S I M U L A D Ã O

57
Classificação baseada no índice de massa corpórea IMC (Kg/m2) Menos de 20 Entre 20 e 24,9 Entre 25 e 29,9 Entre 30 e 39,9 Classificação Abaixo do peso Peso normal Sobrepeso Obesidade
capital humano – refletindo sua capacidade para participar nas inovações tecnológicas”. Observando as tabelas de IDH e TAI divulgadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em julho de 2001, podemos concluir que:

Fonte: Revista Galileu, 4/2000

Millôr Fernandes http://www.uol.com.br/millor/popup/charges/charge_01.htm

Com base no texto, analise as proposições que se seguem. I) O índice de massa corpórea é adimensional (não tem unidades). II) De acordo com a tabela dada, uma pessoa com 2 metros de altura é considerada obesa se sua massa for maior ou igual a 120 quilos. III) Uma pessoa é considerada obesa, de acordo com a parte inicial do texto, quando a massa de gordura for superior a 20% de sua massa total. IV) De acordo com a parte inicial do texto, uma pessoa do sexo feminino com massa de 60 quilos será considerada obesa se sua massa de gordura for superior a 18 quilos. Estão corretas apenas: a) I e II. b) II e IV. c) I e III. d) II e III. e) I, II e III.

Abaixo estão relacionadas algumas afirmativas pertinentes ao assunto. I) Quanto maior o índice de qualidade, melhor a qualidade do ar. II) Quando a concentração de ozônio está entre 400 e 500 microgramas por metro cúbico de ar, o índice de qualidade do ar está entre 200 e 300. III) O gás ozônio (O3) é mais reativo que o gás oxigênio (O2). Dessas afirmativas estão corretas apenas a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) I. e) III.

Segundo a charge, a globalização a) provoca o enfraquecimento da identidade cultural dos países; b) só existe nos países do Hemisfério Norte; c) acentua as diferenças entre países ricos e pobres; d) onera os países ricos e auto-suficientes; e) acelera o desenvolvimento social dos países mais pobres.

58

O que é obesidade?

Com a entrada dos EUA e do Reino Unido no Iraque, em março de 2003, para depor o governo de Saddam Hussein, outro problema ocupou as páginas da mídia: milhões de pessoas pedem a separação do Iraque. É um povo com aproximadamente 24 milhões de pessoas que reivindica parte dos territórios da Turquia, do Iraque, do Irã, da Síria e da Armênia. Elas são perseguidas nesses países e enfrentam dissidências internas, havendo diversas facções rivais, muitas vezes lutando entre si.
O texto refere-se: a) à questão curda; b) ao movimento separatista dos Xiitas; c) ao terrorismo do grupo Hezbollah; d) às reinvidicações sírias pelo território das colinas de Golã; e) à rivalidade política e religiosa entre sunitas e xiitas.

56

A obesidade é um excesso de tecido gorduroso na composição corpórea. Mas só merece esse nome quando, na constituição da massa total do indivíduo, a gordura corresponder a mais de 20%, no caso dos homens, e a mais de 30%, no caso das mulheres (que possuem naturalmente mais gordura, pois essa é precursora de hormônios femininos). Esses números – 20% e 30%, respectivamente – não são fixados a partir de uma convenção cultural, mas pelo fato de que, acima desse patamar, as pessoas passam a sofrer complicações clínicas e têm seu risco de mortalidade significativamente aumentado. Um modo mais simples, embora menos preciso, de mensurar a obesidade é por meio do índice de massa corpórea (IMC), que é obtido dividindo-se a massa da pessoa (medida em quilogramas) pelo quadrado da altura (medida em metros). A fórmula é:

IMC =

A partir dela, é possível construir a seguinte tabela:

massa altura x altura

O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2001, da ONU, mostra que a qualidade de vida no Brasil melhorou, mas continua na mesma posição obtida em 2000 (69a). No Brasil, melhoraram, entre outros indicadores, a expectativa de vida ao nascer e a taxa de adultos alfabetizados. Já a renda per capita caiu de R$ 7.071,70 para R$ 7.037,00. O Brasil melhorou o Índice de Pobreza Humana, caindo de 14,2% para 12,9%. O IDH avalia os países por meio da renda per capita e dos níveis de educação e saúde da população. Nesse ano foi introduzido um novo índice – TAI – Índice de Conquistas Tecnológicas. Esse índice visa a “captar como um país está criando e difundindo tecnologia e construindo uma base de

59

86 ENEM 2007 | GUIA DO ESTUDANTE

GUIA DO ESTUDANTE | ENEM 2007 87

ENEM_SIMULADAO_01.indd 86-87

4/19/07 6:36:54 PM