You are on page 1of 3

Circuitos Eletrônicos

Os circuitos eletrônicos diferem dos circuitos elétricos por possuírem interligações entre diversos componentes eletrônicos, enquanto os circuitos elétricos somente têm conexões entre componentes elétricos. Modernamente os circuitos eletrônicos são muito mais complexos, além dos métodos normais de circuitos impressos existem outras formas muito mais avançadas de produção. O circuito eletrônico, deixou de ser um circuito propriamente dito, passou a ser encarado como um componente eletrônico. Exemplos são os circuitos integrados, microprocessadores, entre outros. Componentes básicos Todo circuito eletrônico é constituído de no mínimo três componentes:
• • •

Fonte de alimentação ► Fornece energia para o circuito trabalhar. Dispositivo de saída ► Realiza trabalho útil. Pode ser um led, um alto-falante, etc. Condutores ► Interligam os componentes do circuito. São os fios e cabos, e algumas vezes a carcaça metálica do equipamento.

Contudo, somente circuitos muito simples funcionam sem um quarto componente:

Dispositivo de entrada ► Podem converter outra forma de energia em eletricidade, que será utilizada pelo circuito (p. ex. um microfone), ou oferecer ao usuário meios de controle sobre o comportamento do circuito (p. ex. um potenciômetro).

Resistores
O resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, com a finalidade de causar uma queda de tensão elétrica ou transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), a partir do material empregado, que pode ser, por exemplo, carbono moldado ou rolamentos de fios níquel-cádmio (resistores de alta potência). Resistores são componentes que têm por finalidade causar uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causa quedas de corrente elétrica, isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão, utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm. Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circular pelo dispositivo. Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste caso são chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca. O valor de um resistor de carbono pode ser facilmente identificado de acordo com as cores que apresenta na cápsula que envolve o material resistivo, ou então usando um ohmímetro.

porcelana ou outros materiais. se dá do cátodo para o ânodo. garantindo o fluxo de elétrons entre os eletrodos. O amperímetro deve ser ligado sempre em série. a segunda faz a interconversão entre energia química e elétrica. As duas metades desta célula eletroquímica são chamadas de compartimentos e têm por finalidade separar os dois reagentes participantes da reação de óxido-redução. Pilha Pilha. sendo que o sentido da corrente elétrica. acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.Capacitor Capacitor ou condensador é um componente que armazena energia num campo elétrico. denominado circuito externo. localizado fora da célula. Estes eletrodos são postos em dois compartimentos separados. Amperímetro Aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio. os dois eletrodos são conectados por um circuito elétrico. têm-se dois eletrodos que são constituídos geralmente de metais diferentes. pilha galvânica ou ainda pilha voltaica é um dispositivo que utiliza reações de óxido-redução para converter energia química em energia elétrica. Finalmente. frequentemente utilizado na Física. os elétrons seriam transferidos diretamente do agente redutor para o agente oxidante. podendo ser composta por argila não-vitrificada. As pilhas não devem ser confundidas com as baterias. os elétrons fluem do ânodo para o cátodo. do contrário. para aferir a corrente que passa por determinada região do circuito. Amperímetro Ideal → Resistência interna nula . Pode medir tanto corrente contínua como corrente alternada. Neste dispositivo. Enquanto a primeira apenas converte energia química a elétrica. comparada às resistências do circuito. consideramos o amperímetro como sendo ideal. A reação química utilizada será sempre espontânea. imersos por sua vez em um meio contendo íons em concentrações conhecidas e separados por uma placa ou membrana porosa. Se sua resistência interna for muito pequena. a menor possível. Para isso o amperímetro deve ter sua resistência interna muito pequena. célula galvânica. A unidade utilizada é o àmpere. É importante saber que na pilha. que fornecem a superfície na qual ocorrem as reações de oxidação e redução.

obtendo-se um funcionamento semelhante ao de uma chave. também conhecido pela sigla em em inglês LED (Light Emitting Diode).Voltímetro Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos. ou seja ocorre a variação da altura da barreira de potencial. Quando em operação a região de depleção aumenta ou diminui de acordo com a polarização do dispositivo. A palavra diodo está relacionada aos "dois eletrodos" presentes no dispositivo. Sua funcionalidade básica é a emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização no lugar de uma lâmpada. comparada às resistências do circuito.E. Voltímetro Ideal → Resistência interna infinita. e sendo por isso bastante utilizado em circuitos eletrônicos. Os voltímetros podem medir tensões contínuas ou alternadas dependendo da qualidade do aparelho. L. . O diodo emissor de luz.D. sua resistência interna deve ser muito alta. Se sua resistência interna for muito alta. a maior possível. também pode ser encontrado em tamanho maior. por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica. Sua construção consiste basicamente na formação de uma junção metalúrgica P-N. Especialmente utilizado em produtos de microeletrônica como sinalizador de avisos. como em alguns modelos de semáforos. consideramos o aparelho como sendo ideal. Diodo O diodo é o mais simples dispositivo eletrônico semicondutor existente e de ampla aplicação na área de eletrônica. Para não atrapalhar o circuito.