S I M U L A D Ã O

(OLÍMPIADA PAULISTA DE FÍSICA-2001) Preocupadas com o “apagão”, dona Josefa, dona Carolina e dona Eneida tomaram algumas providências para economizar energia elétrica. I) Dona Josefa deixou de usar o forno de microondas de 2000 W, que costumava ligar durante uma hora por dia. II) Dona Carolina trocou dez lâmpadas incandescentes de 100 W cada uma, que ficavam acesas durante cinco horas diárias, por igual quantidade de lâmpadas fluorescentes de 20 W. III) Dona Eneida conseguiu reduzir de uma hora para 0,5 hora por dia o tempo de banho do chuveiro elétrico de 4 000W. Sabendo-se que a energia elétrica é paga em kWh e que a quantidade de energia é determinada pelo produto da potência em kW (1000W) pelo tempo de uso em horas, e considerando-se as providências anteriores, podemos afirmar que
a) todas economizaram a mesma quantidade de energia elétrica; b) dona Carolina foi quem conseguiu economizar mais energia elétrica; c) dona Eneida foi quem economizou menos energia elétrica; d) dona Josefa economizou mais energia elétrica do que a dona Carolina; e) não houve economia de energia elétrica nas três situações, havendo apenas economia na potência elétrica dos aparelhos utilizados.

33

35

Com relação a esse problema, escolha a alternativa correta. a) O ar ideal para respirar deve ser constituído somente de oxigênio. b) O ar ideal para respirar deve ser constituído de maior quantidade de oxigênio do que de nitrogênio. c) O ar não poluído e adequado ao ser humano deve ser constituído de nitrogênio, oxigênio e hidrogênio em partes iguais. d) A atmosfera terrestre não poluída é constituída de maior quantidade de nitrogênio do que de oxigênio. e) A atmosfera ideal é uma mistura heterogênea formada de vapor d’água e oxigênio.

OS DEZ MENOS Símbolos de Ouro Preto e seus maiores problemas Museu da Inconfidência Paredes trincadas por causa do tráfego nas imediações Palácio dos Governadores Trincas e acréscimos indevidos no prédio Matriz Nossa Senhora do Pilar Telhado e forro precisam de restauração urgente Matriz Nossa Senhora Conceição de Antônio Dias Obras de arte deterioradas* Igreja São Francisco de Assis Estrutura abalada pelo tráfego de ônibus Igreja São José Fechada há seis anos, com danos no assoalho, no altar e no coro Igreja Santa Efigênia O madeiramento está sendo comido pelos cupins Igreja Nossa Senhora das Mercês de Baixo Cupins devoram o forro Igreja do Taquaral Problemas na cobertura, no forro e no piso Matriz do Distrito de São Bartolomeu Piso, forro e cobertura comprometidos
Fonte: Iphan, Ouro Preto * Há verba do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a restauração (Veja, 21 de maio, 2003)

Com os algarismos A, B, C e D, não nulos e consecutivos do sistema decimal de numeração, foi obtida a soma ABCD + DCBA. Em seguida, acrescentou-se a esse resultado outro número formado apenas pelos mesmos quatro algarismos, porém em outra ordem, obtendo-se 12300 como resultado final. Se XYZW é o terceiro número, podemos dispor as operações como segue:

37

ABCD DCBA + XYZW 12.300
(Grupo Fluxus, Folha de S. Paulo, 10/7/2003) (Comparativo de massacres genocidas feitos por russos, alemães nazistas, espanhóis, mongóis, americanos etc.)

O valor de X + Y – Z – W é a) 0. b) 2. c) 4. d) 5. e) 6.

Encarregado de obter a área de um terreno, o funcionário de uma empresa utilizou apenas uma trena e, após medir algumas dimensões (em metros), elaborou, sem escala, o desenho a seguir.

34

Com base em seus conhecimentos de inglês, história e geografia, segundo as charges, podemos concluir: a) A atual onda mundial antiamericanista não se justifica pela postura dos Estados Unidos diante do mundo. b) Os Estados Unidos nunca foram acusados de práticas que hoje condenam em outras nações. c) O grupo Fluxus isenta outros povos de genocídio, mas critica os Estados Unidos por esse motivo. d) A atual onda mundial de antiamericanismo evoca como justificativa a postura imperialista e militarista dos Estados Unidos. e) O imperialismo americano hoje é unanimemente considerado como positivo e civilizatório.

38

Sobre a arte barroca colonial e sua realidade atual, a) a arte barroca não apresenta elementos católicos nem de outras religiões e, por isso, é hoje pouco valorizada; b) a religião era a base de seu processo criativo, e hoje todos os esforços são feitos para sua preservação; c) a estrutura das construções barrocas é compatível com a modernização do tráfego urbano; d) todas as obras e prédios estão em perfeito estado de conservação e abertos ao público; e) podemos concluir que a religião era a base de seu processo criativo, e o atual descaso oficial leva à sua deterioração.

Podemos concluir, com esses dados, que a) a área do terreno é 6.150 metros quadrados; b) a área do terreno é 6.450 metros quadrados; c) a área do terreno é 6.750 metros quadrados; d) para calcular a área, é necessário conhecer apenas mais uma medida; e) para calcular a área, é necessário conhecer pelo menos mais duas medidas.

A presença de materiais indesejáveis no ar altera a composição da atmosfera terrestre, tornando-a praticamente irrespirável. Em São Paulo, foi realizado um rigoroso programa de racionamento do tráfego de veículos automotores, com o objetivo de diminuir os índices de poluição.

36

Incêndio do casarão do século XIX em Ouro Preto: resultado de instalações elétricas comprometidas

78 ENEM 2007 | GUIA DO ESTUDANTE

GUIA DO ESTUDANTE | ENEM 2007 79

ENEM_SIMULADAO_01.indd 78-79

4/19/07 6:32:52 PM