João Carlos Martins de Sousa - Abril de 1997

3 Os Grupos de Discussão (Newsgroups)

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

Acção de formação financiada pelo FUNDO SOCIAL EUROPEU

Desenvolvimento de Projectos Educativos com Suporte Telemático

Introdução
Uma das possibilidades mais interessantes dum suporte telemático é a realização de Grupos de Discussão (Newsgroups). Um grupo de discussão telemático funciona muito de acordo com o seu correspondente "ao vivo": um fórum em que todas as intervenções/mensagens se centram num mesmo tema, geralmente indicado pelo próprio título. Os Grupos de Discussão são um dos factores que mais atrai os utilizadores da Internet, uma vez que com eles é possível, por exemplo, escrever um artigo de opinião cujos destinatários são centenas de milhares de pessoas. Imagine-se, por exemplo, estar no Laboratório de Informática da escola com um problema de configuração duma aplicação do WINDOWS que ninguém parece ser capaz de resolver e ter a hipótese de fazer a pergunta ao resto do mundo, entre os quais os próprios técnicos da Microsoft e começar a ter respostas minutos depois pelo correio electrónico...parece prático, não? Os Grupos de Discussão estão organizados segundo o tema a que dedicam a sua atenção, estando dispostos em "árvore", tal como as directorias do MS-DOS, e os vários temas e sub-temas estão relacionados hierarquicamente. Existem sete grandes temas que são ecoados mundialmente e que agrupam os mais de 15000 grupos de discussão que presentemente estão activos:  COMP - Assuntos relacionados com computadores e informática em geral.  SCI - Discussões relacionadas com ciência (SCIENCE em inglês) e investigação científica.  SOC - Temas relacionados com cultura e sociedade.  TALK - Grupos sobre temas que tendem a proporcionar discussões "sem fim", habitualmente sem grande benefício dos intervenientes... Algo parecido com os „talk-shows‟ televisivos.  NEWS - Agrupa temas sobre manutenção da rede de NEWS, seu software, etc.  REC - Temas recreativos.  MISC - Grupos sobre temas que não se integram facilmente em qualquer das ouras categorias.  ALT - Grupos de discussão de índole “alternativa”, mais anárquicos, mas também muito mais livres, sendo por isso mais participados. Dentro de cada grupo, as diversas contribuições do seu tema estão organizadas por „fios‟ de conversa (threads) que agrupam as diversas contribuições sobre um determinado assunto específico. Apesar de serem raras as contribuições de alto teor informativo na maior parte dos grupos, a USENET é uma das principais fontes de apoio técnico, pedagógico e científico informal da Internet.
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

3 -2

Desenvolvimento de Projectos Educativos com Suporte Telemático Qualquer pessoa com acesso à Internet e que disponha de uma aplicação cliente de News, de E-mail ou um browser, pode participar num grupo fazendo perguntas, respondendo a outras, dando opiniões, apresentando propostas de debates, tendo, na maioria das vezes, a hipótese adicional de fazer sugestões directamente aos autores das outras perguntas/textos/comentários, através de E-Mail. Na elaboração das mensagens de participação nos grupos de discussão há que ter em atenção o mesmo tipo de regras de etiqueta (ou bom-senso) que foram referidas no capítulo do correio electrónico. Os Grupos de Discussão circulam numa rede independente da Internet. Esta rede de comunicações, surgida em 1979 e que utilizava inicialmente o protocolo de comunicação UUCP e agora o NNTP, recebeu o nome de USEnet, e é composta por um conjunto de computadores a correr aplicações que trocam entre si mensagens identificadas por um conjunto quase-universal de etiquetas - as mensagens dos vários Grupos de Discussão relativas ao vários assuntos específicos. As mensagens dos grupos de discussão são ecoadas através da rede de servidores de NNTP que constitui a USENET por forma a que cada um deles reflecte em cada instante, em perfeita sincronia com todos os outros, o mesmo conteúdo de informação. No entanto, a administração de cada „site‟ pode decidir livremente quais os grupos que disponibiliza aos seus utilizadores. Pode entender ser necessário criar grupos novos, da mesma maneira que pode optar por censurar alguns dos grupos que existem. Habitualmente, a criação dum novo grupo num „site‟ é decidida pelo voto electrónico favorável ou desfavorável dos utilizadores, enquanto que a decisão de propagação desse novo grupo para outros „sites‟ depende da vontade das respectivas administrações de sistema. Nos últimos tempos a USENET tem sofrido grandes pressões por parte de organismos governamentais e não-governamentais dada a natureza escabrosa, muitas vezes ofensiva e até ilegal de alguns dos temas em discussão. Não acredita? Então leia a lista dos títulos dos Newsgroups1...

Vantagens de um Grupo de Discussão Telemático:
Os grupos de discussão telemáticos apresentam características que fazem com que possam ser considerados de grande valor como suporte ao desenvolvimento de projectos educativos: 1. A discussão centra-se num dado tema, sem ser necessário todos os intervenientes estarem presentes em simultâneo.
1

Ver Actividade 1
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

3 -3

Desenvolvimento de Projectos Educativos com Suporte Telemático 2. Os intervenientes podem participar em locais geograficamente distintos. 3. A linguagem escrita (existência de um registo, a possibilidade de se poder rever a intervenção/mensagem) adequa-se particularmente a esta forma de discussão. 4. O sistema encarrega-se de agrupar as mensagens que dizem respeito a um tema comum. No entanto, e apesar de todas estas vantagens, a utilização dos Grupos de Discussão não tem sido relevante no que diz respeito ao suporte directo à realização de projectos educativos. Desempenham, no entanto, um importante papel ao nível informativo. Não deixe de subscrever o grupo PT.SOC.ENSINO para estar sempre a par das últimas...

Guia de Operação Rápida do Free Agent

O Free Agent é um poderoso programa cliente de News que se encontra disponível para download na modalidade de freeware no endereço seguinte:

http://www.forteinc.com/forte/getfa/download.htm
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

3 -4

Desenvolvimento de Projectos Educativos com Suporte Telemático Quando se inicia a primeira sessão de trabalho com o Free Agent pode observar-se que a janela da aplicação se encontra dividida em três, não mostrando qualquer informação.

Janela da lista dos grupos

Janela dos cabeçalhos das mensagens

Janela do conteúdo das mensagens

Configuração do Free Agent
Antes de se iniciar a utilização do Free Agent é necessário configurá-lo por forma a ele reconhecer quais as aplicações servidoras com que ele vai trocar informação. Tal é feito recorrendo-se à sequência de comandos OPTIONS PREFERENCES - SYSTEM PROFILE onde se indica os servidores de News e de Mail.

Pode então iniciar-se o segundo passo da configuração que consiste na ligação ao servidor de news e no carregamento da lista de grupos de discussão disponível nesse servidor. De notar que os newsgroups disponíveis podem variar de servidor para servidor, sendo muitas vezes objecto de uma selecção dado o seu grande número e conteúdo muito específico e, por vezes, polémico (no mínimo...). Para tal deve estabelecer-se a ligação com o servidor, pressionando o botão da barra de ferramentas, ou seleccionando ONLINE - ONLINE. Quando é estabelecida a ligação ao servidor, aparece a seguinte indicação na linha de estado:
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

3 -5

Desenvolvimento de Projectos Educativos com Suporte Telemático

Para se iniciar o processo de carregamento da lista dos grupos de discussão activos no servidor de ve escolher-se a sequência de comandos ONLINE - GET NEW GROUPS. Este processo é habitualmente muito moroso, dado o número elevado dos grupos de discussão habitualmente disponíveis (superior a 15.000). A linha de estado, no rodapé da janela, indica em cada instante, o número de grupos que foram carregados.

Uma vez terminado este procedimento, a janela superior esquerda passa a conter uma lista dos grupos de discussão, e o Free Agent está pronto para operação.

Subscrição de Grupos de Discussão 2
Para que um utilizador possa participar num grupo de discussão ele tem que indicar qual o pretendido - operação denominada subscrição do grupo - e ler as contribuições de todos os outros subscritores. Dado o grande número de grupos de discussão disponíveis para consulta e participação, a procura manual é muito morosa, pelo que se podem utilizar as ferramentas de procura automática. Tornando activa a janela com os nomes dos grupos de discussão (para o que basta seleccionar um deles colocando sobre o seu nome o apontador do rato e pressionando o seu botão). Seguidamente, com a sequência de comandos EDIT - FIND ou pressionando o botão abre-se a janela de pesquisa automática. Se pretendermos achar os grupos de discussão de cujo nome fazem parte os caracteres “e-d-u-c” (grupos de discussão relativos à educação) deve-se preencher a janela de diálogo do seguinte modo.

2

Esta operação pode ser realizada offline.
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

3 -6

Desenvolvimento de Projectos Educativos com Suporte Telemático Ao pressionar o botão de começam a ser indicados, um a um os grupos em cujos nomes se dá a ocorrência desejada. Para se passar à procura automática da ocorrência seguinte, pressiona-se o botão de novo o botão grupo(s) desejado(s) seguido do botão (ou então, pressiona-se ) até se encontrar(em) o(s)

Quando isto acontecer, subscreve-se o grupo seleccionado pressionando o botão ou com a sequência de comandos GROUP - SUBSCRIBE3. Repete-se esta sequência de procedimentos o número de vezes necessário até se subscreverem todos os grupos de discussão desejados. Os nomes dos grupos de discussão subscritos são precedidos de um marcador semelhante ao do botão pressionado para os subscrever.

Depois de subscritos os grupos de discussão desejados, está terminado o processo de configuração do Free Agent.

Estabelecimento da Ligação ao Servidor
Para se estabelecer a ligação ao servidor de news basta a sequência de comandos ONLINE - ONLINE ou pressionar o botão . Quando a ligação estiver estabelecida aparece a seguinte mensagem na linha de estado no canto inferior direito da janela do Free Agent:

Leitura das Mensagens de um Grupo de Discussão
As mensagens existentes num grupo de discussão só podem ser lidas depois de carregadas para o computador do utilizador. No entanto, este não precisa de carregar todas as mensagens disponíveis num grupo de discussão, mas apenas carregar os seus

3

O processo de dessubscrição de um Grupo é análogo
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

3 -7

Desenvolvimento de Projectos Educativos com Suporte Telemático descritores (subject lines) e escolher depois aquelas que lhe interessam. Apenas estas últimas serão lidas a partir do servidor. Para tal deve seleccionar o grupo de discussão pretendido e, uma vez online escolher no menu ONLINE o comando desejado de entre os seguintes:

Pode também ler TODOS os cabeçalhos de TODOS os grupos subscritos ao escolher a opção:

Uma vez lidos os cabeçalhos novos, eles são apresentados a cor vermelha na janela da direita apresentando à sua esquerda o tamanho da mensagem (em bytes). As mensagens interessantes podem ser lidas fazendo um duplo-clique sobre a(s) linha(s) de Subject ou pressionando o botão com esta(s) linha(s) seleccionada(s). As mensagens que estão marcadas para serem carregadas ficam assinaladas com um raio amarelo à esquerda.

Uma indicação do andamento do processo de carregamento das mensagens seleccionadas e do número de carregamentos em fila de espera é apresentado na linha de estado em cada instante:

Uma vez terminado o carregamento do corpo duma mensagem, o marcador em forma de raio amarelo desaparece, sendo substituído por um ícone representado uma folha de papel escrita. Simultaneamente, na janela inferior é apresentado o corpo da mensagem cujo subject está seleccionado.

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

3 -8

Desenvolvimento de Projectos Educativos com Suporte Telemático

Se o conteúdo da mensagem é apenas texto, ele pode ser consultado directamente na janela inferior do Free Agent, mas se o conteúdo é um ficheiro binário codificado4, ele é automaticamente descodificado e depois visualizado mediante a utilização da aplicação adequada que se encontre instalada no computador do utilizador. As figuras seguintes exemplificam o que sucede quando se selecciona para leitura um conjunto de mensagens que contêm uma imagem (ROGUE_MJ.JPG)

 CONVERSÃO

 VISUALIZAÇÃO

Participação num Grupo de Discussão: Resposta Pessoal a uma Mensagem
A participação num Grupo de Discussão envolve a criação de mensagens com as nossas opiniões e a reacção às mensagens dos outros utilizadores, reacção essa que pode ser feita de duas formas diferentes:

4

Veja a secção “Codificação de Ficheiros” do Capítulo 2 destes materiais de apoio.
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

3 -9

Desenvolvimento de Projectos Educativos com Suporte Telemático Pode ser enviada apenas para a pessoa que escreveu a mensagem, utilizando-se para tal o seu endereço pessoal de E-mail, ou pode ficar encadeada com outras numa „teia‟ de mensagens relacionadas que é afixada publicamente nos servidores de todo o mundo que ecoarem este grupo de discussão. Em qualquer dos casos, a composição da resposta pode (e deve) ser feita offline, sendo enviada na ligação seguinte que se efectuar. Para responder pessoalmente a uma mensagem que encontre num Grupo de Discussão deve seleccionar o Subject da mensagem a que pretende reagir e escolher a sequência de comandos POST - REPLY VIA EMAIL

Seguidamente, abre-se uma janela onde pode ser composta a mensagem que se pretende enviar.

Uma vez pronta, a mensagem pode ser enviada pressionando o botão se o utilizador estiver ligado ou
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

se se estiver a trabalhar 3 -10

Desenvolvimento de Projectos Educativos com Suporte Telemático em offline. O destinatário vai receber a nossa mensagem na sua caixa de correio electrónico.

Participação num Grupo de Discussão: Afixação da Reacção a uma Mensagem
Para se participar numa „teia‟ de mensagens de discussão sobre um determinado assunto, deve-se seleccionar uma das mensagens sobre esse assunto e escolher POST - FOLLOW UP ARTICLE.

Seguidamente deve preencher-se a janela de composição da mensagem, que está endereçada ao grupo de discussão em que estamos a participar. Não se deve alterar o conteúdo da linha de Subject por forma a não quebrar a „teia‟. A mensagem pode ser enviada pressionando também o botão se o utilizador estiver ligado ou se se estiver a trabalhar em offline.

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

3 -11

Desenvolvimento de Projectos Educativos com Suporte Telemático

Uma vez recebida pelo servidor, a nossa contribuição é afixada juntamente com todas as outras deste grupo de discussão, ficando a mensagem inicial da „teia‟ assinalada com um marcador à sua esquerda.

Para se visualizarem todas as contribuições sobre o mesmo assunto, basta dar um clique sobre esse sinal.

Gestão da Informação no Free Agent
Durante a operação de leitura dos novos cabeçalhos das mensagens dos grupos subscritos, o Free Agent apaga os cabeçalhos de todas as mensagens que já tiverem sido removidas do servidor. No entanto, podem-se apagar manualmente mensagens seleccionando os seus cabeçalhos e pressionando a tecla DELETE ou fazendo ARTICLE - DELETE ARTICLE. Depois de algum tempo de operação é aconselhável compactar-se a informação da base de dados das mensagens dos grupos de discussão que o Free Agent mantém, fazendo FILE - COMPACT DATABASES

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

3 -12

Desenvolvimento de Projectos Educativos com Suporte Telemático

Glossário dos Newsgroups
ARTICLE - Uma mensagem enviada para a Usenet FICHEIRO BINÁRIO - Qualquer tipo de ficheiro que não seja somente texto ASCII - imagens, sons, amostras, aplicações... CROSS POSTING - Enviar um artigo para dois ou mais newsgroups EXPIRE - Artigos apagados da base de dados após um certo período de tempo FAQ - Mensagem de introdução num newsgroup que tem perguntas comuns (frequently asqued quaestions) sobre o assunto NEWSGROUP - Área de tópicos na Usenet NNTP - Network News Transfer Protocol, o nome do método de transferência da dados usado pela Usenet OFF-TOPIC - Enviar uma mensagem para um newsgroup inapropriado POST - Transferir uma mensagem para um newsgroup SPAM, SPAMMING - Enviar uma mensagem para muitos newsgroups SUBSCRIÇÃO - Acrescentar um newsgroup à sua lista de newsgroups preferidos THREAD - Série de mensagens sobre um mesmo assunto DESISTIR DA SUBSCRIÇÃO - Apagar um newsgroup da sua lista de preferências DESCODIFICAÇÃO EM UU - Converter uma mensagem de ASCII de 7 bits num ficheiro binário CODIFICAÇÃO EM UU - Converter um ficheiro binário num formato ASCII de 7 bits UUCP - UNIX to UNIX Copy, protocolo de tansmissão de dados de 7 bits usado pela Usenet

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

3 -13

Desenvolvimento de Projectos Educativos com Suporte Telemático

ACTIVIDADES - OS GRUPOS DE DISCUSSÃO (NEWSGROUPS)
1. Utilizando o seu leitor, carregue a lista de Newsgroups disponíveis no seu fornecedor de serviço Internet.

2. Utilizando um processo de pesquisa semelhante ao indicado no Guia de Operação Rápida do Free Agent, subscreva todos os grupos de discussão do domínio PT

3. Leia os cabeçalhos das contribuições do grupo pt.soc.ensino. Carregue e leia as mensagens que achar interessantes. Comente uma à sua escolha, utilizando a opção FollowUp Article do menu Post.

4. Leia o texto que se encontra anexo aos materiais de apoio ao curso e prepare uma mensagem com a sua opinião sobre ele. Se está on-line pode escrever directamente no Agent, se está off-line prepare previamente no Bloco de Notas (Notepad) um pequeno texto de apreciação sobre esse artigo que depois pode copiar para o editor de mensagens do Agent.

5. Afixe essa sua opinião no grupo pt.soc.ensino

6. Carregue de novo os cabeçalhos do grupo pt.soc.ensino

7. Leia as apreciações que os outros grupos fizeram do mesmo artigo. Comente uma à sua escolha.

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

3 -14

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful