S I M U L A D Ã O

Assinale a alternativa adequada ao sentido do texto dado. a) No exterior, criticam a capacidade dos brasileiros de “dar um jeito”, embora esse não seja um comportamento típico do corpo diplomático do país. b) Dar um jeito e adiar são dois comportamentos típicos dos brasileiros, que chegam a praticá-los de forma exagerada. c) A afirmação de Oscar Wilde e Mark Twain pode ser considerada humorística porque retrata fiel e comicamente o que ocorre no Brasil. d) No exterior, é famosa a capacidade brasileira de adiar, embora esse não seja um comportamento típico do corpo diplomático do país. e) Os brasileiros possuem virtudes que são vistas como defeitos por outros povos, especialmente porque são pouco ou nada divulgadas pelos nossos diplomatas. A origem dos diversos resíduos da fermentação, como os citados no texto, depende da a) variação de temperatura em que ocorrem as reações do processo; b) quantidade de energia produzida na forma de ATP no decorrer da reação; c) forma de devolução dos hidrogênios capturados pelo NAD ao ácido pirúvico; d) natureza química da molécula produzida no fim da reação; e) disponibilidade de água como aceptor final de hidrogênios. Estão corretas somente as afirmativas a) I. b) II. c) I e II. d) II e III. e) I, II e III.

Na figura representamos a brisa marítima e a brisa terrestre, que são resultados de processos de convecção térmica.

32

31

Na experiência de Lavoisier sobre a composição do ar, foi utilizada a seguinte aparelhagem:

Os liquens, formados pela associação entre algas e fungos, estão associados a indicadores da qualidade do ar. Sabe-se que esses vegetais são sensíveis ao aumento do teor de SO2 na atmosfera, morrendo em sua presença. O crescimento dos liquens está associado à ausência de poluentes atmosféricos. Por outro lado, existem espécies vegetais que parecem “comer” poluentes. Isso ocorre com o aguapé, espécie de angiosperma flutuante, que cresce em represas poluídas com grande velocidade, provocando o aparecimento de um verdadeiro tapete verde sobre a superfície da água. Outras plantas são indiferentes a agentes poluidores e algumas sofrem pequena redução de crescimento. Os gráficos a seguir mostram espécies A, B, C e D presentes nas regiões I (não poluída) e II (poluída).

29

O aguapé e os liquens estão representados, respectivamente, em a) A e B b) A e C c) B e C d) C e B e) C e D

Além do ácido lático, as bactérias geram vários produtos importantes por meio da fermentação. O queijo suíço, por exemplo, é fabricado pela fermentação de uma bactéria que forma ácido propiônico e gás carbônico. Esse gás forma as bolhas que se transformam nos famosos buracos do queijo suíço. Outra bactéria forma ácido acético, fermentando a sidra (vinho da maçã) ou vinho da uva, produzindo vinagre. O ranço da manteiga se deve ao ácido butírico, que também é produto da fermentação de bactérias. O álcool usado como combustível e como solvente, além de outros solventes como a acetona e o álcool isopropílico, também é produto da fermentação. Uma das reações citadas no texto pode ser assim exemplificada:
CO2H C CH3 ácido pirúvico O + NADH + H+ CO2H HOCH + NAD+ CH3 ácido lático

30

Lavoisier aqueceu lentamente a retorta contendo uma massa conhecida de mercúrio. Observou o aparecimento de um material avermelhado (óxido de mercúrio) na superfície do mercúrio contido na retorta. O nível de mercúrio dentro do frasco emborcado na cuba subiu até se estabilizar. Lavoisier cessou o aquecimento e esperou o sistema alcançar a temperatura ambiente.

Durante o dia, a água, que tem elevado calor específico sensível, esquenta menos que a areia. O ar junto à areia esquenta mais, torna-se menos denso e sobe, gerando uma região de baixa pressão. A diferença de pressão ocasiona uma brisa que vai do mar para a terra (item (A) da figura). Durante a noite, a água esfria mais lentamente que a areia, isto é, o ar junto à água fica mais quente que o ar junto à areia, e o processo se inverte ocasionando a brisa que vai da terra para o mar (item (B) da figura).
Do exposto podemos concluir que a) o sentido de deslocamento do ar é o mesmo durante o dia ou durante a noite; b) a água esfria mais rapidamente que a areia; c) quando a temperatura do ar aumenta, ele se torna mais denso; d) a região mais aquecida é uma zona de menor pressão, e a região mais fria é uma zona de maior pressão; e) o sentido da brisa é o da região de baixa pressão para a região de alta pressão.

G'= -6000 cal (pH = 7,0)

Sobre a experiência de Lavoisier, afirma-se: I) Lavoisier concluiu que o ar atmosférico não era um elemento, pois podia ser separado em duas partes diferentes. II) O ar residual dentro do frasco emborcado (5/6 do ar atmosférico) não mantém a combustão. III) Lavoisier concluiu que aproximadamente 17% do ar atmosférico era o ar vital (oxigênio).

76 ENEM 2007 | GUIA DO ESTUDANTE

GUIA DO ESTUDANTE | ENEM 2007 77

ENEM_SIMULADAO_01.indd 76-77

4/19/07 6:32:32 PM