simuladao_ATUALIDADES_2SEM

03/09/2005

19:05

Page 238

simuladão
QUESTÃO 14 QUESTÃO 22

Sahrazad elaborou uma estratégia infalível: com astúcia, em seu estilo narrativo, ela lança mão do suspense, que excita o rei e estica a estória. Agindo assim, com inteligência e discernimento, ela inventa um ardil infalível para se manter viva: com as estórias que vai sucessivamente, por mil e uma noites, contando para o rei, assustado no início, cada vez mais seduzido e encantado com o passar das noites. Sua narrativa, como bem disse o filósofo francês Michel Foucault, “é o avesso encarniçado do assassínio, é o esforço de noite após noite para conseguir manter a morte fora do ciclo da existência”.

A questão traz um gráfico de três eixos, cada um representando um indicador social. No eixo renda, verifica-se que o país subdesenvolvido abordado apresenta o índice 0,72, idêntico ao do mundo. Nos eixos longevidade (índice 0,75) e educação (índice 0,85), esse país subdesenvolvido aparece com indicadores melhores, ou seja, acima da média mundial, mas ainda bem abaixo dos encontrados nos países do mundo rico.

Resposta: C
QUESTÃO 23

Resposta: C
QUESTÃO 15

didas que evitem a sua proliferação, tais como pulverização com inseticidas. Isso vale também para o item IV: para impedir a disseminação dos vírus, é necessário efetuar o controle dos insetos transmissores. Quanto aos turistas despreparados, item II, é preciso alertá-los sobre os cuidados que devem tomar ao visitar as matas: evitar exposição nas horas mais propícias às picadas, usar calças e camisas de mangas compridas, proteger-se com repelentes etc. Com relação ao item III, as autoridades de saúde atuam no sentido de conscientizar as pessoas para que não colecionem água limpa em pneus, pratos de vasos, latas etc., para impedir a criação das larvas dos pernilongos.

QUESTÃO 35

O IRA foi fundado em 1919 para lutar pela independência da Irlanda. Em 1922, o Reino Unido cedeu independência para a porção sul da ilha, formando-se um país de maioria católica. A porção norte (Ulster), de maioria protestante, permaneceu ligada ao Reino Unido. O IRA continua sua luta até hoje pela independência do norte irlandês.

Resposta: B
QUESTÃO 16

Muito combatida hoje, tanto pelos partidários do neoliberalismo como por vários sindicatos, a CLT de 1943 resiste às pressões por sua reforma e mantém em vigor direitos adquiridos pelos trabalhadores, tendo o Estado como mediador nas relações entre capital e trabalho no país.

O processo de especiação biológica (formação de novas espécies) ocorre em duas etapas. O primeiro passo é o isolamento geográfico de uma população, através do qual aquele grupo de indivíduos fica isolado, em maior ou menor grau, dos indivíduos da mesma espécie pertencentes a outras populações. Isso acontece, por exemplo, quando há modificações drásticas no ambiente da população única original (inundações, mudança no curso de um rio, expansão/contração da vegetação da floresta etc.). Com o passar do tempo, as populações isoladas geograficamente vão acumulando diferenças genéticas (devidas, basicamente, à ocorrência de mutações e à recombinação gênica). Quando as diferenças se tornam tão grandes que não permitem mais a reprodução entre indivíduos das populações em questão, dizemos que há isolamento reprodutivo entre elas. Dessa maneira, surgem novas espécies, que exploram nichos ecológicos distintos.

Resposta: E
QUESTÃO 29

No caso do Brasil, o problema já é muito grave. Realmente a falta de serviço de esgoto sanitário atinge pouco menos da metade dos municípios brasileiros, mas os rios que cortam esses lugares ficam poluídos e atingem outras partes do território nacional. O próprio texto afirma que apenas 5 milhões de metros cúbicos de esgoto coletados diariamente são tratados. O maior problema dos rios não é a recepção de lixo sólido, mas, sim, a de esgoto e dejetos industriais sem tratamento.

Efetivamente a parcela de idosos do Canadá, superior a 20% da população total, está entre as mais elevadas do mundo, o que indica alta qualidade de vida. O estreitamento da base, perceptível desde a faixa etária de 25 a 29 anos, foi determinado pela queda da taxa de natalidade, fato que passou a marcar a pirâmide desde aproximadamente 1970, o que se deduz pela data da pirâmide (2000). O estreitamento das faixas etárias masculina e feminina passa a ser mais irregular acima de 65 anos, devido às diferenças de taxa de mortalidade entre os dois sexos. O alargamento da pirâmide nas faixas etárias entre 25 e 49 anos é reflexo das taxas de natalidade mais elevadas do passado. As faixas etárias jovens (com menos de 20 anos) têm se mantido com uma largura quase constante, o que indica taxas de natalidade estáveis.

Resposta: C
QUESTÃO 36

Resposta: A
QUESTÃO 30

Os protestos de amplos setores da economia contra os juros altos não têm sensibilizado os mentores da política econômica do governo Lula (comprometidos com o setor dominado pelo grande capital financeiro), que continua acenando com o perigo da retomada inflacionária e defende a prática dos juros altos, ainda que isso comprometa o crescimento do país e diminua o poder de compra da população.

Resposta: E
QUESTÃO 24

Resposta: B
QUESTÃO 17

Realmente, as modernas tecnologias de produção, assentadas na informática e na automação, fizeram aumentar a produtividade econômica; mas é errado afirmar que os países pobres foram beneficiados, pois não houve melhor distribuição da renda entre os países.

Entregue inicialmente ao ministro Olívio Dutra, o novo órgão incumbiu-se de enfrentar os problemas de planejamento urbano e reaproveitar os recursos econômicos urbanos no sentido de alcançar melhores níveis nos padrões de vida da população.

Resposta: A
QUESTÃO 25

Resposta: C
QUESTÃO 18

O governo norte-americano faz amplo uso de medidas protecionistas (criticadas pelos neoliberais) para setores específicos da sua economia, tais como subsídios agrícolas, estabelecimento de cotas de importação, elevação de alíquotas de impostos de importados, redução de impostos para certos produtos produzidos no país etc. Isso reduz os custos de produção e permite aos produtores norte-americanos o domínio do mercado interno, ou facilita as suas exportações para o mercado externo, fortemente concorrencial. Os maiores prejudicados são os países pobres, que perdem esses mercados.

Resposta: C
QUESTÃO 37

A análise resumida dos ciclos mostra que o verme causador do amarelão pode ser evitado com o uso de calçados. Indica também que a teníase pode ser evitada por meio da cocção adequada da carne.

Resposta: D
QUESTÃO 19

O texto deixa claro que há condições científicas para superar o obstáculo criado pela escassez de água. Muitos países, como a Turquia, têm interesse em contribuir para a solução dos problemas da região. As medidas comentadas no texto são necessárias, pois o Oriente Médio não tem abundantes lençóis freáticos. O conflito entre palestinos e israelenses envolve questões hidrográficas.

Na atualidade, a África já entrou na curva de declínio do crescimento vegetativo. Contudo seu crescimento vegetativo é ainda o mais elevado entre os continentes, o que permite afirmar que a África continuará a ter uma população jovem relativamente numerosa. Se a população jovem continuará a ser relativamente a mais numerosa, a população idosa permanecerá relativamente pequena. A queda do crescimento vegetativo da África contribuirá para a queda do crescimento populacional mundial. A queda do crescimento vegetativo é um fenômeno mundial, com raras exceções.

Resposta: C
QUESTÃO 31

O contínuo aumento da população humana tem ampliado as necessidades de alimento, energia e matérias-primas para uma produção industrial cada vez maior. Em conseqüência, os seres humanos acabam por degradar o ambiente em busca de expansão da área cultivável, extração de minérios, construção de hidrelétricas etc.

A venda de grande volume de produtos subsidiados pode provocar queda, e não elevação do preço no mercado internacional. O dinheiro gasto pelo governo com subsídios é proveniente da população dos EUA, podendo-se então afirmar que parte de seus custos é repassada ao consumidor norte-americano. Os baixos preços artificialmente conseguidos permitem que os produtos agrícolas norte-americanos subsidiados entrem em países subdesenvolvidos. Pelo mesmo motivo eles dificultam as exportações de produtos agropecuários dos países pobres. Para o consumidor do país subdesenvolvido o preço acaba ficando mais caro, já que o produto foi importado com preço em dólar.

Resposta: C
QUESTÃO 38

Resposta: B
QUESTÃO 32

Resposta: E
QUESTÃO 26

Resposta: C
QUESTÃO 20

O governo norte-americano tem pressionado os países islâmicos do Oriente Médio no sentido de que eles realizem reformas democráticas; ao mesmo tempo não deseja perder o apoio de governantes autoritários amigos, como é o caso do presidente Hosni Mubarak, do Egito.

Embora a invasão norte-americana ao Iraque tenha sido rápida e a resistência relativamente baixa, a aceitação da ocupação não é aceita pela maioria da população, as hostilidades não cessaram e os ataques às forças norte-americanas têm causado constantes baixas. A recente eleição, considerada por muitos uma farsa, não é suficiente para afirmar que se constituiu no país uma sociedade democrática, sobretudo por causa da ocupação militar estrangeira.

Após a adoção de medidas capitalistas na China, o regime autoritário, encabeçado pelo Partido Comunista Chinês, perdeu sua possibilidade de legitimação enquanto promotor da justiça social nos moldes socialistas. Dessa forma, resta a possibilidade de recordar a ameaça externa como um perigo real, que exige para que se possa enfrentá-lo, um regime forte.

Resposta: D
QUESTÃO 39

O nacionalismo varguista gerou 12 empresas estatais, durante a ditadura do Estado Novo (1937-1945), e outras tantas na fase liberal pósguerra, sempre com o apoio dos setores do empresariado e militares simpatizantes do populismo como via hegemônica para o desenvolvimento.

Resposta: D
QUESTÃO 27

Resposta: E
QUESTÃO 33

Resposta: C
QUESTÃO 21

A Batalha de Stalingrado se constituiu na maior derrota do Exército alemão e deu início a uma “reviravolta” na guerra: os alemães perderam a supremacia estratégica; conseqüentemente, os soviéticos, no Leste, e os demais aliados, no Oeste, impuseram novos rumos ao conflito, o que acabou levando ao fim da guerra e à definitiva queda da Alemanha nazista.

Desde a década de 1980, a produção e a exportação de petróleo têm crescido continuamente no México. A produção desse recurso é apontada, pelos ambientalistas, como uma das mais prejudiciais ao meio ambiente, sendo por isso classificada como exportação suja. Além disso, muitas indústrias poluentes migraram dos Estados Unidos para o México, já que sua legislação ambiental é mais liberal e a fiscalização, menos eficiente.

O lançamento das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki precipitou o fim da II Guerra Mundial, detendo o avanço das tropas soviéticas que avançavam rumo ao Japão e garantindo que esse país fosse ocupado somente pelos Estados Unidos.

Resposta: E
QUESTÃO 34

O autor enfoca a questão da mudança social sob a perspectiva do indivíduo. O mundo mudou, você já percebeu isso, mas o que fez para mudar a si mesmo? Segundo o autor, a globalização é causa e não conseqüência das mudanças do mundo dos negócios e da nossa vida profissional. Embora o autor afirme, indiretamente, que o nosso discurso é mecânico e que não prestamos atenção ao real significado da globalização, isso não se relaciona às mudanças sociais. Segundo o autor, o problema está nos indivíduos, sendo o discurso generalizado apenas a sua expressão. O autor aborda um problema das sociedades urbanas modernas, e não um problema que já faz parte do cotidiano de todos.

Resposta: C
QUESTÃO 28

Resposta: A
238 ATUALIDADES VESTIBULAR 2006

Se os mosquitos proliferam nos meses mais chuvosos do ano, como descrito no item I, é nessa época que devem ser tomadas me-

O fato de no Brasil se observar o predomínio do transporte rodoviário no deslocamento de cargas implica grandes necessidades de derivados de petróleo (especialmente o diesel), o que aumenta nossa dependência desse combustível fóssil.

Resposta: B
QUESTÃO 40

Resposta: B

Pela observação dos gráficos, pode-se concluir que o desmatamento, além de servir à extração de madeira, proporcionou a criação
ATUALIDADES VESTIBULAR 2006 239