CURSOS: ADMINISTRAÇÃO, PROPAGANDA E MARKETING, RELAÇÕES PÚBLICAS, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, DESIGN e DIREITO DISCIPLINA: Língua Portuguesa I Coordenador: Maria

Cristina R. Wenzel Semestre: Diurno: 1º Noturno: 1º Última revisão: Maio/2008 Horas-aula: 36 Eixo: Comunicação e Expressão Créditos: 02
OBJETIVO DA DISCIPLINA: Ao final desta disciplina o aluno deve ser capaz de: • Relacionar os fatos da língua com as experiências lingüísticas do cotidiano. • Discutir e analisar um sistema comunicativo vivo e dinâmico, presente em diferentes níveis de fala do português contemporâneo: textos literários modernos, letras de músicas, histórias em quadrinhos, notícias de jornais, grafites, anúncios publicitários. • Estar motivado a usar corretamente a língua portuguesa. METODOLOGIA GERAL: Aulas expositivas de conceitos e técnicas, interagindo com os alunos em suas vivências particulares, seguidas de dinâmica de grupo, simulações, pesquisa extra-sala de aula, discussão de artigos e textos relativos aos temas emergentes, além de outras atividades em grupo. SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Nome da Avaliação: Exercícios realizados no semestre Peso: 20% Número de alunos: ( X) Individual ( ) Em grupo ( ) Decisão do professor Consulta: ( ) Sem consulta ( ) Com consulta ( X) Decisão do professor Tipo de avaliação: ( ) Escrita ( ) Oral ( X ) Decisão do professor Conteúdo: Estas atividades deverão estar relacionadas às matérias do semestre. Observações: Sem observações Nome da Avaliação: Projeto Interdisciplinar Peso: 30% Número de alunos: ( ) Individual ( x ) Em grupo ( ) Decisão do professor Consulta: ( ) Sem consulta ( x ) Com consulta ( ) Decisão do professor Tipo de avaliação: ( x ) Escrita ( x ) Oral ( ) Decisão do professor Conteúdo: Ver Roteiro do Intedisciplinar Observações: Importante que seja lido o roteiro voltado ao projeto que está em nosso site.

Nome da Avaliação: Prova Única Peso: 30% Número de alunos: ( x ) Individual Consulta: ( x ) Sem consulta Tipo de avaliação: ( x ) Escrita Conteúdo: Toda a matéria do semestre. Observações: Sem observações.

( ) Em grupo ( ) Decisão do professor ( ) Com consulta ( ) Decisão do professor ( ) Oral ( ) Decisão do professor

Nome da Avaliação: Preparação para as aulas Peso: 20% Número de alunos: ( x ) Individual ( ) Em grupo ( ) Decisão do professor Consulta: ( x ) Sem consulta ( x ) Com consulta ( ) Decisão do professor Tipo de avaliação: ( x ) Escrita ( x ) Oral ( ) Decisão do professor Conteúdo: Ver Aula a Aula com requerimentos de preparação prévia para os Módulos Observações: As atividades de preparação prévia, que constam neste programa, representam o mínimo exigido pela disciplina. Constará no contrato pedagógico do professor da disciplina, as seguintes regras pertinentes à entrega das atividades de preparação prévia: a) formato de entrega, isto é, manuscrito ou digitado; b) momento da entrega da preparação prévia escrita (por exemplo, nos primeiros quinze minutos da aula); c) se as respostas da preparação prévia escrita serão avaliadas e de que forma; d) se o professor irá devolver aos alunos as atividades realizadas a título de preparação prévia. ATENÇÃO: - Não existe prova para substituição de nota. A prova substitutiva deve ser realizada nos casos de perda de uma das provas da disciplina. - Um aluno só tem direito a realizar uma única prova substitutiva por disciplina. - A Prova substitutiva contempla toda a matéria do semestre. - O grupo de alunos será definido pelo professor, pelo critério que ele definir. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: NICOLA, José & INFANTE,Ulisses. Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa. São Paulo: Scipione. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: NICOLA, José & TERRA, Ernani. 1001 dúvidas de português. São Paulo: Saraiva, 2006

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O professor da disciplina pode fazer uma pesquisa na biblioteca do campus e identificar outros títulos que complementem ou substituam os livros desta bibliografia. Caso isso ocorra, o professor irá indicar esta bibliografia em arquivo a parte, alimentado na sua pasta do site da escola.

MÓDULOS Módulo A – Concordância nominal Módulo B – Concordância verbal Módulo C – Regência nominal Módulo D – Regência verbal Módulo E – Emprego e função dos pronomes relativos Módulo F – Crase Módulo G – O uso da vírgula. Módulo H – Problemas gerais da norma padrão.

PLANEJAMENTO DE AULA SEMANA 1 MÓDULO Apresentação, Programa, Contrato Pedagógico. Módulo A – Concordância nominal 2 3 4 5 Módulo A – Concordância nominal Módulo B – Concordância verbal Módulo B – Concordância verbal Módulo C – Regência nominal 1ª Consultoria – trabalho interdisciplinar 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Módulo C – Regência nominal Módulo D – Regência Verbal Módulo D – Regência Verbal 2ª Consultoria – trabalho interdisciplinar Atividade de revisão e aplicação Módulo E – Emprego e função dos pronomes relativos Módulo E – Emprego e função dos pronomes relativos 3ª Consultoria – trabalho interdisciplinar Módulo F – Crase Módulo G – O uso da vírgula Módulo G – O uso da vírgula Módulo H – Problemas gerais da norma padrão 4ª Consultoria – trabalho interdisciplinar 16 17 18 Módulo H – Problemas gerais da norma padrão PROVA ÚNICA Entrega de notas e correção da prova Avaliação Substitutiva e fechamento do programa.

PREPARAÇÃO PRÉVIA Módulo A – Concordância Nominal Overview do Módulo: Ele conseguiu arrecadar bastantes agasalhos para a campanha “Inverno Quente”. A frase acima está certa ou errada? Esta construção parece um pouco estranha, não é mesmo? Que tal estudarmos um pouco de Concordância Nominal para desvendarmos este mistério? Concordância nominal é concordância estabelecida entre um nome (substantivo ou palavra com valor de substantivo) e as palavras a ele relacionadas: adjetivo ou palavra com valor de adjetivo ( artigos, numerais, pronomes adjetivos e particípios). Normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. Objetivo do Módulo: Ao final deste módulo o aluno deve ser capaz de: - Compreender a harmonia que se estabelece entre palavras que formam um grupo nominal e seus modificadores. - Utilizar as regras básicas de concordância nominal verificadas na língua padrão. Atividades de Aprendizado: Neste módulo serão realizadas as seguintes atividades: - Dois alunos (por sorteio) apresentarão as respostas das perguntas previstas na preparação prévia. - Um aluno apresentará o resultado da sua pesquisa de campo - O professor fará uma exposição e revisão do conceito de concordância nominal. -Serão realizadas leituras, análises de letras de música, poesias, crônicas, etc. - textos nos quais se possa perceber a importância da concordância nominal para a compreensão da expressão da linguagem. - Realização de exercícios para a prática do conhecimento. - No final da aula, será realizado um “quiz” sobre a matéria.

- Todos os alunos deverão entregar o seu resumo sobre concordância nominal. Preparação Prévia: - Pesquisa prévia sobre concordância nominal. - Resumo da pesquisa acima para ser entregue ao professor. - Exercícios resolvidos: a) O que é um substantivo ou palavra com valor de substantivo? Resposta: .................... b) O que é concordância nominal? Resposta: ....................... c)Como se estabelece a harmonia entre um substantivo e seus modificadores? Resposta: ............................. Importante: Os alunos deverão trazer um texto (apresentação em data show) no qual se encontre um exemplo de concordância nominal , explicando-o à classe. Módulo B - Concordância Verbal Overview do Módulo: Haviam certos fatos que não podiam ser esquecidos. Por que esta construção está errada? Vamos descobrir? A concordância verbal estuda as modificações que o verbo precisa sofrer, variação em número e pessoa, para se adaptar ao seu sujeito. Objetivo do Módulo: Ao final deste módulo o aluno deve ser capaz de: - Compreender que , considerando-se os termos essenciais de uma oração (o sujeito é o “ser de quem se declara algo e o predicado é “ a declaração que se refere ao sujeito”), há uma íntima relação entre os dois termos ( sujeito e predicado).O verbo sempre faz parte do predicado, desta forma, deve sempre concordar em número e pessoa com o sujeito, tornando-se fundamental reconhecer o núcleo do mesmo. - Utilizar as regras básicas de concordância verbal verificadas na língua padrão. Atividades de Aprendizado:

Neste módulo serão realizadas as seguintes atividades: - Dois alunos (por sorteio) apresentarão as respostas das perguntas previstas na preparação prévia. - Um aluno apresentará o resultado da sua pesquisa de campo - O professor fará uma exposição e revisão do conceito de concordância verbal. - Serão realizadas leituras, análises de letras de música, poesias, crônicas, enfim textos nos quais se possa perceber a importância da concordância verbal para a compreensão da expressão da linguagem. - Realização de exercícios para a prática do conhecimento. - No final da aula, será realizado um “quiz” sobre a matéria. - Todos os alunos deverão entregar o seu resumo sobre concordância verbal. Preparação Prévia: - Pesquisa prévia sobre concordância verbal. - Resumo da pesquisa acima para ser entregue ao professor. - Exercícios resolvidos: a) Na gramática,o que significa sujeito? Resposta: .................... b) E o que significa predicado? Resposta: ....................... c)Por que o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito? Resposta: ............................. Importante: Os alunos deverão trazer um texto (apresentação em data show) no qual se encontre um exemplo de concordância verbal, explicando-o à classe.

Módulo C – Regência nominal Overview do Módulo: Regência é o conjunto de relações que se estabelecem entre as palavras (ou orações) subordinantes e as subordinadas, ou seja, há uma espécie de hierarquia, de subordinação entre as palavras. Nesse regime, o termo regente exige determinados termos, que são regidos por ele. A regência nominal analisa as ligações entre os nomes e seus complementos - quando o termo regente é um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) temos a regência nominal. Objetivo do Módulo: Ao final deste módulo o aluno deve ser capaz de: - Compreender que, na estrutura da língua portuguesa, há uma relação de subordinação de um termo da oração em relação a outro. Essa subordinação e as várias relações que se estabelecem entre um termo regente( ou subordinante) e um termo regido(ou subordinado) são indicadas pelas preposições. - Compreender que se o termo regente é um nome ( substantivo, adjetivo ou advérbio) temos a regência nominal. - Utilizar as regras básicas de regência nominal verificadas na língua padrão. Atividades de Aprendizado: Neste módulo serão realizadas as seguintes atividades: - Dois alunos (por sorteio) apresentarão as respostas das perguntas previstas na preparação prévia. - Um aluno apresentará o resultado da sua pesquisa de campo - O professor fará uma exposição e revisão do conceito regência nominal. - Serão realizadas leituras, análises de letras de música, poesias, crônicas, enfim textos nos quais se possa perceber a importância da regência nominal para a compreensão da expressão da linguagem. - Realização de exercícios para a prática do conhecimento.

- No final da aula, será realizado um “quiz” sobre a matéria. - Todos os alunos deverão entregar o seu resumo sobre regência nominal. Preparação Prévia: - Pesquisa prévia sobre regência nominal. - Resumo da pesquisa acima para ser entregue ao professor. - Exercícios resolvidos: a) Na gramática,o que significa regência? Resposta: .................... b) Como se dá a regência nominal? Resposta: ....................... Importante: Os alunos deverão trazer um texto (apresentação em data show) no qual se encontre um exemplo de regência nominal , explicando-o à classe.

Módulo D – Regência Verbal Overview do Módulo: Analise as seguintes frases: Os times obedecem os estatutos da FIFA. Ontem assisti um bom filme. Agradei meu chefe fazendo um bom trabalho. Parecem estar perfeitamente corretas, não é? Ou não? Perceba o sentido “sensual”quando você diz que agradou o chefe... Regência é o conjunto de relações que se estabelecem entre as palavras (ou orações) subordinantes e as subordinadas, ou seja, há uma espécie de hierarquia, de subordinação entre as palavras. Nesse regime, o termo regente exige determinados termos, que são regidos por ele. A regência verbal estuda as relações entre os verbos e seus complementos. Objetivo do Módulo: Ao final deste módulo o aluno deve ser capaz de:

- Compreender que, na estrutura da língua portuguesa, há uma relação de subordinação de um termo da oração em relação a outro. Essa subordinação e as várias relações que se estabelecem entre um termo regente (ou subordinante) e um termo regido (ou subordinado) são indicadas pelas preposições. - Entender que o estudo da regência verbal permite-nos ampliar nossa capacidade expressiva, pois oferece oportunidade de conhecermos as diversas significações que um verbo pode assumir com a simples mudança ou retirada de uma preposição. - Utilizar as regras básicas de regência verbal verificadas na língua padrão. Atividades de Aprendizado: Neste módulo serão realizadas as seguintes atividades: - Dois alunos (por sorteio) apresentarão as respostas das perguntas previstas na preparação prévia. - Um aluno apresentará o resultado da sua pesquisa de campo - O professor fará uma exposição e revisão do conceito regência nominal. - Serão realizadas leituras, análises de letras de música, poesias, crônicas, enfim textos nos quais se possa perceber a importância da regência verbal para a compreensão da expressão da linguagem. - Realização de exercícios para a prática do conhecimento. - No final da aula, será realizado um “quiz” sobre a matéria. - Todos os alunos deverão entregar o seu resumo sobre regência verbal. Preparação Prévia: - Pesquisa prévia sobre regência verbal. - Resumo da pesquisa acima para ser entregue ao professor. - Exercícios resolvidos: a) Explique o conceito de regência verbal? Resposta: .................... b) Como e por que os verbos podem assumir diferentes significações? Resposta: .......................

Importante: Os alunos deverão trazer um texto (apresentação em data show), no qual se encontre um exemplo de regência verbal , explicando-o à classe.

Módulo E – Emprego e função dos pronomes relativos Overview do Módulo: Há orações que atuam como adjuntos adnominais de termos precedentes, ou seja, funcionam especificando ou explicando estes termos, são as orações subordinadas adjetivas. O estudo destas orações está profundamente ligado ao emprego dos pronomes relativos. Os pronomes relativos são aqueles que retomam um termo citado anteriormente (o antecedente), projetando-o em outra oração.

Objetivo do Módulo: Ao final deste módulo o aluno deve ser capaz de: - compreender que o pronome relativo que é chamado de relativo universal, conhecendo seu papel como: objeto direto, objeto indireto, sujeito, predicativo do sujeito, complemento nominal, adjunto adverbial. - de utilizar os pronomes relativos quem, cujo(s), cuja(s), o qual, a qual, os quais, as quais, onde, como, quanto, entendendo as circunstâncias específicas em que devem ser aplicados. Atividades de Aprendizado: Neste módulo serão realizadas as seguintes atividades: - Dois alunos (por sorteio) apresentarão as respostas das perguntas previstas na preparação prévia. - Um aluno apresentará o resultado da sua pesquisa de campo - O professor fará uma exposição e revisão sobre o emprego e função dos pronomes relativos.

- Serão realizadas leituras, análises de letras de música, poesias, crônicas, enfim textos nos quais se possa perceber a importância da utilização dos pronomes relativos para a compreensão da expressão da linguagem. - Realização de exercícios para a prática do conhecimento. - No final da aula, será realizado um “quiz” sobre a matéria. - Todos os alunos deverão entregar o seu resumo sobre emprego e função dos pronomes relativos. Preparação Prévia: - Pesquisa prévia sobre orações subordinadas adjetivas e o emprego e utilização dos pronomes relativos. - Resumo da pesquisa acima para ser entregue ao professor. - Exercícios resolvidos: a) Explique a função dos pronomes relativos. Resposta: .................... b) Quais são os pronomes relativos e quando cada um deve ser empregado? Resposta: ....................... Importante: Os alunos deverão trazer um texto (apresentação em data show) no qual se encontre um exemplo de utilização de pronome relativo , explicando-o à classe.

Módulo F – Crase Overview do Módulo: A palavra crase provém do grego Krasis e significa ‘fusão’, ‘junção’. Em português, é a contração, a fusão de duas vogais idênticas, graficamente representada por um a com acento grave (à). A fusão da preposição a com o artigo definido feminino a(s) , ou da preposição a com a inicial dos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo , ou ainda da preposição a com o pronome

demonstrativo a(s) ,ou da preposição a com o pronome relativo a qual, (as quais) resultam em crase. Objetivo do Módulo: Ao final deste módulo o aluno deve ser capaz de: - de utilizar a crase, conhecendo as regras gramaticais voltadas a sua utilização. Atividades de Aprendizado: Neste módulo serão realizadas as seguintes atividades: - Dois alunos (por sorteio) apresentarão as respostas das perguntas previstas na preparação prévia. - Um aluno apresentará o resultado da sua pesquisa de campo - O professor fará uma exposição e revisão sobre crase. - Serão realizadas leituras, análises de letras de música, poesias, crônicas, enfim textos nos quais se possa perceber a importância da crase para a compreensão da expressão da linguagem. - Realização de exercícios para a prática do conhecimento. - No final da aula, será realizado um “quiz” sobre a matéria. - Todos os alunos deverão entregar o seu resumo sobre crase. Preparação Prévia: - Pesquisa prévia sobre crase. - Resumo da pesquisa acima para ser entregue ao professor. - Exercícios resolvidos: a) Explique o conceito de crase. Resposta: .................... b) Em que situações gramaticais a crase deve ser utilizada? Dê alguns exemplos. Resposta: ....................... Importante: Os alunos deverão trazer um texto (apresentação em data show) no qual se encontre um exemplo de utilização de crase, explicando-o à classe.

Módulo G – O uso da vírgula. Overview do Módulo: A vírgula ( , ) é o sinal de pontuação que indica uma pausa de pequena duração, sem marcar o fim do enunciado. Pode ser empregada para separar termos de uma oração (vírgula no interior da oração), ou para separar orações de um período (vírgula entre orações). Em qualquer um dos casos, é fundamental perceber que a vírgula desempenha importante papel na estruturação, organização do enunciado,

Objetivo do Módulo: Ao final deste módulo o aluno deve ser capaz de: - de utilizar a vírgula, conhecendo as regras gramaticais voltadas a sua utilização. Atividades de Aprendizado: Neste módulo serão realizadas as seguintes atividades: - Dois alunos (por sorteio) apresentarão as respostas das perguntas previstas na preparação prévia. - Um aluno apresentará o resultado da sua pesquisa de campo - O professor fará uma exposição e revisão sobre as regras e o bom senso na utilização da vírgula. - Serão realizadas leituras, análises de letras de música, poesias, crônicas, enfim textos nos quais se possa perceber a importância da utilização correta da vírgula para a compreensão da expressão da linguagem. - Realização de exercícios para a prática do conhecimento. - No final da aula, será realizado um “quiz” sobre a matéria. - Todos os alunos deverão entregar o seu resumo sobre o emprego da vírgula.

Preparação Prévia: - Pesquisa prévia sobre utilização da vírgula.. - Resumo da pesquisa acima para ser entregue ao professor. - Exercícios resolvidos: a) Explique alguns casos em que a vírgula deva ser utilizada. Resposta: .................... b) Em que situações gramaticais o uso da vírgula é proibido? Resposta: ....................... Importante: Os alunos deverão trazer um texto (apresentação em data show) no qual se encontre um exemplo de utilização correta e/ou incorreta da vírgula , explicando-o à classe.

Módulo H – Problemas gerais da norma padrão. Overview do Módulo: Algumas palavras e expressões muito comuns em nossa comunicação cotidiana são, por desconhecimento dos preceitos fixados pelo uso culto do idioma, grafadas ou empregadas erroneamente. Como estamos lidando com aspectos técnicos da linguagem, o correto emprego dessas palavras ou expressões implica um razoável domínio da norma padrão da língua portuguesa. Objetivo do Módulo: Ao final deste módulo o aluno deve ser capaz de: - Utilizar palavras ou expressões da língua portuguesa (relacionadas às dúvidas mais freqüentes no nosso dia-a-dia), com domínio, segurança, através do conhecimento das regras e da adequação na sua utilização.

Atividades de Aprendizado: Neste módulo serão realizadas as seguintes atividades: - O professor fará uma exposição e revisão sobre as regras e o bom senso na utilização de palavras ou expressões utilizadas em nosso dia-a-dia. Serão realizadas leituras, análises de letras de música, poesias, crônicas, enfim textos nos quais se possa perceber os casos de maior dificuldade, para que se possa saná-las. - Realização de exercícios para a prática do conhecimento. - No final da aula, será realizado um “quiz” sobre o emprego correto de algumas palavras ou expressões. Preparação Prévia: Neste módulo não haverá preparação prévia.