simuladao_ATUALIDADES_2SEM

03/09/2005

19:05

Page 236

simuladão
QUESTÃO 65

(Unesp-adaptada) Em menos de 20 anos um continente inteiro tornou-se refém da doença que cresce de forma exponencial, sem controle. O número de casos, superior a 70 milhões, é maior que o de mortos nas duas guerras mundiais, na guerra da Coréia e na do Vietnã, juntas. Veja uma das possíveis conseqüências na figura abaixo:

EVOLUÇÃO DO DESMATAMENTO NO MUNDO 1950
Bosque tropical Bosque temperado

1975

2000

Resoluções
QUESTÃO 1

PROJEÇÃO DA POPULAÇÃO DA ZÂMBIA PARA 2010
80 anos e mais 75 a 79 anos 70 a 74 anos 65 a 69 anos 60 a 64 anos 55 a 59 anos 50 a 54 anos 45 a 49 anos 40 a 44 anos 35 a 39 anos 30 a 34 anos 25 a 29 anos 20 a 24 anos 15 a 19 anos 10 a 14 anos 5 a 9 anos 0 a 4 anos

Bosques temperados

Bosques tropicais

Fonte: Conti, J.B. & Furlan, S.S Geoecologia.O Clima, os Solos e a Biota, J.L.S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp/ Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1996

MULHERES

HOMENS

1,6 1,4 1,2 1,0 0,8 0,6 0,4 0,2

0 0,2 0,4 0,6 0,8 1,0 1,2 1,4 1,6

Sem Aids Fonte: Bastos, 1996

Com Aids

Baseando-se na figura e nos conhecimentos de demografia, podese afirmar que: I — As faixas etárias mais jovens (0 a 10 anos) sofrerão uma redução sensível do número de pessoas, devido ao aumento das taxas de mortalidade e redução da natalidade. II — Não ocorrerá aumento da mortalidade de crianças de 0 a 10 anos, mesmo com o aumento do número dos nascidos infectados pelo HIV. III — Poderá ocorrer uma redução das taxas de natalidade devido ao uso de preservativos por parte da população sexualmente ativa e/ou pela redução do número de homens adultos. IV — As faixas etárias de 35 a 50 anos terão uma acentuada redução da mortalidade, o que provocará a redução da população e conseqüentemente a diminuição da oferta de mãode-obra. V — A redução geral da população não provocará transtornos na economia, pois há excesso de mão-de-obra no país. São corretas apenas as afirmações: A) II e IV. B) IV e V. C) I e III. D) II, III e IV. E)I, II, IV e V.
QUESTÃO 66

Sobre as causas desse processo, aponte a correta: A) As florestas tropicais encontram-se, em sua maioria, nos países desenvolvidos, com economia ligada à industrialização, com grande demanda de biomassa para a geração de energia. B) As florestas tropicais encontram-se, em sua maioria, em países subdesenvolvidos, onde, nas últimas décadas, houve incentivo à expansão da atividade madeireira e das agropecuárias, cujas práticas implicam crescente redução das áreas florestadas, por meio do desmatamento e das queimadas. C) As florestas tropicais encontram-se, em sua maioria, nos países desenvolvidos, onde a longevidade da atividade industrial foi a causa principal da redução dos bosques temperados, por meio da fabricação de móveis e uso da lenha para a combustão. D) As florestas tropicais encontram-se, em sua maioria, nos países subdesenvolvidos, onde a expansão dos povoamentos e frentes pioneiras têm tido pouca implicação na redução da área florestada, uma vez que as atividades econômicas mais praticadas são o extrativismo e o uso sustentado dos recursos naturais. E) As florestas tropicais encontram-se, em sua maioria, nos países subdesenvolvidos, onde as práticas de conservação, por meio da criação de parques nacionais e do uso crescente da floresta através da biotecnologia, têm contribuído para a manutenção da superfície florestada.
QUESTÃO 67

Conforme a publicação, a população com grau de escolaridade mais elevado (superior, completo ou incompleto) ocupa 77,8% dos empregos de alta renda do país. Isso comprova que poucas pessoas de baixa e média escolaridade (22,2%) têm acesso a empregos de alta renda. Por essa simples constatação, conclui-se que a alta renda está diretamente relacionada à escolaridade, o que permite supor que as famílias de alta renda propiciam melhores condições aos seus filhos, os quais freqüentam as melhores escolas, do Ensino Fundamental ao Superior, e depois conquistam os melhores empregos, perpetuando a má distribuição de renda do país.

Salvador Allende, eleito democraticamente três anos antes. Foi dessa forma que Pinochet iniciou uma das mais sangrentas ditaduras da América Latina, marcada por prisões arbitrárias, torturas e assassinatos de dissidentes políticos. O filme Machuca relata a experiência de um colégio que, nessa época, abre suas portas para os filhos das famílias pobres de Santiago do Chile. Assim Pedro Machuca vai parar na mesma sala de Gonzalo e se inicia uma amizade plena de descobertas e surpresas, que acontecem paralelamente ao clima de enfrentamento que vivia o país.

Resposta: C
QUESTÃO 8

Resposta: D
QUESTÃO 2

A decisão do judoca iraniano de não lutar contra o atleta israelense nas Olimpíadas de Atenas em 2004 refletiu na esfera esportiva, o que o Estado iraniano enxerga como política oficial: a não aceitação da existência do Estado de Israel.

O PFL e o PC do B compuseram, respectivamente, os governos de Fernando Henrique (PSDB) e de Lula (PT). A UDN foi extinta em 1965. E o PDT se opôs a ambos. Assim, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro foi o que compôs as bases dos dois governos.

Resposta: B
QUESTÃO 9

Resposta: C
QUESTÃO 3

A agricultura intensiva de trabalho, ou seja, aquela que utiliza grande quantidade de mão-de-obra por unidade de espaço cultivado, ocorre principalmente no vale do Ganges, na porção nordeste da Índia, país onde ainda existem graves problemas de abastecimento e subnutrição. A maior parte da população indiana vive no campo, onde trabalha. A área dos planaltos centrais não é de grande concentração humana e tem pouca atividade agrícola de plantation. Na Índia, há poucos conflitos no campo, e em sua maior parte eles têm origem religiosa e étnica e são reivindicações por reformas estruturais.

Almejando o poder, cristãos e muçulmanos dividiram o Líbano, numa guerra civil que se prolongou até 1989. A situação se agravou com as intervenções da Síria, que apoiou os muçulmanos, e de Israel, que apoiou os cristãos. Somente em 1989, como resultado de uma reunião apoiada pelos Estados Unidos e pela URSS, estabeleceu-se uma trégua, determinando-se igualdade a ambos no governo. Israel mantevese no Líbano até o ano de 2000, e a Síria permaneceu, apoderando-se da fronteira leste do país. Apenas em 2005, depois de 29 anos de ocupação, pressionada pelos Estados Unidos e pela ONU, a Síria foi obrigada a se retirar do Líbano.

Resposta: A
QUESTÃO 10

Resposta: C
QUESTÃO 4

Multinacionais inventam água artificial O negócio rende 22 bilhões por ano. A mágica foi explicada por um ex-executivo da Perrier: “Tudo o que você tem de fazer é retirar do chão e vendê-la mais caro que vinho, leite ou mesmo petróleo.” Revista Ecologia e Desenvolvimento (MACK/2005) Considere as afirmações a seguir, relacionadas ao texto. I — A disponibilidade de água potável no mundo é desigual. Alguns países, como Brasil, Canadá e Islândia, possuem grandes reservatórios e outros, como os países do Oriente Médio, apresentam escassez. Mesmo assim, empresas faturam muito dinheiro vendendo água mineral em praticamente todos os países do mundo. II — A indústria de água mineral cobra muito caro por um serviço, muitas vezes, desnecessário. III — A água mineral é, na verdade, qualquer água encontrada em rios, lagos e lençóis freáticos, revestida, em muitos casos, com roupagem de artigo de luxo. Assinale: A) Se I e II estiverem corretas. B) Se somente I estiver correta. C) Se I, II e III estiverem corretas. D) Se somente III estiver correta. E) Se I, II e III estiverem incorretas.

Os movimentos negros no Brasil, em sua luta contra a discriminação racial e a favor da valorização da cultura negra, escolheram a data da morte do líder de Palmares, Zumbi, como Dia Nacional da Consciência Negra, por considerar que a data de 13 de maio, dia da Lei Áurea, não representa a verdadeira libertação dos negros no país.

Os temores produzidos pela Guerra Fria foram superados pelos acordos assinados entre os Estados Unidos e a União Soviética, em meados da década de 1980, os quais contribuíram para originar a Nova Ordem Mundial.

Resposta: D
QUESTÃO 11

Resposta: E
QUESTÃO 5

Os trechos da reportagem fazem referência aos efeitos desastrosos produzidos pelo contato entre os grandes centros econômicos e as áreas periféricas do mundo. Ao longo da História, o homem “civilizado” submeteu povos e culturas a seus interesses mais imediatos, indiferente a contradições e problemas gerados por esse processo de dominação.

Resposta: B
QUESTÃO 6

O texto deixa claro que a região amazônica é uma das mais ricas em espécies arbóreas do planeta, o que justifica a validade da afirmação I. É aceitável também que, com a redução da vegetação, deixa de haver a retirada de gás carbônico atmosférico, o que pode levar ao incremento do aquecimento global, devido ao aumento do efeito estufa provocado pela maior quantidade daquele gás e de outros (afirmação II, válida). O plantio de soja e de capim não remediará a perda da biodiversidade, pois apenas duas espécies não compensarão a eliminação dos representantes das inúmeras espécies vegetais, em conseqüência do desmatamento (afirmação III, inaceitável).

Resposta: C
QUESTÃO 12

(Cesupa-adaptada) A figura abaixo mostra a porcentagem de terras do mundo coberta por florestas: em 1950, cerca de 30% da superfície terrestre do planeta estava coberta por florestas tropicais; em 1975 essa parcela já havia diminuído para 12%; em 2000 caiu para apenas 7%. Esse decréscimo contrasta com a situação das florestas temperadas, cuja superfície permaneceu relativamente constante, em torno de 20% da superfície terrestre do planeta. Observe:

A PETROBRAS, fundada por Vargas em 1953, perdeu o monopólio da prospecção de petróleo em nosso território no governo Geisel (19741979), durante o regime militar, mas não deixou de ser estatal. Todas as demais foram privatizadas.

Resposta: D
QUESTÃO 7

Os dissidentes nunca apresentaram candidaturas à Presidência, pois o sistema é baseado em partido único, e a Assembléia sempre indicou Castro para o cargo.

Resposta: E
QUESTÃO 13

O escritor chileno Ariel Dorfman e o filme citado fazem menção ao golpe militar ocorrido no Chile em 11 de setembro de 1973, liderado pelo general Augusto Pinochet, com o apoio da burguesia local e da CIA. Os militares golpistas bombardearam o Palácio La Moneda, sede do governo chileno, episódio em que morreu o presidente socialista

O rei quer saber se existe no mundo alguém mais infeliz que ele, após ter sido traído por sua jovem esposa com um escravo, anteriormente exemplos de fidelidade máxima e total.

Resposta: B
ATUALIDADES VESTIBULAR 2006 237

236 ATUALIDADES VESTIBULAR 2006