simuladao_ATUALIDADES_2SEM

03/09/2005

18:55

Page 222

simuladão

Teste os seus conhecimentos
Trazemos aqui 67 questões sobre atualidades que abrangem os assuntos tratados nesta publicação. Reunidas por professores do Sistema Anglo de Ensino, o conjunto inclui perguntas apresentadas em vestibulares, algumas adaptadas e outras preparadas diretamente pelos profissionais do Anglo. A partir da página 237, estão colocadas em ordem as respostas com comentários explicativos feitos pelos professores, que ajudam a reforçar e a ampliar a compreensão do conteúdo. Bom estudo!

arrasada pelos russos. Alguém se incomodou com os sofrimentos e os milhares de vítimas civis, inocentes, desse massacre?”. Adaptado de Fritz Utzeri. Jornal do Brasil, 17/9/2001 Nas alternativas, encontram-se algumas afirmações retiradas do mesmo texto. Assinale aquela que explicita uma resposta do autor para as perguntas feitas nos trechos citados. A) “Tristeza e indignação são grandes porque os atentados ocorreram em Nova Iorque.” B) “Ao longo da história, o homem civilizado globalizou todas as suas mazelas.” C) “A Europa nos explorou vergonhosamente.” D) “O neoliberalismo institui o deus mercado, que tudo resolve.” E) “Os negócios das indústrias de armas continuam de vento em popa.”
QUESTÃO 6

Questões
Gráfico para a questão 1.
QUESTÃO 3 DISTRIBUIÇÃO DOS OCUPADOS DE ALTA RENDA POR GRAU DE ESCOLARIDADE NO BRASIL (em %) 80 70 60 50 40 30 20 10 0

(Anglo) A ascensão do pensamento pós-Guerra Fria e a globalização capitalista dos anos 1990 puseram em cheque a sobrevivência das empresas estatais em nações como o Brasil. Dentre as empresas abaixo, identifique a única que não sofreu total privatização até o momento: A) Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa). B) Companhia Vale do Rio Doce (mineração). C) Fábrica Nacional de Motores (FNM). D) Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRAS). E) Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
QUESTÃO 7

retirada das tropas da Síria no Líbano. O secretário-geral da organização, Kofi Annan, que já tinha testemunhado, no ano de 2000, a retirada das tropas de Israel, declarou: “Verificamos toda a retirada Síria, inclusive nas fronteiras”. Com isso, o Líbano está hoje livre das tropas estrangeiras. Essas intervenções se deveram: A) à guerra civil no Líbano, de 1975 a 1989, entre muçulmanos e cristãos maronitas, que envolveu, respectivamente, Síria e Israel; B) à guerra dos Seis Dias, em 1967, que possibilitou a ocupação israelense na Faixa de Gaza e a intervenção Síria no vale de Bekaa, sul do Líbano; C) à crise do petróleo, intensificada com a revolução fundamentalista islâmica, favorecendo as intervenções da Síria e de Israel no Líbano; D) à guerra civil no Líbano, em que cristãos e muçulmanos se uniram para combater os palestinos apoiados pela Síria; E) aos efeitos da questão entre palestinos apoiados por Israel e sírios apoiados pelo Líbano.
QUESTÃO 10

67,2

13,7 3,6
analfabetos

4,8
ensino ensino fundamental médio completo completo

10,6
superior incompleto superior completo

Fonte: Atlas da Exclusão Social: os ricos no Brasil, vol. 3, 2004.

(PUC-Camp-adaptada) Mais da metade da população indiana vive com base na economia rural. Sobre essa realidade, podemos afirmar que: A) A Índia realiza uma agricultura intensiva de trabalho, na área meridional dos planaltos centrais, o que lhe permitiu superar grande parte dos problemas de abastecimento e subnutrição. B) Embora viva no campo, a maior parte da população exerce atividade urbana, pois a rápida industrialização e o avanço do setor de informática absorveram grande número de trabalhadores, retirados da agricultura. C) A maioria da população da Índia sofreu o impacto da Revolução Verde, quando se introduziram técnicas agrícolas que intensificaram a produção, mas que também trouxeram alguns problemas ambientais. D) Grande parte da população indiana concentra-se nos altos planaltos da região central e ocidental, desenvolvendo apenas a agricultura de plantation, herança da dominação inglesa. E) O governo indiano enfrenta conflitos no campo, pois a maior parte dos camponeses reivindica reformas estruturais, inclusive a reforma agrária, para diminuir os problemas sociais que sofrem.
QUESTÃO 4

QUESTÃO 1

(ESPM-adaptada) Em recente publicação do IBGE, divulgou-se o gráfico acima, que expressa a relação entre o grau de escolaridade da população e a distribuição da renda no Brasil. Observe-o. Pode-se concluir que: A) as pessoas que atingem o grau superior completo têm acesso à riqueza; B) o nível de escolaridade não interfere no nível de renda; C) pessoas analfabetas não podem atingir alto nível de riqueza; D) alta renda e alta escolaridade estão diretamente relacionados; E) o nível de riqueza não interfere no acesso ao diploma universitário.
QUESTÃO 2

(Anglo) O dia 20 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil por ter sido a data em que ocorreu um episódio marcante na luta dos negros contra a escravidão no país. Essa data se refere à: A) promulgação da Lei Afonso Arinos contra o racismo; B) assinatura da Lei Áurea, em 1888; C) promulgação da Lei do Ventre-Livre, em 1871; D) chegada da última partida de escravos africanos ao Brasil, em 1888; E) morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695.
QUESTÃO 5

(ESPM-adaptada) Leia os fragmentos de textos a seguir. “No dia 11 de setembro de 1973, os militares chilenos derrubaram o governo constitucional do país, que tentava, pela primeira vez, construir o socialismo por meios eleitorais e pacíficos. O bombardeio de nosso Palácio Presidencial naquele dia marcou o início de uma ditadura que duraria 17 anos e cujo legado continua a corroer nosso país, mesmo hoje, depois de termos recuperado nossa democracia.” Ariel Dorfman Folha de S. Paulo, 7/9/2003 “O filme Machuca, de Andrés Wood, em cartaz em São Paulo, relata a história do país sob a ótica de dois garotos de 11 anos que vivem em Santiago. Um vive em uma bela casa situada num bairro de classe média; o outro, num humilde povoado ilegal instalado a poucos metros de distância da escola. Dois mundos separados por uma muralha invisível que alguns sonham em derrubar na intenção de construir uma sociedade mais justa” . www.tudoecinema.com, acessado em 20/1/2005 A respeito do fato mencionado é correto afirmar que se trata: A) do golpe militar comandado, no Chile, pelo general Videla, responsável pela derrubada do governo socialista do presidente Salvador Allende; B) do golpe militar comandado, no Chile, pelo general Augusto Pinochet, responsável pela derrubada do governo socialista do presidente Ricardo Lagos; C) do golpe militar comandado, no Chile, pelo general Augusto Pinochet, responsável pela derrubada do governo socialista do presidente Salvador Allende; D) da ditadura militar instalada no Chile, que, ao contrário de outras instaladas na América Latina, foi pacífica e não pode ser acusada de nenhum tipo de desrespeito aos direitos humanos; E) do golpe ocorrido no Chile, denunciado energicamente e combatido desde o início pelo governo dos Estados Unidos, que, envolvido na Guerra do Vietnã, não queria patrocinar ditaduras.
QUESTÃO 8

(Anglo) Na década de 1970, o arsenal de armas nucleares à disposição de Estados Unidos e União Soviética era suficiente para destruir várias vezes toda a humanidade, caso fosse usado numa guerra total. O fantasma do holocausto nuclear estava presente no cotidiano até que, após a queda do Muro de Berlim, em 1989, uma Nova Ordem Mundial teve início. Contribuiu para afastar esse pesadelo: A) A Crise dos Mísseis, em Cuba. B) A criação do Pacto de Varsóvia. C) A vitória dos Estados Unidos na Guerra do Golfo. D) Os acordos de desarmamento assinados por Ronald Reagan e Mikhail Gorbatchev. E) A decisão do presidente Truman de só usar a energia nuclear para fins pacíficos.
QUESTÃO 11

(Anglo) O gráfico a seguir revela a porcentagem de desmatamento em várias regiões da Amazônia — uma das regiões mais ricas em espécies arbóreas do planeta — em 2003. De acordo com o artigo de jornal de que ele foi extraído (“Desmatamento em 2003 supera 21 mil km2 ”, Folha de S.Paulo, 7/4/04 , p. A14), nota-se que cerca de três quartos do desmatamento ocorrem nos estados de Mato Grosso e do Pará. E o articulista acrescenta: “Sobretudo no primeiro caso, a evidente tendência de aumento está diretamente associada com a expansão da fronteira agrícola. Leia-se: soja e pecuária.”
% em relação ao total de amostra Amazonas 2,53 Maranhão 1,98 Acre 1,93 Roraima 1,61 41,80 Mato Grosso Tocantins 0,39 Amapá 0,10

Rondônia 33,52 Pará 16,14

(Unifesp/2005) Nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004, um judoca iraniano se recusou a lutar com um atleta israelense, apesar de ser um dos favoritos à medalha de ouro. Com essa atitude, ele reafirmou: A) o Alcorão, que proíbe o contato físico com seguidores de outra religião; B) o fair-play, princípio olímpico definido pelo barão de Coubertin; C) a política externa iraniana, que é contra a manutenção do Estado de Israel; D) o espírito olímpico, que proíbe guerra entre países durante os jogos; E) a decisão do Conselho de Segurança da ONU, que aprovou um embargo a Israel.
222 ATUALIDADES VESTIBULAR 2006

(Enem-adaptada) Leia abaixo trechos (adaptados) de um texto jornalístico: “Mamãezinha, minhas mãozinhas vão crescer de novo? Jamais esquecerei a cena que vi, na TV francesa, de uma menina da Costa do Marfim falando com a enfermeira que trocava os curativos de seus dois cotos de braços. (...) Como explicar à menina o sentido da palavra ‘civilização’ quando ela descobrir que suas mãos não crescerão jamais? (...) Como manter a paz num planeta onde boa parte da humanidade não tem acesso às necessidades básicas mais elementares? (...) Como reduzir o abismo entre o camponês afegão, a criança faminta do Sudão(...)? Como dizer aos chechenos que o que aconteceu nos Estados Unidos é um absurdo? Vejam Grozny, a capital da Chechênia,

(Anglo) Há um partido político que compôs a base dos governos FHC e que atualmente faz parte da base aliada do governo Lula, apesar de a rivalidade entre o PSDB e o PT marcar o quadro político nacional nos últimos anos. Trata-se de: A) UDN. B) PMDB. C) PFL D) PDT. E) PC do B.
QUESTÃO 9

(Anglo) Enviados das Nações Unidas, em maio de 2005, confirmaram a exigência do Conselho de Segurança de que ocorresse total

Com relação ao desmatamento e às suas possíveis conseqüências, examine as três afirmações abaixo: I — O desmatamento pode provocar a diminuição da biodiversidade vegetal da região amazônica. II — O desmatamento pode reduzir a retirada de gás carbônico atmosférico pela vegetação e, assim, acentuar as conseqüências do aquecimento global. III — A biodiversidade vegetal não será afetada, já que pode ser compensada pelo plantio de soja e do capim necessário para a formação de pasto. É aceitável o que se propõe em:
ATUALIDADES VESTIBULAR 2006 223