You are on page 1of 19

2

........... 42 Criando o segundo slide ........................................................................................ 43 Criando o terceiro slide.................................................................................................................................................... 41 Criando o primeiro slide. 51 Aplicando design ................................... 55 Apresentação contínua.........pps............................................................................................................................................................................ 52 Aplicando efeitos de transição............................................................................................................................................................................................................................. 48 Criando o sumário ................... 56 .................................................................................................................................................................................................... 41 Salvando a apresentação com senha de proteção ........... 3 SUMÁRIO O editor de apresentações Power Point........................................................................ 53 Aplicando efeitos de animação................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ 47 Criando o sexto slide .......................................... 52 A segundo apresentação de slides ................................................................................. 46 Criando o quinto slide .......................................................................................................................................................................................................... 45 Criando o quarto slide........................................ 54 A terceira apresentação de slides .................... 56 Salvando no formato ...................................................................................... 52 A primeira apresentação de slides ............

O conjunto de slides chama-se apresentação. observe as três partes que compõem seu ambiente de trabalho: à esquerda. um pequeno e estreito painel para controle da quantidade de slides e acesso rápido. e pode conter quantos slides for preciso. Digite: Escola Técnica de Brasília. Digite o nome do Estabelecimento: ETB e pressione a tecla: Enter.  ou Todos os programas Para acessar o Power Point. tarefas. Por exemplo. Layout do Slide de título para ser trabalhado. O que é SLIDE? É o conjunto de texto. onde aparece a frase: “Clique para adicionar um título”. ao centro o slide para você trabalhar e à direita o painel de tarefas. projetos. 4 O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O Power Point é um poderoso editor de apresentações muito utilizado quando for preciso fazer a exibição de trabalhos. Painel de controle de quantidade de Painel slides da de apresentação. vamos criar uma apresentação resumida para demonstrar a Escola Técnica de Brasília. em uma só página. CRIANDO O PRIMEIRO SLIDE São inúmeras as aplicações do Power Point. clique no menu: Iniciar – Programas – – Microsoft Office Microsoft Office PowerPoint 2003. . A caixa de texto será aberta. desenho e cor em um só plano. o primeiro layout (lê-se: leiáuti: esquema. vamos utilizá-lo. Quando o Power Point abrir. Clique na primeira e maior caixa de texto. aulas e afins em slides coloridos e interativos. Quando você abriu o Power Point. esboço) que apareceu foi o Slide de título.

O primeiro slide deverá ficar assim: Clique na caixa: “Clique para adicionar um título“ e digite: ETB... no alto desta tela. pressione a tecla: Enter e digite seu nome completo: Fulano de Tal. Aparecerá uma pequena caixa de diálogo pedindo para você digitar sua senha de proteção. na palavra: Ferramentas  e. Pressione a tecla: Enter e digite: Seu Nome Completo SALVANDO A APRESENTAÇÃO COM SENHA DE PROTEÇÃO Este primeiro slide da sua apresentação ainda não foi salvo.. arquivo: digite: Seu Nome ETB Digite: (Seu Nome) ETB. • Pressione as teclas de atalho: Ctrl + B. • Acione o menu: Arquivo – Salvar. ou. à direita. Pressione a tecla: Enter e digite: Escola Técnica de Brasília Clique na caixa: “Clique para adicionar um subtítulo“ e digite: Por:. 5 Clique na segunda e menor caixa de texto. . Digite-a e clique no botão: OK. clique em: Opções de segurança. clique. e digite: Por:. clique no botão: Ferramentas No campo: – Opções de Nome do segurança. Para salva-lo existem três formas: • Clique no botão: (Salvar). Aparecerá a caixa de diálogo: Salvar como mostrando que sua apresentação será salva na pasta: Meus documentos. no menu aberto. ou.. onde aparece a frase: “Clique para adicionar um subtítulo”. Para inserir uma senha. no alto da tela à esquerda.

CRIANDO O SEGUNDO SLIDE Para inserirmos o segundo slide. • Pressione as teclas de atalho: Ctrl + M. procure e clique no layout: Título. Redigite-a. Inclusive. O painel da direita se modificará e oferecerá layouts de slides para você escolher. escolha uma das três opções a seguir: • Clique no botão: . clique no botão: OK e no botão: Salvar. • Acione o menu: Inserir – Novo slide. Aparecerá uma nova caixa de diálogo pedindo que você redigite a senha. o título do painel da direita será: Layout do slide. Após pressionar as teclas de atalho: Ctrl + M. ou. ou.6 Digite sua senha de proteção no primeiro campo e clique no botão: OK. texto e conteúdo e clique sobre ele. use a barra de rolamento. procure o layout: Título. use a barra de rolamento no painel de tarefas.. Cada um dos modelos que aparecerem no painel à direita são layouts. Nesse painel. Clique na caixa de texto: “Clique para adicionar um título” e digite: O que é a ETB? .. texto e conteúdo.

que é a ETB? Clique na caixa de texto: “Clique para adicionar texto“ e digite o texto à direita: Aparecerá a caixa de diálogo: Selecionar imagem. clique na desejada e no botão: OK. Para você escolher uma. respectivamente. ou clique duas vezes sobre a figura. Clique no Clique na caixa de botão: Inserir texto: “Clique para clip-art para adicionar um inserir uma título“ e digite: O figura. que servirão para redimensionamento e girar livremente. Digite: computador nesse campo e clique no botão: Ir. Na caixa à direita no seu slide. . eletrotécnica e telecomunicações possibilitando uma melhor inserção do aluno no mercado de trabalho globalizado. digite: Computador ou Informática e clique no botão: Ir. eletrônica. 7 Clique na caixa de texto à esquerda: “Clique para adicionar texto” e digite: A Escola Técnica de Brasília é uma entidade pública destinada a oferecer à comunidade cursos profissionalizantes nas áreas de informática. ela ocupará o lado direito do seu slide e aparecerá com oito pequenos círculos brancos mais um verde. Dependendo da imagem que você escolheu. O programa procurará algumas imagens no seu computador e as oferecerá. No campo: Pesquisar texto:. clique sobre o desenho de um garotinho. basta dar um clique sobre a desejada e clicar no botão: OK. O nome desse botão é: Inserir clip-art. Quando as figuras aparecerem.

Clique na caixa de texto: “Clique para adicionar um título” e digite: Sobre a área de Informática. • Pressione as teclas de atalho: Ctrl + M. procure o layout: Título. use a barra de rolamento no painel de tarefas. O painel da direita se modificará e oferecerá layouts de slides para você escolher. .8 Seu slide ficará assim: CRIANDO O TERCEIRO SLIDE Para inserirmos o terceiro slide. use a barra de rolamento.. ou. • Acione o menu: Inserir – Novo slide.. texto e conteúdo. procure e clique no layout: Título. escolha uma das três opções a seguir: • Clique no botão: . Após pressionar as teclas de atalho: Ctrl + M. ou. Nesse painel. texto e conteúdo e clique sobre ele.

procure o layout: Título.. O nome desse botão é: Inserir clip-art. . conteúdo e texto e clique sobre ele.. Nesse painel. escolha uma das três opções a seguir: • Clique no botão: . O painel da direita se modificará e oferecerá layouts de slides para você escolher. procure e clique no layout: Título. 9 Clique na caixa de texto à esquerda: “Clique para adicionar um texto” e digite: Na área de informática a ETB oferece o curso Técnico com duração de quatro semestres e especialização em Informática Industrial. ou. Insira outra figura de computador ou no campo da informática. use a barra de rolamento. Após pressionar as teclas de atalho: Ctrl + M. conteúdo e texto. ou. • Pressione as teclas de atalho: Ctrl + M. Seu slide deverá ficar assim: CRIANDO O QUARTO SLIDE Para inserirmos o quarto slide. clique sobre o desenho de um garotinho. use a barra de rolamento no painel de tarefas. • Acione o menu: Inserir – Novo slide. Na caixa à direita no seu slide. Sistema de Informação e Suporte à Microinformática.

procure o layout: Título. Após pressionar as teclas de atalho: Ctrl + M.10 Clique na caixa de texto: “Clique para adicionar um título” e digite: Sobre os Cursos Básicos. ou. ou.. Clique na caixa de texto à direita: “Clique para adicionar um texto” e digite: São oferecidas dez etapas de cursos básicos anualmente pela ETB. escolha uma das três opções a seguir: • Clique no botão: . mais uma como curso de inverno e a última como curso de verão. 2 partes de conteúdo e texto. . • Pressione as teclas de atalho: Ctrl + M. 2 partes de conteúdo e texto e clique sobre ele. use a barra de rolamento no painel de tarefas. use a barra de rolamento. sendo oito etapas convencionais. Insira outra figura de computador ou no campo da informática. procure e clique no layout: Título. • Acione o menu: Inserir – Novo slide. Nesse painel. Na caixa à esquerda no seu slide. clique sobre o desenho de um garotinho: O nome desse botão é: Inserir clip-art. O painel da direita se modificará e oferecerá layouts de slides para você escolher. Seu slide deverá ficar assim: CRIANDO O QUINTO SLIDE Para inserirmos o quinto slide..

. use a barra de rolamento no painel de tarefas. Windows e Word e tem duração de 40 horas. 11 Clique na caixa de texto: “Clique para adicionar um título” e digite: Sobre os Cursos Operador de Microcomputador I e II. Na primeira caixa à esquerda no seu slide. Nesse painel. O curso Operador de Microcomputador II é composto de Excel e Power Point e também tem duração de 40 horas. clique sobre o desenho de um garotinho. ou. . Após pressionar as teclas de atalho: Ctrl + M. • Pressione as teclas de atalho: Ctrl + M. Insira outra figura de computador ou no campo da informática. O painel da direita se modificará e oferecerá layouts de slides para você escolher. Clique na caixa de texto à direita: “Clique para adicionar um texto” e digite: O curso Operador de Microcomputador I é composto de IPD. O nome desse botão é: Inserir clip-art. use a barra de rolamento e clique no penúltimo layout: Título e diagrama ou organograma. Seu slide deverá ficar assim: CRIANDO O SEXTO SLIDE Para inserirmos o sexto slide.. • Acione o menu: Inserir – Novo slide. escolha uma das três opções a seguir: • Clique no botão: . procure e clique no layout: Título e diagrama ou organograma. ou.

Na caixa: Galeria de diagramas que aparecer. clique na primeira caixa da esquerda e digite: Cursos Técnicos. na próxima caixa de diálogo. Agora. Depois.12 Clique na caixa de texto: “Clique para adicionar um título” e digite: Organograma. de nome: Cursos Técnicos e. Clique na caixa de texto embaixo: “Clique duas vezes para adicionar um diagrama ou organograma” e. Depois. clique duas vezes no botão: Inserir forma . clique na caixa da direita e digite: Cursos Básicos. escolha o primeiro tipo para seu organograma e clique no botão: OK. clique na linha de contorno da caixa da esquerda. clique duas vezes no primeiro botão: Inserir forma  . Clique na primeira caixa do organograma e digite: ETB pressione a tecla: Enter e digite: Escola Técnica pressione a tecla: Enter e digite: de Brasília. Na barra de ferramentas Organograma. Seu slide deverá ficar assim: Clique na linha de contorno da caixa do meio e pressione a tecla: Delete para excluí-la. na barra de ferramentas Organograma. clique no primeiro tipo para seu organograma e clique no botão: OK.

clique duas vezes no botão: Inserir forma . Agora clique na primeira caixa subordinada da caixa: Cursos Básicos e digite: Operador de Micro I. subordinada da caixa Cursos Técnicos e digite: Eletrotécnica. Clique na caixa da direita. 13 Esse procedimento é para criar mais duas caixas subordinadas à caixa: Cursos Técnicos. Enter e Word. Pressione a tecla: Enter e digite: Eletrônica. subordinada da caixa Cursos Técnicos. Seu slide deverá ficar assim: Clique dentro da primeira caixa da esquerda. Clique na caixa da direita. Enter. Enter. também subordinada da caixa: Cursos Básicos. seu slide deverá ficar assim: . de nome: Cursos Básicos e. Clique na linha de contorno da caixa da direita. e digite: Operador de Micro II. Enter e Power Point. onde aparece a frase: “Clique para adicionar texto” e digite: Informática. pressione a tecla: Enter e digite: Telecomunicações. Windows. Confira abaixo. na barra de ferramentas Organograma. Excel. digite: IPD. pressione a tecla: Enter.

ou. ou. ou. Clique na caixa de texto: “Clique para adicionar um título”. no alto da tela à esquerda. exatamente entre os slides 1 e 2. use a barra de rolamento. pressione a tecla: Enter Sobre a área de Informática (slide 4). criarmos um link. O painel da direita se modificará e oferecerá layouts de slides para você escolher. pressione a tecla: Enter Sobre os Cursos Operador de Microcomputador I e II (slide 6). Nesse painel. ou. • Pressione as teclas de atalho: Ctrl + B. use a barra de rolamento no painel de tarefas. Seu slide deverá ficar assim: • Clique no botão: (Salvar). clique e digite: Sumário.. clique uma vez. pressione a tecla: Enter Organograma (slide 7). procure e clique sobre o layout: Título e texto. no painel de controle à esquerda. • Clique no botão: . Após pressionar as teclas de atalho: Ctrl + M. .. • Acione o menu: Arquivo – Salvar.14 CRIANDO O SUMÁRIO Para criarmos um sumário a fim de facilitar a busca do conteúdo e. procure e clique no layout: Título e texto. • Acione o menu: Inserir – Novo slide. posteriormente. pressione a tecla: Enter Sobre os Cursos Básicos (slide 5). • Pressione as teclas de atalho: Ctrl + M. Clique na caixa de texto: “Clique para adicionar um texto” e digite: O que é a ETB (slide 3).

clique com o botão auxiliar do mouse sobre a cor.. ou clique. Esse efeito se chama: Efeito de Transição. APLICANDO EFEITOS DE TRANSIÇÃO Agora que temos uma apresentação com sete slides. vamos formatar alguns designs (cores) no fundo dos slides. Para aplicar as cores. Acione o menu: Formatar – Design do slide. basta clicar sobre a cor. • Clique. Para aplicar um modelo. • Acione o menu: Exibir – Apresentação de slides. 15 APLICANDO DESIGN Agora que digitamos os textos e inserimos as figuras. Para aplicar modelos de design diferentes. no painel à direita. e escolha: Aplicar aos slides selecionados.. no botão: (Modo de classificação de slides). vamos realizar a primeira apresentação para vermos como ficará nosso trabalho. Para passar os slides. . no botão: . A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DOS SLIDES Agora que digitamos os textos. sozinho. no rodapé da tela. vamos aplicar um efeito para que cada slide se movimente na tela. no painel à direita. pressione qualquer tecla ou clique com o mouse.O painel da direita se modificará e oferecerá vários estilos de design (cores) para você aplicar nos seus slides. à esquerda. no botão: (Apresentação de slides a partir do slide atual) ou. à direita. Para aplicar cores no segundo plano da sua apresentação. • Acione o menu: Exibir – Classificação de slides ou clique. clique no botão: Design. • Pressione a tecla de atalho: F5 ou. no alto à direita. no rodapé da tela à esquerda. basta clicar sobre os quadrados coloridos. inserimos figuras e aplicamos um design nos nossos slides.

clique no botão:  Executar. clique no botão: Transição de slides. Eles são os direita. clique. ao clicar. Vamos realizar outra apresentação para verificar nosso trabalho.No painel aparecem listados de tarefas à no alto. Repita esse processo para todos os outros slides. embaixo. 2º .. . no quadradinho: Automaticamente após e marque 00:06 segundos.16 • Clique no slide número 1. • Ainda nesse painel à direita. • No alto da tela à direita. • Nesse mesmo painel. Agora. no meio do mesmo. só que com efeitos de transição diferentes. • Clique no primeiro slide.. clique efeitos de transição. no botão: (Apresentação de slides a partir do slide atual) ou. • Acione o menu: Exibir – Apresentação de slides. clique sobre outro nome de efeito de transição e escolha 00:06 segundos. clique. Observe que. eles são os efeitos de transição. • Clique. clique no slide número 2 e escolha a velocidade: Lenta. • No painel à direita. clique sobre os nomes que aparecem. no drop down: Velocidade: e escolha: Lenta. A SEGUNDA APRESENTAÇÃO DOS SLIDES Agora que todos os seus slides têm efeitos de transição. 3º . • Pressione a tecla de atalho: F5 ou. clique na setinha para o alto e escolha pelo menos 00:06 segundos. no rodapé da tela à esquerda. no drop down: Velocidade: e escolha: Lenta. SOZINHOS automaticamente após 6 segundos.No painel de tarefas à direita.No painel de tarefas à direita.. Para verificar como ficou. eles vão transitar na tela. clique sobre os nomes que 1º . ou acione o menu: Apresentações – Transição de slides. o primeiro slide já lhe mostra como é o efeito de transição. no alto.

clique no botão: Adicionar efeito .. no seu slide. Quando escolher um definitivo. o título irá mostrando como são esses efeitos. Posicione a seta do mouse nesse nome e arraste essa caixa para a direita da sua tela. no botão: (Modo normal) ou clique duas vezes sobre o slide número 1. 3º - clique na frase: Mais efeitos. vá clicando sobre os nomes dos efeitos que. • Aparecerá a caixa de diálogo: Adicionar efeito de entrada. • Passe a seta do mouse sobre a estrela verde: Entrada que ela se abrirá em outra tela. posicione a seta do mouse sobre sua barra de títulos e arraste-a para a direita. Só clique no botão: OK quando vir todos os efeitos e tiver certeza que será exatamente esse o escolhido. . Quando a caixa de efeitos: Adicionar efeito de entrada aparecer. os efeitos de trajetória.. Dessa forma você poderá ir clicando sobre os nomes dos efeitos e visualiza-los no seu slide. no rodapé da tela. clique no botão: .passe a seta no nome: Entrada .. • Acione o menu: Exibir – Normal. ou clique.. aplicar um efeito para o texto e as figuras do slide se movimentem. Esse efeito se chama: Efeito de Animação. à esquerda. 1º ... 17 APLICANDO EFEITOS DE ANIMAÇÃO Você percebeu que o texto e as figuras estavam parados? Vamos. • Esse botão se abrirá em mais quatro outras opções: a estrela verde são os efeitos de entrada. • No painel à direita. Agora. 2º .. então. Nessa nova tela. a estrela vermelha são os efeitos de saída e a estrela . • No seu primeiro slide. a estrela laranja são os efeitos de ênfase. • Acione o menu: Apresentações – Personalizar animação. clique no título. clique no botão: OK. clique sobre a frase: Mais efeitos.

no botão: (Apresentação de slides a partir do slide atual) ou. vamos realizar outra apresentação para verificar nosso trabalho. indicando que o primeiro efeito já foi aplicado.18 • Quando você fizer isso. Para isso. junto à caixa do título. sobre o segundo slide e repita todo o processo de aplicação de efeitos de animação. clicar na frase: Mais efeitos. aplicar efeitos no título. 2º efeitos de ênfase e 3º efeitos de saída. passar a seta do mouse no botão desejado. . • Clique. e repetir todo o processo. no painel à esquerda. no alto da tela à esquerda. primeiro. Se você quiser aplicar mais de um efeito de animação no mesmo texto ou objeto. A TERCEIRA APRESENTAÇÃO DOS SLIDES Agora que todos os seus slides têm efeitos de transição e efeitos de animação.. um quadradinho com o número: 1 . depois. no texto e figuras. um quadrado com o número: 1. Após clicar efeitos de animação em todo o texto do primeiro slide. • Acione o menu: Exibir – Apresentação de slides. aparecerá. Acione o menu: Arquivo – Salvar. • Pressione a tecla de atalho: F5 ou. ou. Ao final da sua apresentação. Lembre-se de.. • Clique no primeiro slide. clique no botão: (Salvar). ou. lembre-se de aplicá-los sempre nessa ordem: 1º efeitos de entrada. aparecerá junto ao título do seu slide. indicando que ali já tem um efeito. clique. basta clicar novamente no botão: . Após aplicar o primeiro efeito. no rodapé da tela à esquerda. pressione as teclas de atalho: Ctrl + B.

será agregada ao nome do seu arquivo a extensão: . eles ficarão apresentando continuamente.. arquivos criados pelo Excel.. Clique no drop Clique no drop down: down: Salvar Salvar como tipo: e em: e escolha: escolha: Desktop. pois você acabou de criar uma cópia em formato ..ppt. se você quiser que seus slides fiquem apresentando-se continuamente na tela. • Marque a opção: Repetir até ‘Esc’ ser pressionada.pps no desktop. no seu rodapé. • Acione o menu: Arquivo – Salvar como. SALVANDO NO FORMATO .xls. Ao final. Se você desejar que outros usuários apenas tenham acesso à sua apresentação e que ela seja fechada automaticamente após sua exibição. • Clique no botão: OK... Agora. têm extensão: . clique no botão: Salvar. • Clique no botão: Salvar.doc.bmp e assim por diante.PPS Sempre que você criar uma apresentação no Power Point. Apresentação do PowerPoint. clique no drop down e escolha a frase: Apresentação do PowerPoint. • Na caixa de diálogo: Salvar como que aparece. no campo: Salvar como tipo: Apresentação.. arquivos no formato de imagem. se você pressionar a tecla: F5 para apresentar seus slides. A partir desse momento. na sua área de trabalho (desktop) o ícone: . 19 APRESENTAÇÃO CONTÍNUA Agora que sua apresentação está concluída.pps. Por exemplo: arquivos criados pelo Word têm extensão: . têm extensão: . Caso deseje que parem. Procure. siga os passos: • Acione o menu: Apresentações – Configurar apresentação. A extensão é a indicação em qual aplicativo foi criado seu arquivo. • Nessa mesma caixa de diálogo. . basta você salva-la no formato . basta pressionar a tecla: Esc. clique no drop down: Salvar em: Meus documentos e escolha: Desktop. feche sua apresentação.jpg ou .

pps.pps. A diferença entre um arquivo do Power Point salvo no formato . observe: Ícone de Ícone de apresentação apresentação salva no salva no formato . formato . e.ppt é que.ppt. Os ícones se diferenciam.20 Clique duas vezes sobre ele que será aberta apenas a apresentação. ao final da mesma. o programa se fechará automaticamente. clicando no ícone do arquivo no formato . ele abrirá o programa Power Point com sua apresentação dentro. enquanto que. fechando-a em seguida tão logo acabe a apresentação. quando você clicar sobre o ícone do arquivo. ele abre sua apresentação direta. .