simuladao_ATUALIDADES_2SEM

03/09/2005

18:57

Page 226

simuladão
HOMEM Penetração de larvas infestantes principalmente através da pele dos pés descalços Eclosão de larvas em solo apropriado Ovos nas fezes

QUESTÃO 20

Teníase Vermes causadores: Taenia solium (tênia do porco) e Taenia saginata (tênia do boi), mais conhecidas como solitárias. Resumo do ciclo:

Ingestão de carne crua ou malpassada contendo cisticercos

HOMEM (Hospedeiro do verme adulto)

Ovos nas fezes

(Anglo) Em seu retorno ao poder, no período que vai de 1951 a 1954, Vargas procurou incrementar a industrialização de base com projetos viabilizados pela criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), em 1952 — mais tarde chamado BNDES, com o item “Social” acrescentado pelo governo João Figueiredo. Tais projetos evidenciavam o predomínio: A) da visão nacionalista autoritária, contrária à participação de capitais estrangeiros em todos os setores da economia brasileira; B) dos EUA sobre a economia brasileira, pois eram eles que financiavam todos aqueles projetos durante a fase da chamada Guerra Fria; C) da visão de que as empresas estatais eram a solução para os países subdesenvolvidos estruturarem sua indústria pesada, em razão do alto investimento inicial de capital exigido; D) da visão protecionista e populista das Forças Armadas, favoráveis a uma política exterior de aproximação com o bloco dos países socialistas; E) dos sindicatos operários, que pressionavam Vargas ao confronto com o empresariado nacionalista, adversário da privatização dos setores industriais de base.
QUESTÃO 21

A análise do gráfico permite afirmar que esse país subdesenvolvido tem: A) indicadores sociais mais próximos aos dos países do mundo rico que aos da média do mundo; B) posição intermediária entre os países do mundo rico e a média do mundo, sendo seu melhor índice o de longevidade; C) renda igual à média do mundo e indicadores de longevidade e educacionais melhores que os da média do mundo; D) renda semelhante à dos países do mundo rico e os piores indicadores de qualidade de vida do planeta; E) índices de longevidade e educacionais semelhantes aos dos países do mundo rico.
QUESTÃO 23

% 3 2,5 2 1,5

EVOLUÇÃO DO CRESCIMENTO VEGETATIVO
2,56 2,81 1,9 1,57 1,2 2,37

1 0,5 0 –0,5

0,6 0,15 –0,06

PORCO, BOI (Hospedeiros das larvas, chamadas cisticercos)

Ingestão dos ovos

Observação: A cisticercose humana (cisticercos alojados em tecidos humanos) ocorre com a ingestão acidental de ovos da Taenia solium por meio das mãos, de água e alimentos contaminados com fezes humanas.
QUESTÃO 18

(Anglo) No quadro, as recomendações específicas para evitar o amarelão e a teníase são, respectivamente, as de número: A) 1 e 2. D) 4 e 3. B) 3 e 4. E) 3 e 7. C) 4 e 5.
QUESTÃO 19

Em plena II Guerra Mundial, Hitler, com a intenção de conquistar uma importante cidade russa e causar um profundo abalo nas tropas adversárias, lançou uma poderosa operação militar. Mas a população da cidade resistiu em cada casa, porão e rua. Em novembro de 1942, sob o comando do general Zukov, o Exército russo, por meio de uma contra-ofensiva, cercou os alemães, no que foi denominado de “caldeirão”, obrigando o general Von Paulus e mais 100 mil soldados alemães a se renderem em fevereiro de 1943. Qual é o episódio descrito acima e qual seu significado? Trata-se: A) da batalha de Stalingrado, que possibilitou a mudança da guerra e o início da derrocada da Alemanha nazista; B) do início da hegemonia soviética em toda a Europa, ratificada na Conferência de Yalta; C) da Batalha de Leningrado, que entrosou as operações militares dos soviéticos com as norte-americanas, no Leste Europeu; D) da Batalha de Stalingrado, mas foi pouco significativa, porque Moscou estava sob dominação nazista; E) da última batalha travada pelos alemães, seguida pela sua imediata rendição.
QUESTÃO 22

(Anglo) O texto abaixo, publicado numa revista de grande circulação nacional, trata da diversidade da fauna amazônica. Leia-o com atenção: A principal explicação para a existência de tanta diversidade na Amazônia é a teoria dos refúgios. Nos últimos 100 000 anos, o planeta sofreu vários períodos de glaciação, em que as florestas enfrentaram fases de seca ferozes. Nesses ciclos, as matas expandiram-se e reduziram-se. Nos períodos de seca mais prolongados, cada núcleo de floresta ficava isolado do outro. Os grupos animais dessas “ilhas” passaram por processos de diferenciação genética que muitas vezes os transformaram em espécies ou subespécies diferentes das originais e das que ficaram em outros refúgios. Por sua extensão, isso aconteceu com muita freqüência na Amazônia. Alguns bichos que não sabem nadar ou voar, como os macacos, continuaram formando espécies diferenciadas umas das outras, mesmo depois das glaciações. É que havia outro fator em ação: o isolamento provocado pelos grandes rios. (…) Outra razão para tanta riqueza de bichos é a incrível variedade de ecossistemas dentro da Amazônia. Existem as florestas de terra firme, as várzeas, os igapós, os campos e as campinas. Em cada um, há determinados frutos e folhas que só existem lá e que, por sua vez, servem de alimento apenas para certos bichos. (Veja, 24/12/1997. Edição especial: Amazônia) Com base nas informações contidas nesse texto e nos seus conhecimentos acerca do processo de formação de novas espécies ao longo da evolução dos seres vivos, analise as seguintes proposições: I — Os processos de diferenciação genética a que o texto faz referência são resultado das mutações e da recombinação gênica por meio da reprodução sexuada. II — O isolamento a que foram submetidos tanto os animais “aprisionados” em “ilhas” de floresta como aqueles que ficaram separados dos outros pelos grandes rios é o primeiro passo necessário para que ocorra o processo de especiação biológica. III — A variedade de ecossistemas dentro da Amazônia resultou na especialização alimentar de certos animais, que passaram a ocupar hábitats e nichos ecológicos bastante específicos. IV — O isolamento provocado por grandes rios resultou, na prática, no isolamento reprodutivo de um grupo em relação a outros, impedindo a troca de genes entre as populações e promovendo a especiação. Agora assinale a alternativa correta: A) São verdadeiras as afirmações I, II e III, apenas. D) São verdadeiras as afirmações I, III e IV, apenas. B) São verdadeiras as afirmações I, II e IV, apenas. E) São verdadeiras todas as afirmações (I, II, III e IV). C) São verdadeiras as afirmações II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 24

1970/1975 Mundo

1990/1995 África

2010/2015 Europa

Fonte: United Nations. World Prospect, 2004

Com base nos conhecimentos sobre demografia, pode-se afirmar que a África: A) continuará a ter uma população jovem relativamente numerosa; B) permanecerá com uma população idosa relativamente pequena; C) será parcialmente responsável pela queda do crescimento populacional mundial; D) terá queda do crescimento vegetativo como todos os demais continentes; E) todas as afirmações das alternativas anteriores são corretas.
QUESTÃO 26

(UEMaringá-adaptada) Leia o texto seguinte. “Em 1987, no Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos, em Washington, a Turquia propôs a construção de um aqueduto, o duto da paz, para transportar o excesso de água de suas regiões mais úmidas para os países do Oriente Médio em que ela fosse escassa. O plano original compreendia dois dutos principais, um oriental e um ocidental, dos quais mais tarde partiriam ramais secundários. O oriental atravessaria a Síria, chegando até a Jordânia e à Arábia Saudita, e daí aos Emirados Árabes Unidos e Omã. O ocidental levaria água para Síria, Israel, Cisjordânia e Jordânia, e daí para a Arábia Saudita. Os países árabes, contudo, recusaram-se a incluir Israel no plano, argumento factível, pois o conflito palestino-israelense — que encerrava algumas implicações hidrográficas — não estava resolvido. A Turquia decidiu então começar com o conduto oriental.” Adaptado de Shimon Peres. O Novo Oriente Médio. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1993 Os conflitos regionais e pequenos substituíram as grandes guerras, mas são numericamente tão violentos quanto elas. Considerandose o texto, é correto afirmar sobre esse problema: A) Pouco se pode fazer para resolver os problemas do Oriente Médio, região condenada geograficamente pela escassez de água e sem condições científicas para a superação desse obstáculo. B) O texto é um alerta à falta de condições ambientais e ao desinteresse dos países em resolvê-las, principalmente a Turquia. C) Os conflitos étnicos e religiosos representam um obstáculo a medidas concretas para superar a escassez de água no Oriente Médio. D) As medidas comentadas no texto são desnecessárias, pois o Oriente Médio não necessita de distribuição de água, já que há abundantes lençóis freáticos em seu subsolo. E) O conflito entre palestinos e israelenses não envolve questões hidrográficas.
226 ATUALIDADES VESTIBULAR 2006

(Fuvest-adaptada) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado pela ONU para retratar as condições sociais das populações. No gráfico seguinte, que usa os três indicadores básicos do IDH e permite diversas comparações, destaca-se a situação de um país subdesenvolvido em relação ao conjunto dos países do mundo rico e do mundo em geral. Observe-o.
INDICADORES SOCIAIS Longevidade

“Através da história, o Egito sempre liderou a região… O presidente Mubarak abriu as portas para as mudanças… Grupos de oposição devem ser livres para se reunir, participar e falar aos meios de comunicação. Eleições devem ocorrer sem violência ou intimidação. (Extraído de: http://www.guardian.co.uk/elsewhere/journalist/story/0,7792,1519281,00.html, 1º/7/2005) O discurso de Condoleeza Rice, secretária de Estado norte-americana em visita ao Egito em junho de 2005, expressa: A) oposição ao presidente Mubarak e seu projeto democratizante; B) desejo de interferir no regime democrático egípcio, desde que o novo regime passe a apoiar os Estados Unidos; C) suporte incondicional ao presidente Mubarak e seu projeto de manter a democracia no Egito contra a oposição radical islâmica autoritária; D) apoio ao presidente Mubarak e crítica às práticas ditatoriais que ainda ocorrem no país; E) crítica às práticas autoritárias de Israel, conforme denunciadas pelo presidente Mubarak do Egito.
QUESTÃO 27

(Anglo) Observe no gráfico a evolução das exportações mexicanas de recursos que poluem o meio ambiente:
EXPORTAÇÕES SUJAS 18000 16000 milhões de toneladas 14000 12000 10000 8000 6000 4000 2000 0 1980 1996
ATUALIDADES VESTIBULAR 2006 227 México Brasil

0,89

0,75 0,70

0,60 0,72 0,93 0,75 0,85 0,96

Renda Mundo rico Mundo País subdesenvolvido
Fonte: http://www.pnud.org.br/2003. Acessado em julho de 2004

Educação

(Anglo) Empossado presidente da República, Lula anunciou seu ministério, incluindo a criação de uma nova pasta, inexistente nos governos anteriores. Trata-se do: A) Ministério das Cidades. B) Ministério do Planejamento. C) Ministério da Economia. D) Ministério da Ciência e Tecnologia. E) Ministério da Justiça.
QUESTÃO 25

(Anglo) Observe e compare a evolução do crescimento populacional da África com o mundo e com a Europa: