S I M U L A D Ã O

a) ambos estão relacionados à emissão de gases poluentes por atividades urbano-industriais, como o CO2, no primeiro caso, ou o CFC, no segundo; b) o processo de aquecimento global causaria esses problemas, sendo o gás carbônico o único responsável pelos dois fenômenos; c) as mudanças na inclinação do eixo terrestre causariam uma troca energética entre os hemisférios norte e sul, gerando desequilíbrios ambientais; d) as intensas atividades vulcânicas, observadas no último século, teriam provocado um efeito estufa natural, causando os dois fenômenos; e) o aquecimento global teria alterado o padrão de movimento dos ventos atmosféricos, causando a poluição de Tóquio e o buraco na camada de ozônio antártico.

O metabolismo de proteínas leva à formação, além do CO2 e da água, de produtos nitrogenados como a amônia, a uréia, o ácido úrico, os uratos e outros excretas. A amônia é altamente tóxica, irritante, bastante solúvel em água e deve ser eliminada do organismo, logo após sua formação. A uréia é menos tóxica e irritante, relativamente solúvel em água, podendo permanecer mais tempo dentro do corpo. O ácido úrico é o produto menos tóxico, menos solúvel em água e pode ser eliminado com uma grande economia de água.
De tudo isso, pode-se concluir que, na transição do ambiente aquático para o terrestre, os animais passaram a excretar a) amônia, por poder ser eliminada em soluções concentradas; b) ácido úrico, por depender de mais água para sua excreção; c) uréia, porque atravessa rapidamente as membranas vivas; d) amônia e uréia, por serem menos tóxicas; e) ácido úrico e amônia, por serem excretadas sem que haja grande perda de água pelo organismo.

13

Para m = 10, o polígono regular de n lados será o a) decágono. b) octógono. c) pentágono. d) quadrado. e) triângulo.

A foto abaixo mostra uma imagem que se tornou comum, as cheias do rio Tietê, que causam sérios problemas à vida da cidade de São Paulo.
Gráfico V
Assinale a alternativa cuja análise se aproxime de uma correta descrição do problema paulistano. a) Para que ocorram as enchentes observadas na foto, é necessário um volume de chuva como o apresentado no gráfico I (próximo a 3.000 mm). b) É preciso que um grande volume de chuva se concentre no verão, como se pode observar no gráfico II. c) Os volumes de chuva podem girar nos níveis do gráfico III; o problema de São Paulo é a forma de ocupação do solo urbano. d) Volumes como os ocorridos no gráfico IV são mais que suficientes; basta que eles se concentrem em apenas um dia para causar o fenômeno. e) Chuvas bem distribuídas como as do gráfico V já são suficientes; no caso de São Paulo, a água retida na cabeceira do rio foi repentinamente liberada.

15

Da observação da tabela abaixo, podemos concluir, segundo as grandes regiões exceto, que

12

A seguir apresentam-se cinco pluviogramas com diferentes tipos climáticos.

Um polígono regular de m lados pode ser “envolvido” por, exatamente, m polígonos regulares congruentes de n lados. Os exemplos da figura mostram que para m = 4 resulta n = 8 e para m = 6 obtém-se n = 6.
a) a produção energética do Brasil é essencialmente hidráulica, o que causa séria dependência dessa fonte de energia, trazendo problemas quando o país fica submetido a variações climáticas; b) a Região Norte, proporcionalmente, apresenta a maior produção de energia elétrica de fonte térmica, dadas as dificuldades de construção de usinas hidrelétricas por causa de problemas ambientais; c) a maior produção de energia elétrica, hídrica ou térmica, encontra-se na Região Sudeste, em razão tanto do elevado consumo como da existência de um elevado potencial das várias quedas-d’água; d) apesar do enorme potencial hídrico que o Brasil apresenta, é possível aumentar consideravelmente a produção de energia de fonte térmica, pela utilização de gás natural obtido em Mato Grosso do Sul e transportado por gasoduto construído pela Petrobras; e) apesar de contar com apenas três estados, a Região Sul apresenta uma produtividade energética praticamente igual à do Nordeste, o que demonstra a capacidade produtiva de sua economia.

14

16

A figura a seguir representa, esquematicamente, os componentes do encéfalo humano.

Cérebro

Gráfico I

Gráfico II

Bulbo

Cerebelo Medula

Gráfico III

Gráfico IV

Na embriologia humana, os folhetos dão origem secundária a tecidos, e esses a órgãos, de modo que, no sistema nervoso, nódulos histológicos primários, originados do ectoderma, multiplicam-se, diferenciam-se e expandem-se no sentido ventro-dorsal e postero-anterior, para formar o sistema nervoso central.

70 ENEM 2007 | GUIA DO ESTUDANTE

GUIA DO ESTUDANTE | ENEM 2007 71

ENEM_SIMULADAO_01.indd 70-71

4/19/07 6:29:53 PM