You are on page 1of 16

Santos, 09 a 13 de Dezembro de 2007

MESA 1 - Políticas, legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e
desastres

Riscos de deslizamentos de
encostas em áreas urbanas

Celso Carvalho
Frederico Seabra
Thiago Galvão Leonardo Ferreira
Geógrafo – Desenvolvimento Urbano Thiago Galvão
MINISTÉRIO DAS CIDADES

Políticas. legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres A resposta necessária ƒ Alternativa habitacional para a população de baixa renda (déficit de 7 milhões de moradias) ƒ Urbanização de favelas – universalização do acesso ao saneamento ambiental (água. esgoto. 09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 . drenagem e lixo) ƒ Política municipal de prevenção de riscos: 9 convivência com o problema em bases mais seguras . Santos.

ƒ Causas – elevada declividade. padrões de ocupação inadequados (cortes e aterros).Políticas. abastecimento de água). legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres O problema: deslizamentos de encostas em assentamentos precários ƒ Processo que gera maior número de vítimas fatais. infra-estrutura deficiente (drenagem. . Santos. elevada densidade populacional. ƒ Áreas mais vulneráveis: favelas. vilas e loteamentos irregulares (assentamentos precários) localizados em encostas e morros urbanos. 09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 . esgoto. ƒ Eventos recorrentes (períodos chuvosos).

legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres Situação de risco – Assentamentos Precários .Políticas. Santos. 09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 .

Políticas. 09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 . legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres Deslizamentos de encostas - exemplos . Santos.

170 municípios apresentaram deslizamentos com vítimas fatais entre 1988 e 2007.Políticas.679 mortes. legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres ƒ Segundo o IPT. Santos. totalizando 1. 09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 . .

Políticas. Santos.SNPU Programa de Urbanização. legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Programas Urbanos. Regularização e Integração de Assentamentos Precários Ação de Apoio à Prevenção e Erradicação de Riscos . 09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 .

Políticas. juntamente com a participação ativa das comunidades envolvidas. 09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 . Santos. a montagem plena de um sistema municipal de gerenciamento de risco articulado com o Sistema Nacional de Defesa Civil . investindo no conhecimento do problema para que técnicos e gestores municipais assumam uma postura mais pró-ativa que lhes permitam. legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres Objetivos – Ação de Prevenção de Riscos O objetivo da Ação é fortalecer a gestão urbana nas áreas sujeitas a fatores de riscos.

Santos. ƒ Informação pública e capacitação para prevenção e autodefesa. legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres Gerenciamento de risco UNDRO 1991 ƒ Identificação e análise de riscos: conhecimento do problema.Políticas. ƒ Adoção de medidas estruturais para prevenção de acidentes e redução dos riscos. 09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 . . ƒ Adoção de medidas não estruturais inseridas nos planos preventivos de defesa civil.

Políticas. Santos. 09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 . legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres Política municipal de prevenção de riscos ƒ Mapeamento de Riscos ƒ Intervenções estruturais: – Obras emergenciais temporárias – Obras definitivas – Remoção de moradias (alternativa habitacional e congelamento da área) ƒ Planos de contingência – Monitoramento de chuvas – Estados de alerta – Remoção e abrigo ƒ Informação / mobilização das comunidades e capacitação – Núcleos de Defesa Civil – Gestão de proximidade (Recife) – Intervenção no orçamento participativo (BH) – Equipes municipais .

. Santos.Políticas. ƒ Elaboração de Projetos Básicos de Engenharia para Estabilização de Encostas (2006). 09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 . ƒ Elaboração de Planos Municipais de Redução de Riscos. legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres Modalidades de Atendimento ƒ Capacitação de Equipes Municipais.

ƒ Material de Treinamento de Equipes Municipais (www. atividades de campo e oficinas. incluindo aulas teóricas.br/bibliotecarisco).cidades.gov. . 09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 .Políticas. ƒ 40 horas (no mínimo). Santos. legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres Capacitação de Equipes Municipais ƒ Objetivo: Capacitar a equipes a identificar e mapear as áreas de riscos de deslizamentos de encostas e de inundações (solapamentos).

legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres Elaboração de Planos Municipais de Redução de Riscos ƒ Mapeamento de risco ƒ Concepção de intervenções estruturais para os setores de risco (obras ou remoção de moradias) ƒ Estimativa de custos ƒ Estabelecimento da escala de prioridades ƒ Levantamento de fontes de recursos ƒ Informação – audiência pública . Santos.Políticas. 09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 .

09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 . Santos.Políticas. legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres Elaboração de Projetos de Estabilização de Encostas .

Santos. legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres Desafios ƒ Mobilizar recursos para implementação dos PMRRs. Universidades.Políticas. 09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 . vigilância Ambiental-MS. ƒ Visibilidade – desenvolver melhores estratégias de divulgação (eventos. Conselho das Cidades). ƒ Fortalecer e ampliar parcerias com outros atores envolvidos com a gestão de risco (SNSA- MCidades. Integração Nacional. OPAS). ANA. ƒ Apoiar o desenvolvimento de metodologias para a Gestão de Riscos de Inundações. .

1650 – www.Diretor – Tel. legislação e programas públicos para o controle e redução de acidentes e desastres Contatos Secretaria Nacional de Programas Urbanos – Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos – Celso Carvalho . Santos. (61) 2108.br – risco@cidades. 09 a 13 de Dezembro de 2007 MESA 1 .gov.br .gov.br – rederisco@cidades.Políticas.cidades.gov.