S I M U L A D Ã O

a) 5.024 b) 10.048 c) 40.192 d) 125.600 e) 502.400

Na edição de 23/5/2003, o jornal O Estado de S. Paulo publicou em uma de suas reportagens o seguinte quadro:

25

A confusão conceitual envolvendo os termos elemento e substância simples ainda hoje é observada em alguns livros de química. A expressão substância simples corresponde à idéia de molécula. Substância simples é qualquer coisa de material, metal ou metalóide, dotada de propriedades físicas e químicas. A palavra elemento corresponde à idéia de átomo. A identificação de um elemento químico passou a ser feita pelo seu número atômico e reagrupou um certo número de isótopos.
Adaptado de Oki, Maria da Conceição Marinho. O Conceito de Elemento da Antigüidade à Modernidade. Química Nova na Escola, n.º 16, 2002

22

c) Há a necessidade de acabar com a comida industrializada, pois sua má qualidade é a causa da subnutrição, sobretudo entre os jovens. d) Nos países ricos, deve haver um controle severo do número de calorias, pois suas populações são constituídas por obesos na sua maioria. e) Além de otimizar a produção de alimentos, há a necessidade de criação de infra-estrutura logística para tornar alimentos acessíveis a todos.

Abaixo estão relacionadas algumas afirmativas pertinentes ao assunto. I) Gás hidrogênio (H2) é um elemento. II) Os átomos 31H e 32He pertencem ao mesmo elemento. III) Elemento é o mesmo que substância simples. IV) Diamante (Cn) e grafita (Cn) são substâncias simples formadas pelo mesmo elemento. Dessas afirmativas estão corretas apenas a) I, II e IV. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) IV.

a) Não há relação; a exploração do trabalho infantil reduz-se a casos isolados, problema eliminado nos últimos anos. b) A concentração de renda e o empobrecimento da população, com a perda do poder de compra do salário mínimo, empurra as crianças para o trabalho. c) O trabalho infantil é um resquício da história escravagista do Brasil e vem sendo definitivamente eliminado. d) O trabalho infantil se reduz apenas às áreas mais pobres do país, já que o crescimento de renda dos pobres, observado na tabela, vai lentamente eliminá-lo. e) Com o crescimento da concentração de renda, ou seja, com o aumento da riqueza, novos empregos serão gerados e o trabalho infantil será eliminado.

Quando uma certa pessoa sobe do andar térreo ao topo do edifício onde mora, o acréscimo de sua energia potencial gravitacional é de 3,2 . 105J. O metabolismo da “queima” de 1 grama de gordura é capaz de liberar uma quantidade de energia química de 4,0 . 104J. Admita que a eficiência de transformação da energia química liberada em energia mecânica da pessoa seja de 16%. Considerando os dados da tabela, podemos afirmar que, no período de 2000 a 2002, o tempo médio que o brasileiro precisou trabalhar para cumprir cada um dos dois encargos (impostos e serviços) aumentou, respectivamente, em cerca de
a) 10% e 11%. b) 10% e 9%. c) 9% e 8%. d) 9% e 10%. e) 9% e 9%. A massa de gordura perdida pela pessoa para ir do andar térreo ao topo do edifício onde mora foi de a) 1 g. b) 5 g. c) 10 g. d) 20 g. e) 50 g.

27

No Brasil, muitas comunidades rurais não são atendidas por redes elétricas, sendo essa uma das causas do êxodo rural. A construção de usinas elétricas de pequeno porte, localizadas nas proximidades desses centros consumidores, pode constituir um fator que minimize tal evasão. A tabela a seguir apresenta a capacidade de geração de energia elétrica de algumas usinas de pequeno porte.

24

28

Brasileiro, Homem do Amanhã

Assinale a alternativa em que pode ser estabelecida uma relação correta entre a tabela e a foto. Numa pequena comunidade rural será instalada uma usina solar com as características apresentadas na tabela. Nessa comunidade moram 60 pessoas e se estima que cada uma consuma, em média, 4800 Wh/dia. Pode-se afirmar que a área total do painel solar a ser utilizado é, em m2, igual a
a) 1200. b) 200. c) 120. d) 60. e) 2.

23

Tendo como referência o programa Fome Zero, o presidente da República propôs recentemente, em Evian, aos países ricos e por extensão a todos os membros das Nações Unidas, a criação de um organismo que deverá coordenar um programa de combate à fome em escala global. Sugerindo que o discurso dos neoliberais deveria ser condizente com suas ações e criticando severamente o protecionismo dos países ricos, o chefe do Executivo brasileiro quer entrar para a história como o líder que efetivamente atuou contra a fome e no combate à desigualdade. Assinale, dentre as alternativas apresentadas a seguir, aquela que identifica o maior entrave a ser transposto por um programa de combate à fome em escala mundial.
a) As diferenças culturais que sugerem a necessidade de pensar em cardápios diferentes para povos diferentes. b) Grande parte do problema da subnutrição é que, mesmo aqueles que possuem recursos, não se alimentam de forma saudável.

26

Há em nosso povo duas constantes que nos induzem a sustentar que o Brasil é o único país brasileiro de todo o mundo. Brasileiro até demais. Colunas da brasilidade, as duas colunas são: a capacidade de dar um jeito; a capacidade de adiar. A primeira ainda é escassamente conhecida, e nada compreendida, no Exterior; a segunda, no entanto, já anda bastante divulgada lá fora, sem que, direta ou sistematicamente, o corpo diplomático contribua para isso. Aquilo que Oscar Wilde e Mark Twain diziam apenas por humorismo (nunca se fazer amanhã aquilo que se pode fazer depois de amanhã), não é no Brasil uma deliberada norma de conduta, uma diretriz fundamental. Não, é mais, é bem mais forte do que qualquer princípio da vontade: é um instinto inelutável, uma força espontânea da estranha e surpreendente raça brasileira. Para os brasileiros, os atos fundamentais da existência são: nascimento, reprodução, procrastinação e morte (esta última, se possível, também adiada).
(Paulo Mendes Campos)

74 ENEM 2007 | GUIA DO ESTUDANTE

GUIA DO ESTUDANTE | ENEM 2007 75

ENEM_SIMULADAO_01.indd 74-75

4/19/07 6:32:09 PM