Integrando MySQL com o Visual Studio 2008

Por André Baltieri Neste artigo, veremos como acessar o MySQL utilizando o Visual Studio 2008 e o MySQL Community Server 5.

Arquivos Necessários
MySQL Community Server 5.0 Acesse o endereço http://dev.mysql.com/downloads/mysql/5.0.html e faça o Download do arquivo Windows ZIP/Setup.EXE (x86). Este é o instalador do Servidor MySQL. MySQL Connector .NET 5.2 Acesse o endereço http://dev.mysql.com/downloads/connector/net/5.2.html e faça o Download do arquivo Windows Binaries, no installer (ZIP). Este é o driver que auxiliará na conexão entre o Visual Studio e o MySQL. Utilizaremos uma DLL chamada MySQL.Data, contida no arquivo ZIP. MySQL GUI Tools Acesse o endereço http://dev.mysql.com/downloads/gui-tools/5.0.html e faça o Download do arquivo Windows (x86) 17.4 MB. Estas são as ferramentas que utilizaremos para manutenção do Banco de Dados.

Instalando o MySQL
Descompacte o arquivo mysql-5.0.67-win32.zip, um outro arquivo, Setup.exe aparecerá, este é o intalador do MySQL Community Server. Execute-o. Não entraremos em detalhes das configurações durante a instalação do MySQL.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

usuários e etc. que será o utilitário que utilizaremos para criação de tabelas. .Terminado a instalação e configuração do MySQL. partiremos para a instalação do MySQL GUI Tools.

Instalando o MySQL GUI Tools Execute o arquivo mysql-gui-tools-5.msi e siga estes passos para sua instalação.0-r12-win32. .

.

.

além de popular alguns dados. iremos criar um banco de dados novo e uma tabela. .Para testarmos a conexão com o MySQL. e preencha os dados para que ele possa se conectar no servidor instalado. Abra o recém instalado MySQL Query Browser.

Digite o comando CREATE DATABASE nomedoseubanco. pois ainda iremos criar nosso banco de dados.Você será notificado que um Schema (Leia-se Banco de Dados) default não foi informado. selecione a opção Ignore. Com o MySQL Query Browser aberto. e clique no botão Execute: . vamos utilizar o comando CREATE DATABASE para criarmos um novo banco de dados.

Utilizando o MySQL Connector Agora já temos nossa parte de banco de dados pronta. . Abra o Visual Studio e crie um novo Web Site. seguiremos para o Visual Studio. Sendo assim. temos um tabela de usuários criada. repare que no título da janela. Execute o seguinte script: Lembre-se de executar linha por linha deste script. para forçar que a sintaxe seja mesmo executada no banco desejado.Um novo banco de dados foi criado. Para certificarse que a tabela que iremos criar será realmente criada no banco insidedotnet que acabamos de criar. Vamos populá-la com alguns dados. utilizaremos a sintaxe USE nomedobanco. Após executada. Execute então o script de criação da tabela Usuario. o caminho mudou: Agora temos certeza que estamos rodando o script na base de dados correta.

C:\MySQL\MySQL. quando este Web Site for para o servidor.dll que está na pasta bin.2. clique com bo botão direito do mouse sobre o website e selecione a opção Add New ASP. como por exemplo. do arquivo descompactado e copiá-la para pasta BIN do nosso Web Site.3-noinstall. Caso sua pasta BIN não esteja aparecendo.Primeiramente.Data.zip e copiar a DLL MySql. temos que descompactar o arquivo mysql-connector-net-5. A necessidade de se copiar a DLL para esta pasta.dll. se referênciarmos esta DLL diretamente em um outro diretorio do computador.dll.NET Folder > BIN.Data. sendo assim. pois . o que já não acontece neste caso. o mesmo necessitará ter a pasta C:\MySQL\MySQL. deve-se ao fato de que iremos referênciar esta DLL em nossa aplicação.Data.

estaremos referênciando a pasta BIN da nossa aplicação. . Acesse o menu Web Site e em seguida selecione a opção Add Reference.Data. Então abra a pasta BIN e selecione a DLL MySQL. Vamos então criar a referência a DLL. verifique se o caminho atual é o mesmo de sua aplicação. selecione a opção Browse. Na nova janela que se abrir.dll. que sempre irá junto com o Web Site.

.

ele será necessário.Com a DLL referênciada.aspx. Vamos então codificar para que nossa Grid seja preenchida com os dados inseridos no MySQL. importe o namespace MySQL.cs (Aperte F7).Data.MySQLClient. . Crie uma GridView apenas para testar a conexão. já podemos utilizá-la para conectarmos ao banco de dados MySQL. Na página Default.

NET Para Iniciantes Parte 1. 30 e 31: Destruímos os objetos utilizados. acesse o artigo ADO. Linha 19: Criação do Objeto _command do tipo MySQLCommand.MySQLClient. Linha 29. que será responsável por executar nossas instruções no banco de dados. Para maiores informações sobre estes métodos.Linha 18: Criação do Objeto _connection do tipo MySQL Connection. Linha 21: Informamos ao objeto _command qual instrução ele irá executar. Este objeto será responsável por se conectar ao nosso banco de dados. Neste ponto. que com o MySQL Connector . Linha 25: A conexão é aberta. que sua fonte de dados será o resultado da consulta do objeto _command no banco de dados. Linha 23: Informamos ao objeto _command que ele se conectará ao banco de dados através do objeto _connection. mas poderia ser Stored Procedure também. temos nossos dados recuperados utilizando uma fonte de dados MySQL.NET. Podemos notar. Linha 26: Informamos a GridView.Data. Este retorno será resultado do método ExecuteReader. Linha 27: Preenchimento dos dados na GridView através do método DataBind. Linha 22: Informamos ao objeto _command que o tipo de instrução será texto. que faz parte do Namespace MySQL. conseguimos fazer acesso ao MySQL codificando .

assim como codificamos para nos conectar ao SQLServer ou oracle. .