Projecto Matemática Ensino – PmatE.

O que é?
O Projecto Matemática Ensino – PmatE (http://pmate.ua.pt) – é um Projecto de Investigação e Desenvolvimento, com origem no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, que nasceu em 1989. No seu início, teve como principal objectivo criar nos alunos o gosto pelas matemáticas escolares. Actualmente, considera-se um projecto de vanguarda que, ao prever a situação actual, começou desde logo a desenvolver ferramentas informáticas e conteúdos em diversas áreas do saber. A criação de uma estrutura digital para a representação de conteúdos a que deu o nome de Modelos Geradores de Questões (MGQ) tornou-o pioneiro na forma de representar várias áreas científicas. Elaborados por professores da disciplina, os modelos são a peça fundamental do software que o PmatE produz, quer do ponto de vista científico e didáctico, quer informático. Altamente parametrizados, os MGQ prevêem a saída de proposições com formulações diversas, embora com os mesmos objectivos, permitindo que dois computadores lado a lado trabalhando sobre o mesmo objectivo tenham concretizações diferentes. Esta sua filosofia única no país, e quiçá no mundo, tornou-o num projecto singular, cuja longevidade atesta bem a sua relevância ao longo dos anos na promoção do gosto e do sucesso em Matemática, bem como em outras áreas do saber, nomeadamente Biologia, Física e Português. Desde 1990 tem vindo a desenvolver uma Plataforma de Ensino Assistido por computador, actualmente disponível apenas na Internet que, para além de abranger os vários graus de ensino, do Básico ao Superior, desenvolve conteúdos quer no modo competição, quer no modo formativo (avaliação, diagnóstico e treino). Hoje o PmatE tem três áreas de actuação fundamentais: a comunicação e divulgação de ciência, a intervenção escolar e a cooperação com países de língua oficial portugues

REGRAS Para fazeres parte desta missão ultra-secreta deverás reunir alguns pré-requisitos, ora espreita

REGRA N.º 1 – REGISTO

Se ainda não fazes parte desta operação regista-te em http://pmate.ua.pt/, escolhe o teu perfil [Aluno, Professor ou Utilizador], segue todos os procedimentos requeridos pelo sistema. Indicanos o teu distrito, concelho, o tipo de escola que frequentas, preenche o formulário, escolhe as tuas palavras-chave e submete os dados. A tua entrada nesta operação é imediata! \Se já fazes parte desta missão e não te lembras da tua senha secreta, envia um email para helpdesk@pmate.ua.pt. O teu código de acesso ser-te-á enviado automaticamente e de uma forma sigilosa. Mas atenção! Não podes divulgar o teu código de acesso a ninguém, não te esqueças que o bicho-de-sete-cabeças anda por aí.... O teu Professor comandará esta operação a partir da tua escola, por isso alerta-o de que após ter efectuado o seu registo nos deverá enviar para o fax nº 234 370 207 a confirmação da sua identidade. Após este procedimento, será o teu Professor a coordenar toda a operação. Se precisares de ajuda, contacta-o.

REGRA N.º 2 - INSCRIÇÃO DA ESCOLA E FORMAÇÃO DAS EQUIPAS

Agora que já tens as credenciais de super-herói, só falta o teu Professor inscrever a tua escola nesta mega operação. Procedimentos: área pessoal - menu «PMATE DESAFIA» - submenu «inscrições». O requisito final para iniciar a operação é a formação das equipas. Escolhe o nome de código da tua equipa e elege um parceiro, depois pede ao teu Professor que crie a equipa. Procedimentos: área pessoal - menu «PMATE DESAFIA» - submenu «inscrições».

REGRA N.º 3 -PROVAS DE TREINO Agora que reuniste todos os pré-requisitos é chegada a altura de embarcares nesta aventura. Procedimentos: insere os teus dados de acesso na página do PmatE - acede à tua área pessoal menu «PMATE DESAFIA» - submenu «treinos». Quando entrares na prova de treino vais ver no topo do ecrã uma barra de estado que te indica: - o tempo de que dispões para terminar a prova; - o nível em que te encontras versus o número total de níveis; - o número de vidas; - o botão que te permite avançar de nível. Cada questão tem quatro opções de resposta que podem ser todas falsas, todas verdadeiras ou combinações falso/verdadeiro, só tens de as decifrar. Ao pressionares o botão avançar, no topo do ecrã, só avançarás de nível se os teus superpoderes estiverem em acção, uma vez que tens de responder acertadamente às quatro hipóteses de resposta. A prova poderá ter uma duração de 20, 25, 30 ou 45 minutos. Caso não termines o desafio no tempo limite ficarás no último nível que acertaste. Dispões de 2 vidas por nível. Se errares uma ou mais respostas de um nível perdes uma vida. Enquanto não esgotares as vidas, podes alterar a(s) resposta(s) que consideres errada(s) e continuar em prova. Não te é permitido abandonar a prova durante a sua realização.

REGRA N.º 4 - COMPETIÇÃO FINAL Na Final na Universidade de Aveiro vais ter de provar os teus dotes de super-herói, por isso não é permitido usar o teclado ou qualquer tipo de calculadora, a não ser que esta já esteja incorporada na prova. Nota: não te esqueças de que na prova de competição quando, no mesmo nível, errares duas vezes as respostas, a prova termina. Só nas provas de treino é que mesmo errando duas vezes as repostas, podes reiniciar a prova. A OPERAÇÃO PEGA-MONSTRO culmina com a descoberta de outros super-heróis, um deles podes ser TU! Por isso lembra-te de que as equipas são classificadas mediante o melhor nível atingido, no menor tempo.
Agora que estás na posse de todos os procedimentos, o mundo do conhecimento espera por ti! Com a ajuda do PI, da ÍMAN, da FLORA e do TIL responde aos desafios, avança nos níveis e descobre os teus super-poderes no TOP 100.

REGRA N.º 5 -IMPRESSÃO DE TALÕES

O teu Professor deverá munir-se, no dia das Competições, com os talões das equipas que foram criadas. Estes talões integram todos os dados secretos das equipas. Caso queiras trocar de parceiro ou este não possa vir, o teu Professor poderá alterar/criar equipas, quase até à véspera das competições. Os talões têm de ser entregues no dia da competição. Procedimento: área pessoal - menu «PMATE DESAFIA» - submenu «inscrições» - link talões.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Nº 1 - VISUALIZAÇÃO

As provas de treino estão encriptadas, para decifrares e visualizares o seu conteúdo deves utilizar o Internet Explorer 6.0 ou superior; o Windows 2000 ou superior; fazer o download do plugin MathPlayer e da componente de visualização SVG Viewer.

Procedimentos: página de Internet do PmatE ou do PmatE-Compete - menu «Utilitários» submenu «Downloads». Nº2 – TRANSPORTE:

Como o PI, a ÍMAN, a FLORA e o TIL ainda não desenvolveram o seu teletransporte, o transporte das equipas seleccionadas para vir à Final na Universidade de Aveiro é da responsabilidade da Escola. Nº3 – ALIMENTAÇÃO

Nos dias da OPERAÇÃO PEGA-MONSTRO, o Projecto Matemática Ensino terá o prazer de oferecer um almoço volante (sandes, fruta, sumos, chocolates,...) a todos os participantes.

PRÉMIOS De tão extraordinários, fantásticos, estupendos, excepcionais, colossais... os prémios super-herói são ultra-secretos... São dezenas de prémios a que te poderás habilitar! É mesmo caso para dizer "E o prémio vai para...

REGULAMENTO DAS COMPETIÇÕES NACIONAIS DE CIÊNCIA (VERSÃO CLÁSSICA)

PRÉMIO EQUIPA:
Tendo em conta que, a cada 1 segundo corresponde 1 ponto, o novo sistema de pontuação para o prémio equipa caracterizar-se-á da seguinte forma: - por cada segundo que a equipa estiver em prova é descontado um ponto; - por cada nível superado é contabilizado o tempo total da prova, em segundos; - vence a equipa que obtiver mais pontos; - neste sistema não existirão pontuações negativas.

Este sistema pode ser simplificado matematicamente por: sendo que - M representa o número de níveis da prova; - N a duração da prova, em minutos; - Y o tempo despendido pela equipa, em segundos; - X corresponde ao nível alcançado pela equipa. A título exemplificativo: A equipa “teste1” alcançou o nível 15 em 3 minutos e 2 segundos. Sabendo que a prova tinha 20 níveis e 30 minutos de duração, a pontuação a atribuir será 26818 Pontos (resultado final = 60 x 30 x 15 – 182). Nas competições EQUAmat, mat10 11 12, serão atribuídos prémios à equipa vencedora de cada ano de escolaridade e uma menção honrosa aos 2.º e 3.º classificados.

PRÉMIO ESCOLA

Será atribuído um Prémio Escola à escola vencedora e duas menções honrosas às escolas que se classificarem em 2.º e 3.º lugar

Para a atribuição deste prémio, o resultado final é contabilizado tendo em conta o desempenho de todas as equipas em competição de uma dada escola, independentemente do tipo de prova realizado. A única restrição presente neste sistema de pontuação passa pelo número máximo de equipas a contabilizar, neste caso, 15 equipas por competição.

REDEmat - 6ª edição, 2 de Março de 2011, das 8h30 às 18h30, Escola Secundária Fernão Magalhães.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

a) Qualquer

escola

pode

ser

dinamizadora

da

Competição REDEmat.

b) A inscrição da escola dinamizadora na Competição REDEmat é efectuada pelo PmatE, mediante o envio de um e-mail.

c) Caso pretenda, a Escola Dinamizadora pode convidar outras escolas a participar na competição.

d) A competição REDEmat decorre durante o período da manhã e da tarde do dia 2 de Março de 2011.

e) A Escola pode dinamizar as competições nacionais de ciência: MAISmat, EQUAmat e mat12.

f) O número máximo de equipas por escola é definido pela Escola Dinamizadora, devendo o mesmo ser calculado consoante o equipamento informático que a escola possua.

g) As equipas são constituídas por 2 elementos.

h) Todas as provas têm 20 níveis, 2 vidas por nível e a duração de 20 minutos.

i) Encontrará todas as informações sobre os conteúdos das provas no menu Matemática, submenus MAISmat, EQUAmat e mat12.

j) Encontrará todos os procedimentos sobre a realização da Competição REDEmat no menu do site, em Informações, submenu regras.

EQUAmat - 21ª edição, 10 de Maio de 2011, das 9h às 13h, na Universidade de Aveiro
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

a) Por escola podem participar no máximo 15 equipas de 2 elementos. b) A prova da EQUAmat está dividida por anos de escolaridade, 7.º, 8.º e 9.º anos. c) Ambas as provas têm 20 níveis, 2 vidas por nível e a duração de 20 minutos. EQUAmat Níveis Conteúdos (treinos)
7.º Ano

Sequências. Múltiplos e divisores . Critérios de divisibilidade por 2, 3 e 5 Número primo e número composto. Proporcionalidade Directa. Leitura e interpretação de gráficos Comparação e ordenação de números inteiros relativos Q e subconjuntos de Q. Operações com números racionais. Potenciação Tradução da linguagem matemática para a linguagem corrente Expressões com variáveis. Equações do 1º grau. Resolução de problemas por meio de equações Ângulos, Triângulos e Quadriláteros. Organização e interpretação de dados; Estatística
8.º Ano

Níveis 1-20

Teorema de Pitágoras. Funções. Sequências. m. d. c. e m. m. c. de dois números Potenciação. Notação científica. Semelhança de triângulos Expressões com variáveis. Equações do 1º grau com uma incógnita. Resolução de problemas por meio de equações do 1º grau com uma incógnita Operações com polinómios. Casos notáveis da multiplicação. Factorização de polinómios .Lei do Anulamento do Produto Equações de grau superior ao primeiro Organização e interpretação de dados
9.º Ano

Níveis 1-20

Sequências. Potenciação. Equações do 1º grau com uma incógnita Teorema de Pitágoras. Dízimas .Operações com números reais Relação «menor que» e «maior que» em |R Intervalos de números reais Inequações do 1º grau. Conjunção e disjunção de condições. Equações do 1º grau com duas incógnitas. Sistemas de equações. Resolução de problemas por meio de sistemas de equações Proporcionalidade Inversa. Leitura e interpretação de gráficos. Circunferência e polígonos. Posições relativas de planos e rectas Casos notáveis da multiplicação. Factorização de polinómios. Equações do 2º grau. Decomposição de volumes – cone e cilindro. Probabilidades. Razões Trigonométricas.

Níveis 1-20

mat12 - 9ª edição 11 de Maio de 2011, das 9h às 13h, na Universidade de Aveiro
INFORMAÇÕES IMPORTANTES: a) Por escola podem participar no máximo 15 equipas de 2 elementos.

b) A prova da mat12 está dividida por anos de escolaridade, 10.º, 11.º e 12.º anos.

c) Ambas as provas têm 20 níveis, 2 vidas por

nível e a duração de 30 minutos.

mat12 CONTEÚDOS DA PROVA (treinos)
10.º Ano

Equações. Potências.Casos Notáveis. Geometria Analítica Generalidades sobre funções. Transformações de funções Inequações. Teoria de conjuntos. Potências Geometria no plano e no espaço Estatística
11.º Ano

Níveis 1-20

Radicais. Potências. Inequações. Geometria no plano e no espaço. Generalidades sobre funções Derivadas. Inversa de uma função Sucessões. Casos Notáveis. Trigonometria. Geometria Analítica
12.º Ano

Níveis 1-20

Potências. Equações. Casos Notáveis. Geometria Analítica. Geometria no plano e no espaço Generalidades sobre funções. Inequações Derivadas. Sucessões. Probabilidades. Combinatória Limites de funções. Trigonometria.

Níveis 1-20

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful