simuladao_ATUALIDADES_2SEM

03/09/2005

19:03

Page 232

simuladão
QUESTÃO 45 C) alguns animais favorecidos, nas regiões assim interligadas, são a QUESTÃO 51

ESTRUTURA ETÁRIA DO BRASIL — 2000
80 anos e mais 75 a 79 anos 70 a 74 anos 65 a 69 anos 60 a 64 anos 55 a 59 anos 50 a 54 anos 45 a 49 anos 40 a 44 anos 35 a 39 anos 30 a 34 anos 25 a 29 anos 20 a 24 anos 15 a 19 anos 10 a 14 anos 5 a 9 anos 0 a 4 anos
10 8 6 4 2 milhões 2 4 6 8 10

onça-pintada, o lobo-guará, a ema e o veado-campeiro; D) os animais e plantas dependentes desses corredores são espécies sensíveis a ambientes alterados; E) em termos de biodiversidade, é melhor estimular a ampliação de corredores ecológicos do que a criação de zoológicos.
QUESTÃO 47

(Anglo) O Instituto Cidadania, ONG voltada para pesquisas de opinião pública, por meio de um estudo qualitativo realizado em 198 municípios brasileiros, com 3501 jovens entre 15 e 24 anos, no período de 22/11/2003 a 8/12/2003, traçou o seguinte perfil da juventude brasileira em suas posições sobre temas polêmicos:

Homens

Mulheres

(PUC-Camp-adaptada) Considere as informações a respeito de um dos pontos estratégicos mais importantes da economia e da geopolítica da América Central: “O Canal do Panamá, inaugurado em 1914, foi construído pelos Estados Unidos e esteve sob sua administração até dezembro de 1999, quando foi devolvido ao Estado panamenho”. Os Estados Unidos da América construíram o Canal do Panamá, visando: A) a garantir a independência e a autonomia econômica do Panamá, que passou a usufruir os impostos sobre a circulação de mercadorias; B) a exercer o controle econômico e estratégico da América Central, no contexto da sua expansão imperialista; C) a perseguir os líderes dos movimentos comunistas e anarquistas nos países da América Central; D) a montar uma base militar no centro da América para proteger os interesses políticos das nações latino-americanas; E) a intensificar os transportes na região, facilitando assim a criação de pólos turísticos.
QUESTÃO 48

Temas e opiniões Legalização da pena de morte União legal de pessoas do mesmo sexo Que o aborto deixe de ser crime Que o uso da maconha deixe de ser crime Superioridade da raça branca sobre as outras
Fonte: Instituto Cidadania

Totalmente a favor 32% 26% 9% 10% 4%

A favor em parte 16% 18% 10% 7% 3%

Totalmente contra 39% 43% 73% 75% 88%

Contra em parte 11% 9% 7% 6% 4%

Não respondeu 2% 4% 1% 1% 1%

Fonte: IBGE

(Anglo) Com base na observação do gráfico, pode-se dizer, exclusivamente, que: A) a taxa de natalidade brasileira provavelmente declinou nas duas últimas décadas; B) a esperança de vida da população brasileira provavelmente declinou nas duas últimas décadas; C) a taxa de mortalidade geral da população brasileira manteve-se num patamar relativamente elevado nas duas últimas décadas; D) a elevação da esperança de vida da população brasileira foi superior à da população mundial; E) a taxa de mortalidade infantil no Brasil declinou de forma acentuada nos últimos 50 anos.
QUESTÃO 46

“O gabinete do primeiro ministro Ariel Sharon aprovou a retirada da faixa de Gaza e de quatro assentamentos na Cisjordânia.” (O Estado de S. Paulo, 21/2/2005) (Anglo) A presença israelense nesses territórios foi uma decorrência: A) da criação do território do Estado de Israel, em 1948; B) da guerra dos Seis Dias, em 1967; C) da guerra do Yom Kippur, em 1973; D) das conseqüências da crise do Canal de Suez, em 1956; E) da guerra denominada de Tempestade no Deserto.
QUESTÃO 49

Considerando esses dados, podemos afirmar que os jovens pesquisados apresentam: A) postura definidamente progressista em relação ao comportamento social, exceto apenas no que se refere ao racismo, diante do qual se revelam predominantemente conservadores; B) uma visão claramente progressista nas questões sobre a união entre homossexuais e descriminalização do aborto, e conservadora em relação à legalização da pena de morte e do racismo; C) tendências predominantemente conservadoras em relação ao comportamento social, exceto no que se refere à segregação racial, diante da qual mostram postura progressista; D) posições exclusivamente conservadoras em relação a temas polêmicos; E) posições exclusivamente progressistas em relação a temas polêmicos.
QUESTÃO 52 D) Pouco antes de morrer, Arafat manifestou publicamente apoio

“Um tribunal estrangeiro… onde juízes independentes poderiam colocar nossas tropas diante do risco inaceitável de processos politicamente motivados.” (Anglo) As palavras do presidente George W. Bush, reproduzidas acima, fazem referência: A) ao projeto do Partido Republicano de abolir a Suprema Corte dos Estados Unidos; B) à oposição norte-americana à ampliação do Conselho de Segurança da ONU; C) à oposição norte-americana ao julgamento de Saddam Hussein; D) à oposição norte-americana à criação de um Tribunal Penal Internacional; E) ao Tribunal de Nuremberg, criado após a II Guerra Mundial.
QUESTÃO 53

(MACK-adaptada) Hoje, as relações comerciais são um dos pontos nevrálgicos da geopolítica continental. Entre os temas prioritários na pauta das discussões para a formalização da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), alguns são muito polêmicos, enquanto outros parecem de consenso entre os Estados Unidos e os demais países do continente. Não pode ser considerado como um ponto de discórdia: A) O emprego da biotecnologia para o aumento das produções agrárias. B) A eliminação gradativa das barreiras alfandegárias. C) A proteção à propriedade intelectual, relacionada às patentes. D) Os subsídios da agricultura. E) As sanções econômicas feitas a Cuba por todo o continente.
QUESTÃO 50

à linha de ação do grupo Hamas, isto é, a destruição do inimigo: Israel. E) A assinatura do Acordo de Oslo foi o ponto alto de sua liderança e marcou os maiores avanços diplomáticos para a criação do Estado Palestino.
QUESTÃO 54

Mato Grosso Parque Nacional do Pantanal Parque Nacional das Emas Goiás

Mato Grosso do Sul Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Parque Nacional do Rio Negro

LEGENDA Corredores ecológicos

(UFMG-adaptada) Considerando-se a implantação de corredores ecológicos, é incorreto afirmar que: A) os parques, na falta desses corredores, constituem ilhas isoladas de ampliação da biodiversidade e de formação de novas espécies; B) esse tipo de ligação permite o fluxo gênico entre indivíduos da mesma espécie e a manutenção de seus ciclos biológicos;
232 ATUALIDADES VESTIBULAR 2006

(Unifesp) Considere as quatro afirmações seguintes. I. O uso de preservativos é dispensável nas relações sexuais entre duas pessoas já infectadas pelo vírus HIV. II. O diafragma usado com espermicida é um método eficiente para evitar o contágio pelo HIV. III. Uma mulher HIV positiva pode transmitir o vírus ao seu filho durante a gravidez e o parto e pela amamentação. IV. Nem todo portador do vírus HIV tem a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Das afirmações apresentadas, são corretas: A) I e III. B) I e II. C) I e IV. D) II e III. E) III e IV.

(Cásper Líbero-adaptada) Leia o texto sobre um aspecto do Oriente Médio relacionado ao conflito entre Israel e os palestinos. “No intricado cenário do conflito político no Oriente Médio, nenhuma figura teve mais impacto que Yasser Arafat”. Veja, 22/12/2004 Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o líder palestino falecido em 2004 e a Questão Palestina: A) Arafat demonstrou ao longo de toda a sua atuação, cujo início se deu a partir de meados dos anos de 1960, a meta de atingir os seus objetivos por intermédio de ações pacíficas. B) O governo de Ariel Sharon, que evidenciou interesse especial em estabelecer relações diplomáticas com Arafat, opunha-se apenas à entrega de Jerusalém aos palestinos. C) A posição do governo George W. Bush foi a de exercer o seu poder de influência, estimulando uma solução negociada entre as duas partes.

(Unesp) A cidade de São Paulo, atravessada por dois grandes rios, Tietê e Pinheiros, e seus inúmeros afluentes, é freqüentemente assolada por grandes enchentes nos períodos chuvosos. Após as enchentes, seguem-se casos de leptospirose. Um político, em sua campanha, propõe acabar com a doença, adotando as cinco medidas seguintes. I. Exterminar o maior número possível de ratos. II. Aplicar semanalmente inseticidas nas margens dos rios. III. Multar as famílias que acumulam água nos fundos dos quintais. IV. Evitar o acúmulo de lixo próximo a residências e margens dos rios. V. Desenvolver campanha para estimular o uso de calçados, principalmente em dias de chuva. As medidas que, de fato, podem contribuir para acabar com a leptospirose são: A) I e II. B) II e III. C) I e IV. D) III e V. E) IV e V.
QUESTÃO 55

(Anglo) A Alemanha é um exemplo de país europeu para o qual converge um número expressivo de imigrantes. A respeito desse fluxo migratório, assinale a alternativa incorreta: A) Seu elevado padrão de vida atrai populações de países com problemas econômicos e políticos.
ATUALIDADES VESTIBULAR 2006 233