DICAS PARA PREPARAR AS APRESENTAÇÕES DE CLASSE

 

Uma das formas mais eficazes de envolver as crianças no Tempo de Compartilhar são as apresentações de classe. As apresentações de classe oferecem as seguintes vantagens: Todas as crianças da classe podem participar. A oportunidade de participar ajuda as crianças a ganhar confiança e satisfação. A criança tímida, que pode se sentir insegura se apresentando sozinha, pode ter uma experiência bem-sucedida quando estiver em um grupo. Enquanto as crianças compartilham os conceitos e atividades junto com sua classe, familiarizam-se com o evangelho melhor do que quando estão sendo ensinadas. As crianças podem se tornar professores enquanto compartilham com outras crianças os princípios que aprendem na sala de aula. Pelo menos uma semana antes da apresentação, convide uma líder da presidência a visitar a classe e conhecer o que será apresentado pela classe.

Os professores podem usar as seguintes sugestões no desenvolvimento das apresentações:

A apresentação deve ser uma consequencia de uma lição. Escolha alguma parte especial da lição que tenha sido interessante para as crianças. As crianças devem ajudar a planejar também o material a ser utilizado. Ajude-as a escolher a melhor forma de apresentar a mensagem que desejam compartilhar. Por exemplo, algumas histórias podem ser difíceis de dramatizar, mas podem ser dadas com muito sucesso usando figuras ou objetos. Uma parte do tempo de aula pode ser usada na preparação da apresentação. Escolhendo um assunto, fazendo ilustrações ou praticando partes o tempo da lição estará sendo bem utilizado também. Se você for preparado para ajudar as crianças, você pode manter o tempo de apresentação mais breve.

Peça ajuda aos pais, se necessário, informando a eles o que a criança fará na apresentação, explicando a atribuição dada.

Continuação

As apresentações de classe devem usar uma variedade de métodos didáticos, como por exemplo, dramatizações, recursos audiovisuais, painel de discussões, recitais, teatrinho, escrituras, histórias, música, jogos e revisão.

Adicione a música no seu Tempo de Compartilhar. A música é uma ótima maneira de aprender. Peça à classe que conte histórias e conduza as atividades. Mesmo as crianças mais novas podem compartilhar histórias, segurar uma figura ou contar uma parte de uma história. Lembre-se que esta é sua oportunidade de ensinar.
Preste o seu testemunho. Peça para as crianças compartilharem algumas coisas que aprenderam preparando-se para esta apresentação e coisas que esperam que as outras crianças tenham aprendido também.

Recursos que podem ser usados no Tempo de Compartilhar

             

Amigo Meus Padrões do Evangelho Princípios do Evangelho Histórias das Escrituras O Livro de Mórmon O Velho Testamento O Novo Testamento Doutrina e Convênios Vídeos, Histórias e Gravuras Manual de Noite Familiar Hinário Música para Crianças Entre outros. OBS. Alguns materiais podem ser emprestados da Biblioteca da Ala.

Recursos

Mais Recursos

Mais recursos

Mais recursos

Citação

Nosso Pai Celestial deu-lhe o sagrado chamado de ensinar o evangelho de Jesus Cristo às crianças e de ajudá-las a aprender a vivê-lo. Ao ajudar as crianças e convidar cada uma delas a “Vir a Cristo”, você estará abençoando suas vidas. Você pode ajudá-las a começar a entender as bênçãos do Pai Celestial e a receber testemunho de Seu evangelho. Você também crescerá em termos pessoais e aprenderá com as crianças. O trabalho na Primária poderá dar-lhe muita alegria. Ao ajudar as crianças da Primária, você estará também servindo ao Pai Celestial. (Ver Mosias 2:17)
Treinamento por Aline Collaço Souza
1ª Conselheira Primária Ala Bela Vista

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful