TUTORIAL COMO DESBLOQUEAR DRIVES BENQ (V1.

0)
(Leia tudo antes de tentar fazer!) Material Necessário: Xbox 360 com drive Benq (Obvio); PC com placa mãe de portas SATA VIA ou Nforce (Preferencialmente); Pendrive de qualquer tamanho. (Vazio, pois, será preciso formatá-lo); Programa iPrep; Firmware Benq iXtreme v1.1; DosFlash16 V1.3 Beta. Segue o link para baixar o pack dos programas:

1° Passo – Criando um PenDrive de Boot
Para essa tarefa iremos usar o programa iPrep, este programa serve para criar um disco de boot para desbloquear drives Samsung, mas tb nos servirá para desbloquear os drives Benq. Descompacte o iPrep e execute-o. Segue a tela inicial do iPrep:

• A área amarela é referente ao firmware iXtreme para drives Samsung, o mesmo esta na pasta do iPrep e deve ser carregado apenas para que o iPrep funcione corretamente Ok? • A área azul é o comando do iPrep que nos fará descobrir o endereço da porta SATA de nosso PC. Vc deverá procurar entre as controladoras IDE ou SCSI até que os campos Dev ID e Dev IO sejam preenchidos; • A área vermelha é o endereço que nossa porta SATA usa para acessar o drive. Essa informação é importantíssima! No exemplo acima o endereço é E000 (Quatro primeiros dígitos do Dev IO). • A área roxa é o comando para formatar o PenDrive e torná-lo bootavel. A caixa "Format/Make device bootable" deve ficar marcada. Uma vez preparado o iPrep, basta clicar no botão "Do it!". Uma vez criado o PenDrive de boot, vamos passar para o 2° passo.

2° Passo - Copiando + programas para o PenDrive.
Uma vez pronto o PenDrive, será necessário copiar o DosFlash16 e o firmware Benq iXtreme V1.1 para dentro dele. Descompacte os arquivos abaixo para o PenDrive: • BenQ.iXtreme

• DosFlash16_1.3Beta Ambos deverão ser descompactados diretamente na raiz do PenDrive. No final o PenDrive deve ficar exatamente assim:

3° Passo – Conectando o 360 ao PC
Esse tópico não necessita de muitos dados. Vc deve desmontar o 360 e o PC e conectá-los. A foto abaixo dá um exemplo do que vc tem que fazer.

Somente o cabo SATA é conectado ao drive do 360, a energia do drive Benq virá do próprio console. Ok? Lembre-se de conectar o cabo da fonte (Obvio, senão o console não liga) e o cabo de video tb! Ambos devem ficar conectados ao console.

4° Passo – Ligando o PC com o PenDrive.
Será necessário configurar a BIOS de sua placa mãe para iniciar o PC pelo dispositivo USB (PenDrive). Como essa configuração varia de acordo com cada placa mãe, Boa Sorte! Leia o manual da placa, examine o Setup da maquina. Uma vez dado o boot pelo PenDrive, vc verá a tela inicial do iPrep:

Vc deve "ignorar" essa mensagem inicial, pois, ela se refere a

desbloqueio de drives Samsung. OBS: Neste momento o 360 deve estar conectado pelo cabo SATA ao PC, porem, o mesmo deve estar desligado! Ok? Vc só vai ligá-lo quando eu pedir.

5° Passo – Lendo firmware do drive Benq
OBS: Agora nos vamos fazer um backup do firmware do drive. As telas de exemplo, abaixo estão usando a unidade F: , mas vc irá usar a unidade A: . No prompt do DOS vc deverá digitar o comando abaixo:

Vcs lembram do endereço da porta SATA que nos descobrimos no iPrep? O da minha placa mãe é E000 e foi este que eu usei no comando acima. ATENÇÃO: OBVIAMENTE VC PRECISA ALTERAR ESSE COMANDO DE ACORDO COM O ENDEREÇO SATA DA SUA PLACA MÃE. CERTO? NO MEU CASO FOI E000, MAS VC PODE TER QUALQUER OUTRO. PRESTE ATENÇÃO EM QUAL ENDEREÇO O IPREP TE INFORMA E USE DE ACORDO. SEGUEM ALGUNS EXEMPLOS DE ENDEREÇOS POSSIVEIS: E000 D800 01F0 0170 DC00 Após digitado o comando vc deve apertar "Enter". O DosFlash vai lhe fazer a pergunta abaixo:

Basta vc teclar "Y" e depois "Enter" para aceitar o comando do DosFlash. Lembre-se que estamos trabalhando com o console desligado Ok? • Neste momento o DosFlash vai começar a trabalhar e mostrar o status do drive na tela. Não tenho como tirar um printscreen dessa tela, mas não tem erro. • O DosFlash vai mostrar um código como 0x7F.

• Quando o DosFlash mostrar este status é a hora de ligar o 360. Quando ele ligar o status vai começar oscilar entre 0x51 e 0xD1. • Nesse momento vc deve desligar o console e finalmente o status para em 0xD1 • Quando isso acontecer vc deve ligar o 360 novamente, só que dessa vez o status do drive será 0x73 e o DosFlash irá automaticamente criar o arquivo orig.bin que é o firmware original de seu drive. Pronto! Vc extraiu seu firmware original. Este esquema de liga e desliga serve para Ler, Apagar ou Gravar o firmware do drive Benq. A única diferença é o comando mesmo.

6° Passo – Criando seu firmware Benq iXtreme V1.1
Nesse passo é melhor voltar ao Windows, mas se vc tem experiência com DOS pode fazer pelo prompt de comando do DOS mesmo. Uma vez de volta ao Windows, vc deve copiar o arquivo orig.bin, localizado na raiz do PenDrive e copiá-lo para dentro da pasta iXtreme1.1\Fast no PenDrive. Obs: Vc tb pode usar a pasta Quiet, mas eu prefiro a Fast (leitura rápida), mas vc é que sabe. Vamos usar a pasta Fast para exemplificar. Uma vez copiado o orig.bin, basta clicar em "Make iXtreme firmware" e o seu firmware iXtreme será criado.

• O arquivo iXtreme é o benq-ix.bin. Ok?

7° Passo – Apagando o firmware antes de gravar o

iXtreme.
Pois bem, antes de ler o gravar o firmware iXtreme é preciso "limpar" a EPROM. Vários hackers informam ser importante fazer isso antes de grava-lo. O comando para zerar a EPROM é o abaixo:

Mais uma vez lembrando que o endereço E000 pode ser diferente em sua placa e que a unidade que vc vai usar é a A: e não a C: como na figura acima. Para efetuar este processo vc vai usar o mesmo esquema de "liga e Desliga" do processo de ler o firmware, só que dessa vez vc vai estar usando o comando de apagar. 8° Passo – Gravando o fw iXtreme no drive Benq. Para essa tarefa nos vamos usar tb o esquemade"Desligar e Ligar" o 360, só que com o comando abaixo:

Considerações finais! • O tutorial acima foi feito com base em experiências bem sucedidas • Foi utilizando o DosFlash16 ao invés do DosFlash32, por este se mostrar mais eficiente e de sucesso mais garantido. • Apesar de o procedimento ser bastante simples, não me responsabilizo por quaisquer danos na execução do mesmo (Sabe-se lá qual vai ser a cagada que vc vai fazer né? Rsrsrs) • E o principal! Qualquer duvida pergunta antes!

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful