinhas para o conteúdo ficar quente e o queijo derreter. Retire da tosteira e barre com um pouco de manteiga, sirva bem quente...

Receita da Ana do blog: http://ajarquitecta.blogspot.com/

9

Panquecas primavera
A B.V a partir de sobras de arroz e de uma bifana, fez estas panquecas primavera para aquecer os nossos corações.
Ingredientes para a massa : 3 ovos 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 3 xícaras (chá) de leite 3 colheres (café) de sal refinado 1 colher (chá) (cheia) de fermento em pó Manteiga Preparação Massa : Misturar muito bem todos os ingredientes, menos a manteiga. Derreter um pouco de manteiga numa frigideira, de seguida junte uma concha cheia da massa. Deixe fritar bem de um lado e do outro. Faça este procedimento, até acabar a massa e reserve. Ingredientes Recheio : ( medidas a gosto de cada um ) Preparado para arroz primavera ( ver em cima uma sugestão ) Bechamel Sal e pimenta Oreganos ( opção) Coentros e salsa picada Manteiga Queijo Ralado ( opção ) Preparação Recheio : Numa frigideira derreta um pouco de manteiga e salteie o preparado para arroz primavera, temperado com o sal, pimenta, oreganos, coentros e salsa picada. Junte então o bechamel, mexa bem e deixe cozinhar 2 minutos, rectifique temperos, e desligue. Montagem : Recheie as panquecas e enrole. Por cima, disponha um pouco do recheio e polvilhe com queijo ralado.

Receita da B.V. do blog: http://casaescorpiao.blogspot.com/

10

Bôla de pato
E quando sobra pato!!!O que fazemos??!! Uma bôla, esta é a sugestão da Sílvia.
Ingredientes para a massa: 4 ovos 200g de óleo 300g de leite 500g de farinha 2 colheres de chá de fermento sal q.b.
Ingredientes para o recheio: restos de pato cozido desfiado 1 cebola grande 1 dente de alho 1 folha de louro pimenta q.b. 2 cenouras 1 ramo de salsa 40g de azeite sal q.b. Preparação da massa: Coloque a farinha e o fermento na taça da batedeira, junte o óleo, o sal, o leite e os ovos e bata com as varas finas.

Preparação do recheio: Deite num tacho a cebola e o alho picados, a salsa, as cenouras cortadas em pedacinhos pequeninos, junte o azeite, o louro, a pimenta e o sal e refogue. Junte o pato desfiado e refogue mais um pouco. Deite metade da massa numa forma redonda previamente untada, coloque o recheio e cubra com o resto da massa. Leve ao forno pré-aquecido a 200cº, durante cerca de 45 min. Sirva quente ou fria.

Receita da Sílvia do blog: http://docinhosdaucic.blogspot.com/

11

Quiche aromática
Quando há sobras? Podemos fazer uma bela quiche é a sugestão da Patanisca.
Ingredientes para a massa : 100g farinha para bolos 100g de farinha de trigo tipo 65 60g Azeite 1 ovo 5 colheres sopa de leite Sal Ingredientes para o recheio : 1 Cebola picada 3 dentes de Alho picado 1 fio de Azeite 1 chávena de Abóbora em fatias finas (sobras de abóbora para sopa) 1/2 chávena de cogumelos frescos laminados (sobras de cogumelos, podem ser frescos ou já cozinhados) Alecrim Sal e pimenta Sobras de carne desfiada (usei pato assado no forno) 1 ovo inteiro Sobras de natas (aproximadamente meio pacote) Sobras de queijo Chévre (colocar só depois de ter a quiche cozida) Tradicional Faça a massa, misturando todos os ingredientes e amassando até que fique tudo bem homogéneo. Estique a massa com a ajuda de um rolo e coloque-a numa tarteira. Pique com um garfo e leve ao forno aquecido a 200º durante 10 min. Entretanto refogue a cebola picada com o alho. Junte a abóbora partida em pedaços pequenos e refogue até que a abóbora comece a ficar cozida. Tempere e deixe arrefecer.Misture o leite com o ovo e tempere com sal e pimenta. Reserve. Bimby Misture todos os ingredientes 2 min/Espiga. Entretanto faça o recheio. Pique a cebola com o alho 5seg/vel5. Junte a abóbora e refogue em azeite 7min/vel1. Reserve. Bata o ovo e junte-o ao leite. Tempere com sal e pimenta. Coloque a abóbora refogada por cima da base de tarte, junte o leite misturado com o ovo, distribua a carne desfiada, salpique com o alecrim e leve ao forno a 200º durante 30 min. Retire do forno, disponha as fatias de chévre enquanto a quiche ainda estiver bem quente e deixe derreter (fora do forno). Desenforme e sirva.

Receita da Patanisca do blog: http://receitasdapatanisca.blogspot.com/

12

Torta de arroz com espinafres e arroz
A Isa tardou mas não falhou. Ainda publicou a tempo e surpreendeu com uma torta de aproveitamento de sobras de arroz. Reparem bem no aspecto interior do espinafre com maionese.
Ingredientes:

2 xícaras chá de arroz cozido 1 xícara chá de leite 1/2 xícara chá de óleo 3 ovos 5 colheres sopa de queijo ralado 1 colher chá de fermento em pó 1 colher sopa de salsa picada 1 molho de espinafres salteados 2 latas de atum Maionese e azeitonas para acompanhar
Preparação: Bata no liquidificador, cerca3 minutos, o arroz, o leite, o óleo, os ovos e o queijo ralado. Desligue o liquidificador, junte o fermento e a salsa picada. Despeje numa assadeira rectangular própria para assar pão-de-ló.Unte e forre com papel vegetal também untado e polvilhado com farinha. Leve ao forno médio para assar, aproximadamente 25 minutos. Retire e deixe arrefecer um pouco. Coloque os espinafres salteados, espalhando por toda a torta. Deite o atum desfiado e enrole no sentido la largura. Barre com maionese coloque azeitonas por cima e sirva.

Receita da Isa do blog: http://paladaresdaisa.blogspot.com/

13

Uma sopa de legumes assados e molho de carne
A Gasparzinha voltou de férias com saudades do No Soup For You. Reciclou um molho congelado, agarrou-se à tigela e ao pc, partilhando connosco uma sopa quentinha.
Ingredientes: 1 abóbora manteiga 1 nabo 1 curgete pequena, sem casca 1 cenoura 1 colher chá de mangericão seco Sal e pimenta 1 cebola 1 alho francês 1 dente de alho Azeite Água q.b Caldo caseiro – usei molho destes bifinhos com cerveja * 1 molho de espinafres Preparação thermomix_bimby: Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal.Descasque a abóbora, o nabo, a curgete e a cenoura. Corte tudo em rodelas, distribua pelo tabuleiro, tempere com sal, pimenta, mangericão seco e regue com um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que os legumes fiquem macios. Deite no copo a cebola, o alho e o alho francês: 5 seg, vel 5.Junte um pouco de azeite e cozinhe 5 min, temp varoma, vel 1. Adicione os legumes assados, o molho da carne e complete com água até dois dedos abaixo dos legumes: 20 min, temp 100º, vel 1 + 2 min, vel 3-5-7.Acertar a consistência e os temperos e sirva com pão caseiro. Preparação tradicional: Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal.Descasque a abóbora, o nabo, a curgete e a cenoura. Corte tudo em rodelas, distribua pelo tabuleiro, tempere com sal, pimenta, mangericão seco e regue com um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que os legumes fiquem macios.Pique a cenoura e os alhos e refogue-os no azeite em lume médio até que murchem.Adicione os legumes assados, o molho da carne, cubra com água e cozinhe durante 20 minutos.Tempere com sal e pimenta e reduza a puré.Acerte a consistência a gosto e junte mais água se necessário. Sirva com pão caseiro. 14

Receita da Gasparzinha do blog: http://nosoup-foryou.blogspot.com/

Rocambole de arroz
A Roselia, fez um prato gourmet com as sobras de arroz. Neste blog alimentamos o corpo enquanto alimentamos o espírito em simultâneo.
Ingredientes: 2 XÍCARAS (CHÁ) DE LEITE 3 OVOS 1 PACOTE DE QUEIJO RALADO (100 G) 1 XÍCARA (CHÁ) DE ÓLEO 2 XÍCARAS (CHÁ) DE ARROZ AMANHECIDO 1 XÍCARA (CHÁ) DE FARINHA DE TRIGO 1 COLHER DE SOPA DE PÓ ROYAL 2 COLHERES DE SOPA DE MAISENA Preparação:

Bater tudo no liquidificador até homogeneizar os ingredientes e, depois da assadeira retangular (tamanho médio) untada, colocar para assar num tempo de acordo com o seu forno (faça o teste do palito)... É muito fácil, se desenrola como no processo básico de qualquer rocambole e, depois de desenformado, colocar o recheio da sua preferência e tornar a dar-lhe a forma devida... Pode-se fazer a cobertura como apreciar mais, eu faço de batata com requeijão ou de batata com maionese... Pode-se fazer florezinhas de tomate com folhinhas de hortelã... Fiquem à vontade!!! Enfeitem o prato como lhes seja costumeiro... para o dia a dia mais simples...

Receita da Roselia do blog: http://espiritual-idade.blogspot.com/
15

Bolinhos de arroz
A Flora, para a sua festa de aniversário, reutilizou arroz e num petisco vegetariano, croquetes ou bolinhos de arroz.
Ingredientes: 1 xícara de arroz cozido 1 c. (sopa) de farinha de trigo 1/2 cebola picadinha Um pouco de salsa picada 1 c. chá de fermento em pó Preparação:

Amasse com um garfo o arroz até que fique pastoso. Misture os outros ingredientes, forme croquetes e frite.

Receita da Flora do blog: http://floradaserra.blogspot.com/
16

Carne
17

Freeconomy Food (Comida de Economia Livre)
Muito importante esta participação. Hiper informativa. A Paula vive em Inglaterra num sistema ideal de Economia Livre onde as pessoas não usam dinheiro.
Ingredientes: Mistura de vegetais cortados Sobras de feijões 1 salsicha fresca 3 ou 4 chouricinhas bem pequeninas Azeite Cebola Modo de Preparação:

Coloque uma colher de azeite numa panela e adicione uma cebola picada e a mistura de vegetais. Depois de uns 5 ou 10 minutos adicione a salsicha e as chouricinhas cortadas às rodelas, molho de soja e de "piri piri". Deixe mais uns 10 minutos.

Receita da Paula do blog: http://aprendersemescola.blogspot.com/
18

Fritata de Batata à Bolonhesa
Um pratinho de carne para abrilhantar qualquer refeição, nada como aproveitar e tornar num lindo prato como este.
Ingredientes:
Sobras de Carne Picada Cozinhada Batatas 1 Colher de Azeite Sal Queijo Ralado 3 Colheres de Sopa de Natas Preparação: 1. Descasque e prepare as batatas para fritar. Eu usei umas batatinhas pequeninas que cortei às rodelas. Seque-as bem com um pano e coloque na Actifry. Programe 20 minutos. 2. Findo esse tempo, tempere-as com sal e coloque-as sobre papel absorvente. 3. Coloque a carne na Actifry e programe 5 minutos. 4. Junte as batatas fritas, o queijo ralado e as natas e programe 2 ou 3 minutos para envolver. 5. Retire e sirva de imediato.

Receita da Soraia do blog: http://soraiasilva29.blogspot.com/

19

Fusilli num prato quase vegetariano
Para os amantes de massa o Miguel deixa-nos uma bela sugestão de aproveitamentos com um aspecto delicioso.
Ingredientes:
Massa fusilli tricolore cozida Fatias de queijo Paté Folhas de majericão Vinagre balsâmico em creme Azeite Preparação: Tinha um resto de massa fusilli já cozida que dava para um prato de refeição. Temperei com um fio de azeite e dispus por cima duas fatias de queijo cortadas aos bocadinhos. Levei ao microondas um minuto. Coloquei uns bocadinhos (o final de uma embalagem) de paté e três folhas de majericão cortadas. Rematei com vinagre balsâmico em creme (versão balsâmico c/ doce de figo, disponível no Gourmet do Continente).

Receita do Miguel do blog: http://cozinha-sem-tabus.blogspot.com/
20

Arroz de forno de cozido
Há quem deixe estragar o restinho do cozido à portuguesa, mas esse alguém não é a Abelha concerteza! Pois esta fada do lar transforma sobras em pitéus de forno!
Ingredientes: Carnes desfiadas (usei frango, carne vaca, entremeada) Arroz branco enchidos à escolha (farinheira, chouriço, morcela) 1 cebola 2 dentes de alho 50 ml de azeite 1 caldo de legumes natura bacon fatiado ( sobras )

Preparação Numa panela colocar, uma cebola bem picada, os dentes de alho picados, o caldo de legumes e o azeite e levar ao lume a alourar. Colocar as carnes e os enchidos bem desfiados e colocar no refogado, alguns minutos. Reservar. Num pirex colocar o arroz, colocar as carnes, envolver bem, colocar chouriço as rodelas e o bacon e levar ao forno a alourar.

Receita da Abelha do blog: http://acolmeiadaabelha.blogs.sapo.pt/

21

Aproveitamento de arroz
De um arroz cozido com cenoura, sai um aproveitamento completo para outra refeição.Esta é a sugestão da Sónia.
Ingredientes: Sobras de arroz de cenoura 1 linguiça 6 ovos Alho Pimenta Sal Modo de preparação: Bater os ovos e temperar com o alho picado, sal e pimenta. Juntar a linguiça cortada às rodelas. Numa frigideira fazer os ovos mexidos e juntar o arroz.

Receita da Sónia do blog: http://mfp-apadaria.blogspot.com/
22

Empadão de carne
A Luísa lembrou dos tempos difíceis dos nossos avós e pais.Não perdendo a tradição, traz-nos um clássico na reciclagem de alimentos.
Ingredientes : Sobras de carne Chouriça Molho Béchamel Arroz Branco Gema de ovo Preparação: Picar a carne a aproveitar de preferência juntamente com um pouco de chouriço (reservar algumas rodelas para enfeitar). Fazer molho béchamel em quantidade suficiente para envolver a carne picada. Retificar os temperos da mistura a gosto. Fazer um arroz branco em quantidade suficiente para o tabuleiro que se vai usar. Fazer uma cama no fundo do tabuleiro sobre a qual se coloca a mistura da carne e cobrir com o resto do arroz. Pincelar com uma gema de ovo e enfeitar com o chouriço. Levar ao forno até estar bem quente e tostadinho.

Receita da Luísa do blog: http://ahortaencantada.blogspot.com/

23

Pastelão de arroz e frango assado
A Ana Rita, juntou várias sobras num só prato, resultando assim neste riquíssimo aproveitamento.
Ingredientes:
Sobras de arroz cozido Sobras de frango assado ou outra carne Sobras de legumes 2 ovos Sal Pimenta Salsa picada Preparação:

Numa tigela colocar o arroz, a carne, os legumes e a salsa picada. Bater 2 ovos e temperar com sal e pimenta. Juntar ao arroz e mexer. Numa frigideira antiaderente coloque um fiozinho de vaqueiro liquida ou um pouco de manteiga. Deitar o pastelão e deixar fritar, abanando de vez em quando a frigideira para não pegar. Com a ajuda de um prato ou de uma tampa de tacho, virar a frigideira e deixar cair o pastelão. Colocar com jeitinho na frigideira novamente. Deixar fritar desse lado. Quando estiver frito usar a mesma técnica do prato e virar a frigideira. Acompanhar com saladinha.

Receita da Ana Rita do blog: http://bembons.blogspot.com/

24

Arroz de forno com sobras de cozido à portuguesa
A Moira, transformou as sobras de um cozido num arroz de forno delicioso.
Ingredientes:
Restos de cozido: carne de vaca, galinha, couves, cenoura e chouriço. 1 chávena de arroz 1 cebola picada 1 dente de alho picado 2 chávenas e meia de caldo do cozido 2 colheres de sopa de azeite sal q.b. Preparação: Leve um tacho com o azeite ao lume e refogue a cebola e o alho picados só até a cebola ficar translúcida, deite-lhe as cenouras aos cubinhos e as carnes desfiadas, acrescente o arroz e o caldo e deixe cozinhar em lume brando. A meio da cozedura acrescente as couves picadas, mexa e rectifique o sal. Assim que o arroz estiver cozido transfira para um recipiente que possa ir ao forno, decore com toucinho fatiado ou com chouriço e leve ao forno só o tempo suficiente para secar o arroz e dourar o chouriço.

Sugestão: Acompanhe com um bom vinho tinto, afinal isto são sobras, mas das boas, se é que me entendem.

Receita da Manuela do blog: http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt/

25

Waffles omolete
A Catarina arrasou com tanta originalidade. Nunca usaram a máquina de waffles para fazer omoletes? Pois... experimentem! As dela resultaram numa reciclagem singular.
Ingredientes: Fiambre q.b Queijo q.b Cherry tomates q,b Cebola picada q,b Cogumelos q,b Pimento qb Salsa q.b Ovos q.b Bacon qb. Sal e Pimenta moída hora q.b. Alface para fazer a salada Preparação: Cortar todos os ingredientes em quadrados pequenos, e faca um refogado. Com um garfo bata os ovo, junte os ingredientes previamente refogados, e por fim o queijo aos bocadinhos, e misture tudo muito bem. Coloque o preparo na maquina de walffers (na minha foi por volta de uns 4 a 5m). Ou ate ficar dourado. Servi os walffers acompanhados com uma salada, que também estava a precisar urgentemente de ser reciclada, com o resto dos cherry tomates, cebola. Temperei com azeite e vinagre.

Receita da Catarina do blog: http://receitasesaboresdomundo.blogspot.com/

26

Cassarola de legumes, arroz e presunto
A Claudia participou no desafio com um prato bem colorido!
Ingredientes: 1 colher sopa de farinha de rosca 1 colher sopa de queijo parmesão ralado 1/2 colher sopa de manteiga derretida 3 xícaras de arroz cozido 1 xícara de leite 1 xícara de creme de leite Sal e pimenta-do-reino a gosto 150 g de cenoura em cubos cozida 150 g de ervilhas congeladas aferventadas Presunto defumado em cubos a gosto Preparação: Numa vasilha pequena misturar a farinha de rosca o queijo e manteiga derretida até formar uma farofinha. Reservar. Numa vasilha pequena misturar o leite, o creme de leite e temperar a gosto com sal e pimenta. Reservar. Numa vasilha grande colocar o arroz, os legumes e o presunto e misturar bem. Acrescentar a mistura de leite e misturar bem. Colocar num prato refratário retangular de 27,9 x 17,8 cm (11 x 7 inches) levemente untado com óleo. Polvilhar com a farofinha. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (375ºF) por cerca de 30 minutos ou até a farofinha se apresentar dourada.

Receita da Claudia do blog: http://clima65.blogspot.com/

27

Massinha Reciclada
A Alcina, resolveu reutilizar uma massa que ficou de certeza uma delicia. Super colorida!
Ingredientes: fatias de fiambre e bacon Dois ou três pauzinhos de delicias Uma latinha de cogumelos Uma tacinha de massa de lacinhos cozida Mostarda Ketchup Alho picado Preparação:

Salteie tudo num fio de azeite e alho picado com um bocadinho de ketchup e mostarda e já está, rápido e eficiente.

Receita da Alcina do blog: http://artes-viagens-sabores.blogspot.com/
28

Empadão de carne
A Filipa, das mil e uma ideias que tinha para a carne picada, resolveu fazer este maravilhoso empadão.
Ingredientes para a Carne : azeite qb sal qb 1 caldo knorr alho em pó qb orégãos qb ½ copo de vinho branco água qb polpa de tomate qb Ingredientes para o Puré: 500g de batatas 50g de vaqueiro liquida 200ml de leite sal qb 1 gema + 1 ovo para pincelar no empadão Preparação da Carne: Num tacho colocar um fio de azeite, sal qb, alho em pó, o caldo knorr e deixar estalar. Adicionar a carne e deixar fritar um pouquinho, mexendo sp. A seguir verter o 1/2 copo de vinho e voltar a mexer, adicionar a água e deixar cozinhar por 2min. Temperar com os orégãos, a gosto, e mexer novamente. Juntar a polpa de tomate, a gosto, envolver td e deixar cozinhar por 5 min. Ir sp rectificando os temperos e a agua, se necessário. Tirar do lume e reservar. Preparação do Puré: Descascar as batatas e passa-las por água. Colocar as batatas num tacho, cobertas com cm água e deixa-las cozer até ficarem macias (picar cm um garfo para verificar). Dp de cozidas, escorrer as batatas e passá-las pelo passe-vite eléctrico. Com o puré novamente no tacho ao lume, juntar a manteiga e o leite e mexer bem (a quantidade do leite varia, consoante se quer mais ou menos grosso o puré). Finalmente adicionar a gema do ovo, e reservar . Preparação do Empadão: Dp da carne cozinhada e do puré feito é só montar o empadão. A primeira camada é de puré. Segue-se a camada de carne. E novamente uma camada de puré. Por fim pincela-se o topo do empadão com um ovo batido, quem gostar pode ainda polvilhar com queijo. Levar ao forno até a parte superior ficar douradinha :)

Receita da Filipa do blog: http://entre-gatos-e-panelas.blogspot.com/

29

Peixe
30

Açorda à Rico
Dizem que reciclar sobras é coisa de pobre, a Risonha mostra-nos que do pouco se faz muito, com aspecto de comida de rico!
Ingredientes: 1 posta de bacalhau cozido água onde se cozeu o bacalhau restos de pão duro restos de broa de milho azeite q.b. 4 dentes de alho 2 ovos poejos 4 fatias de presunto Queijo ralado

Modo de Preparação:
Partir o pão e broa em pedaços para uma tigela, acrescentar os alhos descascados e partidos em pedaços, os poejos, as fatias de presunto e regar abundantemente com azeite. Partir a posta de bacalhau em pedaços, retirando peles e espinhas e acrescentar na tigela. Levar ao lume a água onde se cozeu o bacalhau e, quando levantar fervura, escalfar os ovos. Retirar os ovos com uma escumadeira para a tigela e de seguida regar com a água. Tapar e deixar abafado por cerca de 2 minutos. Servir de seguida e na altura de colocar nos pratos, polvilhar com um pouco de queijo ralado a gosto. Atrevem-se a experimentar esta açorda diferente?

Receita da Risonha do blog: http://cozinha-da-risonha.blogspot.com/

31

Aproveitamento de restos de polvo
Ora se era suposto comer-se só atum, diminui-se a quantidade e junta-se um resto de polvo que sobrara. Bem pensado Carlita.
Ingredientes 2 ovos 2 batatas aos quadrados sql qb 100ml azeite 6 dentes de alho restos de polvo 1 lata de atum 8 tiras de delicias do mar Preparação na Bimby No cesto colocar os ovos e as batatas aos quadrados. Temperar com sal e programar 30min, 100º, vel4. Retirar o cesto e reservar. No copo picar os dentes de alho 5seg, vel4. Juntar o azeite 3min, 100º, vel col inv. Acrescentar restos polvo, o atum, as delicias do mar cortadas aos cubos, as batatas e os ovos cortados também em cubos. Programar 5min, 100º, vel col inv. Preparação Convencional Cozer as batatas e os ovos em água temperada com sal Reservar. Numa wok, saltear os dentes de alho picados no azeite. Acrescentar restos polvo, o atum, as delicias do mar cortadas aos cubos, as batatas e os ovos cortados também em cubos. Misturar muito bem e deixar ganhar o sabor de azeite e do alho.

Receita da Carlita do blog: http://receitas-da-carlita.blogspot.com/

32

Empadão de Bacalhau
Um belíssimo texto sobre a importância da reciclagem dos alimentos a acompanhar este empadão fenomenal de bacalhau e legumes preparado pela Belocas.
Ingredientes:
- 1 Posta de bacalhau cozida, que sobrou de uma outra refeição (grandita) - 1 Embalagem de puré de batata congelado - 6 Palitinhos de delícias do mar - 2 Ovos cozidos -1/2 Couve lombarda - 1/2 Pimento verde - 2 Tomates maduros - 1 Cebola média - 2 Dentes de alho - 1 Folha de louro (sem o veio central) - Azeite, sal e pimenta qb - Gema de ovo para pincelar

Preparação:
Preparar os legumes: lavar todos os legumes, cortar a cebola em meias-luas, picar os dentes de alho, tirar a pele e sementes ao tomate e ao pimento e cortar em bocadinhos, cortar a couve em Juliana (cortar em tiras finas) Num WoK (utensílio muito utilizado na cozinha chinesa e com algumas semelhanças a uma frigideira), colocar o azeite, a cebola, o alho, a couve, o tomate e o pimento. Deixar estufar lentamente, borrifando com pinguinhas de água, se necessário, até ficar bem cozido.Entretanto, temperar com sal, pimenta e a folha de louro.Quando estiver quase cozido juntar o bacalhau desfiado, limpo de peles e espinhas. Deixar apurar e ficar praticamente sem líquido. Num piréx untado, colocar uma camada de puré de batata (que foi previamente preparado segundo as instruções da embalagem, mas ao qual eu gosto de juntar uma raspanha de noz moscada), por cima colocar o preparado de couve e bacalhau, cobrir com delícias do mar cortadas em rodinhas e os ovos cozidos cortados em bocadinhos. Por fim, cobrir com o resto do puré, fazer uns riscos com um garfo (para dar "style"), pincelar com a gema (normalmente congelo a clara para fazer outras iguarias), e levar ao forno até dourar.

Receita da Belocas do blog: http://iguariascaseiras.blogspot.com/

33

A Luísa Alexandra de sobras de alheira vegetariana confeccionou esta refeição de peixe magnífica e saudável. Para além disso o esparregado de acompanhamento também foi de sobras de espinafres.
Ingredientes: Filetes de peixe gato, ou de outro peixe Alheira Vegetariana Mistura de Especiarias para Peixe Sal Aromatizado Farinha Laranja Margarina Preparação: Se os filetes forem muito grandes corte ao meio. Tempere com mistura de especiarias para peixe e com sal aromatizado com ervas, coloque um pouco da alheira vegetariana no centro e enrole, prendendo depois com um palito. Passam-se por farinha e colocam-se num pirex. Por cima regue com um pouco de sumo de laranja e junte também algumas rodelas de laranja. Termine com umas nozes de margarina e leva-se ao forno pré-aquecido a 190º até dourar. A meio da cozedura regue com o molho.

Filetes de peixe com recheio de alheira e aroma de laranja

Receita da Luísa do blog: http://luisaalexandramarques.blogspot.com/

34

Panquecas assadas de quinoa e peixe
Nesta receita foram reciclados vários ingredientes desde o peixe até aos legumes, aqui está um exemplo a seguir, trazido pela Carla.
Ingredientes: 150 gr de quinoa cozida Sobras de peixe cozido - cerca de 1/4 de marmotinha Sobras de legumes cozidos - 3 metades de batata, 1/2 cenoura e brócolos 1/2 ovo cozido 1/2 cebola 1 dente de alho Salsa q.b. 1 colher de sopa de azeite Espiga Clássico 2 colheres de sopa de leite 1 chávena de farinha Preparação: Retire a pele e as espinhas ao peixe. No robot de cozinha coloque a quinoa, o peixe, os legumes, o ovo, a cebola, o alho, a salsa e o azeite e triture. Junte o leite e volte a triturar para obter um puré. Acrescente a farinha e envolva até ter uma massa homogénea. Não convém que fique muito seca, por isso se tiver, depois, dificuldade em trabalhá-la pode moldar caneles com a ajuda de duas colheres de sopa, ou deitar um pouco de farinha na bancada e com ela enfarinhar montinhos equivalentes a uma colher de sopa bem cheia, moldando-os em forma de disco. Coloque-os num tabuleiro forrado com um tapete de silicone, pincele-os com leite e leve a forno pré-aquecido a 200º. Ao fim de 20 minutos vire-os com cuidado e pincele novamente com leite. Asse por mais 10 minutos ou até estarem dourados. Retire do forno e sirva mornos ou frios, como entradas ou acompanhados de legumes estufados.

Receita da Carla do blog: http://decozinhaemcozinha.blogspot.com/

35

Almôndegas de Aproveitamentos de atum
A Francesca lembrou-se de aproveitar atum, fez umas almôndegas bem aromáticas.
Ingredientes para 2 pessoas - almôndegas: 4 c.sopa de restos de atum já cozinhado 1 mão cheia de pinhões 1 c.chá rasa de canela em pó sal e pimenta acabada de moer 1 c.chá de orégãos secos 1 mão cheia de salsa picada pão ralado q.b 1 c.sopa de queijo parmesão ralado 1 ovo raspa 1 sumo de 1/2 limão pequeno
Ingredientes para 2 pessoas - molho: 1 fio grosseiro de azeite 3 tomates frescos ou congelados partidos aos bocadinhos 1/2 cebola picada 2 dentes de alho descascados e laminados 1 c.chá de orégãos secos sal e pimenta q.b salsa para polvilhar Preparação: Comece por fazer o molho. Ponha uma panela ao lume, deite o azeite, a cebola, o alho e refogue por uns minutos até a cebola ficar translúcida. Junte os orégãos, o tomate, o sal e a pimenta e deixe levantar fervura. Refogue durante 15 min e depois triture tudo. Entretanto comece a fazer as almôndegas. Corte os restos de atum em bocadinhos, misture com os pinhões previamente esmagados num almofariz e com a canela. Junte depois os orégãos, a salsa, o queijo parmesão e o ovo. Misture tudo muito bem e junte depois a raspa e o sumo de limão. Por fim, junte o pão ralado que deve ser em quantidade suficiente para que o preparado fique consistente para formar as bolinhas. Depois de moldar as almôndegas, leve um fio de azeite ao lume numa frigideira e deixe-as alourar em toda a superfície. Quando estiverem prontas, junte-as ao molho de tomate e sirva com tagliateli.

Receita da Francesca do blog: http://mefrancesca.blogspot.com/

36

Pizza de salmão, limão e alecrim
A Argas, para aproveitar umas sobras resolveu fazer esta pizza bem original com massa de artisan bread.
Ingredientes: Massa Artisan Bread Manteiga aromatizada de limão e alecrim Queijo creme Salmão fumado Paté de azeitonas Preparação:

1. Aquecer o forno a 225ºC. 2. Esticar a massa sobre uma folha de papel vegetal e levar ao forno até ficar cozida mas antes de começar a dourar (eu coloco-a sobre a pedra da pizza). 3. Cobrir com a manteiga, sobre esta espalhar uma ligeira camada de queijo creme. Espalhar o salmão e uns montinhos de paté de azeitonas. 4. Levar ao forno até estar cozido a gosto (no meu caso foram uns 15 minutos, mas pode ser menos, visto tudo se encontrar já pronto a consumir).

Receita da Argas do blog: http://ostemperosdaargas.blogspot.com/
37

Lasanha-de-salmão e bechamel de laranja
A Verdinha, para aproveitar um salmão de forno inventou esta lasanha divinal.
Ingredientes: Restos de salmão com novo bechamel de laranja, inclui peixe e molho com alho francês Restos de requeijão (cerca de ½) Placas de lasanha Queijo parmesão ou outro para polvilhar Preparação:

Comece por cozinhar as placas de lasanha por 10 minutos e reserve. Desfazer o salmão em lascas e reservar. Desfazer o requeijão com os dedos e reservar. Montar a lasanha colocando uma placa de massa, seguida de peixe em lascas e o molho. Polvilhar com requeijão e voltar a colocar uma placa de lasanha. Repetir o mesmo processo e colocar uma placa de lasanha. Por cima desta última colocar um pouco de molho e polvilhar com queijo parmesão ralado. Levar ao forno e acompanhar com uma salada.

Receita da Verdinha do blog: http://sotaodaverdinha.blogspot.com/
38

Sobras de Peixe
A Belinha, decidiu aproveitar as sobras e fazer uns ovos mexidos com todos, fica uma delícia!
Ingredientes: Sobras de peixe Batatas Cenoura 2 ovos alhos picados coentros picados azeite q.b.

Preparação: Depois de ter tiradas as espinhas corte as batatas e a cenoura aos cubos.. Numa frigideira, coloque azeite e alho picado, deixe ganhar sabor. Junte o peixe, as batatas e a cenoura, e deixe mais um pouco. Bata os ovos e junte, deixe cozinhar. Por último, junte os coentros picados, e sirva..

Receita da Belinha do blog: http://receitinhasdabelinhagulosa.blogspot.com/
39

Vegetariano
40

Batatinhas na Sertã
Um belo acompanhamento da Ana bem ao estilo antigo e com reciclagem de alimentos de outras refeições, para não falar dos lindos desenhos da receita.
Ingredientes:
restos de batatas e couves cozidas (para quatro pessoas, chegam 4 batatas médias e o triplo do volume em couves cozidas) 1 cebola grande 4 dentes de alho azeite sal Confecção: Cortar a cebola às rodelas fininhas e o alho em fatias finas e refogar ligeiramente numa quantidade generosa de azeite, numa sertã (frigideira larga e pouco funda). Juntar as batatas e as couves cortadas em pedaços pequenos, envolver com a cebola e o alho e rectificar o sal. Et voilá! Muito simples, mas extremamente saboroso!

Receita da Ana do blog: http://pesnarelva.wordpress.com/
41

Fusilli Tricolore com pimentos
A Célia trouxe-nos uma massa muito colorida, para alegrar estes dias tão frios.Com as sobras de frango e pimentos, fez uma refeição simples e saudável.

Ingredientes:
- Sobras um peito de frango - Pimentos vermelhos já cortados às tiras - Restinho de massa fusili cozida - Azeite q.b. - sal q.b. - Pimenta Preta q.b. - Ervas aromáticas q.b. Preparação:

Coloque uma frigideira larga no fogão com um fio de azeite, e um alho esmagado e comece por saltear os pimentos, corte o frango aos cubinhos, e junte aos pimentos, tempere de sal pimenta e ervas aromáticas, junte a massa e coloque no prato. Dê o toque final com um queijinho ralado por cima.

Receita da Célia do blog: http://deliciasdivinais.blogspot.com/
42

Açorda de Tofú
Do ensino doméstico vem mais uma participação veggie!! Desta feita, reciclagem de pão em açorda especial como só a Isabel M. sabe fazer. Palavra de provadora do seu tempero!
Ingredientes: Pão duro Cebola Azeite q.b. Folha de louro Tomate em pedacinhos Alho picado Tofú fumado Salsa Picada Preparação: Pique a cebola, coloque o azeite e a folha de louro tudo num tacho. A seguir o tomate em pedacinhos e alho picadinho. Adicione o tofú fumado partido aos pedacinhos. Coloque o pão em água filtrada, mais tarde esprema e desfaça-o para dentro do tacho. Misture tudo muito bem, coloque o sal mais um pouquinho de azeite, polvilhe com a salsa picada… et voilà!

Receita da Isabel do blog: http://escolabela.wordpress.com/

43

Chucrute sem salsicha
A Sofia aproveitou o caldo da chucrute e fez este prato vegetariano de bugur, bem aromático com queijo feta.
Ingredientes: Sobras de Chucrute mais caldo Bulgur 1 Cebola 1 dente de alho Azeite q.b. Bagas de Zimbro 1 frasco de espargos de conserva Queijo Feta Pimenta, tomilho e salsa q.b. Preparação: Cozinhe bulgur como se fosse arroz. Frite uma cebola e um dente de alho em azeite e, ao saltitarem, junte uma medida de bulgur, mexa e junte uma colher de concha do caldo de chucrute a ferver. Junte meia dúzia de bagas de zimbro e deixe que o bulgur absorva o caldo. Repita o processo até que o bulgur absorva as duas medidas de caldo e, com a última dose, junte um frasco de espargos em conserva. Mexa, desligue o bico do fogão, junte um queijo feta desfeito, pimenta e um pouco de tomilho e salsa.

Receita da Sofia do blog: http://daprussia.wordpress.com/

44

Migas de pão e bróculos
A Claudia sugere umas migas com sobras de pão descongelado e brócolos cozidos. Sóbria mas concerteza super deliciosa. O chouriço dá-lhe um sabor especial.
Ingredientes: - pão de véspera - brócolos - 2 dentes de alho - 1/2 cebola - meia chouriça - 1 fio de azeite - leite q.b. - sal, pimenta e colorau Preparação: Pique a cebola, os alhos, os brócolos em raminhos e a chouriça e aloure esta mistura por 5mn em lume médio no fio de azeite (temp100, vel, colher, 5.30mn). Findo este tempo, acrescente o pão bem partido em pedaços e um pouco de leite para embeber o pão (temp 100, vel. colher, 4.30mn), tempere com sal, pimenta e colorau. Verifique se não está demasiado seco, se estiver regue com um pouco mais de leite. Notará que começa a formar-se uma pasta, com a ajuda das costas da colher ajude a homogeneizar todos os ingredientes (Este processo confesso que é facilitado pela bimby mas, não é impossível de fazer sem bimby pois já fazia migas antes de a ter). Regue com um fio de azeite.

Receita da Claudia do blog: http://deliciascasa.blogspot.com/
45

Pizza fingida
A Gina, mostrou como se faz uma pizza super prática. Uma deliciosa forma de aproveitar sobras de pão como base.
Ingredientes: 4 pães amanhecidos 4 tomates 1 dente de alho Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto 1 colher (sopa) de manteiga 8 fatias de muçarela 4 ovos batidos 1 colher (sopa) de farinha de trigo

Preparação: A receita recomenda bater os tomates no liquidificador com o alho, os temperos e a manteiga derretida (ou azeite). Prefiro fazer o molho com o tomate picadinho, refogar inclusive com cebola, mas fica ao gosto de cada um. Unte bem a assadeira e coloque as fatias de pão com mais ou menos 1 cm de espessura, uma ao lado da outra. Cubra com o molho pronto ou batido, arrume as fatias de muçarela. Bata os ovos com sal e a farinha de trigo. Despeje os ovos sobre tudo, girando a assadeira para escorrer nos intervalos. Tampe-a e leve ao fogo brando por 10 a 12 minutos. Fiz essa pizza duas vezes. Da primeira vez, não usei o fogo tão brando e acabou queimando um pouco no fogo. Da segunda vez, fiz no forno, o que leva mais ou menos 20 minutos, deixando os 15 primeiros minutos com a forma fechada. A fatia acima é da pizza feita no forno.

Receita da Gina do blog: http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/
46

Sobremesas
47

Pudim Improvisado de Última Hora
Restos de bolo resultam num Pudim enriquecido. A Piteca ensina-nos as gulodices lá de casa :)
Ingredientes:

Restos de bolo q.b. 3 rodelas de ananás de lata 1 saqueta de pudim ( usei da boca doce de leite condensado, mas podem usar um qualquer)
Modo de preparação:

Desfaça o bolo para dentro de um refractário e deite as rodelas de ananás cortadas em pedaços por cima deste juntamente com um pouco do sumo da lata. Faça o pudim conforme vem mencionado na embalagem e espalhe por cima do bolo. Leve ao frigorifico e sirva bem fresco.

Receita da Piteca do blog: http://receitasdapiteca.blogspot.com/
48

Pudim-dos-Cús
A Rute dá vida nova a cús de pão multiculturais e a um pau de canela de mexer café!
INGREDIENTES:

2 cús de Brioche Francês; 2 cús de Pão alemão c/sementes; 2 cús de Pão Rústico Português; 1 punhado de uvas-passa; 6 ovos M; 500 ml de leite de soja; 1 colheres (sopa) rasa de manteiga de soja; 1 lata de leite condensado de soja (marca continente*); 5 bagas de cardamomo (usar as sementes interiores apenas); Cascas de laranja; Sumo de 1 laranja; Caramelo; Pau de canela reutilizado (de mexer café).
CONFECÇÃO: Cortar os cús de pão em quadrados pequenos (de 2 cm). Demolhar as uvas-passa num pouco de leite. Aquecer o forno a 180º. No copo da bimby vazio, colocar os ovos, o leite à temperatura ambiente, a manteiga e o leite condensado. Triturar 2 minutos, velocidade 3/4. Juntar as sementes de cardamomo, as uvas-passas com o pouco leite que se havia retirado dos 500 ml, e o pão, triturar 2 minutos, velocidade 1/2, temperatura 40º. Untar a forma com o caramelo liquido, deitar o preparado na forma e depositar cascas de laranja estrategicamente espaçadas. Levar ao forno a 150º em cima dum tabuleiro com 1 dedo de água, durante 40 minutos.Deixar arrefecer, guardar no frigorifico durante pelo menos 2 horas antes de desenformar.Para servir, rale um pau de canela reaproveitado por cima do pudim. Tenho o hábito de trazer para casa as canelas que os cafés dão para mexer o café, que lavo, deixo secar e reutilizo.À parte faça um caramelo mais liquido com o sumo de 1 laranja inteira pois o pudim vai ter pouco caramelo ao desenformar. NOTA FINAL: *Os supermercados Continente já têm à venda na areaviva (vegetariana), um leite condensado de soja delicioso e a preço acessivel. Contém óleo de palma que lhe confere um excelente sabor. Experimente esta alternativa.

Receita da Rute do blog: http://publicarparapartilhar.blogspot.com/

49

Bolo de bananas maduras
Quem é que volta e meia não tem bananas maduras em casa, quase a estragar? Esta receita é uma bela sugestão da Docesminutos para aproveita-las sem precisar de as deitar fora.
Ingredientes: 5 ovos 1 chávena de frutose 2 chávenas de farinha 1/3 chávena de óleo 3 bananas maduras esmagadas 1 iogurte natural

Preparação:
Bater os ovos com a frutose, juntar a farinha, o óleo, o iogurte e a banana. Vai envolvendo na massa cada ingrediente adicionado. Deitar a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo).

Receita da Docesminutos do blog: http://docesminutos.blogspot.com/
50

Arroz Doce sem ovos de aproveitamento
Esta receita foi a salvação para aproveitar um arroz sem sal feito para o jantar.Uma ideia excelente da Susana Soares.
Ingredientes: Arroz cozido de aproveitamentos Açucar branco 1 pau de canela de mexer o meu café lavado e seco 2 cascas de 1 limão 1 pacote de leite creme Sal Leite meio gordo Canela em pó Preparação: Leve um tacho ao lume com o arroz (bem mexido antes para se soltar), o pau de canela, as cascas de limão, uma pitada de sal e leite até cobrir o arroz. Vá mexendo até ele começar a ferver e coloque mais leite até achar que está ao seu gosto. Deixe ferver uns minutos. Entretanto numa tigela à parte coloque açucar e o conteúdo do pacote de leite creme, junte leite para dissolver e adicione ao arroz, dexe cozer por 2 min. sempre mexendo. Retire o pau de canela e as cascas de limão e deite em travessas. Depois de formar uma capa por cima decore com canela em pó.

Receita da Susana do blog: http://belinadailha.blogspot.com/
51

Doce de melão
A Ameixa lembrou-se de aproveitar melão, uma fruta difícil de comer quando não é docinha.

Ingredientes: 1 1/2 kg de açúcar (usei apenas 600 gramas) 1 kg de polpa de melão em pedaços 1 casca de laranja ou tangerina

Preparação: Envolvem-se os pedaços de melão no açúcar e deixam-se em repouso. No dia seguinte, escorre-se todo o líquido para um tacho, leva-se ao lume e deixa-se ferver até ponto de espadana forte. Adiciona-se os pedaços de melão e um pedacinho de casca de tangerina ou laranja, deixa-se ferver em lume brando e mexe-se sempre até descobrir o fundo do tacho.

Receita da Ameixa do blog: http://canelamoida.blogspot.com/
52

Torta de panetone
A Léia, lembrou-se aproveitar panetone e transformou-o numa torta fantástica. Em Portugal um óptimo aproveitamento para bolo-rei.
Ingredientes para a montagem: Panetone (o suficiente para cobrir duas vezes o fundo de uma forma) 1 colher (sopa) de conhaque 1 colher (sopa) de licor de laranja (usei Aurum) Ingredientes para o creme: 3 gemas 1 litro de leite 1 lata de leite condensado 3 colheres (sopa) de amido de milho (maisena) 1 lata de creme de leite sem soro Ingrediente para a cobertura e decoração: 300 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e laranja cristalizada ou enfeite com o que preferir Modo de preparo do creme: Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, a maisena e as gemas (misture bem para dissolver a maisena). Leve ao fogo baixo e mexa sempre até engrossar. Retire do fogo, misture o creme de leite, deixe esfriar e reserve. Montagem da torta: Forre o fundo de uma travessa com panetone em fatias, banhe com a metade do conhaque e a metade do licor de laranja, coloque metade do creme, outra camada de panetone, molhe com o restante do conhaque e do licor e coloque o restante do creme. Cubra com o chantilly e decore com a laranja cristalizada ou com o que preferir!

Receita da Léia do blog: http://www.cucchiaiopieno.com/

53

Pirâmides de chocolate
A Cacahuete propõe-nos "viajar" com sobras de qualquer bolo. Armada em egípcia, traz-nos umas fabulásticas pirâmides agasalhadas em chocolate derretido (ah ah ah). Mais uma sobremesa reciclada, óptima para pós-festas.
Ingredientes para a massa: - 200 gr. de manteiga - 2 colheres de sopa de açúcar em pó - 150 gr.de chocolate em pó -  gr. de sobras de bolos moídos 300 - 1 ovo XL -60 gr. de miolo de noz ou de outro fruto seco Ingredientes para a cobertura: - 100 ml de natas - 200 gr. de chocolate para culinária - 1 colher de sopa de manteiga Modo de Preparação Tradicional: Amoleça a manteiga até ser possível trabalhar bem com ela, adicione o açúcar e chocolate em pó e misture tudo muito bem. Acrescente os bolos moídos, ovo e miolo de noz. E envolva tudo muito bem, se fôr necessário coloque as mãos na massa até tudo estar muito bem ligado. Leve ao massa ao frigorífico durante 20 minutos, se fizer no Verão deixe por mais tempo. Retire a massa do frigorífico e molde em forma de pirâmides. Leve-as de novo ao frigorífico por mais 15-20 minutos. Entretanto, prepare a cobertura. Misture as natas, com a manteiga e chocolate e leve ao lume em banho Maria até obtêr um creme homegéneo, mexendo de vez em quando. Retire do lume e deixe arrefecer durante 5 minutos. Verta a cobertura ainda morna sobre as pirâmides e deixe escorrer. Leve-as de novo ao frigorífico até solidificar e decore ao seu gosto.Delicie-se com esta tentação de chocolate...
54

Receita da Cacahuete do blog: http://muitomuitoacucarcomumpoucodesal.blogspot.com/

Laranja Cristalizada com Chocolate
A Carina, resolveu aproveitar as cascas das laranjas dando-nos assim a ideia de fazer cascas cristalizadas para o bolo-rei caseiro.
Ingredientes: Cascas de laranja /limão ou manga(1 parte) Açúcar ( 2partes)

Preparação: Demolham-se em água fria no 8h (as casca de laranja ou limão, a manga não costumo demolhar visto já estar seca), mudando a água cerca de 6 vezes. Escorrem-se as cascas. Numa panela colocam-se as cascas e o açúcar. Deixa-se derreter o açúcar, mexendo de vez em quando. O açúcar vai fundir, ferver, espumar e engrossar. Quando atingir os 120ºC, está no ponto. Mexe-se agora mais vigorosamente e notamos que o açúcar ficará mais opaco. Desliga-se o lume, continua-se a mexer e ele açucarará. Mexe-se um pouco mais para arrefecer e soltar as cascas Verte-se para um prato grande e separam-se cascas do açúcar. De seguida derretemos o chocolate e mergulhamos as cascas prontas no chocolate. Deixa-se arrefecer e voilá.

Nota: Normalmente descasco a fruta já lavada e seca e coloco numa taça bem arejada, para secar um pouco e juntar alguma quantidade para e receita render

Receita da Carina do blog: http://tresraspasdelima.blogspot.com
55