S I M U L A D Ã O

Depois de um certo tempo de seu fechamento, a pressão interna praticamente volta a se igualar à externa e sua abertura se torna muito fácil.
Assinale a opção que melhor explica por que após um certo tempo de seu fechamento a pressão do ar interno se torna praticamente igual à pressão atmosférica externa. a) A temperatura do ar interno à geladeira aumenta e, por isso, a pressão do ar interno também aumenta. b) A pressão atmosférica externa diminui até se igualar a pressão do ar interno à geladeira. c) Como a vedação da geladeira não é perfeita, há entrada de ar até a pressão interna praticamente se igualar à externa. d) Como a vedação não é perfeita, há saída de ar do interior da geladeira até a pressão interna praticamente se igualar à externa. e) A temperatura do ar interno da geladeira vai gradativamente diminuindo e, por isso, sua pressão vai gradativamente aumentando até se igualar à pressão externa.

Cada caminho do labirinto abaixo tem cinco bifurcações

a independência de nosso país. Nos fragmentos transcritos, o primeiro do cronista Gabriel Soares de Sousa e o segundo do romance naturalista O Cortiço, de Aluísio Azevedo, essa comparação privilegia, em ambos os textos,
a) aspectos relacionados com a cultura; b) aspectos ligados a fatos históricos; c) aspectos evidentes da discriminação racial; d) aspectos políticos; e) aspectos exclusivamente ligados à alimentação.

a) Todas n b) Todas 2n c) n e 2n d) n + 1 e n – 1 e) n + 1, n – 1 e n

47

Cantores do Rádio Nós somos os cantores do rádio, Levamos a vida a cantar. De noite embalamos teu sono, De manhã nós vamos te acordar. Nós somos os cantores do rádio. Nossas canções cruzando o espaço azul Vão reunindo num grande abraço Corações de norte a sul.

Dos 32 ratos que entraram, saíram pela porta D a) 4 ratos. b) 5 ratos. c) 6 ratos. d) 10 ratos. e) 16 ratos.

O desenho abaixo esquematiza a meiose, divisão celular que transforma células diplóides (2n) em células haplóides (n).

46

A marchinha Cantores do Rádio, composta por Lamartine Babo, João de Barros e Alberto Ribeiro, remete a um importante momento político-cultural da história do Brasil.
Os versos acima mostram

Os ratos que entram nos labirintos seguintes escolhem o menor caminho até uma das saídas e, em cada bifurcação, dividem-se em quantidades iguais: metade deles para a esquerda e metade para a direita. No primeiro labirinto, com apenas uma bifurcação, entram dois ratos. Um sai pela porta A e o outro, pela porta B.

44

I. E quando o principal não é o maior da aldeia dos índios de outras casas, o que tem mais filhas é o mais rico e estimado, e mais honrado de todos, porque são as filhas requestadas dos mancebos que as namoram; os quais servem os pais das damas dois ou três anos primeiro que lhas dêem por mulheres; e não as dão senão aos que melhor os servem, a quem os namoradores fazem a roça, e vão pescar e caçar para os sogros que desejam de ter, e lhe trazem lenha do mato.
(Gabriel Soares de Sousa, Tratado Descritivo do Brasil, 1587)

45

No segundo labirinto, com duas bifurcações em cada caminho, dos quatro ratos que entram, um sai pela porta A, dois saem na porta B e um sai na porta C.

II. E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se. A sua casa perdeu aquele ar sombrio e concentrado que a entristecia [...]. A revolução afinal foi completa: a aguardente de cana substituiu o vinho; a farinha de mandioca sucedeu à broa; a carne seca e o feijão preto ao bacalhau com batatas e cebolas cozidas.
(Aluísio Azevedo, O Cortiço)

a) como o rádio serviu de eficaz instrumento para garantir a unidade do imenso território brasileiro, durante as diversas crises políticas que abalaram o país nos anos imediatamente posteriores à instalação da República; b) a decisiva participação do rádio no processo de alienação de grande parte da população brasileira durante a ditadura militar (1964-1985), ao afirmarem que seus cantores levavam “a vida a cantar”, embalando o sono do ouvinte; c) o alcance nacional do rádio e de seus cantores, produzindo entretenimento e disseminando a cultura do eixo Rio-São Paulo, fato que contribuiu grandemente para a redemocratização do Brasil em 1945; d) a consolidação do rádio como o mais eficiente veículo de comunicação do país, nas décadas de 30 e 40, servindo não só de agente transformador da vida cultural brasileira, mas também de eficiente veículo de propaganda política durante a Era Vargas (1930-1945); e) como, a partir dos anos 30, a modernidade começou a alcançar boa parte do território brasileiro, já que a larga utilização do rádio atesta uma razoável distribuição de energia elétrica e a existência de uma considerável população urbana e letrada.

A comparação, implícita ou explícita, entre a realidade brasileira e a européia, principalmente a de Portugal, é uma característica recorrente na literatura brasileira e nos textos de estrangeiros que estiveram no Brasil, principalmente no período colonial, mas nem por isso deixada de lado após

Suponha que na célula A não ocorreu a disjunção das cromátides num dos cromossomos. Nesse caso, as células resultantes da meiose serão

A companhia de telefonia celular Tambores Não Falham cobra pelo tempo de uso da linha telefônica da seguinte forma: 1) Os dois primeiros segundos são gratuitos. 2) Do terceiro ao 32o é cobrada uma taxa fixa de R$ 0,25.

48

82 ENEM 2007 | GUIA DO ESTUDANTE

GUIA DO ESTUDANTE | ENEM 2007 83

ENEM_SIMULADAO_01.indd 82-83

4/19/07 6:36:14 PM