Economia A

Curso de Ciências Sócioeconómicas,

10º Ano UL 3
José Pais @ 2005 - Economia A - 10º Ano

10º Ano .Economia A . ideias próprias ou de outros José Pais @ 2005 .Interpretação de textos Caracterização do texto Identificação do autor Data de elaboração Título do texto Ideias principais Ordem de apresentação das ideias Argumentos utilizados.

Apresentar uma síntese Cuidados a ter Não acrescentar ideias novas.10º Ano .Economia A. nem ideias próprias Manter a ordem de apresentação das ideias Utilizar linguagem simples Produzir um texto menos extenso que o original Na exposição oral Fazer uma introdução que identifique o tema ou os temas Relacionar as ideias Apresentar uma conclusão José Pais @ 2005 .

Economia A . da fonte dos dados e do período em análise Dimensão correcta por forma a garantir a proporcionalidade dos valores representados José Pais @ 2005 .Construir gráficos Cuidados a ter A escolha do tipo de gráfico mais adequado aos dados que queremos apresentar A utilização da mesma unidade de medida em cada um dos eixos A identificação das unidades de medida.10º Ano .

4° Trim. 2° Trim.10º Ano .Economia A . 3° Trim. Este Oeste Norte José Pais @ 2005 .Construir gráficos Gráfico de barras Vendas do Produto W em 2004 por região 100 80 60 40 20 0 1° Trim.

Construir gráficos Diagrama circular Vendas no 1º Trimestre por região Este 21% Norte 47% Oeste 32% Este Oeste Norte José Pais @ 2005 .Economia A .10º Ano .

10º Ano . 2° Trim. Este Oeste Norte José Pais @ 2005 .Construir gráficos Gráfico de linhas Vendas do Produto W em 2004 por região 100 80 60 40 20 0 1° Trim. 4° Trim. 3° Trim.Economia A .

A actividade económica e a Ciência Económica .

Realidade social Social ? Que resulta da vida em sociedade Conjunto de relações que se estabelecem entre os seres sociais (o Homem) e entre estes e a natureza Realidade Social ? Conjunto de fenómenos sociais que resultam das relações que se estabelecem entre os seres sociais (o Homem) e entre estes e a natureza .

Realidade social e Ciências Sociais A sua complexidade e o facto de ser única obriga a que a sua compreensão e explicação seja efectuada com o recurso a diversas Ciências Sociais DIREITO DEMOGRAFIA ECONOMIA GEOGRAFIA Fenómeno social SOCIOLOGIA HISTÓRIA ANTROPOLOGIA POLÍTICA .

etc. idades. Localização de novas unidades de produção Evolução do emprego ao longo dos anos Causas do desemprego e formas de o combater Fenómeno social Alterações nas estruturas das famílias Direitos dos desempregados .Realidade social e Ciências Sociais A sua complexidade e o facto de ser única obriga a que a sua compreensão e explicação seja efectuada com o recurso a diversas Ciências Sociais Desemprego por sexos. regiões.

Fenómenos sociais e fenómenos económicos Fenómenos económicos ? Realce do ponto de vista económico do Fenómeno social .

A Economia como ciência – objecto de estudo O principal problema económico é a escassez dos recursos Recursos escassos Necessidades ilimitadas Decisões O que produzir ? Em que quantidade ? Com que meios ? Quando produzir ? .

A Economia estuda a utilização óptima dos recursos que são escassos .A Economia como ciência – objecto de estudo O principal problema económico é a escassez dos recursos A escassez de recursos obriga a que seja feita uma escolha que torne óptima a sua utilização.

A Economia como ciência – objecto de estudo O principal problema económico é a escassez dos recursos A tomada de decisões obriga que ao fazermos uma determinada opção estejamos a sacrificar outras opções O custo de oportunidade expressa todas as opções que sacrificamos .

A Economia como ciência – objecto de estudo O principal problema económico é a escassez dos recursos Para que exista escolha é necessário que Existam alternativas Exista liberdade de escolha Exista escassez .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful